O nosso grande amor

Quatro anos. Caramba, o tempo passa a correr. Sempre passou. Mas, desde que nasceste, parece que sou capaz de ouvir com maior nitidez a sua larga passada.
Quatro anos. Caramba, parece que ainda sinto o coração a fugir-me do sítio depois de ouvir-te chorar pela primeira vez. Depois de ouvir-te dizer «olá» ao mundo. Uma Leoa. De signo, cada vez mais de alma, naquela que será a tua primeira época com visitas constantes a Alvalade. Sim, sei que a culpa é minha e da minha incapacidade de deixar-te ter liberdade de escolha no que toca às cores clubísticas, mas, acredita, essa é mais uma prova do quanto te amo.

Quero ensinar-te a gostar de algo que eu tanto gosto. Quero que sintas esta paixão, mesmo sabendo que, inúmeras vezes, ela nos tira o apetite e nos impede de dormir bem. Quero falar-te de quando eu «era pequenino», como tu tanto gostas de perguntar, e do que sentia quando ia ao Estádio. Quero falar-te desse Estádio, com «uma pista para corridas» e com uma porta por onde passavam os meus sonhos de menino. Quero falar-te das almofadas para as pessoas se sentarem. Quero falar-te das noites que passei acordado, para comprar um bilhete. Quero falar-te das cadernetas de cromos. Quero ver vídeos, antigos e novos, do Sporting, ajudando-te a perceber que as repetições dos golos não são outros golos. Quero falar-te do hóquei e do atletismo, do andebol e do futsal, da ginástica e do basquetebol. Quero mostrar-te a minha colecção de cachecóis e as minhas camisolas a cheirarem a naftalina (e quero que os uses). Quero continuar a alimentar o teu orgulho em teres cartão de sócia. Quero comprar-te bandeletes verdes e brancas, para usares em dia de jogo. Quero ensinar-te os nomes dos jogadores, quero ensinar-te as regras, quero ensinar-te quem é o Rampante. Quero apitar contigo, no trânsito, aos outros Sportinguistas que por nós passam (e como me derreto ao ouvir-te dizer Sportinguista). Quero ouvir-te cantar, envergonhada, os cânticos que se ouvem no estádio (e derreter-me novamente). Quero carregar-te aos ombros, para que, lá do alto, vejas Alvalade a aproximar-se e o teu coração acelere em comunhão com o meu. Quero abraçar-te quando for golo e mais ainda se te sentires triste. Quero que venhas comigo, pintar as ruas de felicidade verde e branca quando for hora de celebrar. Quero que faças parte desta história, que jamais terminará enquanto mãos grandes segurarem mãos pequeninas a caminho de mais um jogo.

Quero que também sintas esta forma de amor. É amor que te passo. Um amor que fortalece um outro, ainda maior. De pai para filha, e de filha para pai, numa partilha que, hoje, faz-me perceber o porquê de cantarmos que «o Sporting é o nosso grande amor»

182 thoughts on “O nosso grande amor

  1. Parabéns à tua leozinha Cherba. Mais do que um grande sportinguista, um grande abraço a um grande pai. Que possamos todos festejar um dia as conquistas deste clube que te inspira a escrever estes tesouros.

    Quem ama incondicionalmente é leão para sempre!

    SL

  2. Pois, então… parabéns à “nossa Cherbinha” por mais um anito! Que viva muitas alegrias leoninas e que esse amor seja mais doce que amargo…

  3. Lindo!
    Parabéns à tua filha, numa data que a mim também me diz muito, pois é o aniversário da minha mulher, uma Leoa de signo e de alma.

    É também o aniversario do nosso estádio, que já tive o prazer de visitar mas nunca de assistir a um jogo, apesar dos meus quase 25 anos de sócio.

    Mas volto a repetir, lindo texto, e também o sinto pois sou pai de duas filhas.

  4. Que forma de começar o dia! ligo o computador, vou ao cacifo convencido de ir encontrar sportinguistas a questionarem tudo depois do jogo de ontem e dou de caras com isto. Acabo a recordar-me do meu pai e de lágrimas nos olhos! Ainda bem que fui o primeiro a chegar ao trabalho. Ainda bem que o Cacifo existe!
    Muitos parabéns Cherba pelo teu ser pai pelo teu sportinguismo e por tudo o que nos fazes sentir! E muito obrigado também!

  5. Comovente Cherba.
    Também tenho 2 filhas e a partilha do Sporting com elas é um pacto que entre nós vai vigorar para toda a vida. É como dizes um amor partilhado.
    A minha filha mais velha faz anos dia 18 e asurpresa que vai ter é ir a Alvalade pela primeira vez e a prenda que pediu é a camisola do Sporting. A das riscas, porque não gosta muito da roxa…
    Parece que foi ontem, que fui mais o meu irmão ver a inauguração do nosso estádio, podendo receber uma chamada a qualquer momento a avisar-me que as águas tinham rebentado…
    Aos Amores que se partilham e os parabéns ao escriba Cherba por mais uma pérola de sportinguismo.

    SL

    • Parabens a tua filhota que comemora.muitos.mais anos . Foi pena o resultado de ontem mas como disse o treinador aprende – se com os erros e para a proxima vai ser bem melhor.

  6. Parabéns, Cherba, pelo aniversário da pequena Leoa e pelo comovente texto.
    De pai para pai, daqui segue um abraço pintado a verde e branco,
    SL

  7. Parabéns Cherba, a ti e à tua filhota. E à mão leoa também
    Também eu tenho duas leoazinhas e um leazinho cá em casa. Os sentimentos são os mesmos, as sensações inexplicáveis, mas doces e pungentes
    Adoramos ser do Sporting. É uma felicidade imensa.
    Não consigo dizer mais do que isto.

  8. Não sou pai, mas é definitivamente isto que quero ser quando a altura chegar! Quando for ‘grande’ quero ser como tu Cherba!

    Muitos parabéns a ti e à pequena leoa e muito obrigado :)

  9. Muitos parabéns à leozinha e aos pais!

    O meu leãozinho é mais novo, ainda só sentiu o futsal, mas percebo bem esse sentimento de partilha, de união… Brihante texto.

    SL

  10. Muita Saúde e Felicidade para a Lioness!

    Aqui in “da House”, as minhas irmãs fazem a 6 e a 7, e a minha mãe a 10.

    Cherba, naftalina ?!?! naftalina ?!!??

    Lavanda caralho!!! mete lavanda foda-se!!!!

  11. A minha fez 4 anos no passado sábado, também Leoa. De Signo e de Coração. Sócia. Só falta dizeres que nasceu na Maternidade do Hospital de Santa Maria.

  12. PARABÉNS à tua leoa Cherba …. tenho a felicidade de sentir exactamente o mesmo que tu, mas a dobrar. Tenho um filho com 10 anos e uma filha com 4! ambos sportinguistas que passam pela mesma comunhão de sportinguismo …. nem imaginas (ou se calhar imaginas) as horas que passamos na net a ver vídeos de tudo o k é SCP!!
    PS:acredita que cada letra do que escreves-te me emocionou

  13. Passo pelo mesmo com o meu filhote.

    Já antes tinha experimentado estas sensações com um sobrinho, hoje adolescente e que praticamente vive aqui em casa.

    Parabéns aos três, Pai Leão, Mãe e filha Leoa.

    Tenham um grande dia.

    • Acho é que o raspanete ao William Carvalho podia ter sido feito no balneário, a fim de evitar mais novelinhas.
      Sendo Presidente, pode repreender quem bem lhe apetecer, ao contrário do que ando a ler por aí, já se diz que ele se intromete nas funções do treinador e merdas do género. Mas da próxima vez que o faça longe das câmaras, porque não me parece que tenha sido inteligente.

      Muitos parabéns à pequena leoa.

      • Toda a estrutura terá de ser exigente, e por isso é que o Presidente não admite facilitismos.

        Estas derrotas são boas para relembrar os Sportinguistas de que quando for a doer, vão ser os homens a jogar.

        O William entrou mal, e por isso é que os elogios não garantem lugares. Rinaudo, Welder e Magrão terão lugares fixos dentro de pouco tempo.

        O Evaldo é uma brincadeira que não convinha repetir. Com o Dier a central-direito, parece-me que haverá uma luta tenaz entre o Mauricio e o Rojo. Se surgisse uma proposta valiosa sobre o argentino, talvez o vendesse, mas por outro lado, a temporada é longa e haverão lesões. Jefferson é titular de caras e também joga com a bola no chão… tal como o Chaby.

  14. Parabéns para a tua filha e para ti também, Cherba! E ao nosso lindo estádio Estou convencido que esta época iremos assistir a um grande Leão em campo!

  15. Parabéns para ti, sejas lá quem tu fores Cherba, que partilhas e fomentas este nosso “Grande Amor” de uma maneira pouco igual e parabéns para esse ainda novo mas já teu Grande Amor.

  16. Parabéns à Leoazinha! E a quem a rodeia de Amor. Festejar as repetições com a mesma alegria, ah que saudades, man. Os pequeninos têm razão: o rugido de golo é irresístivel! Até a este cota de > 50 biscas se acelera o coração. A única coisa parecida é o rugido do leão na savana, quem já o ouviu sabe do que estou a falar…

  17. Cherbakov, CACIQUE DO CACIFO

    Estou profundamente solidário com a tua filha.

    Ter um pai como tu, um esquerdalho, é um péssimo começo de vida.

    E o pior é que pode ser um período decisivo da vida dela, pois poderá condicionar todo o seu futuro.

    A grande maioria dos esquerdalhos actuais não passam de gente mesquinha, fracassada, uns vencidos da vida, uns pobrezecos sem vontade nem coragem para evoluir nem ascender socialmente nem economicamente.

    Preferes que a tua filha seja rica ou tenha dificuldades financeiras?

    Preferes que a tua filha seja uma “boss” ou uma simples empregada?

    Preferes que a tua filha tenha tempo e dinheiro para conhecer o Mundo, evoluir pessoalmente e culturalmente ou que devido às dificuldades financeiras seja uma pessoa limitada, sem capacidade ou possibilidade de ser alguém duma elite de vencedores da vida?

    Pensa nisso.

    • Superleão, acho que nunca trocamos uma palavra, mas há uma 1ª vez para tudo:

      Este post é sobre amor. Amor entre Pai e Filha (e vice-versa) e amor a uma causa: o Sporting.

      Que tu não gostes do Sporting é contigo e não me incomoda nada, todos sabemos que ser Sportinguista não está ao alcance de qualquer um, que tu não entendas a 1ª premissa do meu comentário é revelador da pessoa frustrada que és.

      De qualquer das formas obrigado pelo teu contributo, em page views, para reforçar a posição do cacifo como o maior blog português.

      • “Que tu não gostes do Sporting é contigo …”

        ” … pessoa frustrada que és”

        De facto, não gosto deste Sporting fracassado, derrotado, endividado, sem grandes perspectivas, cada vez mais pequenino, pouco arejado, impuro, que perdeu os seus valores, que tem perdido a nobreza e a elite.

        É mais do que óbvio, que por causa destas razões, neste “campo desportivo” sou um frustrado, aliás, somos todos.

    • És um porco de merda oh superlampião.

      Hoje até tens o Slimani pa comentar, que é internacional e vem a custo zero (em teoria enquadra na tua teoria) e vens falar da filha dos outros.

      Filho de 40 lampiursas!

      • greenlegends, parece que ficaste afectado com as minhas palavras.

        porco de merda são os esquerdalhos que tendo alguns bens e dinheiro não os repartem com as pessoas mais pobres do que eles, mas continuam a mandar “bocas” continuando-se a dizer serem de esquerda e pior que isso que votam na esquerda.

        São de factos uns porcos de merda.

    • O cherba certamente prefere que a filha seja feliz e tenha uma vida, sem passar a sua existência, frustadamente a debitar imbecilidade num qualquer blog da net. Que se norteie por princípios éticos e morais, e seja uma pessoa realizada.

      Que seja alguém, basicamente, antagónica a ti.

      Metes-me pena, sinceramente…

      • wunjjo

        Lá vens debitar banalidades e lirismos.

        Epá, experimenta tenta seres uma pessoa realizada, sem dinheiro e sem bens.

        Olha, podes começar por doar esse teu computador onde estás a debitar esses lirismos para uma biblioteca pública ou para uma família numerosa que tenha muitos filhos, para que em vez de ser utilizado por ti, seja, utilizado por muito mais pessoas do que tu.

      • Banalidades? Lirismos? Felicidade e realização são tudo menos banais ou líricos; pelo menos para mim. Pelos vistos para ti não. Esse é mais um argumento que se enquadra na minha teoria de seres um falhado com tiques de sadismo.

        Sabes se tenho dinheiro? Se o computador de onde escrevo é meu? Sabes se dedico parte considerável do meu tempo a acções de caridade e altruísmo? Pois é não sabes… mas eu também não te vou dizer. Porque tenho pena de ti. Eu sou feliz, realizado e estou em paz com a minha consciência humana e espiritual. Já de ti, tu saberás.
        Já agora… vê o que quer dizer o meu nick. Talvez tenhas uma ideia.

        Mas olha, há ajuda para casos como teu. Procura!

      • O greenlegends chamou-me superlampião, tu chamas-me superdragão.

        Epá, vocês têm dificuldades de leitura ou de compreensão ou quiçá de memória, pois o meu “nick” é Superleão.

      • Se calhar ele encontrou o blog lampião onde também andas a espalhar as tuas regurgitações mentais, para além do “reflexão tripeira” e do visão de mercado.

        Mas não seja por isso, passas a ser o “supertroll”. Ou então o “supermerda”, merda daquela em que pisamos e se agarra às solas dos sapatos, e mesmo depois de umas mangeiradas de alta pressão ficamos com aquilo a cheirar a tripas podres durante uma semana.

        Seja de que maneira for, metes nojo.

    • A sério?… é mesmo este o comentário que querias fazer sobre um texto dum pai para uma filha?…

      Oh pá, se és de direita, como eu sou, tenho vergonha. Por outro lado, tenho muita pena das pessoas que têm de lidar contigo regularmente… deves ser um ser humano muito pouco interessante.

      • Tiuí, não sejas lírico pá; Achas que a filha do Cherbakov vai ter para sempre 4 anos?

        Eu não tenho pena nenhuma dos esquerdalhos com quem tenho de lidar, o seu sofrimento é merecido e são pessoas altamente desprezíveis sendo que sempre que possível tento transformar esse desprezo em indiferença, embora obviamente também tente tirar partido do seu sofrimento gozando-as como merecem, sendo que muitas vezes nem se apercebem que estão a ser gozados.

        Encaro-as como uma experiência onde possa aprender mais.

    • 1789 – Liberté, égalité, fraternité
      A Esquerda evolui a partir daí…, a tua Direita: nunca de lá saiu.

      Abandona o aconchego das ideias pré-fabricadas e reflecte sobre os Valores que nos fizeram sair das trevas. Quem sabe? podes descobrir uma vida nova no meio das massas que desprezas…

    • ‘’Lá vens debitar banalidades’’…acusas tu.

      Sim, porque a tua argumentação é de uma profundidade.’’ Abissal ‘’!

      És com certeza pertencente aquele grupo de pessoas, que necessitam de ‘’uma anilha’’ para desenhar um ‘Ó’. Mas agora que conseguiram ler um livro, sem ‘‘figurinhas’’, acham-se ‘’uns grandes intelectuais’’. ASNO!

      Enfim, haja paciência!

      ps. Enquanto foste o Philip Glass deste Blog, eras para mim …‘’ um script informático’’. Parabéns…agora és invisível!

      • A minha argumentação não precisa de ser profunda, apenas consistente.

        O Cherbakov nem sequer se chateou com as minhas palavras, porque acredito que tenha reconhecido nas minhas palavras as suas próprias preocupações de pai babado e extremoso.

        Cherbakov, o CACIQUE DO CACIFO, certamente que na hora H, porá os esquerdismos de parte e orientará o caminho da sua filha para uma vida de sucesso.

        Já o maralhal esquerdalho, simplesmente ficou furioso e partiu para o insulto gratuito, aliás, uma típica resposta dos esquerdalhos, sem procurar utilizar a inteligência limitando-se a reagir reptilineamente (de réptil), como é seu apanágio.

    • Mas vocês ainda não perceberam que este personagem anda aqui só para ter um bocadinho de atenção? Seja qual for o tema, repete a mesma coisa vezes sem conta, e ainda lhe dão atenção? Insulto para ele é elogio. Deixem pura e simplesmente de responder que vão ver como ele desiste por falta de atenção.

    • Há gente capaz de tudo de tão ranhosa que é!
      O comentário do autointitulado Superleão dirigido ao Cherba, fazendo-se passar por sportinguista, é asqueroso. Melhor, abaixo de cão. Aliás, repugnante. Melhor ainda, seboso. Afinal, nojento. Em conclusão, miserável.
      Há gente capaz de tudo de tão ranhosa que é!

      • manel

        ranhoso, asqueroso, abaixo de cão, repugnante, seboso, nojento e miserável é quem paga milhões em transferências e salários e deixa ir os jogadores às selecções.

  18. Parabéns Cherba pela tua pequena grande leoa!
    Também tenho uma casa (aliás duas!) e já estou a contar os dias para a ensinar a dizer “Spóting!”.

    Deixo aqui uma sugestão aos cacifeiros.
    E que tal um baixo-assinado para o Bruno deixar o banco?
    Assim estilo Gamebox: “Bruno, o teu lugar é no camarote. A magia do presidente não é no banco.” Deixa essas merdas para o Leo.

  19. parabens cherba pela tua leoa. que conte muitos e com felicidades. tambem para ti e para a tua familia. o meu é um pouco mais novo, fez 3 em fevereiro, é socio desde que nasceu e já dá uns toques. é destro puro, ao contrário do pai:).

    um grande abraço. a tua filha vai ter muitas felicidades com o nosso grande amor.

  20. Cherba, os meus parabéns.
    O texto está fantástico, arrepiante, comovente. Revi-me, por enquanto não enquanto pai, mas enquanto padrinho, revi-me nos ensinamentos e no amor que procuro passar ao meu Rodrigão.
    Tenho a certeza absoluta que dentro de muito pouco tempo ela vai agradecer aos deuses por ter um pai que lhe passou este amor ‘verde e branco’.
    Um abraço, e obrigado por estas letras.

  21. off-topic

    pelos vistos (a acreditar nas noticias veiculadas hoje – a mais insuspeita antena 1) já temos solução para o tal avançado centro : islami slimani, 25 anos, rapido , possante, sentido de oportunidade.marcou 5 golos nas qualificaçoes para o mundial de 2014, tendo sido o mlhor marcador da argelia. ja tinha sido um grande desrtaque na CAN 2013.

    Ghilas? não. o nosso franco-atirador-argelino chama-se…islami slimani.que venha e que marque muitos, fazendo uma enorme dupla com montero.será a reediçã da dupla que tantas alegrias nos deu derlei-liedson.

    fica o link para os 20 melhores golos de islami- os velhos do restelo vao dizer: “ah, e tal é só futebol argelino”, mas nao se esqueçam que esse futebol argelino deu Madjer e o tal vosso amor cego chamado ghilas.

    ps: superleão, quanto te cingias á teoria autista das selecções nao tinhas piada mas nao te envergonhavas, pelo menos divertia-nos.mas quando falas como falaste da filha do cherba e dessa condição nobre que é ser-se de esquerda, ganhaste por fim, o meu desprezo total.parabens.

    • Coverge

      autista é pagar milhões em transferências e salários e depois deixar ir os jogadores às selecções.

      ” condição nobre que é ser-se de esquerda”

      LLLLLLOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL.

    • Será o regresso ao saudoso 4-4-2? Espero bem que sim, como se viu ontem Montero não é gajo para jogar sozinho na frente. Se Slimani for mesmo bom, então é assim:

      Onze: Patricio; Welder, Dier, Mauricio e Rojo; William, Adrien, Wilson, Esgaio, Montero e Slimani

      A Espreitar o Onze: João Mário, Cédric, Jefferson e Fokobo, Capel
      Opções de segunda linha: Marcelo, Illori, Rinaudo, Magrão, Carrillo, Cissé

      Torço o nariz a: André Martins, Labyad, Evaldo, André Santos

      Z

      • Eu também gostava que todos os nosso jogadores fossem bons… mas já vi muitos jogos dele. Falta-lhe intensidade, remate, sentido de golo, verticalidade. É muita coisa…

        Z

      • nao querendo armar-me em Leonardo Jardim, penso que, se as qualidades deste Slimani se comprovarem (e, claro está confirmando-se a sua contratação), o onze mais utilizado nao será muito distante deste:

        1.PATRICIO
        2.CEDRIC
        3.MAURICIO
        4.ROJO
        5.JEFFERSON
        6.DIER
        7.ADRIEN
        8.CARRILLO
        9.CAPEL
        10.MONTERO
        11.SLIMANI

        posicionamento tatico preferencial: 4.2.3.1

        em 2ª linha, à espera a todo o momento: ANDRE MARTINS (subs. Adrien), MAGRÃO (subs. Montero), WILLIAM CARVALHO e RINAUDO (subs. Dier) e WILSON EDUARDO (subs Capel)

        Notas principais:

        GUARDA-REDES: Ninguém como PATRÍCIO confere a qualidade e segurança tao fundamentais à equipa. Com o Mundial apenas a um ano, é para mantê-lo, custe o que custar (e aos outros custa 15 milhões, no mínimo!).

        CENTRAIS E LATERAIS: compreendo que muitos queiram ver Rojo a LE. Acontece que as alternativas para centrais nao abundam. Nesta pre-epoca LJ tem utilizado mais o ROJO e o MAURICIO como centrais e este é o sector que precisa de maior rotina e estabilidade. Por isso, apesar das enormes qualidades de Rojo como LE (e ontem viu-se) é mais importante neste momento mante-lo como DC, até porque JEFFERSON tambem tem dado cartas a LE.Sem dúvida que acho que a utilização de Evaldo foi apenas para dissipar qualquer questao. Talvez o brasileiro até fique no plantel (se aceitar reduzir o salario) mas nunca como titular. será a alternativa ao Jefferson até porque, nao sei se repararam, o Leo Jardim nunca utilizou o King esta pre-epoca.
        Quanto à Lateral Direita, CEDRIC ganha vantagem, mas vai depender muito do inicio de epoca que no ano passado foi desastroso, fazendo-nos perder alguns pontos. A segurança do sector defensivo vai ser essencial e nao tenho dúvidas que se Cedric ganhar consistencia defensiva será o man for the job, pois em portugal não há muitos como ele a centrar e a atacar.

        MEDIO DEFENSIVO vulgo TRINCO: ERIC DIER é a minha aposta. Por tudo o que se disse: falta de músculo no meio campo, falta de poder de choque e alguem que consiga ser o complemento ideal para os centrais, o tal ferrolho à entrada da área que tão necessário é hoje em dia. Por outro lado, Dier tem capacidade para levantar a cabeça e por a bola lá a frente.seria (ou será) o nosso Matic.

        MEDIO OFENSIVO: ADRIEN, por tudo aquilo que tem mostrado na pre-epoca. a minha unica duvida será a sua consistencia fisica e mental. de resto, tem tudo. Dos portistas e benfiquistas que conheço, Adrien é constantemente o seu preferido. Tem muita classe e classe é coisa que nao abunda muito na nossa equipa. Adrien em forma é insubstituível, até porque alem de tudo o que faz, remata e bem à baliza.

        EXTREMOS: CAPEL E CARRILLO: O primeiro pela intensidade, alta rotação e resiliencia que empresta ao jogo. Nesses atributoso, não há como ele. O segundo porque é o unico craque (em conjunto com Adrien e Bruma – mas este nem sequer falo) que existe no plantel. Da consistencia mental e exibicional de Carrillo vai depender muito do bom (ou maiu) que vamos fazer nesta epoca). Ninguem tenha duvidas de que precisamente a epoca passda deveu-se muito ao apagamento dele e de Adrien.Carrillo é um dos melhores 5 jogadores da Liga. Ligue ele o Turbo, simplifique e, de resto tem tudo lá, tudo aquilo que apenas uma mao cheia de jogadores têm no Mundo inteiro.

        AVANÇADOS: MONTERO e SLIMANI. o primeiro é o tal 10 em cunha com o 9 que aí vem.Montero poderá ser o nosso Derlei e Slimani o nosso Liedson. Não será a reedição da dupla JVP/Jardel, como já vi aí dizerem, porque infelizmente nem Montero é JVP nem me parece que Slimani seja Jardel (poucos sao Jardel). Mas pelo que tenho visto de Montero, muito me agradou. E ontem, num campo de batalha super-exigente, foi dos mais esclarecidos calando as “bocas” que o criticavam por vir do “Inexperiente campeonato americano”. Montero tem tudo, mas não é um homem fixo de área.Já Slimani parece-me que sim. Veremos…

        De resto, muitos repararão porque deixei de fora aquele que considero o melhor medio ofensivo portugues: André Martins. Pois é, eu proprio estou surpreendido. Mas a culpa não é minha. A jogar assim, com pouca intensidade e rotação competitiva, talvez não tenha para já pegado de estaca. Tudo vai depender da rapidez com que vai assumir o papel de que todos nós queremos dele: o verdadeiro 10. Magrão (pelo que vi ontem) está em posiçõa de ataque.

        Em suma: muitas e boas soluções, mais do que no ano passado. A derrota de ontem (ao contrário do que aconteceu nas preteritas pre-epocas) vai ajudar mais do que comprometer.

        Continuemos a apoiar esta equipa e esta direcção. Muito vai depender disso.

  22. eu achave que o superleão tinha um sentido de humor estranho, e aos macaquinhos acha-se sempre piada. Mas quando os palhaços querem mostrar o que vai lá dentro e se vê estupidez em bruto, tenho que dizer que perdeste a inocência. e no teu caso, era a única coisa que tinhas.

    • Acosta

      Sentido de humor estranho é pagar milhões em transferências e salários e depois deixar ir os jogadores às selecções.

      Estupidez em bruto é pagar milhões em transferências e salários e depois deixar ir os jogadores às selecções.

      —————– —————-

      ” perdeste a inocência. e no teu caso, era a única coisa que tinhas.”

      Acosta, deixa-te lá de lirismos.

      —————- ———————

      É por causa de líricos como tu que o Sporting e o país estão na merda em que estão.

      • lírico
        adj.
        1. Da lira.
        2. Que se pode cantar ao som de instrumento.
        3. Diz-se da poesia maviosa que revela paixão.
        s. m.
        4. Poeta lírico.
        teatro lírico: Teatro de ópera.

        Não sou lírico, sou cientista. Estudo biologia molecular. Fazes-me lembrar aquelas pessoas que sem saberem absolutamente nada de ciência, opinam assertivamente dizendo que “concerteza que já se sabe a cura para o cancro, mas eles andam a escondê-la.”Não há a mínima preocupação em estudar, entender. Só impor.

      • Todos os blogues têm o seu “village idiot”.

        Este é mais um exemplo que se enquadra na minha teoria.

      • Preferes que a tua filha tenha tempo e dinheiro para conhecer o Mundo, evoluir pessoalmente e culturalmente ou que devido às dificuldades financeiras seja uma pessoa limitada, sem capacidade ou possibilidade de ser alguém duma elite de vencedores da vida?”… Para que queres tu viajar, filho dum corno? Para te desvalorizares por esse estrangeiro fora?

  23. Li o teu texto e parece que vejo o meu futuro e do meu pequeno leãozinho (tirando a parte das bandoletes, claro). Já me derreto quando ele chega ao pé de mim e diz «Pai, eu sei uma música muito linda, “Sporting allez!”», ou quando me vê no computador e pede para colocar o vídeo da menina a cantar «Braços no ar…».
    Se saímos para jogar à bola no parque, já me exige que vista o blusão do “Potingue” para estar igual a ele. Sim, porque o dele não falha, enverga-o com orgulho e mexe no símbolo constantemente.

    Estou ansioso que chegue o dia de o levar a Alvalade pela primeira vez, para que se possa encantar com o estádio, as luzes, o relvado, as camisolas… para fazer germinar definitivamente a semente de sportinguismo que tenho andado a plantar há 2 anos e meio.

    Precisamos de novos leões assim. Mas, ainda mais, precisamos de novos leões que cresçam orgulhosos de o ser.

    Felicidades para a tua família, em particular para a tua pequena.

  24. Eheh Parabéns a todos os sportinguistas, pais babados, que fazem tudo para incutir nos seus rebentos esse estado de alma conhecido como SPORTINGUISMO. Com muita dedicação e devoção.
    SL

  25. Com o Slimani, espero que Leonardo aposte finalmente no 4-4-2.
    Estou farto de extremos que rendem 1, 2 ou 3 golos por época.

    O Carrillo é um artista, mas a equipa não ganha muito com a sua arte.

    • Também eu!!!

      Montero e Slimani, Ui…Ui ui ui

      Com o Cissé no banco…

      Agora se joga em 4-4-2 ou em 4-1-3-2 ou em 4-2-2-2, ou mesmo em 3-5-2… Não me interessa, o que sei é que a matriz do Sporting Clube de Portugal sempre foi (e será) jogar com 2 avançados, por isso a minha equipa poderá ser:

      1 – R.Patricio
      2 – Cédric
      3 – Jeffersson
      4 – E.Dier
      5 – M.Rojo
      6 – Rinaudo
      8 – Adrien
      7 – Carrillo (ou Esgaio ou João Mário)
      9 – Slimani
      10 – Montero
      11 – Capel (ou Wilson Eduardo)

      Bora Sporting! Pra cima deles, caralho!!!

      SL

  26. para quem se fartou (e ainda farta) de arrasar a direcção do Sporting por ter “falhado” Ghilas, deixo-vos o titulo mais saboroso de hoje (por acaso do Rascord):

    “Falhou o “suplente” Ghilas mas veio o “titular” Slimani”.

    embrulhem!

    • Por acaso está errado, deveria ser falhou a terceira, quarta ou quinta opção, Ghilas mas veio o suplente Slimani. O titular é alguem que jogava em Portugal e que todos deixaram ir por menos de 1 M.

      • não deves ter percebido. O Ghilas senta no banquinho na selecção da Argélia para dar o lugar a Slimani. Em relação à contratação falhada, parece-me óbvio que se o Godinho Lopes assinou um documento que lhe dava “preferência” sem estipular um valor, pouco há a fazer quando o jogador não quer de livre vontade vir para o Sporting. Antes de escreveres, há que ter argumentos.

      • Eu percebi, o que quis dizer é que na seleção o ghilas é terceira quarta o quinta opção, o Slimani é o PL suplente, o ponta de lança titular da Argelia é o Soudani que era do Guimarães e que foi para a Croacia por menos de 1M, corrigi a hierarquia da seleção mais nada, porque não comparo um tipo que tem 2 internacionalizações que é o caso de Ghilas a um jogador como Slimani que tem perto de 2 dezenas. mas na verdade o titular ultimamente em 433 é soudani, slimani é com ele em 442

      • Atenção que no zerozero, não ves tudo e nem sempre o titular é o melhor marcador. Mas o ponto que o Converge traz é certo, Slimani peo menos em numeros é melhor que Ghilas.

      • no apuramento, em 5 jogos, foi titular por 3 vezes e entrou nos outros dois jogos, tendo marcado 5 golos.

      • Slimani e soudani dividem a titularidade, agotra não venham dizer que o Ghilas é suplente dele, porque para ser suplente primeiro tem de ser convocado.

  27. Mamem, vem o slimani, digam já que é perna de pau. Parabéns de um pai babado para outro, é uma felicidade. Para O sporting: nas derrotas também se apreende.

  28. Grande post Cherba! E que boas notícias vêm da Argélia. Slimani vai assinar e teremos um grande ponta de lança. Bem melhor que aquele Zé Love que quase aí esteve

      • “Estou muito orgulhoso da equipa do Sporting Clube de Portugal. Confesso, para quem ainda não reparou, que detesto perder, mas foi uma entrega magnifica de todos com uma atitude que nos orgulha. Tudo isto perante uma equipa não viril mas sim violenta e uma equipa de arbitragem inexperiente que foi totalmente condicionada pela atitude da equipa adversaria e o seu anti jogo, inadmissível para equipas de alta competição. Temos muito a corrigir mas uma coisa já se vê: uma equipa coesa e sempre com vontade de vencer! Assim podemos todos nos sentir honrados com quem veste a nossa camisola! Tudo o resto vira com o tempo e o trabalho! Prefiro mil vezes ver trabalho para um futuro de sucesso do nosso grande Clube do que assistir a pessoas que fazem da vida falar dos outros sempre tentando parecer mais inteligentes do que são. Venham as criticas, venham os textos opinativos de quem nada ainda fez de jeito na vida a nao ser falar dos outros, e que fique para aqueles que amam o que fazem e que se entregam de alma e coração as suas missões o sucesso futuro e que esse sucesso seja o de todos nos, ou seja, do Sporting Clube de Portugal! Obrigado a todos pelo carinho e apoio que nos dão diariamente!”

  29. Muitos parabéns!

    Também ao panasca das teorias. É que depois de se ler as boçalidades que profere mais belas e altas se tornam as palavras que dão sentido a este post maravilhoso.

  30. Muitos parabéns à leoa. O post tá óptimo digo com conhecimento de causa, tenho duas pequenas de 3 e 1 cá em casa, o sentimento de um Pai Sportinguista é esse… um amor por um outro mais singular.

    SL

  31. Boa aquisição! Como outros cacifeiros já disseram, espero que Leo Jardim opte pelo 4-4-2, com Montero e Slimani a espalhar o terror nas defesas adversárias. O 4-3-3 deixa o PL sozinho na área. Falta sempre gente na área nesse sistema.

  32. Out: Vi o BdC durante o jogo com uma postura calma e tranquila e no fim do jogo foi refilar com o 4º arbitro e depois ? prefiro um que refile quando temos razão a não termos ninguem quando somos encavados, como tem acontecido nos ultimos anos.

    O Orelhas até pelos estudios da SIC entrou em direto, o Bufas.. bem o o Bufas nem se fala e criticam do BdC? Pó caralho mas é.

  33. Também estranho tantas virgens ofendidas com os protestos do presidente. É verdade que um particular não justifica queimar alguns cartuchos, mas temos de deixar de ser os coitadinhos que aceitam ser roubados. Convém marcar desde já a nossa posição.

  34. Meu onze — 4*4*2

    R Patrício
    Cedric, Dier, Maurício ou Ilori (?), Rojo
    Carrillo ou Bruma (?), W Carvalho, Adrien, Magrao
    Montero e Slimani

    Bruma e Illori: 2 “casos” em q espero q a habilidade do presidente BdC prevaleça! Força BdC!

    Alguém me sabe dizer o q se passa com o ZEZINHO?!?!?
    Creio q se trata de um excelente jogador!
    Nao entendo!!! Alguma inside information?!?!?

    SL

  35. Parabéns á tua filha! Que conte muitos com o Pai a ver e com muita saúde. Mas que seja inteligente e que um dia compre um redpass para ti também! Abraço

      • Ópá, imagina o Cherba aos 98 anos, com inicios de Alzheimer, uma filha e netos benfiquistas, é óbvio que em dia de jogo, nao vao deixar o “velhote” em casa… Abraço

      • pois, alzheimer.. contam todos como sendo lampiões, daí a conversa de serem muitos.
        o cosme também devia ter inicios quando jogou com a camisola do Sporting, n? e o eusebio..

  36. nao sendo o post adequado, tendo no entanto já deixado os parabens mais acima, deixo a minha impressao sobre a atitude do presidente…

    fazendo as criticas que fez , puxou a si a atencao dos media e dos cogumelos, dando espaco a leonardo Jardim, sem maiores interferencias de fora(C.S.), para debater o que de mau se fez ontem, (por isso hoje tiveram treino especifico de situacoes defensivas, enquanto se debate o presidente, eheheh)( mourinho dos presidentes??, ataquem-me a mim, deixem os jogadores e o treinador em paz???) gostei…
    se tiverem hipoteses, prestem atencao á maneira de jogar do West Ham durante a liga inglesa…todos os comentarios sao sempre sobre a forma viril, dura como as equipas de Sam Alardyce jogam…portanto parecendo que nao jogámos nada, tivemos meninos contra homens de barba rija, que mesmo as equipas de topo inglesas nao gostam de jogar contra…para mim teste positivo…

    um ultimo desabafo:
    sendo este post acerca do amor paternal e clubistico, tive de conter o vómito que o comentario de um anormal,(que até me fazia sorrir com a coerencia da sua estupidez) me causou…lixo deste nao devia de existir ao cimo da terra, enao sendo pessoa de desejar mal a ninguem, a unica que realmente peco e que lhe seja dado o dobro de tudo o que ele deseja aos outros, e que quando morrer, que nao tenha uma morte muito rapida, porque vai precisar de muito tempo para se arrepender de todo o mal que disse e desejou…
    Cherba
    espero que este tipo de gente nao te faca desmorecer o empenho com que nos dás a todos nos o prazer de ter um sitio onde podemos viver o nosso sportinguismo…
    VIVA O SCP…
    e mais uma vez parabens cherbinha…

  37. Parabéns Cherba! À tua filhota e também à mãe!
    A minha fez à 15 dias 4 anos e habitualmente discutimos acerca do Sporting. Eu digo que é: braços no ar, todos de pé… E ela responde: nao pai, é: braços no ar, vim para te ver, vamos cantar, Sporting allez!
    Vou contrariar? Também é verdade!

    • Parabéns também à tua filha, Jusko.
      Faço votos para ter um dia uma leoa e um leãozinho também. Por enquanto vou fazendo a cabeça ao meu sobrinho com 10 meses.

    • impossível mesmo

      vão ser campeões de Inglaterra porque aquele futebol é tão mau, tão mau, mas tão mau que torna impossível qualquer tipo de oposição

      e ninguém se lembra que levámos 3 batatas destes trogloditas?

  38. maravilhoso: perdemos o jogo, levamos 3 batatas e acusamos os outros de não jogarem futebol (o que seria se eles jogassem, nem quero imaginar)

    • A expressão “levar X batatas” costuma usar-se quando são golos secos, ou seja, sem resposta. Da forma que pões as coisas, Sporting “levou 3 batatas” mas também “deu duas batatas”

      Depois, não vejo grande forma de ganhar aquele jogo ontem. Bola pelo chão? Pois, claro, para isso era preciso ela rolar. O West Ham é muito mais forte que nós a jogar futebol aéreo (é isso que eles fazem na vida). Pareceu-me um resultado normal para as circunstâncias.

    • Olha p’ra este, deve ser amigo do supercabeçadecolhão.

      Farto do bota-abaixo. Deixa os miúdos jogarem foda-se…vamos ter tempo para ver se foi apenas um jogo mau.
      Entretanto compra bilhete para o Arouca e experimenta torcer por eles como eu vou fazer!

      Até lá espero ver com as nossas cores o tal Slimani, libertando o Montero para zonas mais recuadas do terreno. Para dar um aroma mais perfumado no ataque.
      Ou
      Milevsky para jogar atrás deste último: O criativo que nos falta para desbloquear o nosso futebol a meio campo.

      Era o meu pequeno sonho…mas só depois de libertar todos os pesos mortos que andam para lá.

      SL

  39. Parabéns Cherba,

    De um pai de um puto de 5 anos – foda-se, que esta merda passa mesmo a correr… – orgulhoso da sua camisola com o leão rampante, e de uma leoa com três semanas, que ainda não sabe que nasceu no ano em que o Sporting voltou a ser Nosso outra vez. Mas vai saber, porque o Sporting, como o Futuro, também é deles.

    Abraço

  40. Alguém me sabe dizer o q se passa com o ZEZINHO?!?!?
    Creio q se trata de um excelente jogador!
    Nao entendo!!! Alguma inside information?!?!?

    SL

  41. Grande Braguilha.
    Fizeram tudo como deve de ser: ganharam aos ingleses por um golo e ganharam nos penaltys, depois de estar a perder por 3-0.

    Amanhã espera-se outra qualidade da nossa parte, porque ficámos outra vez com possibilidades de vencer o torneio, o que seria fundamental para recuperar a moral e embalar a equipa.

      • Em caso de empate nos penaltys, a vitória é atribuída à equipa que ganhou nos 90′.
        Ontem foi o que aconteceu.

    • Não, o regulamento é esquisito, pelo que parece o goal average dos jogos não conta, contam os pontos e os penaltys marcados, no momento o West ham tem 3 pontos 7 penaltys, o Braga 3 pontos 3 penaltys, o sporting 0 pontos 4 penaltys, assim se o Sporting ganhar o jogo e marcar pelo menos o mesmo numero de penaltys do Braga, ganha o Torneio, pelo menos foi o que eu entendi da explicação dos comentadores.

  42. O Leonardo Jardim disse recentemente que estava a trabalhar a equipa num 4 33 e que queria um extremo que marcasse golos . O 9 pode ser o Slimani e o Montero pode ir para a ala . Não acredito que depois de um mês de treino vá mudar o sistema , ainda para mais nesta fase.

  43. Domingo quem vem, 11 de Agosto de 2013, neste país onde eu vivo é Dia do Pai. Nesse contexto e o seguimento do texto do post. Desejo que o nosso Sporting vos dê o presente que merecem.

Deixe uma Resposta

