Tinha sete anos e jamais me esqueci. Enquanto tentava perceber o porquê de estar a decorrer uma corrida num horário completamente diferente do nosso, tentava, também, perceber o estado de espírito dos adultos. Uma televisão ligada, uma mesa com comida e bebidas, duas mãos cheias de adultos impacientes, vendo outros adultos a correr. Carlos Lopes, Carlos Lopes, Carlos Lopes. O nome ia-se repetindo e os meus olhos decoravam aquela figura magra que não parava de correr. Disseram-me que era Portugal que ali corria. «O teu país, o nosso país». «E o Sporting?», perguntei eu. Alguém me disse, meio de raspão, que aquilo não era futebol, mas que o Carlos Lopes era do Sporting.
Depois vieram brindes e sorrisos. Adultos felizes, partilhando comigo uma alegria que eu sorvia ao ritmo de um Capri-Sonne. Portugal. Sporting. Sporting. Portugal. Carlos Lopes. O hino! O hino! Adultos ainda mais felizes, alguns de lágrimas no olhos. Adormeci tarde, mas acordei cedo. E numa manhã daqueles agostos que eram parte de férias de três meses, corri para a rua sem a bola debaixo do braço.
O memorial da Super-Potência Desportiva está cheio de registos lindos.
Sempre a contribuir para o incremento do orgulho nacional.
Como não havemos de ser Sportinguistas?
voltei a ter oito anos novamente. Obrigado Cherba!
Também tinha 8 Anos! Papei tudo em directo!
Eu tinha 10 anos e o meu pai (já na altura atleta amador das corridas de estrada) que tem a mesma idade do Carlos Lopes vibrou como uma criança a altas horas da noite.
Foi das primeiras vezez em que me deixou (e ao meu irmão) estar acordados às 2h ou 3h da manhã a ver a corrida toda.
Carlos Lopes foi campeão olímpico com 38 anos e com 39 anos bateu o recorde mundial da Maratona em Roterdão.
Grande atleta…Grande Sportinguista
Sporting Clube Olimpico de Portugal
Que fixe, vou ser tio nesta gloriosa data.
Imagens inesquecíveis, lembro-me, quase, como se fosse hoje, de ter ficado acordado para ver a prova e de ter ficado eufórico com a vitória.
Não consegui segurar a lágrima com esta peça !
SL
Vejo que és uma rapaz novo, Cherba…
Foi uma madrugada memorável!
:)
SL
Lindo e realmente emocionante! foi das primeiras vezes também que me lembro de ter ficado acordado até mais tarde a ver televisão!… imaginem o que seria se naquela volta final no estádio entrasse lá um grande maluco que estivesse nas bancadas e desse ao Carlos uma bandeira do Sporting para ele terminar a corrida embrulhado nela!! Sem dúvida uma das mais memoráveis recordações desportivas da minha infância… juntamente com os 7-1!
Saudações Leoninas,
Até os Simpsons imortalizaram este momento :)
Snoop dog é do Sporting
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=420860
…porque a nossa força é Brutal!!!
Grande Carlos Lopes, lembro-me perfeitamente da conquista do Carlos, tinha 16 nessa altura!
O meu conterrâneo! grande atleta…
O porquê de muitos não entenderem o que é ser Sportinguista.
Ser deste clube não é apoiar o futebol, é apoiar o Sportinguismo.
O DNA Sportinguista, o da aposta nos jovens, na esperança neles como nosso presente e futuro. A fé e o trabalho em construir família, a Sportinguista.
Dai que os adeptos Sportinguistas exijam lealdade a estes jogadores de futebol vagabundos que pensam ter o rei (de Marrocos?) na barriga.
O Carlos Lopes desvalorizou-se bastante ao serviço da selecção.
hahhahaha
Este Carlão marcava muitos golos, além de correr os 90 minutos (92 para os Galináceos).
O desporto nacional seria uma formiguinha se, por qualquer acaso, a história não nos tivesse dado o Sporting.
E foi assim :-))):
http://videos.sapo.pt/6JDPZcfCquvnQ8aybHLR
Um dos grandes que me tornou Sportinguista.
PS. peço desculpa pelo à parte, Paulo Bento chama Josué. Ainda há alguém a achar que ele não se vendeu?
Esta é a selecção do j mendes e dos porcos corruptos. O p bento não se vendeu, mudou-se para o pântano…
Este presidente da FPF, as manobras, etc, etc… Tudo isto cheira a lodo… É por causa disto que tanta gente tem vergonha de ser português…
Só falta agora irem chamar o lica…
A seguir vai o Rafa. E se o Slimani continuar como titular na Argélia, ainda “nacionalizam” o Ghilas para o convocarem…
Eu tinha 12 anos. Dormia à hora da maratona porque a prova era “fora de horas” e não tive autorização para ficar acordado! Mas o meu pai, apesar de lampião, não resistiu (foi grande nisso) e perante a mais que provável vitória do Carlos Lopes foi acordar-me. Desci metade das escadas que ligavam o meu quarto à sala e fiquei ali… Foi nas escadas que cortei a meta em primeiro!
Ainda fico toda arrepiadinha!!!! :-)
Lembro-me perfeitamente. Férias no Algarve. Os adultos a ver a maratona e as crianças a dormir. Entra a minha mãe aos gritos no quarto. “Acordem, acordem. O Carlos Lopes vai ganhar!!!!”
E depois as crianças juntaram-se aos adultos na claque : “Vai Carlos! Bora Carlos! Estamos contigo, Carlos!”. (apesar da vantagem que ele levava dos outros, ainda fiquei nervosa…tanta coisa ainda podia acontecer que estragasse aquele momento… Só qdo cortou a meta é que fiquei descansadinha. )
Só agora é que dei com este video, mto bom.