Hoje escreves tu: Sportinguização

Tema muito interessante, o do aproveitamento das Escolas Academia Sporting para potenciar o Sportinguismo. Ainda para mais, aos olhos de alguém que trabalha directamente com essa ferramenta cheia de potencial. (desculpem o caps original, mas estou sem tempo para estar a editar).

SPORTINGUIZAÇÃO, by Nero

A CONVITE DO ANFITRIÃO DEIXO AQUI UM DESABAFO A PROPÓSITO DE UM TEMA TÃO VULNERÁVEL DE MOMENTO NO NOSSO CLUBE.

ANTES DE MAIS PERMITAM-ME O CARTÃO DE VISITA: EU SOU O RUI; SOU SPORTINGUISTA SE CALHAR MESMO ANTES DE SER RUI E TENHO A SORTE DE VESTIR DIARIAMENTE A CAMISOLA DO MEU CLUBE POIS SOU TREINADOR NUMA DAS ESCOLAS ACADEMIA SPORTING NO NORTE DO PAIS. A MINHA DISSERTAÇÃO BASEIA-SE NA MINHA EXPERIÊNCIA COMO FUTEBOLISTA QUE FUI, COMO TREINADOR QUE SOU E SOBRETUDO COMO ADEPTO QUE FUI, SOU E SEREI! ADIANTE…

AS EAS SÃO UM FRANCHISING DA MARCA SPORTING ESPALHADAS POR TODO O PAÍS COMO QUALQUER MACDONALDS, A DIFERENÇA É QUE NAO CONTRIBUEM PARA A TAXA DE OBESIDADE INFANTO-JUVENIL NEM TÊM UM PALHAÇO À PORTA… TÊM VÁRIOS! CALMA. NÃO NO SENTIDO DEPRECIATIVO DA PALAVRA MAS SIM FIGURATIVO. OS TREINADORES E COLABORADORES DAS EAS SÃO OS PALHAÇOS QUE ALEGRAM E INCENTIVAM CENTENAS DE MIÚDOS DIARIAMENTE, SÃO ESSAS PESSOAS, SPORTINGUISTAS OU NÃO, QUE OS ESTIMULAM A LUTAREM POR UM SONHO. O SONHO DE UM DIA VESTIREM A CAMISOLA SÉNIOR EM ALVALADE.

O GRANDE PROBLEMA AQUI É QUE ESTE SONHO SÓ SE CONSEGUE VENDER POR UNS MESES PORQUE RAPIDAMENTE SE PERCEBE QUE EXISTE POUCO SUPORTE DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL A ESTA PARTE. HÁ UM SUB-APROVEITAMENTO DESTAS ACADEMIAS… É FACTUAL QUE DEVEM DAR ALGUM LUCRO À EMPRESA-MÃE, NO ENTANTO A MEU VER AO CLUBE PODERIAM SERVIR NÃO SÓ COMO PONTOS DE SCOUTING MAS TAMBÉM DE MERCHANDISING DE CLUBISMO. A ATRAVESSAR UMA FORTE CRISE DE IDENTIDADE O NOSSO CLUBE TERIA TUDO A GANHAR SE ATRAVÉS DESTAS EAS ESPALHADAS PELO PAÍS ANGARIASSE NOVOS SÓCIOS, MELHOR (!), SÓCIOS NOVOS. SÓCIOS DESSES SEM CHEIRO A MOFO E QUE VALEM UM MÍSERO VOTO MAS QUE PODERÃO DAR OUTRA VIVACIDADE AO SCP E REDIMENSIONA-LO AO NÍVEL DE OUTRORA, JÁ QUE CADA SPORTINGUISTA DE DEZ ANOS GARANTE PELO MENOS + DUAS LINHAS DE DESCENDENTES AFICCIONADOS AO SCP.

CADA EAS RECEBE DEZENAS DE MIÚDOS E EM VÁRIOS ESCALÕES, E PELO QUE VEJO INFELIZMENTE ESTES MIÚDOS REPRESENTAM APENAS UM NÚMERO EM EUROS MENSALMENTE. ERA RECOMPENSADOR SE SE ORGANIZASSEM TREINOS ESPORADICAMENTE NA ACADEMIA EM ALCOCHETE OU UM TORNEIO INTER-EAS, ENFIM ALGUMA COISA QUE CATIVASSE AS CRIANÇAS E INERENTEMENTE OS PAIS DELAS, ALGUMA COISA QUE GARANTISSE NÃO SÓ AS INSCRIÇÕES NAS ÉPOCAS SEGUINTES MAS TAMBÉM A VAIDADE DE VESTIR UMA CAMISOLA LISTADA DE VERDE E BRANCO. O CLUBISMO COMPRA-SE… O SPORTING SÓ PRECISA DE O SABER VENDER PORQUE BOAS MONTRAS JÁ TEM.

ALÉM DISSO NUMA ALTURA EM QUE COMEÇAM A EMERGIR ESCOLAS DE OUTROS CLUBES, É IMPORTANTE NESTA FASE DA VIDA DO CLUBE MANTER A SUA HEGEMONIA NA FORMAÇÃO, A SPORTINGUIZAÇÃO EVITARIA OS EFEITOS DO ASSÉDIO DESSES OUTROS AOS NOSSOS PEQUENOS JOGADORES E, AQUI CONFESSO, DAR-ME-IA UMA CLARA AJUDA ENQUANTO TREINADOR DELES.

E QUE FORMA MELHOR DE CATIVAR MIÚDOS DO QUE POR EXEMPLO UM DIA COM UM JOGADOR SÉNIOR?? SIM, DESSES TAIS QUE APARECEM NA TV! OU AINDA UM BILHETE-FAMÍLIA PARA O JOGADOR DO MÊS PARA UM QUALQUER JOGO…

ENFIM, SERIA TÃO FÁCIL SPORTINGUIZAR SEM DIFICULDADE NEM CUSTOS ACRESCIDOS NESTAS EAS QUE EU COMO ADEPTO DO CLUBE E COLABORADOR NUMA DELAS SINTO-ME INCOMODADO COM TANTO DESPERDÍCIO.

Advertisements

52 thoughts on “Hoje escreves tu: Sportinguização

    • Simplesmente nao é aproveitado.

      E nao é aproveitado desportivamente e mais grave que isso não é aproveitado para dinamizar o Sportinguismo a pais sedentos de ver os seus filhos num grande.

    • Ja. E fi-lo por razoes desportivas quando me vi ameaçado por FcP e Slb na preseguiçao a 2 jovens jogadores fabulosos, que o Sporting quase deixou fugir! Mas no que toca á Sportinguizaçao é inadmissivel que o Sporting esteja assim tao distraido e deixe passar uma oportunidade unica de fazer crescer o Sportinguismo por esse país fora.

      • É que eu também estou à espera de uma resposta, há mais de um mês, a propósito de um evento que envolve algumas centenas de sportinguistas, e ainda não obtive resposta. Parece que nem por ter apontado as falhas de comunicação com a anterior direcção mereceu melhor sorte.
        No entanto, apesar de ser deprimente aperceber-me que determinados departamentos continuam com a orgânica emperrada, o caso que aponta tem (diria eu) demasiada importância para cair em saco roto. Esperemos que alguém acorde para a realidade, e dedique a atenção que esse tema merece. SL

  1. Obrigado Rui por apresentares uma grande ideia que penso que sera bem recebida pela direcção ainda para mais com um custo tão baixo relativamente aos dividendos futuros que daí podem resultar.
    Esta na hora de todos, em conjunto, ajudarmos a fazer crescer a nossa família sportinguista !
    Eu acredito muito no nosso futuro !

  2. aplaudo!

    no fundo fazer aquilo q as secções autónomas fazem, ou planearam fazer neste novo ano.

    é engraçado q as modalidades autónomas tem conseguido ter mais “ideias” q a casa-mãe.

    é engraçado tb pq ha mto pc tempo ouvi um tipo a gabar-se de no seu mandato o scp ter ganho ñ sei qtas centenas de títulos.

    mais a fundo e relativamente as EAS, de facto foram criadas inicialmente como fontes de receitas mas hj em dia isso ñ chega e é necessário dar o passo em frente.
    Tenho a realçar no entanto q um jogador q recentemente foi para os juniores, Palhinha, foi “scoutado” em Sacavém, onde existe uma Academia.

  3. Muito bem visto, é preciso aproveitar todos os nossos recursos, todos! Isto leva-me também a partilhar aqui a minha ida ao estádio ontem com o meu filho de 2 anos e meio pela primeira vez, e sinceramente para mim um desilusão. Passo a explicar, só olhar para o nosso símbolo, ou neste caso para o estádio não chega, é pouco para explicar o Sportinguismo a uma criança que ainda nem sequer pode entrar no estádio acompanhada pelos pais em dia de jogo( faltam meses), se bem que existem os youtubes que ajudam de que maneira incutir alguma coisa, o meu já canta O Sporting é o nosso amor, mas, é preciso fazer-se mais na falta de títulos!

    Falta muita coisa, que ontem constatei uma vez mais, volvidos 2 anos que já não me sentia tão bem perto daquele infeliz projecto croquette que pouco mais que serve para jogar a nossa principal equipa de futebol. O Alvaláxia, se no inicio já era mau, agora ainda está pior sem nada que quase identifique o nosso clube agora que a nossa loja verde passou para o Multiusos desportivo. Bem sei que não é explorado pelo nosso clube, mas, devia no meu entender haver um mínimo de exigência por “aquilo” ser simplesmente a única entrada livre ao “mundo” Sporting.

    Isto leva-me ao próximo reparo relacionado com esta questão da proximidade entre adeptos e o clube. Ontem em véspera de inicio de época, feriado, sol pergunto se não deveria haver uma porta ou varanda, ou camarote, sei lá o quê em que pudéssemos entrar breves minutos com a família, e em especial com as crianças para sentir a magnitude de um estádio de futebol, o cheiro e cor da relva?

    Por ultimo a nossa loja oficial, que foi, penso eu, por motivos financeiros relacionados com a renda do Alvaláxia, passada para o pavilhão Multiusos, e que está mais pequena, sem carisma e que mais parece uma loja de chinês, já para não falar dos preços absurdos das peças de roupa oficiais para adulto, mas, para criança é de uma atrocidade completa ignorar esta crise e em especial as militância das futuras gerações de sportinguistas!

    Vou sugerir a minha ideia de se fazer uma nova loja agarrada ao Museu e com o pano do fundo uma varanda para o nosso estádio!

    Não seria isso o melhor de 3 mundos?

  4. Caro Nero, obrigado pelo teu testemunho!
    Esta é uma tarefa para ser tratada com prioridade máxima pela nossa direção, que terá, certamente, a sensibilidade para isso.
    As outras direções, que nos têm “liderado”, estariam mais interessadas noutro tipo de assuntos…
    Abraço leonino!

  5. Sportinguistas por Luanda !
    Domingo à tarde para quem estiver por aqui, a bola vê-se no renovado espaço/restaurante do Sporting de Luanda no estádio dos Coqueiros.

    Juntos somos mais fortes !

  6. Isto era muito bem visto! Os miúdos quando se inscrevem ficam sócios? Não seria de pensar uma cena do género sócio à borla até aos 12-14?
    Se juntássemos à proposta do Nero algo que o Domingos Castro nos da através da entrevista (inter relação entre atletas – o que faz do Sporting o Maior) e se juntássemos a isto uma renovação da Marca Sporting, sobretudo através do Jornal Sporting que devia ser um super Jornal que formasse os sportinguistas a todos os níveis.
    Abraço

  7. O que podemos fazer é criar uma equipazinha de malta que esteja familiarizada com esta realidade, como o Nero está, criar um plano estratégico e apresentar ao Sporting. Basicamente, aprofundar as ideias que o autor fornece no texto e acrescentar outras.

    Nesta altura toda a ajuda é bem-vinda, porque a direção tem muitos dossiers na mão.

  8. Obrigado Rui por destapares mais uma situação deixada pelo JEBardo, pelo Flopes e pelo Sóares de Franco…

    Com as anteriores direcções foi só ‘fachadas’. Uma vergonha, pois tudo o que dava trabalho, mas engrandeceria a instituição Sporting foi, clara e distintamente, chutado para canto. O pior é que, como dizes, com a aposta de outros clubes na formação se não estivermos organizados e motivados vamos ser ultrapassados.

    Mais, aqui há umas semanas falei com o presidente de um dos núcleos leoninos e ele disse-me , para minha estranheza, que o SCP nos últimos 7 ou 8 anos não apoiou em nada esses bastiões leoninos espalhados por Portugal e também na diáspora. Eu sei que esta Direcção está a trabalhar nisso, contudo estas situações considero-as urgentes serem revistas pelo Presidente e sua equipa, para que consigamos potenciar a marca Sporting!!!

    SL

  9. Excelente “Hoje escreves tu”, sobre um tema maior. Como é fácil de ver em uma dúzia de respostas já há aqui uma data de ideias muito boas. Se houver vontade é num triz que se põe esta máquina a andar.

  10. Hoje li que o Jeffrén pode ir para o Espanyol, o Bolo de arroz para o Crystal Palace, que o Labyad está desmotivado (coitadinho), mas nada de concreto, só suposições…

    Temos uma Direcção que está a tratar dos dossiês… Quando for oficial saberemos… Até lá… Silly season…

    SL

  11. Cherba e q tal fazeres chegar esse e-mail à direção do Sporting? Acho q com esse presidente será com certeza uma ideia a colocar em prática!
    Acho q já a fizeste chegar ao nosso clube, mas pode ser q te tivesses esquecido ;)

  12. Há muito a fazer para ter a “casa” organizada. A chamada “aposta na formação” a ver ver tem de passar precisamente pela base.
    Porventura começamos a construir a casa pelo telhado (leia-se renovações dos jogadores agora promovidos a seniores) mas a verdade é que não restava outra alternativa nem houve tempo para que esta direção traçasse grandes planeamentos sendo que a proteção dos principais activos actuais teria mesmo de ser a prioridade. Espero, e desejo, que em breve, sobretudo após o encerramento da época de transferências se comece a olhar bem para dentro de casa e se reforce as “fundações” deste clube pelo país todo por forma a sustentar o clube para as próximas décadas.

    PS: Por falar em formação, haverá alguma forma dos sportinguistas espalhados pelo país poderem acompanhar a equipa B no jogo de hoje sem ser no estádio??

  13. Pois eu acho que o que o Rui escreveu é excelente e algo a pensar por parte da Direcção do Sporting apesar de achar muito dificil por em prática no imediato, o trabalho para juntar o puzzle de um milhão de peças deixado pelas anteriores direcções, não deve ser nada facil isto sem contar com as peças que devem andar escondidas debaixo de um tapete qualquer.

    Considero isto tão importante que penso ter deixado uma sugestão parecida quando o cacifo nos deu a oportunidade ou num post qualquer, não me lembro.

    Ando a pensar inscrever o meu filho para o ano na EAS aqui da terra, entretanto vou tendo contato com ela atravéz de um grande amigo que lá tem o filho e que só diz maravilhas da Escola e eu mesmo também já assisti a qualidade dela, principalmente o cuidado que existe pelos responsáveis de não estarem a educar “maquinas” sem principios.

    O problema da inscrição é mesmo o custo e eu com alguma ginastica acho que ainda consigo suportar esse custo mas há outros que nunca o vão conseguir, é pena mas algo de qualidade tem de ter o seu preço.

    Não é raro encontrar um miudo na rua ou num sitio qualquer com a camisola da EAS e isto parecendo algo menor, não o é, isto é o tal Sporting do futuro.
    Dai ter a certeza que as sugestões aqui apresentadas pelo Nero serem muito boas.

    É preciso um bocadinho mais para dar um bocado mais de força às EAS.
    Ainda vai existindo uns torneios na Academia ou no Verão como um recente no Algarve, onde umas largas centenas de miudos actuaram com a camisola do Sporting mas continuam a ser poucos.

    Andamos a “procurar” talentos por todo o lado e aqui mesmo dentro de portas podemos ter os futuros Ronaldos.
    Portugal é um país de talento no futebol, sobre isso é só certezas e por isso, todo o apoio nunca é de menos.

    • Ia escrever algo do género mas aqui o companheiro gnitropszar galdérias disse-o bem melhor do que eu.

      Estou certo que a direcção quando não irá descurar este temas tão importante, mas o tempo não chega para tudo.

      Excelente post!

    • A mensalidade ´e cara sim! E isso tambem deve ser objecto de analise mais tarde, porque a formaçao sofre de alguma desertificaçao em virtude dos preços praticados.

      • Uma duvida, o sporting apenas decide o valor do franchisin a pagar, a margem de lucro é decidida por cada escola penso eu..

  14. Eu também já estive minimamente ligado a essa área do clube, fiz parte do scouting para a zona de Leiria, e tinha também boa relação com a EAS da Marinha Grande.

    Portanto, o que posso dizer quanto à questão da Sportinguização, é que todos os assuntos, quer merchandising, quer ofertas simbólicas como a do bilhete família, quer a prospecção de novos sócios, tudo vai dar lugar à questão fundamental: Organização.

    Para mim o Sporting, está super desorganizado, em todos os aspectos, seja por incompetência dos seus funcionários ou por outras razões, a verdade é que é um clube desorganizado, e enquanto também não houver uma revolução a esse nível, estas questões serão sempre levantadas e nunca solucionadas.

  15. Nero, sou o sócio 20-740, tenho o meu filho nas EAS de Sacavém e posso te dizer (não sei como funcionam no Norte) mas a escola funciona bem, aquando da sua inscrição questionaram logo se era sócio, se o queria fazer de sócio, ouseja a tua questão de novos sócios é apresentada.
    A mensalidade não é por ai alem são cerca de 45€(a inscrição são 75€ mas oferecem a mala de jogo e o equipamento completo) tem depois tem desconto de 5% por ele ser sócio,
    O meu filho este ano foi à academia num evento de escolas EAS e concretizou um sonho do Pai que era jogar no estádio do Sporting, este ano penso que saibas os miudos tiveram a possibilidade de jogarem entre escolas no relvado do nosso estádio.
    Relativamente aos bilhetes posso também te dizer que desde que BdC entrou a presidente não mais o meu filho recebeu convites, mas que até essa data ainda com o porco do Godinho Lopes teve direito a 2 bilhetes em 2/3 jogos do campeonato em casa.
    Espero que o nosso presidente mantenha essa oferta mesmo que de forma esporádica.
    Concordo contigo quanto à possibilidade de estarem 1 vez ou 2 por ano com um jogador do plantel principal.
    Relativamente a questões de organização não tenho ideia, espero que pelo trabalham que realizam sejam minimamente recompesados.
    De resto até à data estou satisfeito não nos podemos esquecer que são crianças muitas ainda sem opinião própria e que o fundamental é dar-lhes a possibilidade de praticarem um desporto.
    No meu caso posso te garantir dá-me um orgulho enorme ver o meu filho vestido de verde e branco.

    Força Sporting!!

      • Para os MELÕES desta vida…

        ——————/´ ¯/)
        —————–/—-/
        —————-/—-/
        ———–/´¯/’–’/´¯`•_
        ———-/’/–/—-/—–/¨¯\
        ——–(‘(———- ¯~/’–’)
        ———\————-’—–/
        ———-’\’————_-•´
        ————\—————–

        FIGHT AND RESIST!!!

        Vamos Sporting Clube de Portugal! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!

  16. Ainda nao consegui compreender como deixamos chegar as coisas a este estado…mas BDC tem tudo para corrigir,evitar e educar novas mentalidades…O Sporting NUNCA ha-de acabar…mas temos que começar ontem…

  17. De salientar que somos o Clube Portugues com mais nucleos…temos que os aproveitar,miudagem…novos socios…promoçoes,excursoes…O Orelhas nos Porcos fez e continua a fazer isso muito bem…BDC faz-te a ESTRADA

  18. É bastante óbvio que o Sporting precisa de mais sócios, diria mesmo, muito mais sócios mas, para isso acontecer, é preciso que o Sporting dê boas condições para os sócios praticarem desporto, terem actividades recreativas e que sejam proporcionadas aos sócios serviços de qualidade ao nível da saúde, seguros, turismo, termas, serviços financeiros, imobiliários, informáticos, restauração, hipermercados, etc.

    A primeira coisa a fazer é separar muito bem o que é marketing do que não é marketing, segue-se a organização interna com o seu respectivo planeamento e depois é preciso arranjar associados que sejam experientes nessas respectivas áreas.

    Com muito mais sócios e adeptos pró-activos e com o merchandising em grande destaque (preservativos Sporting, papel higiénico Sporting, tampões Sporting, tudo à venda nos hipermercados) haveria forte crescimento das receitas.

    Tranquilamente, haveria liquidez suficiente para gerir o Passivo, pagando os respectivos juros e amortizando as dívidas.

    O verdadeiro problema é que não há quem perceba a diferença entre marketing e o resto que é o verdadeiro trabalho produtivo, pois o mais provável será que haja uma forte dedicação ao marketing, ou seja, só serve para animar parolos, deixando todos os problemas na mesma.

    • Para os SuperCagalhões desta vida…

      ——————/´ ¯/)
      —————–/—-/
      —————-/—-/
      ———–/´¯/’–’/´¯`•_
      ———-/’/–/—-/—–/¨¯\
      ——–(‘(———- ¯~/’–’)
      ———\————-’—–/
      ———-’\’————_-•´
      ————\—————–

      FIGHT AND RESIST!!!

      Vamos Sporting Clube de Portugal! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!

  19. Um bom exemplo do que deve ser a Sportinguização, Este é o caminho, incutir os valores do Sportinguismo nos milhares de jovens que frequentas as Academias por esse pais fora. Tem de se inverter o caminho actual, onde o comportamento de alguns adeptos e muitos até vimos aqui no cacifo, està a fazer é a benfiquização do Sporting. Ofensa fácil quando não há argumentos, Falta de valores morais, Mania de Perseguição, Desculpas de mau pagador, isso tudo são argumentos que fazem parte da forma de estar no rival, não na forma de estar de um Sportinguista. Uns conquistam adeptos com titulos, Outros que tem adeptos de herança, acabam por os perder, porque há uma renovação e os jovens já não se revem no vermelho, ora porque não ganham ora por outros valores. Por isso com os valores do verdadeiro Sportinguismo, Enquantos uns ganham (bem ou mal, seja da forma que for, isso não está em causa), outros vão perdendo a empatia com o povo (porque quando não se ganha, não se pode ter a arrogancia de ser os maiores) nós temos de ser o factor de diferença e mostrar que somos a escolha certa, pois somos a maior potencia desportiva Nacional, e isso tem de ser demonstrado nos actos.

      • Ainda agora, o Luiz Gustavo foi transferido para o Wolfsburgo por uns míseros 17,5 milhões de euros, ou seja, está claramente desvalorizado, apesar de ser campeão europeu no Bayern.

        Luiz Gustavo poderia tranquilamente estar valorizado bem acima dos 35 milhões de euros, quiçá mesmo acima dos 40 milhões de euros, mas como brinca muito na selecção tem-se desvalorizado consistentemente.

        Este é mais um argumento que se enquadra na minha teoria.

        P.S.- o CACIQUE DO CACIFO apagou outro argumento meu a referir a lesão do Guzman no treino da selecção holandesa.

  20. Nero,

    Parabéns pelo teu chamar de atenção!!!

    Tinha lá um sobrinho que adorava aquilo, mas teve de sair devido ao alto custo da mensalidade.

    Também não se vê que das EAS saiam alguns jogadores. Alguém referiu o Palhinha. Esperemos que mais possam ser aproveitados dando assim o exemplo e o incentivo que os pais procuram ao inscrever os seus filhos.

  21. Fodasse coitado dos miúdos que têm este gajo como treinador. Se o gajo já grita a escrever nem quero pensar os treinos! Aquilo que eu sei é que o zmerding daqui a 10 anos já não existe… está junto ao Belenenses !

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s