Próximo destino: Coimbra

É sábado, às 20h15. Os bilhetes custam 15 euros (ou 12,5 se entrarem como sócios da Académica).
A rede verde e branca já está à disposição de quem precisar de boleia!
https://www.facebook.com/events/461157660648360/
http://www.roadsharing.com/event/academica-x-sporting

Advertisements

111 thoughts on “Próximo destino: Coimbra

  1. CLASSIFICAÇÃO DOS ÁRBITROS NA 1ª JORNADA:

    1º João Capela – 7 pontos
    2º Pedro Proença – 7 pontos
    3º Rui Silva – 6 pontos
    4º Rui Costa – 6 pontos
    5º Jorge Sousa – 6 pontos
    6º Bruno Paixão – 6 pontos
    7º Duarte Gomes – 5 pontos
    8º Olegário Benquerença – 4 pontos

  2. Desculpem já estar com perguntas acerca de outro jogo, mas tenho família no Algarve que quer bilhete para o próximo jogo em casa. Recebemos alerta no email assim que estiverem a vender não?

  3. A julgar pela invasão repentina de Lampiões Azuis de Coimbra aqui no blogue, é melhor que os nossos adeptos e sócios que forem à Lusa Atenas apoiar o nosso Clube se deixem das tradicionais deferências para com a Académica e os academistas, e os tratem como se tratam os adversários que nos dão ganas de destruir. Sem contemplações nem cavalheirismos, porque trabalho é trabalho, e o turismo fica para depois.

  4. cherba devias “contratar” alguém para quando n estas presente ir apagando os comments. e q isto assim fica irrespiravel. este tripeiros a bicado ja invadiram outro blog nosso agoraeste… e inveja a mais

  5. Para conra estou com cagaró, sempre nos demos mal lá c os estudantes, pode ser que o Bruma já jogar….

    Com diz o indiano, o cacifo é uma chamuça do caril!

  6. Quem sabe o que está na origem de os adeptos do Sporting serem alcunhados de lagartos?
    Como todos sabem o fc porto tem no emblema um dragão -que de facto não se tratou de uma escolha dos fundadores, como os do Sporting que escolheram desde a origem o Leão Rampante. A certa altura da história foram autorizados pelo município portuense a acrescentar o brasão de armas da cidade ao emblema do clube, que inicialmente era apenas a bola azul com a iniciais fcp. O brasão da cidade é encimado por um dragão porque essa figura mitológica faz parte do brasão de armas dos Duques do Porto. Inicialmente o bicho aparecia apenas timidamente a espreitar para fora da coroa e nunca os portistas se intitularam dragões, mas desde o advento do Pinto da Costa que numa jogada de marketing passaram a explorar a ideia de os adeptos daquele clube serem os dragões.
    Mas adiante… todos sabem bem que entre o Sporting e o Benfica existe uma rivalidade ancestral, e que essa rivalidade extremada sempre levou os adeptos do SCP a desejarem a vitória do porto em detrimento do benfica, e por isso os benfiquistas começaram a chamar aos sportinguistas lagartos (designando depreciativamente o dragão como simples lagarto), em vez de Leões como gostam de ser chamados. Foi uma coisa que se entranhou, porque claramente os sportinguistas nunca se ralaram muito com essa alcunha, e até a usaram aquando da angariação de fundos para a construção do Estádio José Alvalade (o que existiu antes do actual) porque a direcção do Clube teve a ideia de mandar fazer umas cadernetas compostas por um género de selos que se podiam comprar mas em que a denominação em vez de ser em Escudos era em Lagartos. A acrescentar a isso diga-se que no antigo estádio havia um restaurante que era a Toca do Lagarto, para se ver que esse epíteto nunca incomodou a grande maioria dos sportinguistas.
    Tendo dito isto, e considerando que chamamos Lampiões aos de carnide -em alusão à célebre quadrilha de ladrões que houve no Brasil, por causa da fama da agremiação encarnada que desde tempos recuados se fez grande a roubar- fica assim claro que os portistas são os verdadeiros Lagartos por causa do lagarto que têm no emblema, e que também são Lampiões porque, como todo o Portugal sabe, dominam o futebol pós-25 Abril à custa de roubos iguais ou maiores que os que os Vermelhos fizeram e fazem.

    Mas a queda parece-me que está iminente, porque nenhuma organização criminosa dura para sempre…
    SL

    • Que grande salganhada que vai para ai, só para querer mandar o Sporting abaixo e dizer que o termo lagartos tinha a ver com o Porto.

      O termo lagartos vem mesmo dos títulos de subscrição para a construção do estádio. Basta pensar que na data desses títulos o Porto ainda não era clube nenhum, praticamente nunca tinha ganho nada, para se estar a associar o nome lagarto ao dragão….

      • Estás enganado. O brasão da cidade (onde está o dragão, que depreciativamente é tratado como Lagarto,foi acrescentado ao emblema do FCPorto em 1922 por ideia dum jogador:

        “Deste modo, o emblema do Futebol Clube do Porto, escolhido em 1922 por sugestão do jogador Augusto Baptista Ferreira, reproduz o que representou a cidade até à reforma heráldica de 1940 que lhe retirou a coroa ducal e o dragão” Joel Cleto, in Livro de Lendas do Porto.

        Quando o estádio José Alvalade foi inaugurado já existiam Lampiões,e também lagartos porque o bicho já tinha sido há muito acrescentado ao emblema.

      • …e não vejo em nada do que escrevi alguma coisa que possa ser tida como “mandar o Sporting abaixo”. Pelo contrário.
        Hic Sunt Leones, não lagartos.

      • O brazão pode ser dessa data, pode ter sido tratado de lagarto, mas não vejo o que isso possa ter a ver com o Sporting, nessa altura (talvez à posteriori, quando já nos chamavam de lagartos).

        Na data dos títulos de subscrição que chamaram de lagartos, o que é que o Benfica se ia estar a interessar com o Porto? Um clube que tinha ganho 2 ou 3 titulos… o Porto ai não era nada, simplesmente o Sporting e o Benfica nem pensavam neles para lhes dar essa importância.

      • Na altura da construção de Alvalade, os Sportinguistas tinham em relação ao porto, a mesma que hoje em dia deveriam ter ou seja indiferença sobre quem não nos diz nada. Os lagartos surgiram por serem o unico animal verde que existia ou era os lagartos ou os papagaios, mas esses são mais multiculores, hoje isso perdeu-se e chamam-nos lagartos depreciativamente por ser um ser que anda pela terra, um reptil. Agora nunca nos poderiamos inspirar em nada insignificante na altura para usar o cognome.

    • Boa…

      É curioso, eu estava convencido que o termo lagarto era uma alusão ao verde.

      Como estava convencido que o termo lampião era uma alusão ao estádio da Luz.

      Os morcões acordaram para a vida com o Bufas, comem o que ele lhes disser para comerem, nem que seja uma criatura imaginária…

      Os morcões são os lagartos ladrões…o meu puto, que é vidrado em dinossauros, traduziria isso literalmente como Raptossauro…

      • O termo Lampião enraizou-se quando o benfica esteve a usar o Primitivo estádio do Sporting (estádio do Campo Grande), e esteve lá várias décadas. O estádio da Luz ainda nem no papel estava…
        Aliás, o benfica também fez uma campanha de angariação de fundos em que puseram uns títulos a venda em subscrição pública, em que se referiam ao novo estádo como “Estádio de Carnide”. Suponho que é por isso mesmo que muitos de nós se referem àquele clube como o Carnide. Aquilo foi feito num descampado. Só mais tarde começou a ser designado por “…da Luz”.

      • 100% de acordo contigo e seguindo alogica, mas sabes que existem por aqui muitos dragartos, que são aqueles sportinguistas que vivem em função do porto etudo o que acontece no futebol portugues tem aver com esse clube.

      • Pois, ignorância a minha. Nunca liguei pevide ao (agora) Partizan de Carnide, e como sou do Porto (cidade) também nunca tive proximidade física com a realidade deles…

        Ok, pronto, já fui algumas vezes ao Colombo…

    • Boa posta.
      Uma vez fiz uma visita ao Palácio Foz, na Praça dos Restauradores, e lá disseram-me que a história dos lampiões vem dali. O senhor que fez a visita guiada disse-me que ali se juntavam as pessoas ligadas ao Sporting, numa sala que fica por cima da loja maçon nas catacumbas. Consta que ali se juntavam os Sportinguistas e do outro lado, na casa do Alentejo, se juntavam pessoas ligadas ao Benfica. Acho que a designação de lampiões vem dos candeeiros de mão, mas não me lembro da associação exacta. Vou ver se consigo descobrir um dia.

      • Há alguma confusão com os candeeiros, de certeza…Ninguém vai chamar candeeiro a um gajo do carnide se o quiser ofender, não tem lógica. A realidade é que na primeira metade do século XX as notícias acerca da quadrilha do Lampião que houve no Brasil dominavam as notícias dos jornais nacionais. E como os nossos vizinhos sempre foram dados a falcatruas, começaram a ser assim apelidados. Não por darem luz ao mundo.
        Mas se não sabes, ficas a saber que o Palácio Foz nos Restauradores (que é um palácio admirável, diga-se de passagem) já foi a sede oficial do Sporting CP.
        Julgo que na era dos 5 violinos ainda era aí…

      • Diogo, isso se calhar tem a ver com a tua idade. Provavelmente tens presenciado mais Lampionices Azuis, e isso traumatiza. Mas dever compreender que o Sporting tem MAIS DE UM SÉCULO de história para contar, e a rivalidade com os vermelhos está entranhada na mente do pessoal mais antigo.

      • Mais de um século de história para contar e vai continuar a vencer, porque tem uma força brutal que nunca vai acabar!

    • Não vez nada depreciativo?

      Então se tu mesmo vais buscar a parte das figuras em que explicas que o dragão é um lagarto em grande, isto é o quê? Todos nós sabemos o que os benficastas nos acusam nos últimos anos em termos de subserviência em relação ao Porto, e esta tua teoria encaixa precisamente nisso. Mas esta teoria apenas surigiu nos anos 90/00… Nunca nos anos 50.

      • Eles chamam lagartos aos sportinguistas há muitas décadas. Já te disse: o estádio Avalade foi inaugurado em 1956, e já aí a alcunha estava enraizada.

      • Não sei em que é que é isso possa ter a ver com a questão, até porque encontro pessoas muita mais velhas que eu a dizerem esta mesma teoria. Mas vais-me dizer que nos anos 50 havia algum interesse pelo porto? (em termos de adeptos do scp ou slb?)

        Tenho 31. (entretanto só poderei ver a tua resposta mais tarde… mas verei com todo o gosto)

      • O pessoal do Sporting SEMPRE preferiu que fosse o porto a ganhar o campeonato do que o benfica. Não foi só o ano passado…

      • A comissão para a construção do ‘Novo estádio’ deve ser dessa data que apontas. mas mais me ajudas: o termo “lagartos” já existia, não apareceu com o apogeu do fc porto

      • Não sei se é bem assim. Eu, por exemplo, sempre tive mais aversão ao porCo! E mantenho. Não tenho o mesmo ódio aos hillbillies do carnide.

      • Porra, já te disse que esse selos foram criados para angariar fundos para a construção do estádio. é lógico que existissem alguns anos antes da inauguração.

        E também te enganas quando dizes que o Porto nunca tinha ganho nada. É só ires ver o historial do Campeonato de Portugal, da 1ª Liga, do Campeonato Nacional da 1ª divisão e da Taça de Portugal.

    • Miguel Valle de Figueiredo refere-se à origem da designação de Lagarto: “Daqui vem o nome “Lagartos”, assim apelidados os títulos da subscrição para a construção do estádio “José de Alvalade.”
      De facto, tanto quanto me recordo era uma designação carinhosa utilizada entre sportinguistas. Dizia-se, até, “lagartinhos” para referir o valor dos títulos de subscrição do Estádio de Alvalade e aqueles que os compravam. Isto é, nós, os sportinguistas.
      Depois, a passarada de Carnide achou por bem dar-lhe um conteúdo depreciativo. Vindo de quem vem…
      Para mim, o termo “lagarto” ou “lagartinho” tem um significado amigável e refere-se aos sportinguistas que contribuíram para que o Estádio de Alvalade fosse uma realidade! ;-)

      • Sim, mas porque que razão esse termo foi usado nesse evento? Não será porque já existia no léxico “futebolês”?

  7. O senhor que te guiou na visita não acertou. O benfica não tinha a sede na Casa do Alentejo coisa nenhuma. Era sim na Rua Jardim do Regedor, em frente à Casa do Alentejo.

  8. Peço desculpa. Eu apenas pretendia escrever algo que ao mesmo tempo elucidasse o nosso pessoal acerca de alguns mitos, e ao mesmo tempo enxotar a invasão de Lampiões Azuis que apareceu aí.
    Mas também aprendi algo com o Hic Sunt leones, porque aquela definição de lagarta, a morcona, faz muito sentido.
    Thanks

  9. in topic no off topic:
    (ouserá off topic no agora in topic??)
    bem, nao interessa, vamos lá:

    nao me chateia nada que oa caramelos de carnide, nos chamem de lagartos, até porque eles só nos chamam isso, quando teem de olhar para cima para nos verem…o que nao tem acontecido muito nos ultimos anos…portanto deixá-los chamar-nos lagartos, enquanto esticam o pescoco de galinha a ver se nos veem…
    antes isso que aquela atitude de; ah coitadinhos até gostamos que eles estejam fortes, para dar interesse ao campeonato e bla,bla,bla…conversa de trampa, no fundo só querem mostrar superioridade, portanto venha de lá essa treta de lagartagem, porque me parece que este ano,(e se o pneus nao quiser largar os 8 milhoes, para despedir o jasus)é o que vos vai acontecer…porque até nem me parece que o bufas vos deixe arranjar muitas capeladas este ano…

    in topic
    espero que Coimbra volte a ter novamente encanto para as nossas cores, (até porque agora, parece que temos equipa e nao um grupo de excursionistas pagos como profissionais da bola)
    VIVA O SCP

      • És tão esperto que deves ser lampião… é que só pode!
        É que ser mentiroso dá trabalho… pelo menos se quiseres ser um “bom mentiroso”… mas como lampião (ou croquete, o que em termos práticos acaba por dar ao mesmo) esperto (uma redundância) que és, nem te deste ao trabalho de construir a tua fachada…

        És burro!
        És lampião!
        Tens em casa uma porrada de quilos de MELÃO!!!!

        Nem te vou dizer como sei que não és sócio… isso era trabalho teu!
        Sei que não és e ponto! E tenho provas disso… aliás, foste tu mesmo, que na tua “espertice” te chibaste todo…

        Vai mas é lá para os blogs do glorigozo… condiz contigo!

    • Desanimado, engraçado que eu também sou sócio há 32 anos e os nossos números de sócio diferem mais de 40.000 números um do outro. Fizeste certamente parte da última recontagem e pediste para aumentar o teu número para dar pica.

      Sporting Sempre

      • Foste embarretado só pode, secalhar és sócio do sporting farense e pensas que és do verdadeiro Sporting!

      • Não, desanimado. Há 28 anos que vou à bola e nunca me enganei no Clube. Bastante ridícula a tua participação neste Cacifo mas cada um sabe de si. Nem me vou dar ao trabalho.

        Sporting Sempre

    • Esse “leão desanimado” não votou em ninguém (pelo menos no nosso clube) porque esse n.º de sócio não consta nos cadernos eleitorais…

  10. Caguei-me a rir agora com o comentário do Tozé Marreco (avancado do Tondela, no “jornal” O Logro):

    “Se eu me chamasse Marrecovic, sei bem onde estava”

    Se sentido de humor valesse golos!….

    • so vi os ultimo 30minutos..
      MAS
      e o que vi foi o Paços em cima do Zenit, sempre a trocar a bola, sem se precipitar
      a criar variadissimas ocasioes de golo, duas delas clarissimas
      E a sofrer, com azar um golo imerecido num grande , mas brutal pontapé livre!
      Quanto à habilidade do costinha, não tenho opiniãpo

      • Vi o jogo por duas razões:

        1
        confirmar se o Paços era aquela vergonha que vimos contra o Braga… não é!!!
        O jogo contra o Braga é que foi uma vergonha…. resultados combinados!
        A promiscuidade que existe entre Porco Brasga e Passas… é Criminoso!

        2
        Queria ver bola sem sem no Mac :)
        Vi um Paços a correr muito, a jogar concentrado mas sempre em esforço.
        Os outros esperaram ( à bom Italiano) pela hora H e darem as machadadas nos Bimbos.

        Clean Clean

  11. O termo Lagarto aplicado aos Sportinguistas deve-se apenas ao facto de a dada altura da nossa história, algum artista menos habilitado fez uma representação do Leão Rampante tão má, mas tão má que parecia… um lagarto. Esta é a história. Está na “Biblia do Sporting” da PrimeBooks. Livro que tive o prazer de paginar.

    • Lol, deves estar a referir-te ao leão que o “artista consagrado” que o Sousa Cintra contratou para pintar no, à época, novo autocarro do Sporting. O treinador Marinho Peres quando foi à rua ver o novo autocarro até ficou desanimado, e disse que parecia um javali… lol
      Mas os Lagartos são muito, mas muito anteriores….

      • Estive agora a pesquisar e essa “Bíblia do Sporting” é um livro infantil, para apresentar o Clube às criancinhas em formato muito ingénuo.
        E se isso lá está escrito, é um abuso e uma oportunidade que o escritor perdeu de propagandear a história do Clube de forma a elevar o nome do Sporting, em vez de vir com uma coisa dessas.
        E volto a dizer que a história dos clubes em causa é paralela e muito antiga, e esses termos são ancestrais.

  12. Mas que explicações mais rebuscadas pra explicar os termos “lagartos” e “lampioes”.
    Não inventem pessoal ,lagartos por sermos verdes e lampiões devido ao estádio da luz , o resto é imaginação pródiga.
    E todos a Coimbra se faz favor.

  13. Ai Coimbra, Coimbra (ai, ai…)

    É o único jogo do ano em que não me interesso pelo resultado, fico sempre (in)satisfeito, seja que resultado for.

    Ai Coimbra, Coimbra (ai, ai…)

    • Sir Bobby!
      Nesta fase da época não tenho dúvidas… que ganhe o SCP!
      Só há uma forma de torcer pela AAC em desfavor do Grande… é o SCP ter a sua situação classificativa resolvida. Como não está… que ganhe o Grande e que a Briosa recupere estes pontos contra orcs e corruptos…

      • Compreendo-te e tento sempre pensar dessa forma, mas no estádio a ver o jogo dou por mim a cantar Briooooooosa! E de seguida “Só eu sei…” e a bater palmas por tudo e por nada!

        Uma maluquice pegada!

      • Desde o jogo com o Peñarol e da taça de Lisboa há mesma hora que compreendo perfeitamente a nossa esquizofrenia!!! =)

  14. Esse “leão desanimado” não votou em ninguém (pelo menos no nosso clube) porque esse n.º de sócio não consta nos cadernos eleitorais…

    • Não era para dizer isso, moça!
      Assim estás a dar espaço a estes palermas para entenderem como se monta uma mentira!
      Mas foi mesmo assim que eu “descobri” que esse palerma de lagarto, tem tudo… ou seja, é rasteirinho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s