Deixem-me sonhar, caralho!

Tenho uma séria dificuldade em lidar com o meu Sportinguismo, pois ele assenta no meu lado de miúdo fascinado por camisolas verde e brancas de Leão Rampante ao peito. À medida que crescemos e vamos aprendendo, parece haver uma maldita voz criada para nos buzinar a alma com a teoria dos pés assentes no chão e de que quanto mais alto é o sonho maior é a queda. Creio, no entanto, que um dos segredos para dar cor à vida é passá-la tendo como objectivo, precisamente, nunca perder esse lado de criança e essa capacidade de «ver cenas fixes» por mais caótico que seja o cenário.

Ora, e estarei muito longe de sentir isto sozinho, por mais movediças que sejam as areias por onde caminha o Leão Rampante, esse meu lado de miúdo obriga-me a acreditar, sempre, em conquistas, em sorrisos, em golos, em histórias para guardar. Não sei viver o Sporting de outra forma. Começo cada época com a cabeça nas nuvens e por mais que sejam as vezes que caio, com estrondo, no chão, recuso-me a mudar a minha forma de ser. Recuso-me a olhar o futebol como uma máquina de fazer dinheiro, em vez de um prazer que nasceu em «relvados de alcatrão com postes feitos de pedras da calçada». Recuso-me a olhar o Sporting de forma comedida, ponderada, mesmo que por vezes transpareça esse estado de espírito. Para mim, Sporting é isto! É este sorriso interior que não se apaga, é este estômago apertado pelo risco de mais uma queda das nuvens, é os olhos vidrados sem justificação.

Eu sei que as goleadas não vão durar sempre (mas pode ser mais uma para a semana, pois pode?). Eu sei que temos que lidar com o bicho mais numeroso desta selva, as hienas, muitas delas disfarçadas com pele de Leão. Eu sei que se tentará desvalorizar, constantemente, o que o meu Sporting faz (o Arouca era uma merda e com a Académica a música seria outra; afinal a Académica também não tem estaleca; até no andebol, depois de se conquistar uma Supertaça contra um adversário extra de apito na boca, se quer passar a ideia que o fcp já tinha a cabeça no palyoff da champions). Eu sei que esta equipa ainda está em fase de laboratório. Eu sei que as bolas aéreas defensivas estão longe de estar afinadas (olha eu a suspirar pelo Dier). Eu sei, eu sei, eu sei… Mas também sei que vi o Rui a voar festejando golos; que este Sporting é formado por jogadores que ali querem jogar e que festejam os golos como equipa; que o William, o Adrien e o André me fazem sonhar; que continuo a apostar as fichas todas no Carrillo; que o Wilson quase marcou um dos golos do ano; que o Cédric cresce cada vez mais; que o Jefferson me vai calando; que o Montero é craque em cada toque que dá na bola; que temos homens como Capel no banco… E que, no espaço de 24 horas, demos três patadas bem dadas na tromba de milhões de hienas.

Olho para Leonardo. E sorrio. Ainda bem que temos alguém que transparece tanto sangue frio à frente da equipa. Ele que gira a emoção dos jogadores. Ele que nos chame à razão. Eu, enquanto Leão, adepto e eterno miúdo, reservo-me a pedir algo muito simples: deixem-me sonhar, caralho!

 

Anúncios

128 thoughts on “Deixem-me sonhar, caralho!

  1. Não podemos esconder que apesar de haver aquele medo, aquele “pés bem assentes no chão” devia ser o lema a aplicar agora… Mas porra somos leões, vibramos e suspiramos todos os dias com este clube!
    Eu nas minhas ultimas duas semanas tenho contado as horas para um jogo do Sporting. Eu estava super nervoso com o Arouca, e estava super nervoso com a Académica. Eu festejei os golos como se de finais da Liga dos Campeões se tratasse! Eu acabou o jogo e fui ver tudo o que era blogs e noticiários só para ver os comentários a este nosso renascer! Eu vou-me deitar e tenho um sorriso na cara!

    Pés bem assentes no chão, mas não nos tirem esta chama, esta paixão e desejo de irmos longe! O Sporting é amor. E o amor é doidice, loucura, é arriscar! E tudo isto terá ainda mais lógica quando derrotarmos o Benfica! “Calma…” dizem vocês? Calma nada, eu quero ganhar e quero sorrir com o meu clube!

    Sporting eu amo-te!

  2. A caminho dos 60 anos posso dizer que este texto me fez pensar na vida e aumentou-me a vontade de gritar Sporting ainda mais alto!!! Sim eu quero sonhar e agradeço-te a ti Cherbakov ajudares a alimentar os meus sonhos leoninos!!!
    Vamos Sporting! Estamos todos ao teu lado!!!

    • A caminho dos 50 anos, também tenho marcas dos revados de alcatrão e das balizas com pedras da calçada! e tenues lembranças de amor à camisola.

      Em relação ao sonho e ao voar alto:
      antes do jogão vi o filme “haine” que acaba mais ou menos assim …

      O problema não é a queda, mas o seu impacto!

      Hoje! – Temos Homens para preparar a forma de aterrar e levantar em voo ainda maior.

      O Sporting é imortal!

  3. Tambêm eu quero sonhar….e para isso me visto a todo o rigor e me sento diante da TV para ver o meu Sporting, depois de algumas buscas para encontrar o tão desejado link. (aqui longe é dificil de ter ao canalque transmite os jogos da liga vivo em Florida USA)Mesmo assim lá consegui com uns cortes aqui e ali, ver como os nossos rapazes deram um banho de futebol á Academica. Como não tenho com quem partilhar esta emoções salto e grito de alegria juntamente com a minha paxão de Sportinguista desde que me conheço. Obrigado Cherba pelos teus postes, obrigada a todos os Amigos Sportinguistas palo calor dos vossos comentários, obrigado Sporting Clube de Portugal por seres o meu único amor. SL

    • António, sempre que o Sporting estiver prestes a jogar, podes passar por aqui que nós damos uma série de links. Até podia colocá-los já aqui, mas pode trazer problemas ao blog (questões de anti-pirataria) e não o vou fazer.
      Abraço com um oceano de distância.
      Vivó Sporting.

      • Obrigado Diogo. O Cacifo é para mim o #1 para ler e apreciar os comentários ás diversa situações, boas ou más, do nosso clube. Sou sócio efetivo do Sporting e nunca assisti a um jogo em Alvalade, mas tenho fé que esse dia vai chegar. Um abraço e Saudações Leoninas.

  4. Ai como é bom assim acordar,
    com o sol na janela e a magia no ar
    Olhar nos teus olhos e ver coisas sem fim,
    e voltar para casa com esta música, dentro de mim

    Um fim de tarde como este, aqui para nós,
    mesmo com outros parece que estamos sós
    Mais um café que a noite já aí vem,
    gente como tu é o melhor que o mundo tem

    bem vindo de volta Sporting Clube de Portugal…

  5. O meu sentimento é exactamente o mesmo.
    Agora é fazê-los olhar para cada jogo sem pressão, dizer-lhes que se divirtam e que joguem o máximo que sabem. A equipa joga muito à bola e irá jogar ainda mais.
    Pergunta que me coloquei antes de ir dormir: quantos, como eu, acham que se toda esta trapalhada em volta do Bruma não tivesse acontecido, o Wilson teria sido mais uma vez emprestado? Há mesmo males que vêm por bem.

    • Acho que tens toda a razão do mundo. E o Wilson não merecia mais um ano fora… que se desse um ano de experiência em casa, se não servisse era uma coisa. Mas a verdade é que acho que o Wilson é importantíssimo no 11 de Jardim. Nem só de estrelas se faz uma equipa, mas com jogadores esforçados e cumpridores. O Wilson é tudo isto. E tem ainda a facilidade de remate que era um mal dos nossos jogadores, tinham todos medo de rematar, era sempre a pedir licença…

    • Acho que o Wilson mesmo com o Bruma no plantel nao tinha sido emprestado. O que ele tem mostrado até agora está muito acima daquilo que o vi fazer em pré-épocas anteriores. Noutros anos parece que acusava o peso da camisola, agora não… ele anda a ameaçar um golo daqueles que levantam estádios, já o fez com a Fiorentina, se bem me lembro, com o Arouca, e ontem atirou ao poste… está a corresponder à aposta, se fizer um ano neste nível, com jeitinho pode ir desvalorizar para o Brasil.

      • Tal como disse o Cacifeiro Diogo Carvalho, o Wilson está a jogar de maneira intensa, concentrado, focado no jogo, em desmarcações constantes, remates de 1ª tendo marcado assim 1 golo no Canadá, 2 ou 3 remates perigosíssimos na pré-época, contra o Arouca quase que bisa assim, ontem envia um remate ao poste, e no golo do Rojo, o remate dele ía direitinho ao canto da baliza antes de embater nos centrais, juntando já duas assistências para golo….justíssima a sua titularidade.
        Grande Wilson Eduardo, não inventa, joga prático, e a retribuir em campo, a justeza que Leo Garden demonstrou quando na pré-época, não olhou a nomes e punha a jogar, os mais competitivos, tais como o W. Carvalho e o próprio.
        Wilson está simplesmente a jogar futebol… respeitam-no e ele respeita o jogo.

  6. bom dia cacifeiros (com um grande sorriso nos lábios)
    um pequeno of topic: (ou melhor uma pergunta:

    nao vi a entrevista do Bruma, (e nem sei se me apetece ve-la, um bocado cansado de todo este imbroglio), mas depois de ler os comentarios da maioria do pessoal que a viu, assaltou-me uma duvida:
    foi falada, (pelo macaco advogado), num rapto atentado contra o jogador…a minha pergunta é: dados os sinais, evendiciados pelo jogador na entrevista, haverá com estudos ou conhecimentos em expressao corporal, que ache que será o que se tem passado com o Bruma, mas relativamente ao tutor e ao “representante legal”???

    poderá o SCP fazer um estudo sobre isso e contrapor contra as acusacoes de rapto que foram feitas contra o clube??

    desde já obrigado…

    • Alem disse ver a idade verdadeira.dele. Viu – se claramente que estava baralhado por aqueles 2 .ja o bebiano.ficou intalado com o jornalista Nuno Dias. Ate o jornalista viu que ele so quer e dinheiro.e esta – se a lixar para o.rapaz.

      • Pela entrevista vês claramente que o puto não é tido nem achado em nada, é um boneco nas mãos dos agentes. Então a parte em que ele fala que estava a jogar PS com um amigo quando lhe ligaram a dar a noticia da decisão do CAP, diz tudo…
        É claro que os bebianos e baldes têem o puto preso pelos tomates, e ele nem tem bem a noção de onde o meteram, acho que ele quer é jogar à bola, e deve andar todo roído de ver os jogos de fora, porque o Bruma tem uma coisa muito importante e que faz a diferença mais que a qualidade técnica, ele tem grande intensidade competitiva, aquele detalhe que em cada arrancada o faz querer chegar primeiro à bola, querer ganhar, ser melhor.

    • Antes de ver a entrevista queria que o Bruma passasse a levar águas aos garotos dos iniciados. Depois de ver o miúdo na tal entrevista, acima de tudo deu-me muita pena e sem dúvida que ele não decide nada… Os filhos da puto dos babuínos e baldes de merda deviam ser responsabilizados por esta merda!

    • acabei de ver a entrevista, (lá me decidi…), e…nao gostei… nao gostei porque aquilo é de alguem que foi ali para dizer o politicamente correcto, mas nao acredita no que esta a dizer…pareceu-me estar a ver uma encomenda( dos 2 “encarregados?), para poderem dizer que : ah e tal sempre quisemos que ficasse e bla, bla, bla , mas toda a expressao corporal do Bruma é de alguem que esta a mentir, daí nao conseguir olhar de frente quando está a responder…

      Bruma, falhaste no exame oral…melhor sorte para o escrito…

      • Ele acaba por não dizer nada, precisamente porque está condicionado pelos representantes em não dar respostas comprometedoras. Por isso mesmo as respostas dele não passam do “isso é com o meu encarregado”, “sobre isso não posso falar”, etc.

      • É mais : eh pá eu não shei pára onde vou esjógar!
        O bruma mais que tudo, revela a preparação intelectual e o qi de um penso higiénico!
        Para além da tramoia toda faz-me pensar se é de debeis mentais que precisamos na equipa…

      • Correctíssima avaliação.

        Ele não sabe falar, ele não quere falar, ele mente, ele goza….Ele quando for grade quer ser como o Bebiano Baldé!

        Ele se quer pensar um dia jogar no Sporting Clube de Portugal…. vai ter que levantar ainda muito Lázaro!”

      • Ele é tão limitado que nem sabe o que está a dizer… Morri quando ele diz: “vou ver o jogo do Sporting com a Académica, até porque não tenho nada que fazer”…
        Enfim, o assunto está esgotado. O moço é burro, entregou-se cegamente nas mãos erradas e revela uma pobreza de espírito e falta de carácter que não quero ver no meu clube. Nem sequer consigo ter pena dele. Quero vê-lo longe e sem contaminar a equipa.

  7. depois da vitória na CAP, da conquista da supertaça em andebol e da goleada de ontem este post é a chamada cereja em cima do bolo. Ser do Sporting é do Cacifo!

  8. ha muitos anos que nao vibrava tanto com o nosso sporting, que nao via a equipe jogar tao bem (longe de perfeita ainda!), que nao sentia confianca na direccao e treinador como agora.

    Por isso claro que estou contente, claro que podemos sonhar, mas cabeca nas nuvens, pes no chao.

    O meu sonho e ver um Sporting tao grande como os maiores da Europa.

    Com jogadores da academia, que sintam a camisola, que crescam como Homens e jogadores no Clube, que deem retorno financeiro ,mas tambem desportivo, saindo no tempo certo, para ter grandes carreiras, e permitindo ao clube pagar os 80M a banca, bem antes do tempo.

    O meu sonho e ter um pavilhao junto ao estadio , onde equipes de (tambem) volei e basket de top (pelo menos nacional) jogam e ganham com o apoio das bancadas cheias.

    O meu sonho e ver o Sporting respeitado, pelas instituicoes desportivas, pela Cs, pelos adversarios, pela sociedade em geral.

    O meu sonho e o clube ter um canal de televisao proprio.

    O meu sonho tem ate prazo (merdices minhas). Sao 10 anos.

    E os meus sonhos estao a comecar (devagar mas firme) a concretizar-se.
    Passo a Passo se faz o caminho.

    Proximos passos: Vender os monos e ganhar ao fifica por meio a zero.

    SL

    • Ficou-me na memória (não na bruma, coitado do puto – meteu pena!, não tinha ideia da sua capacidade mental), o Jorge Sampaio a dizer isso mesmo depois de ter votado nas eleições do SCP. Crescer devagar mas firme.

      O meio golo pode ser aos 92 min de jogo!

  9. Mais um texto enorme Cherba! O nosso Sporting começa-se a endireitar…e, quando há competência e as coisas são bens feitas, que potencial que temos!

    Tou mesmo a gostar disto! Que continue este trabalho de seriedade e honrado por quem trabalha no Sporting. Isso é claramente sentido pelos sócios e adeptos leoninos.

    Vamos encher Alvalade no próximo fim‑de‑semana!!

    Venham mais posts destes tb. Assim…brutais!

  10. cherba, tenho orgulho em ter adeptos como tu no meu clube :)

    em relação ao jogo de ontem, fomos enormes, enormissimos *-*

    ps- para a semana temos outra, ai temos temos :b

  11. O que me deixa mais orgulhosos nem são as goleadas.
    É vencer com jogadores nossos, formados na Academia e que não jogam apenas por dinheiro.
    Que diferença Meu Deus!
    Vemos aquele brilho nos olhos do Wilson, do William, do Adrien, do Rui, etc
    e percebemos que podíamos ser nós, se Deus nos tivesse talento para isso.

    E já agora, ter um treinador a sério também ajuda.

  12. “tu vais vencer, porque a nossa força é brutal…”
    é isto que sinto quando vejo estes jogadores em campo, quando vejo um treinador que percebe de futebol e é bom condutor de homens, e também quando vejo um presidente que não é um “boneco” como os que o antecederam.

    Os meus 33 anos de sócio e 43 de idade fazem-me ver o Sporting exactamente da mesma forma como o Cherba descreveu no post, amo o Sporting como amo os meus pais (embora de forma diferente, claro), e neste reerguer em que sempre acreditei depois de ter visto nas últimas eleições a corja bafienta dos “roquettes & croquettes” arrumarem a trouxa á pressa “bazarem” e depois de ter assitido á grande AG em que se provou que os Sportinguistas estão com a direcção e esta com a grande intenção de servir o clube e nunca se servir dele como tem sido habitual nas últimas décadas.

    Chego hoje ao trabalho, de peito feito e de sorriso nos lábios, pronto para ver os lampiões de cornos baixos e receosos pelo próximo fim de semana.

    ISTO É O SPORTING!

  13. Ontem no final do jogo, um amigo meu disse-me que tinha que ir ao Cacifo. Agora que aqui cheguei percebo o porquê! Não sei se vou comentar muito, mas vou ler até me doerem os olhos! Um blog assim só podia ser do Sporting!

  14. Obrigado CHERBA por, inadvertidamente pois não nos conhecemos, teres feito o post do meu estado actual de Alma!!!!

    VITÓRIA contundente em Coimbra com um ambiente fabuloso (eu estive lá, carago!)
    VITÓRIA no caso Bruma e vitória sobretudo dos clubes q apostam na formação contra as tais hienas q gravitam em torno do nosso futebol…
    VITÓRIA na SuperTaça de Andebol e contra os porcos, confesso q a mim sportinguista da cidade do Porto, sabe-me tão, mas tão bem…..

    Também continuo preocupado com o jogo defensivo aéreo do nosso SCP e com a ocupação dos espaços na grande área e zonas limítrofes…. E a entrada do Dier e o desvio do Rojo pode ser uma excelente solução para jogos mais complicados….
    O q acham, Cacifeiros?!?

    Viva o SCP!
    SL

    • Não concordo com a possível saída de Jefferson da lateral para fins estratégico-defensivos, ontem estava “ligado á corrente”, é daqueles que quando aquece (entra no jogo…), só pára quando o árbitro tri-apita para o fim.

      • Yep, também ainda não percebi porque raio havíamos de tirar o Jeferson da esquerda! Teve que se adaptar a uma nova realidade e exigência, agora está a crescer e a justificar a sua aquisição é que o querem tirar? Com todo o respeito à sua opinião e ao Rojo, acho que esta equipa é muito forte para ele, o Dier vai ser brevemente o titular, esperava também que o palhaço do Ilori o fosse, mas, que fique muito tempo encostado até se arrepender de andar a cuspir no prato que lhe deu de comer, esta repentina competição entre colegas de equipa só nos vai beneficiar, eles vêm-se obrigados a superarem-se e por um lugar na equipa principal!
        Belisquem-me se estou a sonhar, mas, ainda no ano passado eram quase todos uma belíssima grande bosta, quase ninguém jogava nada, e agora já estamos a encontrar problemas para quem é que devia ser ou não titular, não pela mediocridade, mas, sim pela imensa qualidade demonstrada jogo apôs jogo!

        PS E aproveitando o tema do post, e se de repente passássemos da pior época para a melhor de sempre?

        Foda-se deixem-me sonhar :)

      • Arrisco dizer que o Jefferson foi uma das melhores contratações que fizemos, ele defende, ele ataca, ele cruz …
        Tenho gostado muito de o ver jogar.
        E o Adrien (de quem não gosto especialmente) tem me feito calar com a entrega total ao jogo.

    • Rojo e para ser vendido. e o pior central do plantel, e muito caro para ser banco.

      Alem disso, so temos 25% do passe.

      Palpita-me que so jogou para se mostrar. e ate marcou! Que tenha sorte na sua carreira (la para Italia ou assim).

      Dier e Muricio sao os nossos centrais. Semedo e Nuno Reis espreitam, e Tobias esta a maturar!

      Na esquerda tenho curiosidade de ver o King. Mika esta a crescer a olhos vistos.

      SL

  15. O que faz com que vençamos e conquistemos títulos, é sonhar com a equipa a ganhar, vê-la ganhar, torcer para que ganhe, vibrar quando ela goleia, acreditar que a bola entra e ACREDITAR que o BOM futebol não acontece por acaso e que só com coesão do universo verde e branco isto vai lá !! Chega de agoirar e chega de medos, sobretudo quando a equipa demonstra a cada jogo, que quer é mais apoio, mais carinho e mais coesão. Ela pede, nós damos, ela retribui e continuamos de mãos dadas. Nada de frases ” com o Benfica é outra coisa, e aí é que vamos ver “; ” é tudo bonito até ao derby “… isto é desmoralizador. O discurso é : Venha de lá o derby e vamos continuar na senda das vitórias não nos desviando do nosso objectivo nem por um milímetro. Será um jogo difícil … PARA AMBOS, não só para o Sporting mas, com a força que temos demonstrado, as bolinhas vão entrar na baliza do Benfica … ai vão vão !
    Vamos é gritar bem alto o amor que temos pelo nosso clube, e fazê-lo sentir amado e acarinhado a cada dia !!

  16. Não disse que tirar o Carrillo do 11 era crime? Tem tudo para embalar. Jefferson a dar qualidade na lateral esquerda e Mauricio como sargentão (duro, passa a bola, não passa o homem). A equipa começa a calibrar, com muita troca de bola, de um para outro extremo do campo. Wilson Eduardo, uma assistência, papel decisivo no segundo, uma bola ao poste, grande jogador.

  17. Este Sporting foi o prometido pela Direcçäo que muitos de nós elegemos e que cumpre maravilhosamente para nossa alegria e orgulho.
    Um Sporting que deixa tudo em campo, que dá espectáculo e cala a boca a todos os que desejavam o nosso mal (incluindo os sem graça com blogues de merda e supostos sportinguistas merdosos…).

    Ambicioso somos todos mas sabemos quais as limitaçöes do plantel e, sobretudo como o Cherba diz, esta selva está pejada de hienas à espera do primeiro deslize.

    Manter esta motivaçäo dentro e fora de campo será meio caminho para vencer os “maiores do mundo”.

    Sobre o nosso andebol mais um grande elogio por nova vitória sobre os corruptos e uma clara demonstraçäo que a luta pelo título este ano contará com o Sporting.

    Finalmente, Bruma.
    Quem viu ontem a entrevista dada à Rtp perceberá que este jovem pouco ou nada tem na cabeça e o pouco que tem está completamente manietado pelas duas hienas habituais.
    É fechar negócio e despachá-lo para bem longe de Alvalade para näo minar a equipa.

    SL

  18. “Para mim, Sporting é isto! É este sorriso interior que não se apaga, é este estômago apertado pelo risco de mais uma queda das nuvens, é os olhos vidrados sem justificação.”

    Cherba gosto muito deste parágrafo, resume e aplica-se exactamente ao que sinto todos anos por culpa do meu doentio Sportinguismo!

  19. Não me digam nada, não consegui ir a Coimbra infelizmente, cheguei a casa da minha mãe com o meu puto para jantar, e já o jogo ia em 10 minutos (de sofrimento de relato no rádio do carro), ligar o PC e ver o nosso Sporting.
    A viver o jogo como se estivesse no estádio, discussão com a matriarca, porque me diz que não posso ser assim, o Sporting não é a coisa mais importante da vida e que tenho de ser mais ponderado e dar o exemplo ao meu filho.
    Mais um dia em que acordo a sorrir, boa notícia, o herdeiro de 9 anos acordou (outra vez) a cantar os nossos cânticos

    Estou feliz

  20. Ontem vi um sporting em evolução relativamente ao jogo com o arouca. Gostei da equipa no geral, destaco o flanco esquerdo, a capacidade de cobertura e pressão na fase de construção do jogo da académica. Conseguimos anular as transições da académica e o seu jogo exterior (flancos). Um aspeto importante foi o ajustamento da equipa ao futebol direto da académica, solução encontrada para utrapassar a zona do sporting. A fase de construção e posse de bola defensiva, fazendo recurso a rui patrício, uma inovação relativamente ao que é feito em portugal, retira capacidade à equipa adversária de pressionar alto. Quando vejo um jogo estou sempre mais preocupado com os aspetos menos positivos. Continuo a achar que o sporting tem de resolver a cobertura da sua zona central perto da sua área. E melhorar no seu jogo aéreo. Com esta equipa é muito importante evitar livres lateriais, lançamentos laterais (muito explorado pelo benfica) e cantos. Dos jogadores que participaram no jogo continuo a achar que andré martins não é jogador para jogar nessa posição. Decide mal muitas vezes nas transições, raramente faz passes de rutura, optando por lateralizar muitas vezes as jogadas. Tem dificuldade em acelererar jogo e não é rápido nas tomadas de decisão. Acredito que esse lugar estaria destinado para labyad, vamos ver quem a poderá desempenhar no futuro. Eu gostaria de ver lá um jogador que para mim, poderá ser o que mais se poderá aproximar no futuro não de um ronaldo, mas de um messi. Porque é muito mais vertical que ronaldo, muito mais arrogante na forma como ataca os centrais nas zonas interiores e mais imprevisível nas situações de 1×1. Penso que combinaria muito bem com montero, carrillo e wilson/capel. Ainda relativamente ao meio campo, preocupa-me a exigencia feita a adrien que ontem encheu o campo todo. Só na parte final do jogo com este decidido e emergiu william. Aí esteve impecável, mesmo imperial, mas na fase em que o jogo esteve por se decidir, participou pouco.

  21. É fodido quando as coisas começam a fazer sentido.

    E ninguém me tira da cabeça que até a coincidência do Leonardo Jardim ter nascido na Venezuela (falar “espanhol” e saber particularidades da América do Sul) possa de alguma forma ter motivado meninos como o Carrillo e o Rojo, através de conversas, etc.

    Força Sporting… a malta, bem a malta vai a todo o lado, e no próximo jogo está tudo lá batido.

    Como alguém dizia ontem: assim dá gosto vir à bola!

    • Bom sinal, para além de terem feito os 90 minutos, o André Martins e o Carrillo terem acabarem o jogo num plano de grande intensidade.
      Tem tudo a ver com o treino, a forma e a dinâmica que Mister Leo deseja (imagino que…) do médio mais recuado da equipa, sempre em rotação e quase sempre ao 1º toque.
      Com a qualidade e a calma “aterrorizadora” que W. Carvalho demonstra, aquele meio-campo carbura á base da confiança.

  22. E o sacana do Rojo que ontem acertou mais de 90% dos passes. Mas eu também suspiro pelo Eric. Temos de sonhar porque se está a tornar leal. O Jardim percebe disto. É uma grande diferença. Na terça volto a acalmar-me, porque hoje e amanhã no trabalho ninguém me aguenta!!!!

    • Pode crer, ontem, o Rojo demonstrou “tino central”, algo que raramente exterioriza.
      Ele enerva-se e refila quase sempre, algo proibído para um central, que tem a responsabilidade de transmitir calma e confiança aos colegas…

      • Nem sempre … por vezes alguém tem que refilar … se Patrício nunca o faz ( deveria ) quem o fará !?? Rojo tem garra, e por vezes é preciso manter as tropas alerta.

      • O Rojo precisa de se concentrar e aplicar lá trás a mesma garra com que afastou o Montero no lance do golo.
        Baza que este marco eu ;)

      • Obviamente Paulo, mas o Rojo quando joga a central, apercebe-se da maior responsabilidade defensiva que tem, e não tem lidado bem com o equilíbrio exigido.
        Refiro-me ao nervo que ele (e mal) direcciona ao árbitro e aos adversários, não foi o caso de ontem, mas na pré-época e num ou outro jogo oficial, tal aconteceu, é a “esta calma” que eu me refiro.
        Também vemos o Rojo a bombear bolas e a querer despachá-la sempre da zona dele, porque deduzo que ele, em 1º lugar, receia errar, e isto também denota falta de calma e confiança.
        O Dier quase nunca faz isso.
        Claro que se vê e se sente que o Rojo tem atitude, comunica com os colegas e sente o jogo, mas falta-lhe tanto tanto para ser um central de topo, e a lateral, não o temos visto a jogar com regularidade, das poucas vezes que jogou, está “ela por ela”.

      • para mim, a dupla de centrais ideal era formada pelo no dier na direita e pelo rojo na esquerda. o dier é o melhor central, e o rojo é o segundo melhor para além de ser esquerdino e isso ser importante. o mauricio também é bom e surpreendeu-me mas não é um central que saiba jogar a bola ou sair a jogar, e isso no futebol moderno tem cada vez mais importância. o jogo começa-se a construir logo a partir da defesa

  23. So sei e que muita gente de vermelho e sobretudo de azul já anda muito preocupada.

    Bruma?????

    Wilson Eduardo riu-se como e possível ter estado tanto tempo afastado sem lhe verem talento.

    Realmente ter um treinador faz a diferença.

    Recordo os profetas da desgraça (poucos no cacifo) que diziam que Jesualdo tinha e ficar e que so ele podia erguer i SCP. Fodassss que otários essa merda de treinado que sigua em Braga a espalhar o seu futebol de 1 a 0 e de centrais a trincos.

    Sl

    • Estou cada vez mais a ignorar a “questão” Bruma, acho-a ridícula e patética, se bem que tenha alertado muitos no que concerne, os agentes, empresários, tutores, encarregados, professores, instrutores e outros/as, depois de ver a entrevista do “miúdo”, e as inúmeras e constantes contradições nela estampadas, só pergunto:

      Who the fuck is Bruma ?

      • Bruma é aquele gajo que daqui a uns tempos vai aprender o significado de “encarregado”… nomeadamente em contexto de construção civil!

  24. Mas eu admito que o quarteto defensivo com Dier e Mauricio no meio, e Rojo e Cedric nas alas me encantaria mais. Jefferson como médio ala em alguns jogos, era capaz de ser uma agradável surpresa.

  25. Brilhante post Cherba!
    Acho que espelhaste perfeitamente o estado de espírito sportinguista neste momento. Sente-se compromisso na equipa e na estrutura, vê-se vontade de vestir a camisola e garra nos jogadores.
    Não esperava tanto do BC, mas a verdade é que está a fazer um trabalho notável a toda a linha. É claro que é fácil falar de barriguinha cheia, como diz o José “Boné” Mota e o verdadeiro teste está na reação ao primeiro desaire.
    Mas tal como vi o Balakov na estreia contra o Penafiel a tirar um adversário do caminho e pensei “Foda-se! Temos crack!”, hoje penso “Temos equipa”!
    Obrigado Sporting e obrigado pai pela herança de sportinguismo que me deixaste!

  26. Importa referir o grande de apoio ontem em Coimbra. Adeptos 5 estrelas!

    Apoio esse que podia ser bem maior se a académica não fosse um clube tão limitado. A bancada sul inferior está divida em 2 partes exactamente iguais, para uma delas o bilhete era €15, para o outra €19… bastante lógico. A bancada sul superior sul superior nem sequer abriu.

    A cereja no topo do bolo eram as 3 bilheteiras abertas (acredito que muitas pessoas tenham desistido de comprar bilhete, pois quase à hora de início do jogo a fila era enorme) … isto quando a única solução para comprar bilhete era em Coimbra ( a internet ainda não deve ter chegado ao estádio efapel…).

    Estiveram quase 15.000 pessoas (das quais cerca de 14.000 do SCP), mas com organização, da parte da académica, este número seria facilmente ultrapassado.

  27. Não inventem. desfrutem. Grande equipa. Wilson, Carvalho, Carrilho, Adrien…e o Montero vai ter um companheiro de grande capacidade física ( Salamani?).

  28. Já aqui tinha dito varias vezes, em qualquer organização a competência e o exemplo tem de vir de cima!
    Nos clubes não é diferente. Ter finalmente uma direcção e um treinador que além de competentes são tão Sportinguistas como nós só nos ajuda a sonhar cada vez mais.
    Devagar se vai ao longe, eu ACREDITO!

    Nota: este ano apesar de haver muita coisa por arrumar dentro de casa, temos uma grande vantagem que é precisamente o facto de não irmos às competições europeias. Deste modo a equipa esta totalmente focada no campeonato e os jogadores sabem que semana a semana é para dar o máximo. A prazo será uma grande vantagem. E meus caros, todos nós sabemos que os campeonatos se ganham com os pequenos e infelizmente com putas muitas vezes… Espero que a fruta apanhe bicho e possamos calar meio mundo!

  29. Então sonhem caralho que ando a espera deste sonho há tempo demais.

    Depois do estertor imposto, de um coma onde só habitavam os pesadelos, sonhar é bom, sonhar com um amor que esta bem, melhor ainda.

    Eu quero e vou continuar a sonhar, quando estiver bem, vou sonhar que vou melhorar, quando estiver na mó debaixo vou sonhar que é no segundo a seguir, no minuto a seguir que se dá a volta.
    Tenho razões para isso, o melhor caminho é pelo Jardim, sombra refrescante no Verão, sonho com a beleza única das cores do Outono no Jardim, sonho com o passar do Inverno para depois voltar a apreciar da calma do Jardim no Verão mas sonho com o renascimento a que todos temos o direito de assistir numa Primavera.

    Sonho sim e não é pouco e quando for dificil sonho com um brinde especial.
    A nós e a quem gosta de nós, quem não gosta que se vá … .
    Pois sonho que quando tiver capeladas, andamos nos a dar 4 ou 5 chapeladas.

  30. É legítimo que os sportinguistas alimentem o sonho. A grandeza e o potencial do nosso Clube permite isso. E aqueles que evocam a inexperiência da equipa para argumentar que a glória é ainda inacessível e está reservada para outros, lembrem-se daquela temporada em que a equipa treinada por Mirko Jozic, também jovem e incipiente, praticava o melhor futebol em Portugal, e só não conquistou o título porque os “bas-fonds” do futebol nacional se conluiaram para o impedir, usando o seu instrumento mais eficaz: AS ARBITRAGENS. Até se decretou luto oficial no Clube…
    O nosso Clube nunca deixou de ser alvo de roubos, dentro e fora das quatro linhas. Nem mesmo na temporada transacta, que foi a pior de sempre, a ‘mão maligna’ deixou de actuar. Por isso, mentalizem-se desde já que não faltarão agentes nos centros de decisão que se encarreguem de ir semeando obstáculos de toda a ordem. Devem até já estar a trabalhar nisso…
    No nosso Clube, o jogador Maxi Pereira teria passado incólume, sem expulsões, como se tem visto todos estes anos?
    O ano passado ficámos em 7º e não nos classificámos para a Europa, mas foi por uma unha negra, ficámos em igualdade pontual com o 6º. E bastaria não ter ocorrido a Capelada para a história ser diferente…
    Se não fossem todos os roubos, o Sporting não estaria todos estes anos sem ganhar o campeonato desde época Bolöni. Basta dizer que num dos anos (por sinal o último em que deixei de acompanhar a equipa no estádio) ficámos apenas a um ponto do vencedor, e houve um golo do P.Ferreira marcado com a mão que nos custou uma derrota. Aquele “golo” aconteceu na baliza Norte, e foi tão claro que tinha sido com a mão, que quem estava na bancada Sul como eu, pode ver e não ter dúvidas. Só o indivíduo que tinha a missão e a obrigação de ver, mesmo estando ‘em cima do acontecimento’, viu uma coisa diferente. Validou o golo, e o roubo , e a conquista ilegítima de outro clube. E as críticas entraram por um ouvido a 100 e saíram pelo outro a 200, porque essa gente não se rege por nenhuma moral, não tem ética nem código deontológico, e não fica com peso na consciência porque não a tem. Jorge Coroado, depois de um autêntico “roubo de igreja” que fez ao Sporting,depois de ter visto as imagens televisivas, limitou-se a dizer em tom jocoso que tinha ficado com azia.
    Preparem-se para continuar a lidar com coisas dessas, porque o nosso Clube nunca vai deixar de ser o alvo preferencial do Sistema.
    “Ninguém atira pedras a uma árvore que não dá frutos”.

    • Ainda ontem, antes do 0-1, o numero de faltas à entrada da nossa area foi um ver-se-te-avias, cada vez que um dos nossos ia à bola era falta! E o apitador viu a fragilidade da defesa e toma lá… cada escavadela cada minhoca.
      E quando era da Académica o jogo seguia, porque não ficávamos à espera do apito e procurávamos a bola, mesmo assim vi uma falta sobre o Adrien que o apitador beneficia o infrator, e tinha-mos ganho a bola.
      Penso que o LEOnardo MOR (Treinador do Cacifo, e o Cacifo é do Caralho), deve andar a trabalhar os putos para estes ignorarem os apitadores, temos de ser mais fortes do que as bestas de preto.
      E para juntar ao rol, ainda há aquela falta do girafa (Mauricio, até parece um menino nas entradas comparando (já agora, temos central)), sobre o Ricardo que tambem nos roubou o titulo, assinado pelo parati do jamor.

      Já pensei se não seria problema meu a ver os jogos, mas fodasse, é sempre contra nós!

  31. Estou a ver o jornal da tarde. Dá uma reportagem alargada sobre o incêndio que, há 25 anos, consumiu parte do Chiado, e falam sobre o cenário da filmagem do jornal da noite de hoje. Sentada numa espécie de cadeira de sonho (dito pela própria, que dizia estar a cumprir um sonho), está uma noiva. Questionada sobre a primeira notícia que gostaria de dar, se fosse pivot de telejornal, a senhora (engraçada, por sinal, como aliás são todas a leoas) responde: “Sporting é campeão!”. Pois é, e depois há quem vá à estação de metro do Colégio Militar inquirir benfiquistas e perguntar-lhes sobre a situação do Sporting.

      • Parece mas é que a relva onde andas a pastar deve ser tóxica…
        Não tires conclusões precipitadas porque esse caso ainda não foi julgado.
        O mesmo não se pode dizer do Apito Dourado, e essas novelas sobejamente conhecidas dos “quinhentinhos” e da “fruta de dormir”…

      • E a grande diferença é: mesmo não tendo sido acusado, este otário de merda já se pôs fora do meu clube. Todos os clubes estarão sujeitos a pessoas destas, que se servem dos clubes. A diferença é que este tipo já se pôs fora, porque no Sporting é impensável isto acontecer, e o vosso, que rouba descaradamente há mais de 30 anos, com o vosso amén, continua por lá. Se não consegues ver diferenças, então és mesmo maluquinho!
        Rende-te às evidências e desampara!
        Last message.

  32. Ontem achei graça a uma cena dos tontos da SIC.
    Como não há nada melhor para dizer mal… Vai daí, pegaram na forma como o Leo Jardim fala nas conferencias de imprensa. Que era muito comedido, sempre no mesmo registo, enfim… Eu ri!
    Porque ri?! Porque cada vez menos estes palermas tem motivos para dizer mal do clube que amo e agarram-se a banalidades e trivialidades para tentar ganhar o seu pão!
    Ri porque não percebem a figura ridícula que fazem…

  33. Mais um excelente jogo, impossível não sonhar com esta equipa.

    Pontos negativos:

    Centrais, muito mau mesmo. Desculpem lá os amantes do Maurício mas o gajo é muito mau, muito mau mesmo. Lento, baixinho, não entra a um lance sem fazer falta e tem dois barrotes no lugar dos pés;

    Terceiro médio. O André Martins é uma autentica anedota, pelo amor de Deus, este menino nem nos juniores. E o pior é que não temos ninguém para o seu lugar.

    Pontos positivos;

    Jefersson, que bela surpresa;
    Adrien, confirmação;
    Montero, grande jogador;
    Wilson, muito útil, mesmo sem ser grande jogador pode ser uma excelente opção;
    Carrilo, pode ser dos melhores jogadores adliga.

      • Llolololololol

        Deves achar o Maurício grande central, o André Martins com mais potencial do que o Moutinho, não me admira, já li aqui essa alarvidade escrita pelo guru do Cacifo, e Magrão um grande reforço…enfim, fuck you.

        Para quem realmente quer falar de futebol, dá gosto ver estes putos a jogar à bola, temos equipa e direção para fazer renascer o Sporting e poder lutar pelo título daqui a 3 ou 4 anos. Pena estar a sentar no banco jogadores como Eric e illori para jogar cepos como o Maurício.

    • Vimos o mesmo jogo?
      É que, posso estar errado, mas parece-me que Maurício não fez uma única falta.
      Mas deixa lá, aqui outros que ao princípio criticavam a sua contratação, como tu, e agora já os vi pedirem desculpa por manifestarem uma opinião mal fundamentada antes de verem o jogar o atleta.
      …ainda bem que W.Carvalho escapou às tuas críticas, porque é um atleta consensual, e depois tinhas que aturar todo o Cacifo.

    • Marco Aurélio, tenho acompanhado alguns comentários teus. A minha conclusão é que és um merdinhas que gosta de se fazer passar por Sportinguista.

  34. AQUI ESTÁ COMO SE DEFINE O SBORDEM

    O primeiro jogo em Coimbra a contar para a Liga Zon Sagres 2013/14 realiza-se no próximo sábado, dia 24 de Agosto pelas 20h15, frente à equipa do Sporting de Lisboa.

    O adversário da Briosa para esta partida, mais conhecido por “Sbortem”, é um clube secundário de Lisboa com sede no bairro de Alvalade, fundado duas décadas depois da Académica, copiando o seu nome ao Sporting de Gijon, que havia sido criado 1 ano antes. Mas também as suas cores foram copiadas de outro clube, de Glasgow, formado 19 anos antes, tal como o seu anedótico símbolo de um animal, copiado de incontáveis fontes como é exemplo a Peugeot.

    Seria de esperar que o clube sediado a 200 km de Coimbra, 7º classificado da Liga da última época que ganha um título a cada mais de 20 anos, clube que foi inclusive ridicularizado pela Académica na final da Taça de Portugal 2012, não despertasse qualquer atenção especial na visita a Coimbra.
    Porém, em Portugal são apenas estes clubes Estarolas criados pelo marketing da imprensa da sua cidade, Lisboa, que interessam aos pseudo-adeptos que vão ao estádio 1 vez por época e que precisam de camuflar a sua insignificância através de um clube a que chamam de “grande”.
    E com tanta propaganda a este jogo, sendo mesmo umas das raras 6 semanas por época em que a Académica é mencionada nos jornais, é natural que seja esperada uma ‘larga’ (muito diferente de ‘boa’) assistência no Estádio Cidade de Coimbra.

    Os bilhetes estão desde já à venda na Loja da Académica no estádio. Sócios da Académica sem lugar anual pagam 12,5€. Quanto aos adeptos adversários, naturalmente não são bem-vindos. Antes um lugar vazio do que ocupado por um estarola qualquer. No entanto há bilhetes para público à venda a preços acessíveis:

    Sócios da Académica (com bilhete de época) Grátis + 1 acompanhante a preço de sócio
    Sócios da Académica – Centrais 12,5 €
    Sócios da Mancha Negra – Central 6A
    Público – Centrais Inferiores 12,5 €
    25 €
    Público – Centrais Superiores 30 €
    Público – Sul Inferior 4A 15 €
    Público – Sul Inferior 5A 19 €

    Nota final para o facto de, apesar de cada sócio com bilhete de época poder adquirir um bilhete para acompanhante, a direção da Académica continua a insistir em vender bilhetes para adeptos adversários para as bancadas centrais dos sócios.
    Mesmo numa época em que decidiram encerrar 1 das 4 bancadas centrais dos sócios na maioria dos jogos, ainda não foi desta que dedicaram 3 bancadas centrais exclusivas para sócios e 1 para forasteiros.
    Os adeptos da Briosa que queiram ver um jogo da Académica realmente em casa, no meio de Académicos, e sem estarolice em seu redor, terão de se confinar a ver o jogo em pé na pequeno sector do estádio dedicado à Mancha Negra. …Ou simplesmente desistir de ir ao estádio em jogos Estarolas e ficar no seu sofá que em jogo algum se transforma em pocilga.

    • Já achaste o comando???
      Palpite: Dada a hombridade generalizada dos lampiões, aconselho-te a procurar debaixo da cama, antes que a mulher lá de casa, que é quem usa as calças, se chateie…

      Estarolas é um cabeçudo andar em blogues alheios duma equipa que vai à sua frente…

      Mas claro, é complicado conseguir meter isto na “cabeça” (desculpar o otimismo), perdão, no melão dum lampiurso…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s