Ao menos, respeitem o Sporting!

Estou de férias há quase 15 dias e ponho os tomates no cepo em como mais de 95% do pessoal que aqui vem diariamente, não deu por isso.

Comprometido com duas causas, o Sporting e o Cacifo, tenho feito o possível por não deixar abrandar o espírito e o ritmo a que esta casa habituou milhares de Leões espalhados pelo mundo. Mesmo que isso tivesse implicado, por exemplo e face ao ataque cardíaco dos dois computadores, enfiar-me num centro de internet, algures no interior do país. Num cabrão de um barracão onde a temperatura ameaçava fazer desmaiar alguém, fiquei ao lado de um gajo dos seus 45 anos, boné ao contrário, a tentar engatar gajas no Facebook. Isso até seria cómico, caso o dito engatatão não libertasse um pivete a queijo de cada vez que mexia os pés, exibidos com orgulho através de uns chinelos manhosos. Pior, como o Cacifo é do caralho, o raio do computador decidiu informar-me não podia aceder à página devido ao excesso de linguagem. Com o maldito chulé a invadir-me um dos cinco sentidos, vi-me obrigado a instalar o chrome, a mergulhar nas pré-definições de segurança e a entrar pela porta dos fundos do Cacifo.

Por estas e por outras que, é verdade, só faço porque quero é verdade, não posso deixar de ficar lixado quando vejo o que vi na caixa de comentários do «antepost». Como o meu mood férias me impede de perder uma dezena de minutos a apagar carradas de comentários que se resumem a uma troca de galhardetes sem interesse algum, vim da praia com a decisão de escrever este post.

Ao fim de cinco anos e meio, é com satisfação que vejo que alguns dos que já fazem parte da mobília dão o exemplo de ignorar a maioria dos comentários de merda, sejam eles de tripas, lampiões ou cogumelos. No fundo, percebendo que cada resposta que alimenta os imbecis é mais uma resposta que eu tenho que apagar sempre que procuro arejar a casa. Mas também já percebi que muitos desses nomes que acompanham o Cacifo há anos, refrearam as suas intervenções por falta de paciência, precisamente, para estas dezenas de respostas de merda a intervenções de merda que acabam por resultar em dezenas de comentários de merda.

Era isso que eu gostava que vocês percebessem: que o fight & resist também passa por aqui! Que o tentar fazer do Cacifo um bastão de Sportinguismo, não se coaduna com guerrinhas e implicâncias pessoais, com valorização de comentários de tristes adversários em busca de um pouco de atenção, com off topics com menos valor do que um livre marcado pelo Afonso Martins.
E se sou capaz de perceber que estejam a cagar-se para mim, se, mesmo a custo, engulo que estejam a cagar-se para o Cacifo, não posso deixar de pedir-vos que, pelo menos, respeitem o Sporting!

164 thoughts on “Ao menos, respeitem o Sporting!

  1. “Pior, como o Cacifo é do caralho, o raio do computador decidiu informar-me não podia aceder à página devido ao excesso de linguagem.” Já podias ter dito que estavas no interior da Arábia Sáudita que tinhamos refreado a linguagem!… :)

    Agora sem brincadeira, aplaudo de pé o teu post porque, imbecilidades à parte todos aqui defendemos (espero eu) o mesmo clube. E andar-mos por estas bandas feitos ferreiro e peixeiro da aldeia gaulesa só fortalece os romanos. As opiniões são como as vaginas: cada um tem a sua e faz com ela o que quiser (eu tenho uma, mas é por empréstimo :) ), por isso tentemos respeitar as opiniões uns dos outros sem parecer-mos muito xungas, que não nos fica bem.

    SL

  2. tens razão rapaz, mas as respostas ao montes de merda são coisas que saem espontâneas e também tens que entender isso, a isso também se chama defender o Sporting e ao defender o Sporting estou a respeitá-lo.

    Poderei não estar a respeitar o Cacifo, mas aí já é sem intenção alguma, até porque é um local onde gosto de estar.

    Mas como és o boss…aceito o reparo.

    Abraço e SL

  3. Agora percebo a razao, mas por outro lado também tens mais tempo, podias escrever mais!

    Mas aqui o povo fica contente com as migalhas que nos atiras!

    Abraco

  4. já me tinha apercebido que seria o facto de estares de férias, que deixasse aqueles mónologos a dois arrastarem-se por tanto tempo…
    continuacao de boas ferias…e para aqueles que conseguirem, apenas ignorem os attention seekers, eles vao-se fartar e desaparecer…
    Cherba , parabens pela paciencia e pela dedicacao áqueles que fazem do cacifo a sua/nossa casa, e deixemos aqueles que só veem aqui para aporcalhar a falar sozinhos…

    boas férias (e diz ao gajo para atravessar a ribeira descalco, sempre disfarca um bocadinho o cheiro do queijum…eheheh)

  5. Eu por acaso achei que estivesses de férias devido ao volume de posts que consegues fazer diariamente. Se estivesses a trabalhar talvez não conseguisses. Já agora, obrigado pela dedicação.
    Quanto aos comentários dos palermas e imbecis, mete-me repulsa alguém conseguir comentar num blog dum rival. Eu sou incapaz de perder um segundo e não tenho estômago para entrar num blog do porco ou do merdafica.

    S.L.

  6. Bastão ou bastião de sportinguismo?

    Pergunto porque, permitir-me-ei, não simpatizo com o lado “patrulheiro” (de bastão em riste) do Cacifo que, agora que há sintonia “ideológica” (compreensível, diga-se sem qualquer espécie de ironia ou acinte) com a presente Direcção, me parece que se tem intensificado.

    Ou talvez a dúvida e a impressão que se lhe associa não passem de mais um efeito de me sentir “touché” por este post. Seja como for, vou retirar-me do “activo”. Não voltarei a comentar aqui tão depressa. Não é so para “os donos” que o Cacifo se pode transformar num “monstro”.

    Agradeço ao Cherba a preservação deste lugar de sportinguismo indefectível que proporciona a tantos – eu incluído – a possibilidade de renovarem o seu fervor “leonino”, umas vezes sob a forma de júbilo, outras favorecendo a catarse individual e colectiva. Um bem-haja, extensível a todos os “cacifeiros” que me habituei a ler com interesse e respeito, mesmo quando discordava.

    Até sempre.

    VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

    • Eu gosto dos teus comentários, Gregor.
      Não deixes de estar connosco, por favor. Os teus comentários são bem-vindos, para muitos aqui, estou certo.
      SL

      • Tb gosto dos comentários do Greg, pelo menos é equilibrado. Não consente tudo mas tb não admite critica fácil, ou seja, os basófias .

        Eu nem sempre concordo e, por vezes , não rebato, mas é a bem do Cacifo, ou não !

        SL

    • Gregor,

      Respeito a tua decisão, mas lamento-a.
      Há muitas formas de empunhar o “bastão” e defender o “bastião” – o modo “patrulheiro” é só uma dessas formas, e embora pense que devem ser as circunstâncias a ditar a forma mais adequada a cada momento, também prefiro uma forma mais orientada para a discussão de idéias e para o contraditório, longe das picardias pessoais e ignorando comentários que não têm outra intenção senão comprometer a discussão séria de idéias (mesmo se por vezes esses comentários me irritam ao ponto de activar o meu modo “patrulheiro”).

      Embora só recentemente me tenha disposto a comentar no Cacifo, há muito tempo que sigo os posts e os comentários. Lamento a tua decisão da mesma forma que lamento a ausência (pelo menos nos comentários) de outros Cacifeiros cujos comentários me habituei a apreciar, mesmo quando (como dizes) não concordava com o que escreviam. Neste momento lamento mais ainda, porque sinto que de certa forma isto corresponde a um “triunfo dos porcos” – a sabotagem a que se propõem tripas, lampiões e cogumelos faz baixas, directa e indirectamente, no Cacifo: pelos comentários que fazem e pelas reacções que provocam.

      Espero que a tua ausência não dure mais que o intervalo que todos necessitamos de vez em quando, para respirar fundo e arejar a cabeça o suficiente para que os raciocínios não se tornem viciados – o espaço de um Cacifo pode ser do caralho, mas qualquer Cacifo precisa de ser arejado de vez em quando.

      Até breve

      SL

    • Compreendo eu próprio já senti o mesmo… talvez não exactamente pelas mesmas razões.

      Que não seja um até sempre mas sim um até breve…

      Z

    • Caro,

      Não vou tentar demover-te da tua decisão. Ela é pessoal, e em casos desses, não gosto de interferir. Deixa-me, no entanto, sugerir que essa reacção – que qualquer pessoa honesta tem, por vezes, vontade de tomar – pode ser exactamente aquilo que esses boicotadores profissionais querem.

      É essa a razão pela qual eu não abandono. Posso escrever menos – e escrevo menos, de facto, pelo menos em relação ao que fazia no início – mas não saio. Essa satisfação não lhes dou.

      Fight & resist. Volta rápido.

    • Por acaso gostava de ver um post sobre isto. É uma modalidade por demais carismática no Sporting e seria bom ouvir opiniões sobre o assunto.

      A mim interessa-me, tenho uma filha que é atleta do Sporting…

      SL

    • Não sei se é merecido ou não, pois não conheço os seus predicados como director. Sei que o Carlos Lopes é um ícone do Sporting. Se devemos premiar os ícones com cargos directivos é uma outra questão.

      Nota muito importante: Não se trata de menosprezar o Carlos Lopes, mas sim de tentar entender o porquê das decisões.

      Z

  7. Grande Cherba!

    É isso mesmo, o que importa aqui é o Sporting Clube de Portugal e não se rigaboss tem um blogue manhoso ou manhoso.

    Só consigo pensar no jogo de Olhão e em mais uma vitória do NOSSO grande amor.

    Até lá, resta-me ver o jogo dos sub.21 que é quase um Sporting B.

    Arriba Chile!
    Arriba Sporting!

  8. Concordo e acrescento uma noticia leonina; Carlos Lopes passou a ser o novo director do depº de atletismo. Parece uma decisão de bom senso, no minímo.
    E diz-me lá, que praia é essa no interior do país?

  9. vai se ver e toda a gente tinha percebido q o dono do tasco tava de férias. hehehe. eu entao q leio os posts todos assumo q nao me tinha apercebido nem tenho nada a ver c/ isso. com férias ou sem férias várias vezes me pergunto c/o o cherba consegue postar tanta coisa e c/ tanta regularidade e ainda acompanhar muitos dos coments idiotas q se vao lendo.

  10. Quem te acompanha desde o início deste blog e tem assistido de um par de anos a esta parte ao degradar do nível de comentários, só pode aplaudir este post. A abstenção de muitos cacifeiros em comentar prende-se com a tomada de assalto deste blog por pessoas que fazem dele apenas campo de batalha.
    “Ao menos, respeitem o Sporting”

    SL

    • Epá vá lá, o cacifo não é, nem de perto, nem de longe, aquilo que se passou hoje. O cacifo não está pior. O cacifo é, cada vez mais, um ponto de encontro de todos os sportinguistas. Eu venho ao cacifo há mais de três anos e comento há mais de dois e, muito sinceramente, vejo o cacifo cada vez melhor. Dá-me sempre vontade de começar o dia com isto. Parece um medicamento que causa dependência. Irrita-me um bocado que digam que deixaram de vir, e isto e aquilo, apenas porque, a cada 500 comentários, 20 ou 30 são ofensivos. Caramba, vocês já viram o volume deste blog? É natural que haja momentos menos lúcidos. Sinceramente, e apesar de às tantas ter achado que era um pouco excessivo, não parei de rir com a discussão destes camaradas todos hoje. Este espaço já não vive sem os momentos do Ricardo Sampaio e do Hic, entre outros, mesmo quando o primeiro se passa e começa a falar do aspecto de outrem. (Olha aí companheiro Sampaio ;). Até o Gregor, que é provavelmente o cacifeiro mais douto, sente necessidade de, por vezes, extravasar. Queres ver? Oh Gregor, chuta aí uma posta sobre o ROC.

      Pela parte que me toca, vou tentar estar atento a qualquer irritação minha que dê em ofensa. Para além disso, a partir de hoje deixo de responder a infiltrados de outros clubes. Por vezes é muito difícil, porque para mim isto era parte do fight and resist, mas vou tentar ser mais certinho nisto. Se calhar o efeito desta medida, seguida por todos, levará de uma vez por todas ao cansaço dos infiltrados.
      Excelente noite a todos os cacifeiros que, de alguma forma, já fazem parte do meu Sporting.

      • ricardo
        o problema nao foi tao só o enervamento e troca de mimos…
        hoje o cacifo deu a impressao se que tinha tornado no cacifo do riga versus ricardo e ricardo e, e, e, …todos os outros que lhe deram um tempo de antena que nao deveria ter por aqui…e quando dizes 20 ou 30, hoje tornou-se em 200 ou 300…hoje o cacifo nao foi um local para discutir o SCP, foi um local de acertar contas antigas…e ele conseguiu, atraves de quem lhe deu importancia, a atencao que nunca conseguiu ou conseguirá no blog que parece que tem…
        ele montou as armadilhas, e tu e mais outros morderam o isco, anzol e linha…

        eu por mim já lhe dei o desprezo que acho que ele merece, experimentem fazer o mesmo, e vao ver como ele muda o disco…
        para resumir, VIVA O SCP, deixem quem nao ama o nosso clube a miar…

      • Eu hoje fiquei quietinho, mas confesso que sim, que já dei trela. Para mim o Riga é um adepto do Sporting. Sei que não sofre pelo clube como eu, mas acho que ainda é um pouco diferente dos outros infiltrados que por aqui passam. Não sei, ao Riga, o que lhe aponto, para além da teoria da normalização, é o viver o clube de forma fria, sem a emoção que eu sinto a cada semana. É isto que eu não consigo perceber nele. Isto e o facto de continuar a achar que não mudámos para melhor. Enfim… é assunto morto!

      • Oh Diogo, desculpa lá mas vais ter de me esclarecer onde é que eu falei do aspecto de quem quer que seja… Eu “pelo-me” é com a desonestidade intelectual do bicho… não fiz apontamentos ao aspecto porque isso não me interessa minimamente. Tanto que ele até referiu um problema de ordem físico e eu nem peguei nisso porque isso para mim é baixeza! E digo mais… houve quem misturasse o “bicho” e o comparasse com o filho do Godo, que ao que sei, tem alguma deficiência (que eu desconheço em pormenor), ao qual ripostei logo que isso não era brincadeira para se ter aqui, porque com esse tipo de coisas não se brinca.
        Por isso, meu jovem…
        “Este espaço já não vive sem os momentos do Ricardo Sampaio e do Hic, entre outros, mesmo quando o primeiro se passa e começa a falar do aspecto de outrem. (Olha aí companheiro Sampaio ;).”
        Esse “barrete” eu não enfio… com certeza, confundiste-me com alguém…

    • Eu sou um comentador novato aqui no Cacifo do Paulinho. Descobri este blog por acaso. Fui atraído pelo nome quando visitava outro blog (Bolas e Letras) e por curiosidade fui ver, e passei a visitar regularmente. Desde o início que achei que escrever ‘caralhadas’ e outros palavrões fosse uma ‘imagem de marca’ do Cacifo.
      Para quem, como eu estava habituado à tolerância zero de alguns sites de internet onde costumo clicar -como o browser game Gladiatus- onde um utilizador pode ser banido por utilizar linguagem imprópria, foi um pouco estranho ver que a troca de insultos era lugar comum. O próprio administrador do blog é useiro e vezeiro a usar o vernáculo a seu bel-prazer.
      Dada a abundância de comentários de outsiders carregados de impropérios e insultos, eu também já dei por mim envolvido em duelos de insultos e palavrões com 2 ou 3 indivíduos. Mas tendo lido o que o Cherbakov escreveu neste post,e reconhecendo que até certo ponto é uma crítica ajustada, ponho a mão na consciência e decido aqui e agora que não voltarei a responder, nem ao suposto sportinguista Rigaboss -que confessou aqui num comentário que nasceu com uma deficiência de ordem muscular e não tem força, por isso não o vou desafiar para nos encontrarmos e andarmos à porrada- nem a um lampião vermelho que aparece aqui frequentemente, nem a outro lampião azul que me enervou um bocado numa ocasião, e vou fazer tudo para contribuir para a ‘higiene’ do blog, pela parte que me toca.
      Peço desde já desculpa por ter usado linguagem imprópria 3 ou 4 vezes, mas não peço de todo desculpa pelas opiniões que manifestei, ainda que não tenham merecido a concordância de alguns leitores.
      Saudações Leoninas, e obrigado pelo vosso SPORTINGUISMO.

  11. Cherba desculpa o off-topic, mas parece que este ano não vai haver NextGen… mas a UEFA vai organizar uma especíe de torneio dos campeões onde participam as equipas de escalões mais baixos dos clubes que entram na Liga dos campeões. O porco e merdafica irão ter lá uma.

  12. Independentemente da razão que assiste ao Cherba, permitam-me dizer que acho que também fazem parte do ADN do Cacifo estas “truculências” (por vezes excessivas) que depois a frio acabam por nos divertir.
    Saudações Leoninas

    • Incrível o raio de escolhas dos nosso seleccionadores.. o que é que o palhaço do André Gomes já fez além dos tiques de vedeta a mais que o João Mário para ser sempre titular? Haja paciência é que o homem não joga NADA!

  13. Concordo com o Cherba!

    A ofensa gratuita e, sobretudo, persistente (respostas e respostas e respostas e ….) é mau para o Cacifo, logo é mau para o SCP – o Nosso grande Amor!

    SL

  14. Eu venho aqui há cerca de 1 ano e gosto deste espaço pois respira-se Sporting.

    O cacifo é para homens de “barba rija” que falam sem papas na lingua e “chamam os bois” pelos nomes.

    Já tinha frequentado um ou outro blogue sportinguista antes de ficar “agarrado” ao cacifo, e a diferença, é que no cacifo sente-se aquele cheiro sportinguista do mais puro que existe.

    É como quando eu ia à bola na minha juventude ao velhinho Alvalade, havia sempre umas velhotas junto ao pavilhão das modalidades a vender nougats, havia os vendedores a gritarem “´é pó cú, é pó cú, almofadinhas pá bola!”, a espera do autocarro do Sporting e a saida dos jogadores 1 a 1 para entrarem na porta 10A. Lembra-me as muitas molhas que eu levei (foda-se a do 3-6 então foi demais), aquela cena de ir para a Superior Norte na 1ª parte e assim que era o intervalo lá ia um gajo a passar a rede pela bancada nova para ir ver o Sporting a atacar na Superior Sul (ver o Marlon a fazer umas fintas), etc, etc.

    Continua assim Cherba, continua a dar vida a isto, porque o Cacifo não é do caralho, o cacifo é do caralhão!

  15. off-topic
    Quem diz que é uma decisão de bom senso o CL para director do Atletismo ou nunca houviu as declarações dele após ser campeão ou então está muito esquecido. Como há mal agradecidos no futebol este foi um dos mal agradecidos do atletismo. Nem ao Sporting agradeceu tudo o que lhe deram nem tão pouco agradeceu aos colegas do Banco onde trabalhava que ficavam a fazer o trabalho dele para que pudesse ir treinar. De mal agradecidos está o inferno cheio. Mas enfim, esta é a minha opinião. Ficaria satisfeita sim, se fosse outro qualquer atleta do Sporting a ocupar este lugar.

    • Pois.

      Quem o escolheu para o lugar não terá deixado de pesar vários aspectos, mas também não me esqueço do “distanciamento” relativamente ao Prof. Moniz Pereira depois do record do Fernando Mamede nos 10.000 metros, e do mau relacionamento com este a partir daí – a impressão que passou foi de que não digeriu bem que fosse o Mamede a bater o record, e amuou. Penso que o tempo se encarregou de amenizar as coisas, mas sinceramente, e independentemente do seu valor desportivo e do seu inquestionável Sportinguismo, nunca mais fui capaz de o ver da mesma maneira que via antes.

      A seguir…

  16. William Carvalho a jogar com o 7 (é um bocado esquisito!) e o betinho sem o 9 (sai daí rafa)…
    Descobri que o andré gomes está a jogar ( joão mário???) e se é para jogar com um extremos direito o que é que o esgaio está a fazer no banco… Se calhar é o meu sportinguismo a falar mais alto mas acho que os 2 deveriam ter sido titulares.
    Ps: este 3 golo foi à ronaldo!

  17. Oh Cherba… O Cacifo do Paulinho é incontornável, o que acontece no Cacifo, ou seja as discussões “inúteis”, acontecem porque as coisas estão a mudar e não estão a mudar para pior, estão é a mudar para os encostados… e essa merda custa !!

    SL

  18. por acaso tenho tentado abster-me de comentar quando a coisa descamba,
    se calhar porque tive a feliz ou infeliz oportunidade de encontrar o “diaries” à uns dias atrás e.. bem.. vem-me sempre à cabeça.

    realmente há coisas que não valem a pena, começar a dispersar as atenções para começar a discutir cada virgula..
    parece-me que foi um pouco assim que os orcs e especialmente os andrades ganharam tanto poder quase “sem darmos por isso”

    SL

  19. Eu sou apologista de que se deve, sempre que possível, jogar com os melhores. E isso não acontece com a selecção nacional. Desde a equipa de esperanças à principal, existem sempre outros interesses que se sobrepõem.

  20. COMUNICADO|

    O Sporting Clube de Portugal condena e demarca-se de qualquer acto de violência, dento ou fora dos recintos desportivos.

    O Sporting é uma instituição centenária promotora de princípios e valores, de urbanidade e de respeito pelo próximo.

    O desporto tem que ser vivido como uma festa, em que cada um deverá expressar livremente as suas opções clubistícas, numa base de respeito mútuo.

    O Sporting Clube de Portugal é, um clube hospitaleiro e desde sempre, um dos principais promotores do fair-play nas diversas modalidades, com um importante papel na sociedade ao nível desportivo e social.

      • O João Mario, principalmente, e o Wallyson… são bons jogadores, o João Mario, para mim, é de excepção, mas o Rafa tem caracteristicas diferentes e é um excelente jogador, esse puto vai dar que falar…

        SL

      • A questão é, não se pode ter todos. Prefiro que trabalhem 2 talentos na B por época (para cada posição) do que ter 3 da mesma faixa etária com deficiências na progressão por falta de tempo de jogo.

        Não sei se o Rafa seria já para a equipa principal. Parece-me que seria um negócio semelhante ao de Cissé. E vejamos o que Cissé agora vai jogar com a concorrência de Montero e Slimani na principal e Betinho e Guedes na B.

    • Rafa teria sido a cereja no topo do bolo do nosso plantel jovem e cheio de qualidade. Mas agora no Braga é quase impossível que chegue ao Sporting, os minhotos nunca aceitarão vendê-lo a não ser para o estrangeiro. Fico com pena porque ele tem mesmo o perfil Sporting, pequenito mas com um grande toque de bola, raça e marca golos, coisa que os nosso médios não fazem muito.
      É a vida, agora temos o Vítor que também é máquina.

  21. O William é um autentico monstro! Fdx…. Puta que pariu. Se não refreamos a coisa, em Dezembro apareçe um colosso de algum arafat a bater as 45 milenas. São poucos, muito poucos os trincos puros desa qualidade na futebol europeu. E nenhum tem 20 anos…. Sou capaz de apostar que este puto vai ser a maior venda de sempre do Sporting.

      • E o comunicado apaga as imagens? Mas sabes o que mais me choca? Nem é a violência dos extremistas que como nós amam o clube mas têm veia violenta, é A COBARDIA DOS OUTROS QUE POR LÁ ANDAVAM E VIRARAM COSTAS!

      • já toda a gente viu esta merda…
        não acho bem, claro! chamem a polícia… esta violência gratuita é uma merda!
        “haja um sportinguista capaz de durante um jogo enfardar um grande biqueiro nos colhões desses tristes “men in black” que só se sentem felizes a roubarem o nosso grande amor!”… e aí aplaudirei de pé! agoras estas merdas são de lamentar.

  22. Saudações leoninas a todos,

    tudo bem que haja algum decoro e boa educação e respeito, etc etc etc mas, na minha modesta opinião passa tudo muito mais por ignorar quem deve ser ignorado!

    Acho que o cacifo sem algumas destas caralhadas que se “ouvem” por aqui perdia alguma da sua graça e virtuosidade! e também suponho que a malta talvez não devesse passar assim de um momento para o outro para modo “paneleirinho” no tratamento que dão a todos os psicomerdosos e porcos e lampiursos e não só que aqui aparecem a comentar sob pena de podermos até ser todos confundidos com os mesmos.

    Benfiquistas e portistas: puta que os pariu a todos! com o devido respeito claro! e que se fodam todos também! e que um dia haja um sportinguista capaz de durante um jogo enfardar um grande biqueiro nos colhões desses tristes “men in black” que só se sentem felizes a roubarem o nosso grande amor!

    Força Cherba!

  23. Eu por acaso até curto mais da expressão “bastão de sportinguismo”. Porque é precisamente isso que o Cacifo é. Um bastão sempre pronto a dar uma valente cacetada de sportinguismo a toda a gente que aqui entra.

    Para mim, o que interessa é que o momento é bom. E se o momento é bom, vou disfrutar. Gosto desta direcção, gosto do treinador, gosto do plantel. Tudo (ou quase) está a ser feito como eu, como adepto, faria. Vemos os reforços a entrarem e começarem logo a render, vemos os nossos miúdos mais velhos (André Martins, Patrício, Adrien, Wilson e Cédric) a liderarem e a prepararem o terreno para a entrada dos mais novos. Vemos uma identidade própria nesta equipa (5/6 jogadores portugueses e da formação no 11 titular) liderada por um treinador que é sportinguista e muito competente naquilo que faz. E vejo os adeptos rendidos à atitude que estão a demonstrar em campo.

    No fundo, isto até nem me surpreende nada. É o Bruno de Carvalho como podia ser qualquer um de nós. Tudo o que está a ser feito tem tido como base dois princípios: interesse do clube e bom senso. A diferença é que desta vez está mesmo um de nós a tomar decisões. A coisa só podia mesmo melhorar. A surpresa está mesmo na competência que tanto o presidente como o Inácio estão a demonstrar no mercado. Em todos os sentidos, seja na qualidade dos jogadores como na negociação em si. Claro que haverá sempre um Gerson Magrão ou um Welder (que precisamos de ver mais vezes) mas desta vez há um Maurício, um Montero, um Jefferson que pegaram logo de estaca. Montero então é um daqueles que não engana. E surpreende-me, sobretudo, o nível de resposta que esta equipa está a dar ao visível aumento de exigência que esta direcção está a impor.

    Portanto, mais do que tentar encontrar falhas, o importante é mesmo disfrutar. Havemos de perder e havemos de errar. Já o fizemos contra os porcos num jogo que estava, claramente, na nossa mão. Mas o que me agrada é ter visto 3 jogos onde todos os jogadores, sem excepção, deram tudo os 90 min. E no fundo, era só isso que eu queria.

  24. Caro Cherbakov e demais Cacifeiros Sportinguistas,

    Faço aqui o meu acto de contrição. Peço mesmo penitência por não ter conseguido ficar quieto e ‘calado’ quando as provocações e demais comentários absurdos começaram a jorrar pl’O Cacifo, mas entrei em modo de auto defesa dos que mais gosto (e o Cacifo faz parte desse lote).

    Vou tentar manter-me afastado dessa gente que procura desestabilizar este espaço tão caseiro, tão sportinguista (mas por vezes é tão dificil)… Em suma, vou procurar ter a tranquilidade que tenho desde há 5 meses atrás quando o Bruno de Carvalho venceu as eleições… Tem sido tudo feito a pensar nos superiores interesses do SCP, e para o passado recente vão anos-luz do ‘status quo’ que reinava por Alvalade.

    Desde a aquisição atempada de um TREINADOR, passando pelas aquisições a custo reduzido (mas bem pensadas), até ao planeamento da pré-época e às vendas que se têm visto, enfim, a minha questão perante tudo isto é, mas quem é que pode apontar alguma coisa a esta nova Direcção Leonina???

    Viva o Sporting Clube de Portugal!!!

    SL

  25. Dia 18 vou estar no Aeroporto da Portela, apanhando um voo da Easyjet para Milão às 20:35.
    Convido os Cacifeiros a irem beber um café comigo em pleno Aeroporto e cantar o ” Tu vais vencer … ” eh eh eh
    Só para dar mediatismo ao blog ;)
    Ou então caguem na ideia … é 1:35 e estou com 0,8 de alcoolemia eh eh eh :)
    SL

    • lol
      Isso no aeroporto é impossível. És logo corrido pela polícia! Noutro local é exequível, mas no aeroporto é completamente impossível, pelo menos sem autorização.

  26. É isso mesmo Cherba: o segredo é deixá-los a falar sozinhos.
    Gabo-te a paciência de ir limpando o tasco …
    Eu pessoalmente já nem consigo ter tempo p/ ler os comentários todos … (nem metade).
    Mas leio sempre os teus posts, não falho um dia, nem de férias!
    Da minha parte, tens colaboração total: já praticamente não o faço, mas a partir de agora é q nunca mais alimento qq tipo de diarreia. É o mínimo q posso fazer p/ te ajudar a manter o tasco respirável.

    PS- tb tenho saudades do Krpan, do Sá, do Jusko, do Metralha, do Mbo, etc, etc,. Alguns ainda andam por cá, mas tão diluídos entre a multidão …

  27. percebo o que dizes Cherba; admito que talvez me tenha excedido com algumas pessoas, mas atingi um limite de falta de paciencia com algumas pessoas que vivem para se meterem com os meus comentários.

    Curiosamente, no final ontem quando resolveram falar normalmente, tiveram respostas normais, mas enfim vou tentar não responder a provocações.

  28. Mesmo não fazendo parte da mobília, este blog é o que denota, na minha opinião, o mais forte sentimento de “SER SPORTING”. Parabéns e vamos lá continuar a defender o nosso GRANDE AMOR!

  29. Grande Cherba,
    Admiro muito a tua dedicação ao cacifo e respeito tremendamente o que por aqui fazes e dizes porque quando leio as tuas palavras de incentivo e dedicação encho-me ainda mais de orgulho de ser SPORTING tal como foi no fim-de-semana passado contra o carnide que pintei a cara e a cabeça (pq tenho o cabelo rapado) com tiras verdes e brancas e me senti cheio de orgulho em estar assim no nosso estádio e só pensava “isto nem chega perto ao que o cherba escreve no cacifo porque o faz todos os dias e eu por pena minha não posso ir trabalhar assim… quem me dera… ehehehee”.
    Eu só leio o que tu colocas e pouco mais! Houve um post que escreveste um dia destes a dizer que já estavas farto desta merda, que ias deixar de escrever aqui e o crl e dos imbecis que diziam merdas contra tudo e todos… tive quase um ataque cardiaco!!! “O cherba a deixar de escrever por causa de opiniões de outros do SPORTING que são contra ou diferem do que ele escreve!?! Está tudo doido CRL!!!” A verdade é uma e apenas só uma, por muitas vozes e opiniões que existam, O AMOR PELO SPORTING!!!!
    Dentro de uma familia existem várias opiniões, e nesta FAMÍLIA SPORTING não é excepção mas estarmos divididos sobre o mesmo AMOR é que é uma enorme burrice e ao que me parece existem por aqui irmãos inteligentes e pensantes.
    Ignorem comentários dos porcos e companhias estrumeiras porque a ignorância é uma demosntração de inteligência, sei que é dificil, mas mandem para o caralho e já está, virem as costas!.. Puta que os pariu!

    SL

  30. Estás enganado, meu Caro Cherba. o Respeito deve ser pelo Sporting e por ti tambem! Esta casa, quer queiramos ou nao, é tua. Nós somos convidados. E devíamo-nos comportar enquanto tal. Aquilo que vi ontem (nem sequer postei um comentario) foi ridículo. Continuamos a criar inimizades num momento em que deviamos estar, como nunca, unidos. Eu, às vezes tambem me passo, mas acho mais sensato passar-me com defensores dos animais das claques que têm o mesmo respeito à vida humana que um chefe de cartel mexicano, do que com quem, mal ou bem, profere a sua opinião. Bem sei que o rigaboss é controverso, alimenta-se da controversia que a sua dialética do contraditório encerra. Que é um chato do caralho, muitas vezes, que é provocador às vezes. Mas nada, na minha opinião, justificava o que se escreveu ontem, de parte a parte.

    Só vos pergunto uma coisa: se combinássemos um Jantar do Cacifo, o Riga seria convidado? Claro que sim, porque não? E estávamos o jantar todos a espetar-lhe talheres na cara ou debatíamos o Sporting e outros asssuntos como pessoas civilizadas?

    Nao se esqueçam, caralho, a nossa Paixão, aquilo que faz com que todos os dias nos reúnamos aqui, é o Sporting. Nao trasnformemos essa Paixão num ódio.

    Saudaçoes Leoninas a todos e vamos lá a ter alguma calma, foda-se. Nao nos desviemos do que é importante: tres letrinhas apenas: SCP.

    • * correcção (para não alimentar polémicas indesejáveis): quando falo de “animais das claques”, estou-me a referir a alguns animais, não a todos os membros duma claque. Acho imprescindível o trabalho das claques, mas os animais que fizeram o que fizeram nunca serão bem vindos ao meu Sporting!

  31. Ora bem… Como isto é um espaço que admite o contraditório, cá vai. Isto, claro, partindo do principio que parte desta prosa é dirigida à minha pessoa.

    Durante semanas e semanas que se foram passando, procurei não entrar em dialogo com alguns elementos que circulam aqui pelo cacifo (obviamente nem sempre o consegui)… desde os declarados lamps e porcos, aos disfaraçados cogumelos e autoproclamados Sportinguistas que nem um “amo o Sporting” conseguem soltar, mesmo que inconscientemente…

    Como já o disse, desde 1 de Maio de 2011 que escrevo no Cacifo! Houve um período (curto, é verdade) em que me retirei, não lia e nem acedia ao site porque, enfim… mas voltei porque é aqui que eu acho que se vive o Sportinguismo desempoeiradamente, ao contrario de outros sites/blogs que parece mais um convento de carmelitas descalças porque nem um “porra” se pode dizer quanto mais um sonoro “CARALHOS FODAM ESTA MERDA”… Não gosto nem nunca gostei do politicamente correcto. Tolero quando é preciso, mas não suporto… E por isso, para mim, este é o “tasco” onde gosto de encontrar outros que como eu vivem este amor intenso.

    Passando por cima dos excessos, que recordo, já foram bem piores por aqui, fico de certa forma espantado com tanta indisposição de muitas das pessoas que aqui frequentam. Mais ainda, para o dono do “tasco”… que tantas vezes aqui vi mandar certo elemento à merda vir alegar agora que aqui que se passou a dois posts atrás era desrespeitar o Sporting! Francamente… Eh pá (olhó Bruma…), chamar a um bateboca ( e aqui assumo que me estalou o verniz… em demasia) num blog um “desrespeito ao Sporting”… desculpem mas não “papo” essa…

    Desrespeitar o Sporting para mim é dar qualquer tipo de apoio/consideração a gente que foi corrida, e bem, há mais de 5 meses, depois da mesma ter emporcalhado o seu nome durante anos e anos, atingindo o pico de vergonha máxima desde 27 de Março de 2011, às 5h da manhã, de tal forma que o presidente empossado nem mereceu sê-lo à frente dos sócios/adeptos depois duma campanha para as eleições no mínimo vergonhosa, onde tudo foi permitido do mais baixo nível… Desrespeitar o Sporting foi o que fizeram quem apoiou (repito: APOIOU) esta gente, mesmo que esta se “escudasse” atrás dum Leão que não era, de todo, o mais importante para aquela “gente”.

    Fui acusado, muitas vezes, de nem ser Sportinguista… porque atacava, e bem, a anterior direcção. Apresentava argumentos, demonstrava por A+B o porque das minhas opiniões, mas as respostas, muitas delas eram embrulhadas num “lampião” ou “reacionário”, ou “tu queres é eleições todas as semanas, para que ganhem os teus”… Enfim, tempos que felizmente passaram e que hoje é possível respirar Sportinguismo! E desafio quem quiser a contar as vezes que houve comments aqui no cacifo a dizer palavras como “orgulho”, resumindo o que era esse “sportinguezinho”, em comparação com os últimos 5 meses!

    Caro Cherba… não papo grupos, não alimento muchachos nem pandilhas, não sou cabecilha de nenhuma seita, não sou nenhum “capo”… Sou Sportinguista e ai de alguém que questione o meu Sportinguismo… Viro o bicho! Não aceito, não suporto, não tolero! Questiono o sportinguismo de alguns aqui, precisamente por aquilo que escrevem e que, de facto, nada me leva a pensar que o sejam… perguntam alguns “Então este gajo não admite que questionem o seu Sportinguismo e questiona o dos outros?”. Respondo eu: “Sim… por muito do que leio aqui, questiono aqueles que de facto não me parecem minimamente gostarem do Sporting!”. E quem quiser apontar alguma falha ao meu Sportinguismo, faça favor… Já houve quem o questionasse por não ser sócio. Bom, se isto é o melhor argumento que se arranja… estamos conversados! Se vamos pelas vezes que não fui ao Estádio… foda-se, pudera, vivo há mais de 230kms da “minha casa”… De resto, nem imagino por onde pegariam…

    Eu não vivi o despertar do meu Sportinguismo à beira da porta 10A, não tive hipótese de ir a captações para bater umas bolas, eu não andei à porrada com lamps e porcos das claques adversárias… O meu sportinguismo sempre foi vivido ao longe, infelizmente… começou há mais de 8000kms de distância a ouvir relatos às 11h da manhã, vestindo orgulhosamente uma camisola listada com um tecido miserável de tanto que picava e tanto aquecia que só mesmo o orgulho de a ter vestida a mantinha no meu corpo de menino… Algumas vezes chorei com derrotas do Sporting, revoltado pelos roubos sistemáticos que são useiros e vezeiros como me emocionei ao poder circular pela primeira vez pelo labiríntico José Alvalade, no 1º dérbi que vi, em que ganhamos por 1-0 (obrigado Amunike, por ter tornado essa experiência marcante)… Então estes últimos dois anos de Croquetes, foi em constante mode “fight & resist” até Março deste ano… agora sim, posso dormir descansado porque sei que tal como me deito, no dia seguinte vou ter igual ou maior orgulho do que sinto.

    Se faltei ao respeito a alguém (o que duvido, pois não conheço aqui ninguém pessoalmente, logo, acho estranho poder faltar ao respeito de alguém), pois que saiba desculpar como eu sei, pois nada do que passo aqui no tasco passa daqui. Agora, não me venham com tretas que faltei ao respeito ao Sporting, pois o Cacifo, o Ricardo, o Cherba, o Hic, o Trolha, ou até o BdC… nenhum deles importa mais do que o próprio Sporting!

    Fica aqui o meu “direito ao contraditório” (Mais uma vez, claro, partindo do principio que parte da prosa deste post é dirigida à minha pessoa)…

    Bem haja a quem é de bem haja… SL

    • Ricardo,

      Eu só comento aqui, não administro nem modero o Cacifo, e consequentemente não tenho a pretensão de que o que escrevo traduza mais que as MINHAS interpretações e opiniões pessoais.

      Na interpretação que EU faço, este post não tem UM destinatário.

      Não tem sequer como objecto UM post.

      O post a que se refere é uma réplica de uma série de outros posts anteriores a esse, em que vários Cacifeiros (EU INCLUÍDO) reagimos taco-a-taco a provocações diversas de lamps e porcos, e a comentários diversos que insultam a inteligência de qualquer um. Como escrevi mais acima em resposta ao comentário do Gregor Samsa, «há muitas formas de empunhar o “bastão” e defender o “bastião”», e «devem ser as circunstâncias a ditar a forma mais adequada a cada momento».
      Também como escrevi, «prefiro uma forma mais orientada para a discussão de ideias e para o contraditório, longe das picardias pessoais e ignorando comentários que não têm outra intenção senão comprometer a discussão séria de ideias (mesmo se por vezes esses comentários me irritam ao ponto de activar o meu modo “patrulheiro”. Eu também acho que há coisas que não devem ficar sem resposta, entre outras razões porque quem aqui vem (comentar ou apenas ler) há mais tempo, tem memória.

      Na MINHA interpretação, a questão prende-se mais com a extensão do modo “patrulheiro” que com o modo em si. Pelas consequências que isso tem na limpeza do espaço, e porque acaba frequentemente por favorecer aqueles que não têm outro objectivo senão ajavardar e impedir a troca de pontos de vista entre quem ama o Sporting, desviando o assunto de cada post para discussões que pouco ou nada têm a ver com esse assunto – na MINHA interpretação, é a isso que o Cherba se refere com o respeito pelo Sporting, não é ao Sportinguismo de cada um.
      A defesa deste “bastião” faz-se também a “bastão” quando é preciso, mas enquanto isso não significar comprometer o sentido do próprio “bastião”. Aquilo que sinto quando constato a ausência prolongada de alguns Cacifeiros na caixa de comentários, e tenho que ignorar dezenas de comentários seguidos para fugir aos bate-boca é de que isso corresponde a um “triunfo dos porcos”.

      Percebo que te sintas particularmente visado por este post apenas pela oportunidade em que ele surge. Eu sinto-me visado, porque como dizes já houve posts em que o mesmo (ou pior) se passou e porque às vezes perco a paciência e não consigo tolerar tanta estupidez ou desonestidade intelectual junta sem deixar uma (ou várias…) resposta(s).

      PS: Ando a fazer uma terapia de selecção (não, não tem nada a ver com as teorias do outro…). Um a um, selectivamente, vou deixando de responder às alarvidades dos trolls habitués do Cacifo. Desejavelmente vou chegar ao ponto de equilíbrio que me permita manter-me on-topic, sem deixar de comentar.
      Mas com o “bastão” sempre ao meu lado…

      SL

Deixe uma Resposta

