Adeus, Eusébio, até depois

Não bastavam os números de Peyroteo, tinha que vir outro Leão  lixar-lhe as estatísticas na selecção.

ronaldo

acaar de vez com aqule record f merda

Anúncios

105 thoughts on “Adeus, Eusébio, até depois

  1. Sou dos maiores admiradores de Cristiano Ronaldo e, falando de alguém normalmente esquecido, de Luís Figo! Sou benfiquista mas antes disso, eu sei que há poucos, sou português… e muitas alegrias devo aqueles dois jogadores!
    Só peço que não se comparem coisas diferentes oriundas de realidades diferentes!
    Uma coisa é certa para mim, Cristiano Ronaldo é o jogador mais eficaz do mundo na actualidade, como no final dos anos 60 o eram 2 Moçambicanos; Eusébio e Mário Coluna!
    Quando a imagem tem a camisola das quinas, como esta imagem, o clubismo deixa de ter razão… pelo menos, para mim, deixa!

    • Tanto clubismo é chamar diferente ao que é igual, como chamar igual ao que é diferente. Ronaldo é diferente de Eusébio, Coluna e… Figo. Diferente para melhor.

      • São todos muito bons e todos, na sua época, levaram Portugal às costas!
        O problema é andar a tentar comparar o incomparável…há muitas diferenças.
        Mas até admito que hoje a vida é mais complicada para os avançado!

    • Tu é que estás a tentar comparar os “Moçambicanos” com o Cristiano Ronaldo. Não apresentas é nenhum argumento, e isso, por si só, é revelador do falhanço da comparação.

      Não há a mínima discussão que CR7 é o melhor atleta português de sempre.

      Já o melhor jogador do mundo de sempre já é discutível, mas no mínimo anda lá perto: Maradona, Cristiano Ronaldo, Messi, Pelé… por esta ordem.

      • Eu ainda não percebi esta léria de querer comparar um estrangeiro com um português… como melhor jogador português de sempre!

      • Calma Ricardo, quem falou em “Moçambicanos” foi o cromo Carlos Almeida, não eu!

        Mal ou bem, pelas razões políticas que se conhecem, os “Moçambicanos” eram Portugueses.

        Mas isso é acessório. O importante são os factos CR7 não tem um equivalente no desporto português. E mais, antes de descermos aos moçambicanos ainda temos uns tantos nomes como Peyroteu, Rosa Mota, F. Mamede, Carlos Lopes…

      • E nasceu onde? Em Alfama? Em Beja? em Alter do Chão?
        Colonialismos extrapolados é que não… Simples, não nasceu cá… não É português! À luz da lei até pode ser… na minha opinião, não é… que eu saiba, ele até veio para cá maior de idade, certo? Se me disserem que tem dupla nacionalidade, até aceito… mas para mim é tão português como o Deco, o Pepe ou o Liedson…

      • O Sampaio não gosta do Eusébio porque a mulher dele é comida por um preto todos os dias. O problema dele nem é tanto esse. O fetiche que ele tem é de ser comido por um Moçambicano com um grande bacamarte.

    • epá, ó ricardo, o problema é que ‘aquilo que tu achas’, no caso, não interessa para nada. é, aliás, para isso que serve a lei. ou ainda aparece um cromo qualquer a defender que o melhor jogador de sempre é o rui costa pois, na verdade, o ronaldo também não é português porque, enfim, nasceu na madeira, e essa é a opinião dele…

  2. Vocês sabem que o Ronaldo precisou de 40 jogos a mais para igualar o Eusébio, não sabem?

    O Eusébio tem a melhor média de golos de sempre da selecção, e dificilmente algum dia será batido. Estatisticamente aqui é imbatível.

    Se vocês acreditam que o simples número correspondente ao total de golos reflecte o melhor de sempre, então o Pauleta é o melhor, mas na verdade, o Pauleta até é muito pior jogador do que o Postiga ou o Nuno Gomes, por exemplo.

    O Ronaldo é, provavelmente, o melhor jogador português de sempre, melhor do que o Eusébio, mas, de certeza, que não o é por causa dos golos, porque então assim não era de certeza.

    A importância que alguns fanáticos dão a isto – como se fosse preciso do Ronaldo marcar mais golos que o Eusébio para ser melhor – é ridícula e absolutamente ineficaz na defesa da tese de que o Ronaldo é melhor.

      • O Ronaldo já não é um extremo tradicional, já nem faz muitas assistências e finta muito menos do que quando era mais novo. O Ronaldo joga da esquerda para o centro e é basicamente um avançado goleador extremamente eficaz – de tal forma que é um dos jogadores mais impressionantes de sempre.

        Se vires vídeos dos jogos do Eusébio, vais perceber que ele muitas vezes joga em equipa, não sei se mais ou menos que o Ronaldo actualmente, e nem sequer era o tipo de avançado que a única coisa de jeito que tinha era a finalização.

      • Eu sei disso, quando foi para o Real começou a mudar o seu estilo de jogo, mas de qualquer das maneiras ele está colocado na esquerda e não no centro, quer queiras quer não é um extremo.

      • Eusébio não era PL! Nunca o foi! E já agora, na sua posição específica (nem tudo pode ser medido em golos) entre Ronaldo e Figo continuo dividido!

      • Sim, aceito isso, ele é um extremo, mas sempre tendo em conta que no futebol actual os rótulos posicionais associados aos jogadores não querem dizer tudo, com tantas características e dinâmicas presentes em todas as posições. Por isso é que não concordo com o argumento de que os golos do Ronaldo valem mais porque ele é extremo, não é por aí, ele é extremo mas se calhar tem funções muito diferentes do que a maioria dos outros extremos do mundo.

      • Qual é a diferença? Enganei-me. Nem o nick é para ser levado a sério. Só queria participar. Mas aqui para gente como tu interessa mais o destilar de fanatismo do que a discussão de ideias.

      • Do tipo: “o mmm87 enganou-se e escreveu mmm78; não vou perder a oportunidade de por em prática a minha estupidez e insultá-lo e ignorar aquilo para o qual a caixa de comentários foi criada: discussão de ideias”

    • A melhor media de golos/jogo na selecção e’ do Peyroteu (e no campeonato também).
      A verdade e’ que quem quiser olhar para a selecção sem clubismos esta sempre a ir parar ao Sporting (que até foi o clube com mais jogadores portugueses no mundial de 66).

    • Mas quem falou de rácio de golos foste tu, não foi por ter ultrapassado o n.º de golos de outro jogador que Ronaldo se transformou no melhor jogador de sempre.

      Já o é há tanto tempo…

    • @mmm78
      quote: “Vocês sabem que o Ronaldo precisou de 40 jogos a mais para igualar o Eusébio, não sabem?”

      Eu acho que o Ronaldo só precisou de dois ou três jogos, para tornar evidente que era o melhor que Portugal tinha produzido, no que diz respeito ao futebol.
      E isto, num tempo em que os treinadores, com sólida formação académica, têm processos científicos colocados ao serviço dos “carroceiros” mais implacáveis ( e bem preparados) da história do mesmo futebol.

      @os que argumentam acerca das nacionalidades
      Se entramos pela via das nacionalidades: os únicos Portugueses que há são os descendentes dos habitantes originais do condado de Guimarães, todos os outros vêm de territórios conquistados. Embora deva precisar que os arquipélagos da Madeira e Açores não foram conquistados, porque não tinham população autóctone.
      Yeah, bitch! Guimarães!

  3. E digo mais, tenho para mim que mais leões seguirão as pisadas do CR7 e ultrapassarão o “mancha negra” na lista dos melhores marcadores da selecção, temos pena, neste momento o aínda melhor marcador até é Sportinguista!

  4. o pobre diabo do eusebio desde ha muito q ja demonstrou q n é um idolo de portugal mas apenas do benfica, já fez varias declaracoes desrespeitosas para c/ outros clubes, nomeadamente nós. ainda o ano passado aquando do derby disse q os lampioes nao perdiam conosco nem q jogassem c/ os juniores.

  5. O Eusébio jogava em 66, quando era pontapé pá frente e fé nos defesas que não sabem defender! Estamos em 2013, o futebol transformou-se em algo muito mais complexo, portanto, é indiscutivelmente incomparável. O Pauleta também pode ir gozando os seus últimos dias.

    Ronaldo é o melhor que já vi jogar. Espero vê-lo de regresso ao Sporting, a envergar a camisola (7) amaldiçoada.

  6. 1. o bojinov já foi, 26o caso resolvido. despedimento por justa causa por abandono do posto de trabalho.

    2. tal c/o se previa o bolo de arroz tava a espera de rescindir para mamar indeminizacao e assinar livremente e de bolso cheio c/ o west wham.

    3. o bruno vai ganhar 5mil paus. nao é pouco nem é muito. e é um valor q nao deverá servir para ser criticado. afinal ng estaria a espera q ganhasse 500euros

  7. Eusébio? A sério?

    O que é que interessa quantos golos marcou cada um na selecção (pois, o Pauleta…)?
    A selecção é a faceta menos relevante de Ronaldo.

    Ronaldo “tem velocidade, resistência, força, técnica, salto, cabeceamento, remate, passe, pontapé de livre, cruzamento, inteligência, capacidade de improvisação, polivalência, atrevimento (nem todos os jogadores têm capacidade de sair para o ataque sozinhos), etc…”

    Ronaldo é o jogador mais completo do Mundo.

    Ronaldo marca para cima de meia centena de golos por época, há três temporadas consecutivas, a jogar na Liga Espanhola. Está sempre no top das assistências para golo. Ganhou em todo lado onde jogou – nas duas melhores e mais competitivas ligas do Mundo. Ganhou apenas uma vez a Bola de Ouro porque há Messi, que joga no Barcelona, mas foi o segundo classificado vários anos seguidos.

    Vejam a que velocidade era jogado o futebol no tempo do Eusébio. Comparem com a velocidade a que é jogado hoje. Vejam o tempo que um avançado tinha para pensar uma jogada antes, e comparem com o tempo que (não) tem hoje.

    Eusébio? A sério?

    • Fui ver…pensava que tinha sido muito antes, mas as substituições e as admoestações começaram a ocorrer apenas a partir do mundial de 70.
      Imagino a “festança” no engendrar das estratégias de jogo…

    • Calma Hic, aqui ninguém está a discutir se CR7 é o melhor atleta português de sempre…

      … aqui discute-se se CR7 é ou não, o melhor jogador mundial de sempre: Os 4 magníficos para mim são Maradona , CR7, Messi e Pelé.

      • Vi jogar todos esses, embora no caso do Pelé já no fim da carreira.

        Ronaldinho não chega aos calcanhares de nenhum deles. O próprio fenómeno teve a carreira fodida com as lesões, que o impediu de ser consistente ao longo de uma série grande de anos, como os outros 4 foram e são.

        Admito que o assunto é discutível, mas do que vi estou com o Sir: São os 4 magníficos, sendo o Diego Armando o maior deles todos.

      • Sir Bobby Robson,

        Na altura em que postei o comentário (ainda) só se discutia qual era o melhor jogador português de sempre… “Eusébio? A sério?” foi como comecei e foi como acabei o comentário.

        Em todo o caso, nas qualidades que apontei ao CR estão inevitavelmente as atléticas, mas são só as primeiras – tudo o resto (“cabeceamento, remate, passe, pontapé de livre, cruzamento, inteligência, capacidade de improvisação, polivalência, atrevimento”) são aquilo que fazem dele o melhor jogador português de sempre.

        Mesmo a referência que fiz à velocidade a que se jogava antes, em comparação com a velocidade a que se joga hoje, tem sobretudo a ver com o tempo que os jogadores tinham antes e têm agora para “pensar” cada jogada – no fundo tem a ver com a forma como se defende hoje e como se defendia antes.

        Quanto aos 4 magníficos apontados, já não vi jogar Pelé a não ser no Cosmos…
        Os outros 3 são o meu Top3, com Deus Diego acima dos outros dois.

    • Nao tenho dúvidas acerca do Cristiano Ronaldo: jogador completo, uma besta fisicamente, obstinado, o meu jogador favorito. Mas e se o Eusébio tivesse crescido no ambiente de hoje? Num ambiente semlhante ao Ronaldo?

      • Se aparecesse hoje: era capa dos desportivos, anunciado como o novo ‘Cristiano Ronaldo’, até ser vendido em Janeiro…

  8. O verdadeiro rei é CR7.
    Lembrar só a quem diz que não se pode falar no que não é comparável, que é com Ronaldo no 11 que atingimos as melhores fases finais de sempre: final, meias finais, etc. Lembrem-se do euro 2004, por exemplo, quando o Scolari viu que não tinha grande coisa a fazer senão pôr o Ronaldo no 11. Eu aposto que quando um adversário entra em campo e vê que vai defrontar o Ronaldo, terá um comentário a rondar o “foda-se, começamos a perder”.
    A principal diferença entre CR7 e Messi vê-se em três “pequeninas” coisas:
    1) Dizem que o Messi ganhou um mundial sub 21 e o Ronaldo ainda não ganhou nada. Pois é, a questão é que, com essa idade, a selecção principal portuguesa já dependia de si para o que quer que fosse.
    2) Diferença chamada “encontrar uma equipa feita”. Messi joga numa equipa pensada desde os anos 2000 e é servido por jogadores brutais que cresceram, todos eles, juntos. Se alguém perguntar a um treinador de futebol da primeira liga inglesa, por exemplo, se prefere Messi ou Ronaldo, a resposta será, obviamente, Ronaldo. E porquê? Porque toda a gente sabe que o Ronaldo fará a diferença em qualquer clube. Já o Messi…
    É ver nas selecções. Messi tem como companheiros Lavezzi, Higuain, Di Maria, Pastore, Banega, Aguero, etc, etc. Ronaldo tem como companheiros… Alf, Ruben Micael, Ruben Amorim, João-joga-para-o-lado-Moutinho, etc, etc. E ainda assim, um nunca marcou um golo pela Argentina numa fase final. O outro superou Eusébio e está com 28 anos ainda. É isto.
    3) Talvez o atleta mais brutal no futebol. Só o ibrahimovic se compara em poderio, mas fica a perder em tudo, até no remate de longe.

  9. Este jogo é uma boa resposta para os tugas estúpidos que gritam “messi” e que dizem que o nosso Ronaldo não se esforça na selecção. Embrulhem!

  10. Para se falar da enorme qualidade de um jogador (Cristiano Ronaldo) não é necessário praticamente ofender outro (Eusébio). Os tempos são diferentes e cada um deles foi o melhor no seu tempo. E para quem falar em tirar a mancha negra, convinha relembrar por exemplo Hilário.

  11. Números

    Não querendo discutir quem tem a pilinha maior, vamos falar de números:

    Eusébio:
    – 614 jogos -> 638 golos (Benfica) – 1,04
    – 64 jogos -> 41 golos (Selecção) – 0,64

    Pelé:
    – 638 jogos -> 619 (Santos) – 0,97
    – 92 jogos -> 77 golos (Selecção) – 0,84

    Peyroteo:
    – 425 jogos -> 675 golos (Clubes) – 1,59
    – 20 jogos -> 14 golos (Selecção) – 0,7

    Messi:
    – 248 jogos -> 220 golos (Barça) – 0,89
    – 82 jogos -> 35 golos (Selecção) – 0,43

    C.Ronaldo:
    – 494 jogos -> 320 golos (Man Utd e Real) – 0,65
    – 106 jogos -> 43 golos (Selecção) – 0,41

    Ronaldo:
    – 517 jogos -> 352 golos (Clubes) – 0,68
    – 104 jogos -> 67 golos (Selecção) – 0,64

    Gerd Muller:
    – 555 jogos -> 487 golos (Clubes) – 0,88
    – 62 jogos -> 68 golos (Selecção) – 1,1

    Melhor Média nos Clubes onde ainda jogavam futebol:

    1º Peyroteo
    2º Eusébio
    3º Pelé

    Melhor Média em Selecções:

    1º Gerd Muller
    2º Pelé
    3º Peyroteo

    Resumindo: Hoje em dia temos monstros como parece que nunca houve em termos de números, mas quando os comparamos com aqueles que os nossos Pais sempre falaram, apercebemo-nos que é porreiro e tal mas calma lá…
    Nenhum dos “recentes” aparece nos Top3.

    PS: Isto são avaliações meramente quantitativas e individuais.

    PPS: Faltam outros nomes de goleadores, mas fiquemo-nos por aqui.

    • A ver se percebes, não estamos a falar de estatísticas porque se assim fosse Pauleta seria o melhor jogador português de sempre, porque foi o que marcou mais golos; ou Peyroteu, porque é o quem melhor média.

      Já agora, então para ti Maradona não entra nos melhores do mundo?

    • Obrigado pelo esforco de apresentar números – que valem o que valem – mas se nao queres discutir quem tem a pilinha maior era bom evitar a assercao de que os “recentes” nao aparecem no top 3.

      É imperativo qualificar as conclusoes quando se apresentam números: antigamente eram cabazadas semana sim, semana nao.

  12. O que há mais a dizer sobre Ronaldo? Fantástico!
    Se Messi sofresse da permissividade “arbitral” ao adversário que Ronaldo sofre…Enfim!

    One Man Show! Ontem salvou Paulo Bento e toda a corrupção que gravita na FPF.
    Foi pena!

    PS: Triste por escrever isto, mas a Selecção da FPF não é a minha Selecção Nacional!

  13. Mais uma pirilada do Cherbakov, o CACIQUE DO CACIFO, a comparar o número de golos do Tremoços e do CR na selecção.

    As selecções não interessam um pirilau.

  14. Aqui, muito a contragosto, concordo com vocês ! O CR7 é o maior! Ou não fosse ele meu primo he ehe ehe ehe ehe eh… Aliás, como disse o nosso grande líder Alberto João, o Madeirense é um ser superior!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s