Gira-discos (porque o estado de alma leonino também se canta)

Porque sempre que ouço esta música me recordo do passado recente do Sporting. Porque esta música encaixa, na perfeição, neste país que alguns teimam em estragar. Porque, à conta desses mesmos alguns, tive uma criança de quatro anos a chorar, primeiro agarrada a mim, depois à mãe, por lhe terem tirado a educadora. Porque isto é canção que nos sai das entranhas. Porque a Gisela canta que se farta. E porque sim.

Advertisements

53 thoughts on “Gira-discos (porque o estado de alma leonino também se canta)

  1. este teu post diz muito daquilo que acho de Portugal. do modo sorumbático e incompetente com que gerem este pais adiado.

    deixo aqui estas belissimas e cortantes palavras do enorme Alexandre O´Neill, que dizia num Adeus Português:

    “Não podias ficar nesta cadeira
    onde passo o dia burocrático
    o dia-a-dia da miséria
    que sobe aos olhos vem às mãos
    aos sorrisos
    ao amor mal soletrado
    à estupidez ao desespero sem boca
    ao medo perfilado
    à alegria sonâmbula à vírgula maníaca
    do modo funcionário de viver

    Não podias ficar nesta cama comigo
    em trânsito mortal até ao dia sórdido
    canino
    policial
    até ao dia que não vem da promessa
    puríssima da madrugada
    mas da miséria de uma noite gerada
    por um dia igual”

  2. Desculpem o off topic mas não resisti:
    livramo-nos a tempo de um “encosto” que cá tínhamos que foi para a terras de Sua Majestade, não é que o “chavalo” para além de se mostrar ingrato ao clube que o formou agora também o está ser com o País!! Diz que não fecha a porta á seleção Inglesa, ao melhor estilo de: quem convocar 1º em vou, ou melhor quem me pagar mais…
    Por mim não calçava nunca mais os mantos sagrados (SCP e seleção) não é digno.

  3. Letra intemporal.

    Esperemos que o nosso clube tenha finalmente deixado esses tempos para trás, tudo indica que sim.

    Consiga Portugal (e os Portugueses) fazer o mesmo!!!

    SL

      • Nao gosto, não gosto das ideias, dos princípios, do que dizem (99%), como o dizem (99%), dos lideres, etc, etc

      • Mas só quem é de esquerda pode expressar a opinião?!

        E se vão dizer que eu é que estou a discriminar alguém, perguntem a um militante comunista o que pensa de alguém de “direita”?

        Conheço alguns e todos apelidam pessoas “de direita” de fascistas!

      • quantas pessoas de direita se revoltaram contra a ditadura fascista que oprimiu o nosso país? diz lá uma…
        Já dos teus odiados comunas, alguns deram a vida e muitos adoeceram gravemente em prisões sem quaisquer condições, pela esperança de ter uma sociedade melhor …

      • Aqui tocou-se num ponto que erradamente se andou a tentar dizer durante as ultimas eleições: Que os Godos eram de direita e que os Brunecos eram de esquerda.
        De direita sou eu, e como sportinguista fui sempre apoiante de Bruno de Carvalho.
        Se há coisa que define um gajo de direita é que não gosta que lhe vão ao bolso roubar aquilo que um tipo ganhou, seja um Estado Estalinista para dar aos tipos do comité central, seja um Estado Socialista para dar aos parasitas da sociedade, seja o Estado do Passos Coelho que nos rouba para dar a bancos e agiotas, seja o Engodinho Lopes e sus muchachos …
        De qualquer das formas , acho que o Cacifo é um espaço que tem mantido pluraridade, sem ser parvo e dar para trás nos cogumelos quando eles aparecem.

    • Cherba em relação ao cocó, não sei ao que te referes, gosto de cagar!! Comer cocó? Não sei, o meu cheira mal, não me cativa comer, não penso experimentar…tu que dizes? (dos cocós que conheces)

      Viva a republica democrática da china e a sua monarquia!

      • Na republica democrática da coreia é literalmente monarquia… na republica democrática da china é uma democracia monarquica em que não é de pai para filho que passa o poder…é de camarada para camarada.

      • É lá, mas isso leva-nos muito longe. Em Itália, por exemplo, também é uma monarquia só porque todos os presidentes (com excepção de Sandro Pertini) são da democracia-cristã são leitos pelo parlamento?

      • Se são eleitos…como é possivel a comparação?!?

        Por favor não digas na china funciona igual!!

      • Não, não funciona igual. Mas são eleitos por um punhado de cidadãos e não por sufrágio universal..O que quero dizer é que na China não chega qualquer um lá acima. Passa por vários crivos, independentemente de gostarmos ou não dessas bitolas. Em Itália também é assim, Os crivos e bitolas são outros, mais de acordo com o pensamento Ocidental, mas repara na semelhança de procedimento. Isto apenas no sentido de desmontar o argumento que a China é uma monarquia.

        Para finalizar a analogia, Os Presidentes nesses países têm uma função quase decorativa (na China, quem manda é o Secretário Geral do PCC).

    • Podias dizer o mesmo sem ofender. Por exemplo: Detesto comunistas; ou Não gosto de comunistas. A palavra ódio é muito perigosa, e incita a que do outro lado haja o mesmo. Não achas que assim exprimias melhor a tua opinião?

      É a mesma coisa que eu dizer, para me referir às pessoas de direita: Odeio fachos. Se calhar nem todos são fascistas e nem sequer odeio nenhum (sendo eu de esquerda). A direita democrática, respeito-a e às vezes dou-lhes razão. Aos fascistas e seus derivados desprezo-os. Mas não os odeio.

      • Tens razão. Peço desculpa pela utilização da palavra “odeio” foi em muito em resposta a essas expressões que referiste ” Odeio fachos” que é muito utilizada por membros do partido comunista portugues ao referirem-se a qq pessoa da direita.

        (quando digo que sou de direita, nunca em momento alguem é minha intenção referir-me à extrema direita!)

        Até amanha (com outro nick e outra conversa)

  4. Mais uma limpeza feita:

    “A Câmara de Odivelas anunciou esta terça-feira ter chegado a acordo com o Sporting para a rescisão dos protocolos celebrados em agosto de 2012 para a utilização do Pavilhão Multiusos de Odivelas e do Complexo desportivo do Porto Pinheiro.

    Segundo a câmara, a cessação dos acordos ocorrem pelas «dificuldades conhecidas relativamente ao cumprimento por parte do SCP das obrigações financeiras decorrentes dos referidos protocolos», tendo por isso agido na defesa do interesse público.

    A cessação dos contratos prevê ainda o pagamento pelo Sporting da dívida existente relativa à utilização do pavilhão, que será paga conforme um plano delineado. Também os terrenos do Complexo Desportivo do Porto Pinheiro voltam à posse municipal. “

    • O joão mário está a jogar muito bem nota-se que já evoluiu (fez 1 sprint para recuperar a bola…); o betinho faz golos (também teve um pormenor técnico bem interessante e uma assistência em menos de 45 min); esgaio começou bem mas foi-se perdendo…(devia jogar a extremo).
      Ps: os polacos eram fraquinhos!!!

  5. …Quando o pão que comes sabe a merda o que faz falta!

    O que faz falta é avisar a malta…

    (Do mesmo autor dos Vampiros (que comem tudo))

    Independentemente das ideologias de esquerda direita centro …, é necessário termos sempre a pestana aberta e apontar o dedo aos filhos da fruta que são os vampiros do futebol em Portugal.

  6. Pode soar a bota de elástico, mas depois de ouvir a Gisela João (tinha ouvido na rádio, sem grande interesse) fica-me um gosto estranho… “Os Vampiros” é das canções do Zeca aquela de que tenho memórias mais antigas, pois costumava ouvir em casa dum amigo num single, bem antes do 25 de Abril. Esta versão está bem longe da intensidade e profundidade do original, e não consegue causar aquele arrepio na espinha de que ainda me lembro, mesmo quando não compreendia a letra.

  7. Eu moro ao lado de um quartel de Rangers do Exército e as vezes eles metem essa musica durante 24 horas, mas sempre a mesma parte “eles comem tudo e não deixam nada”… Que tortura… ahahahah :S

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s