O Fredy Krueger, a cobra mal amada e tanta gente aziada

«Este foi o Sporting que empatou com o Rio Ave». A frase é de Leonardo Jardim e, para mim, é fantástica como medicamento contra a bipolaridade dos adeptos. E vai ao encontro do que defendi, há uma semana: esta é a equipa que nos voltou a fazer acreditar. E o que é, afinal, esta equipa? É uma equipa que comunga um espírito de vitória, é uma equipa que se mostra unida, é uma equipa que honra a camisola que veste, é uma equipa que empolga, mas também é uma equipa que comete erros próprios de um crescimento e amadurecimento. É disso que não podemos esquecer-nos.

Parece-me, no entanto, imensamente injusto, questionar a atitude dos jogadores. O estar a fazer um jogo menos conseguido não significa falta de atitude, muito menos numa noite como esta. Não acho que tenhamos feito um jogo pouco conseguido; acho, até, que a equipa foi bastante adulta. Não vimos charutadas para a frente, nem vimos um dos centrais acabar a ponta de lança. Vimos uma equipa com critérios e com um modelos de jogo cada vez mais definido. Não é consistente? Se o fosse, ao fim de três meses, seria um verdadeiro milagre. Mas é uma equipa que não diz que entra para ganhar. Fá-lo! Prova disso é a vontade de controlar desde o apito inicial e mais um golo madrugador. Dele mesmo, que chegou como aviãozito e, neste momento, é o pesadelo das defesas (One, two, «Fredy’s» coming for youThree, four, better lock your door…) e um verdadeiro ídolo em Alvalade. Sim, voltámos a ter um craque dos pés à cabeça e isso é maravilhoso. Tal como deve ser desafiante para Leonardo conseguir corrigir a forma como a equipa reage quando se coloca em vantagem: a pressão alta fica menos alta, o recuo é demasiado, o meio-campo deixa de ter bola e desequilibra-se. Dores de crescimento que resultaram no golo do empate, muito consentido, primeiro pelos médios (se William não está, tem que estar Adrien ou Martins, não um Salomão em esforço vindo a correr sabe-se lá de onde), depois pelos centrais que não saíram quando se percebeu que ia haver remate, depois por Patrício, que por momentos deu ideia de ter dois blocos de cimento atados aos pés. Reacção, novamente por Fredy Krueger, numa aceleração que colocou Santos na rua.

A partir desse momento, só existiu Sporting, prolongando-se o sofrimento por culpa própria, pois várias foram as oportunidades para marcar. Adeptos com o coração a bater ao nível da garganta, garganta dorida de tanto gritar, punhos cerrados e unhas roídas. Um alvo, Carrillo, actualmente o mal amado. Eu percebo que quando vemos talento em potência nos custe não vê-lo explodir. Mas não percebo como, em função da má definição das jogadas, se ignore todo o restante trabalho: Carrillo durou 90 minutos e, ao longo desse tempo, não se escusou a ajudar a defender; mais, ao longo desse tempo, não se escondeu e quis ser ele a assumir a bola, o 1×1, o desequilíbrio. Sim, a cobra fez a dança da morte, só não soube matar a presa. Viria a ser um aparentemente inofensivo Cédric a decidir. Remate de raiva, redes mal batido (afinal, havia mesmo blocos de cimento naquela baliza), uma equipa em comunhão, já com um promissor Vítor em campo e um inesgotável Jefferson, que voltou a ser um dos melhores em campo (não me esqueço do intratável Maurício nem das antecipações de Rojo, não senhor).

Nesse momento, o Lobo Luís  quase chorou em directo (patético), dando voz às ondas de choque que atravessaram o país (incluindo, infelizmente, um determinado camarote leonino onde esta vitória soube a derrota). Na pedreira, onde um pseudo-grande quase ofereceu bilhetes aos seus para evitar o apoio à equipa adversária, só se escutava um cântico que fala de um clube chamado Sporting, com mais de um século de histórias para contar e outro século pela frente e que, apoiado por milhões de Leões, se revela uma força cada vez mais brutal!

braga1

 

a abrir e

Anúncios

83 thoughts on “O Fredy Krueger, a cobra mal amada e tanta gente aziada

    • Ia escrever qq coisa do gênero.

      Quanto ao jogo, demorou muito o 2º golo, o Braga defendeu com unhas e dentes abdicando do ataque, teve 0 oportunidades de golo, mas chegou com mérito nosso. Em momento algum optamos por charutos para a frente (este Maurício é um centralão), houve sempre muito critério no passe, graças a Ardrien e William, e desequilíbradores nas alas. Também eu desespero com Carrillo, porque acho que ele pode ser muito mais, mas daí a dizer que jogou mal…

      Vi o jogo num streaming em castelhano, como normalmente faço, por isso acho que existe alguma intoxicação da opinião de quem vê o jogo comentado pelos jornaleiros portugueses.

  1. O Jardim continua a ser coerente e vai continuar assim até ao fim. Alguns dos nossos adeptos é que não e já deviam ter entendido que o Sporting entrou numa nova era. A fome de títulos é compreensível, mas quer dizer, primeiro elogiam o discurso do “ainda não somos candidatos” e depois descarregarem as frustrações todas ao primeiro erro?

    Não é assim tão difícil perceber que, p’ra atingir uma certa maturidade, eles vão ter que errar, lá dentro e, por vezes, prejudicando a equipa em termos pontuais e exibicionais. Nem foi o caso, imagino se fosse!

    Temos uma direcção/treinador competentes, um bom e promissor plantel. E os adeptos? Não vamos querer ser nós a contrariar esta merda toda, agora, que temos um rumo traçado com pés e cabeça.

    PS; O Patrício era um bom exemplo da nossa falta de paciência e agora é um símbolo do clube. Já o disseram, não confundam parvoíce com exigência.

  2. Epá que bela posta!
    Muito obrigado Cherba, bem hajas!

    Realmente de destacar essa frase do Sr. Jardim e essa do Fredy nunca fez tanto sentido!! Hahahaha

    Spoooorting!

  3. Só vos digo, o Rojo nas redes sociais é um autêntico leão.
    A defesa esteve muito bem. Perdeu uma jogada de jogo aéreo, mas fora isso esteve bastante bem. Não sei se era o Rojo a sair ao golo do Alan. Ali pedia-se pressão ao William. Para além disso, começa a ser óbvio o tipo de remate que o Alan faz naquela zona. Montero é o típico abono de família de uma equipa.
    Toda a defesa esteve bem, mas o Jefferson tem algo mais. O Jefferson é aquele jogador que quando vai lá à frente, temos quase a certeza que vai fazer estragos. O Vítor tem de rodar com um dos outros dois (André e Adrien) no próximo 11.

    Novo destaque para o freitas lobo: foi execrável!
    Relativamente à arbitragem, e não tenho a certeza se os meus parâmetros já estão nas lonas, digo que foi a melhor arbitragem desde… bom, desde aquele amador de Aveiro. Quando o Montero partiu os rins ao outro e ainda passou pelo seguinte, temi que o árbitro fosse mostrar o amarelo, mas felizmente teve a vergonha suficiente na cara. Há ali uma falta do Carrillo que não é, à entrada da área, mas, fora isso, meteu o internacionalíssimo proença e turminha no bolso. Isto significa uma coisa: já não têm grande lata para nos roubar dois jogos seguidos. Aposto que daqui a 15 dias é o Duarte Gomes a fazer o serviço.

    • Foda-se estás ceguinho ou quê? Das faltas a que o braga teve direito 50% não foram, e tivemos o meio campo todo amarelado, o do jefferson então é de bradar aos céus e ficaste satfeito com o batista?

      • Como eu disse, Jonas, é provável que esteja com os parâmetros todos fodidos em relação à arbitragem! Já não sei distinguir entre o mau avassalador e o péssimo.

  4. Na mouche, Cherba, a única altura em que nao fomos superiores como equipa, foi quando estávamos em vantagem, e isto é basicamente a falta de maturidade e cabecinha. Nao tenho dúvidas que tínhamos feito um jogo semelhante a jogar contra 11.

    O Carrillo parece que tem dificuldade a jogar pressionado, por isso é que ele costuma entrar bem como suplente quando tem mais espaco para virar para a baliza e arrancar. Acabou por fazer os 90 minutos com entrega e, nao me fodam, se um daqueles remates diagonais tivesse entrado o rapaz tinha sido o homem do jogo por toda a imprensa desportiva (o que seria demasiado também, mas pronto).

    O atrasado do comentador, a certa altura parece que detem uma percentagem do passe do Herbertt (ou lá como ele se chama) do Braga.

    Este Montero é um rato de primeira, que pensa 2 vezes mais rápido que os outros. O que ele tem, também, a mais que prévios pontas de lanca é a capacidade de ganhar duelos físicos a defesas bem maiores que ele! Ghilas ficou a pensar que afinal só foi contratado porque nao queriam que ele fosse para o Sporting.

    Wilson Eduardo entrou bem – o rapaz, como o irmao, é jogador. Decide e executa com qualidade e consitencia.

    Jefferson – mais um bom jogo. Um dos melhores LE que temos tido.

    Maurício e Rojo estiveram muito bem.

    Ah, e o golo do Cédric: digam que o Eduardo foi mal batido mas o Cédric remata mesmo bem: com pouca preparacao consegui arrancar uma buja daquelas. Mais, acho que nao é sorte que tenha saído tao bem batida: é técnica, porque que a bola sobe um pouco mas pica muito depressa para bater ainda na relva.

    Nao teria sido escandalo nenhum manter o 1-1 porque o Braga defendeu muito bem e, alías, até criou algum perigo na 2a parte e devemos elogiar a equipa e o treinador em ter sido cauteloso.

    Grande vitória!

  5. O Sporting venceu o Sp. Braga na Pedreira por 1-2 com total mérito, pois fez por isso, entrando bem em jogo com mais um golo de Fredy Montero e respondendo ao golo do Braga com jogadas de perigo e em que uma delas resultou a expulsão de Santos, provocada por uma jogada genial do colombiano Montero que sozinho arranjou espaço para se tentar isolar para a área minhota só sendo travado em última instância, portanto…mérito do Sporting e nada caído do céu como se viu no porto-Guimarães. A partir da expulsão o jogo teve um único sentido e só assim foi porque o Sporting impôs o seu futebol, pois já se viram muitos jogos em que das expulsões não resulta nada de extraordinário, mas ontem sim…mérito de Leonardo Jardim, demérito de Jesualdo Ferreira (que reçabiado, voltou ao seu habitual discurso de merda de não valorizar quem ganha mas sim de desvirtuar o resultado com uma ideia ridícula de que o golo foi precedido de falta)…Jesualdo, vai pró c……. Durante uma hora o Sporting jogou em superioridade numérica é um facto, é melhor jogar com mais um jogador que ao contrário, também é outro facto, mas como disse atrás só massacra dessa forma quem pode, quem tem armas em campo para isso, quem tem treinador para isso e foi o que aconteceu, as oportunidades leoninas surgiam com uma cadência enorme só pecando nos remates finais e nas mãos seguras de Eduardo. Na segunda parte a toada mantêve-se e (corrijam-me se estiver errado) não me lembro de nenhuma oportunidade flagrante de golo dos da casa, nem de alguma defesa complicada de Rui Patrício. Posse de bola esmagadora (não sei onde a SportTV foi buscar no final do jogo um ridículo 47%/53% de posse de bola, deve ter sido de outro jogo qualquer), remates…muitos (não sei onde a SportTV foi buscar um número também ridículo de 17 remates do Braga e 23 do Sporting, deve ter sido do jogo de hóquei da selecção, que grande bebedeira que tinha o tipo que estava na contabilidade do jogo) , oportunidades muitas, mas foi a quatro minutos dos 90 que Cédric fez o resultado final numa bomba do meio da rua e assim regressou o Sporting a Lisboa com os 3 pontos mais que justos na bagagem. De louvar os adeptos do Sporting que estiveram em grande número (cerca de 3000) nas bancadas mesmo com o preço dos bilhetes a ser proibitivo. (quando o Braga vier a Alvalade espero que o Sporting coloque o valor das entradas a 200 euros para os adeptos minhotos).

  6. Cherba, o teu texto retrata da melhor forma possível o que penso neste momento sobre o Sporting. Uma nota, sou também apaixonado pelo Sporting mas o futebol do Sporting ainda não me apaixona.

    E sim, Montero foi um achado e peras, dou a mão à palmatória porque na pré-temporada pensei que ele estivesse cheio de caga, mas não, é o levezinho II.

    SL

  7. O Carrillo é extremo, certo !?? Um extremo pode auxiliar na ala, no processo defensivo, certo !?? Mas a principal função de um extremo é ser acutilante na hora de atacar … Carrillo não o é, e quando o é, acaba 2 a cada 4 vezes, por decidir mal a jogada. Falta de técnica !? Não. Falta de inteligência !?? Alguma. Falta de atitude e vontade !? TODA.
    Carrillo é um estilo de Vukcevic. Só lhe falta dizer que não gosta de futebol, e prefere o Judo ou Natação. A falta de atitude com que aborda certos lances é gritante. O modo como se escusa a pressionar o portador da bola quando este ainda está na sua grande área defensiva e a escassos 2 metros, é de loucos. Ontem fê-lo umas 4 ou 5 vezes.
    Tem técnica, físico, velocidade mas, falta-lhe chama. Não tem chama, não tem explosão.
    Ontem na ESPN, os comentadores pegaram num lance de Carrillo ( ainda na 1ª parte ) e decidiram falar sobre o problema da Liga Portuguesa e que se propaga à Selecção. Raiva ( no bom sentido ). Por vezes é um futebol sem chama, pouco agressivo, de muita contenção física. Não se ” rasgam ” um pouquinho, é tudo a passo.
    Se tivessem o crer, a disponibilidade física para mais um pouco, poderiam estar mais perto de uma Liga Italiana, Inglesa ou Espanhola. Aqui é tudo a passo, tudo devagarinho, a bola há-de vir ter connosco se ela a controlar mal e deixar fugir. Eu ir até lá e esgatafunhar a relva para a reconquistar é que não. É assim que se pensa em Portugal.
    Eu achei o jogo de ontem meio inerte da nossa parte. Muito certinho, muito balanceado mas, até à expulsão, e tirando o golo, uma nulidade quase completa.
    Acho honestamente que alguns jogadores estão a ressentir-se das ” surras ” físicas que levaram na pré-época. Não se deixem enganar … elas são retardatárias. Quebram em alguns jogos de pré-época, dão-nos gás nas primeiras jornadas mas, depois de repente, ” comem-nos os músculos “. O processo de ” cura ” dura umas semaninhas. Não tenho dúvidas que no próximo jogo haverá mais rotação e no jogo a seguir mais rotação ainda.
    Leonardo Jardim deu-lhes surras de trabalho físico. Isto vai compensar.
    Voltando ao Carrillo, eu ontem disse que em Janeiro é para vender … EXCEDI-ME … estava irritado. O rapaz é para ficar, claro. Jardim é o homem certo para o colocar na linha. Há ali muito talento, muito por onde explodir … é só arranjar o detonador certo.
    Pouco me interessa a exibição numa vitória em Braga, quando isso nos coloca em 2º, a morder os calcanhares aos corruptos e nos colocam à frente de Braga e Benfica.
    Uma equipa que é a mais goleadora do campeonato, tem apenas 4 golos sofridos e tem o melhor marcador do campeonato até ao momento, NÃO É, NÃO PODE SER MÁ OU TER ALCANÇADO TANTA COISA POSITIVA POR MERO ACASO.
    Crescimento sustentável … vamos lá embora !! Força Sporting !!

    • Dizes que o Carrillo “é um estilo de Vukcevic”. Concordo em absoluto. E tal com essa outra besta quadrada (também muito querida dos adeptos), o Sporting insiste em pagar-lhe e pô-lo em campo na expectativa que ele desenvolva um cérebro. Sucede que raramente o cérebro cresce (lembro-me do Capucho como excepção). O Carrillo é um equívoco – e, se não for, não temos tempo nem pachorra para esperar. Caro Cherab, se é para fazer o corredor e defender o ala, põe-se lá outro lateral, que ao menos sempre tira um ou dois cruzamentos (para que conste, o Vukcevic, que era outro erro, e que tinha sido dispensado de dois clubes antes de vir para o Sporting, já foi dispensado de mais dois desde que saiu e está nesta altura no poderoso Vojvodina Novi Sad). Discordo, ainda, com o Cherba em mais um coisa: se não fosse um pontapé feliz estávamos todos a carpir uma má exibição e o esbanjamento de uma oportunidade única de ganhar em Braga. A análise de uma exibição não pode depender de uma chuto que entra. Não basta o querer (que está lá), há que voltar aos níveis – não só técnicos e tacticos, mas também físicos – que já vimos que esta equipa, e, em especial, este meio-campo, pode atingir. Estamos a apoiar, mas não estamos de olhos fechados.

      • Ainda há saudosos do Vukcevic!!! Não espanta, se até há saudodos do Enakarhire, o pior defesa-central da históriia do SCP, que fez para aí uma dúzia de jogos como profissional depois de ser (brllhantemente) vendido ao Dínamo de Moscovo…

      • Não sei o percurso do Enakarhire, mas sei que foi um excelente defesa central no SCP. Para pior defesa central temos muitos candidatos: Gladstone, Hugo, …

  8. Um Sábado em cheio para os Sportinguistas. TRIPLETE, vitória em Braga, no Andebol vitória em casa do 1º classificado, no Futsal, vitória em casa do 2º classificado. Excelente dia para o nosso clube. Espero que venham mais dias assim. SL

  9. a frase do Jardim é lapidar: esta foi a equipa que empatou com o Rio Ave a todos os níveis.

    chamem-lhe dores de crescimento, mas já vimos esta equipa fazer bem melhor este ano, em termos de futebol apresentado

    epah estou contente com os 3 pontos e com o nunca desistir, mas há 3 jogos que o meio campo está “macio”, e mais uma vez sofremos um golo em que ninguém pressiona o portador da bola.

    o Montero é um rato de área, mas muitas vezes parece-me desacompanhado..

    a equipa mostra querer e vontade.

    desculpem mas o Carrillo está a candidatar-se a jogador mais irritante do campeonato: ontem só na segunda parte tentou fazer a mesma jogada 6 ou 7 vezes, uma delas deu um contra ataque ao braga, e na jogada do golo do Cedric, a sorte dele foi ter o Cedric a guardar as costas, porque era mais uma perda de bola.

    • Sim, o meio campo tem sido fraco nos últimos 3 jogos. É plausível o que foi dito acima sobre a forma física estar num momento de baixa depois de uma pré-época intensa; o Adrien, especialmente tem sido fraquinho (devia ter sido ele a fechar o Alan no golo deles).

      Os jogadores do meio campo sao normalmente os que mais tem que estar alerta porque necessitam de saber jogar para trás e para a frente.

      Certamente os ídices físicos irao melhorar com o tempo: presumo que a estratégia será ter uma condicao física geral elevada e consistente ao longo da época, no limite mas sem rebentar porque temos menos jogos que os adversários europeus.

    • se vires os jogos em mute a coisa vai ser completamente diferente. experimenta.
      Até lá continuas a emprenhar pelos ouvidos!!!

      Carrillo atacou, defendeu,recuperou bolas,foi ao choque, cruzou,rematou. No geral a nota é positiva.
      Embora ñ seja um iluminado, como FL, pelo menos vejo melhorias no jogo do rapaz. Já o vi fazer coisas bem piores, bem piores mesmo!

    • Não sei se passou na TV, mas o Carrillo começou a sentir caimbras ainda o Slimani não tinha entrado em campo.

      Na minha opinião fez um jogo bom, um jogo de esforço a partir de certa altura. Se não fosse alguma lentidão na hora do remate teria “sozinho” conseguido fazer o 2º golo.

      Perdeu algumas bolas é certo (qual é o extremo que não o faz?) mas já o vi a fazer jogos de menor rendimento que ontem.

      Notas positivas: Montero, Jefferson, Rojo, Adrien e Vitor.

  10. Epa fui só eu q ouvi o Jesualdo a chorar a dizer que o Carrillo faz falta no lance do segundo golo?? Ridículo…
    E para quem não ouviu aqui fica uma espetacular resposta da TSF à flash interview do Juju (pode não estar palavra por palavra mas foi mais ou menos isto):

    “Jesualdo diz que o Braga fez o que lhe competia a jogar com 10 que foi aguentar o Sporting e que já foi bom só terem sofrido aos 86 mas esqueceu-se que contra o Gil jogou com mais dois e… perdeu o jogo! Por isso nem sempre jogar com menos um obriga só a defender…”

  11. Análise absolutamente adequada ao que se passou no jogo e à actual realidade do nosso clube. Como todos os sportinguistas preferia uma maior acutilância no meio campo do Braga, mas houve um compromisso no jogo por parte de todos os jogadores. E a outra equipa também joga!
    Gostaria de ver Labyad nesta equipa. Tenho esperança que tudo se recomponha, que o bom senso impere. É importante para ele e, estou convicto, para o Sporting.

  12. Os relatador e o comentador da Sporttv fizeram um serviço imprestável.

    Chegaram a dizer que todos os golos do jogo foram e passo a citar “demérito de quem defende”. Sãos estes os adeptos do zero a zero, ou das equipas que apoiam. De futebol não são certamente.

    A casa do braga tem sido como a casa do boavista nos anos 90′, eles lá se vão revezando à vez. Lembro-me que nessa altura também nós eramos expoliados, no Bessa, pelos árbitros (havia sempre uma faltinha para o Erwin Sanchez ou um penalti para o Artur).

    O Sporting ganhou, e ganhou bem. O Montero tem demonstrado ser um avançado acima da média e arrancou um lance divinal que resultou na expulsão do Aderlan. Para além disso manietou o Custódio no lance do lance, algo irónico já que o Custódio só sabe jogar com os braços.

    Excelente vitória e se não fosse o colinho ao porto, hoje estariamos em primeiro.

  13. Reforçar umas ideias que acho muito importantes:

    1) Carrillo é um jogador que leva qualquer um ao desespero durante o jogo? Sim. Porque tem uma capacidade fora do normal! Arrisca mais, perde mais também. O que é certo é que quando passa é perigoso certamente!! Ontem perdeu umas três ou quatro bolas mas passou outras três ou quatro que foram muitíssimo perigosas (se tivessem entrado teria sido o melhor em campo com duas assistências e dois golos. Defendeu com garra e com vontade e se tivesse estado certo no remate ou passe final teria sido claramente o melhor em campo… Paciência com este diamante é essencial!

    2) Muitas vezes repetida não torna verdade a barbaridade que o caquinha com 11 foi superior ao SCP. Foi superior nessa altura como resposta ao golo sofrido tal como o rio ave foi em alvalade. Imediatamente após o empate o leão acorda outra vez, faz duas jogadas perigosas em que uma delas expulsa o central do braga. Será isto suficiente para ouvir os freitas lobos e professores pardais desta vida a dizer que quando esteve 11-11 para o braga foi superior?! Eu respondo assim, o Sporting foi superior sempre que não esteve a ganhar caralho!!!

    3) Professorzeco pardaleco, é um enorme prazer sentir essa azia em directo! Continua a acreditar que 11-11 foram como o barcelona, continua a achar que por um jogador ter sido expulso perdeu o “meio campo todo e a defesa inteira”. Continua achar que o jogo parecia estar 11-11 mesmo após a expulsão. Tudo isso só aumenta a satisfação de não ter essa arrogância pouco inteligente e ressabiada no banco do meu clube!

  14. 39,5 º de temperatura, garganta doi de tal maneira que nem consigo falar,, mas valeu a pena e assim conseguirei aguentar uma semana que se mostra bem mais dificil do que o normal.

    Apesar de todas as maleitas estou bem feliz, o golo do heroi improvável Cedric fez com que o grito fosse de tal ordem que por momentos ia apagando as luzes, levei uns segundos sem saber bem onde estava.

    Este foi o Sporting que empatou com o Rio Ave.
    Este foi o Sporting que aprendeu com o Rio Ave.
    Este é o Sporting que nos jogos mostra que quer e que consegue.
    Este é o Sporting Clube de Portugal.
    Os que estiveram em campo são o Sporting, todos o são, não vi nenhum que não o fosse.
    Os das bancadas são um orgulho que não consigo descrever.

    A azia atacou e tenho a certeza que muitos almoços de Domingo foram estragados antes da hora, o meu vai ser delicioso mesmo não conseguindo comer.
    No carro vinha a ouvir um toca tone qualquer na antena 1 a tentar explicar que o vermelho é mal mostrado e tal.
    Pois, quando se cumpre o que manda a lei, no caso do Sporting, abrem-se as úlceras.

    Este é o sinal que me diz que tenho de fazer mais uns esforços e tentar ir ao chiqueiro sem galochas defender e apoiar o meu Sporting.
    Depois, tentar acompanhar os outros jogos aqui no Norte.

    Relembro que este é o Sporting com fraco orçamento, remendado, sem estrelas ou assim pensaram os mestres do bico na bola mas que joga futebol e faz pela vida mesmo quando não esta tudo bem, não, não me esqueço de uma pequena diferença que um penalty, verdadeiro, pode ter se for assinalado ou um mentiroso que segura quem mostra um futebol de porcaria.

    Este é o Sporting que a cada jogo se mostra mais experiente.
    Este é o Sporting que aprende rápido.
    Este é o Sporting que vai ser bem mais dificil de abater do que os toca tones pensaram.

    Este é o Sporting Clube de Portugal de volta, aquele que é nosso e que só nós sabemos quem é e o que é.

  15. Boa analise Cherba, e isso mesmo.

    Estamos a crescer como equipe, ainda faltam limar arestas, mas estamos mais adultos.

    E exibicao nao me agradou, a nota artistica, na pedreira, a chuva, contra 10 nao foi a melhor, mas houve inteligencia, paciencia (dentro e campo, porque eu estava num caco!!) e querer.

    Carrillo arriscou, como lhe competia, o papel de desiquilibrador e dele naquela equipe, teve o merito de nao desistir e correr. Mas as coisas nao lhe correram bem. falta um golo a cobrinha, e centros mais em conta.Precisamos de uma alternativa para desiquilibrar

    O golo sofrido, mostra alguma desarticulacao do meio campo. Work in progress, LJ vai corrigir certamente.

    No final, foi uma vitoria justicima, e o Braguinha que va para o seu lugar. Em baixo.

    SL

  16. De acordo, Cherba. A única coisa que peço a esta direcção é o que peço desde sempre: não ceder a pressões, aos assobios da bancada. Será desta que vou ver o meu desejo realizado? Duas, três épocas sem mexer, sem despedir treinadores ao fim de dois, três resultados negativos (cruz canhoto), deixar os NOSSOS miúdos “crescerem” e finalmente ver o meu Sporting a retirar dividendos desportivos de uma das melhores “canteras” do mundo. Os resultados financeiros serão uma consequência inevitável.

  17. Um bom escrito, sem dúvida. Uma nota a todos os que escrevem no Cacifo, não destilem todo o fel no Carillo, sim, eu sei que é desesperante constatar tanto talento que é aproveitado pelo próprio, no entanto, tenhamos esperança que o esfíngico Srº L. Jardim consiga passar a mensagem que o o SCP merece dele (Carillo) toda a concentração e consistência possível.

  18. Adoro ver e ler tanta gente a espumar-se da boca, desde o esterco que é o visão de mercado até ao freitas lampião (tanta sarapitola que bate cada vez que fala no Alan!). Vão continuar a chupá-la.

  19. tenho uma dúvida enorme: e se aparecer um clube que ofereça 10 milhões pelo montero? ok, temos preferência, mas não a conseguimos exercer nas mesmas condições. isto é assim? não devíamos contratar já o montero a título definitivo?

  20. Boas malta.

    como já aqui tinha comentado, este ano há jogos que tenho de rever. encontro-me a trabalhar e só consigo seguir o jogo a espaços.. ontem então, teve de ser pela rádio.

    por isso, ao ter de ver o jogo já com o conhecimento do resultado consigo ser mais objectivo. é que com a subjectividade da emoção, perdemos sempre a maior parte do jogo. ou fica a grande defesa, ou a grande finta, ou o grande remate, ou a lentidão do jogador, ou o seu passe falhado e por aí em diante.

    vi o jogo agora. na sporttv. (sim, o LFL é o pior. não consegue esconder o ressabiadismo de nunca ter sido convidado a integrar a estrutura de futebol e tantas vezes se falou nisso).

    começo por dizer que no lance do golo, o RP não vê a bola, e há passividade (o único lance que vi isso nos centrais) dos centrais em sair na cobertura.

    de resto, a defesa esteve sólida. a dupla de centrais esteve atenta e com vantagem no choque com Eder. tanto Maurício como Rojo estiveram muito bem. nas laterais, Cédric esteve certo a defender e criterioso a subir. nem sempre o fez, mas quando o fazia chegava à linha para cruzar. além disso, Pardo nunca deu muito espaço. do outro lado Jefferson, a mostrar que a época passada não foi à toa. embora reconheça mais qualidade em Alex Sandro, a verdade é que Jefferson está a fazer um campeonato de longe melhor!

    no meio, William ainda vai mostrando algum défice no posicionamento. também ele devia estar por perto no golo do braga. mas compensa com a sua entrega e capacidade de passe. embora ainda tenha falhas no posicionamento, mostra muita inteligência na leitura das jogadas, quase sempre se antecipa bem, e é muito eficaz no uso do corpo para roubar a bola. Adrien (nos comentários que de vez em quando ia tendo duma tv com relato espanhol, eles apontavam-no como o melhor em campo e eles vêem o jogo duma forma bem mais desprendida que nós..), que muitos aqui falavam que tinha voltado a 2012, foi muito importante na posse de bola. falhou 2 ou 3 passes mas na circulação esteve muito bem, mesmo quando tinha de esticar o jogo com passes mais compridos. no pressing então é fundamental.. rápido e agressivo sobre o portador. fulcral em muitas bolas que acaba por ser o William a ganhar. o André Martins também esteve bem, nomeadamente na profundidade que dá ao meio campo. estica muito o jogo, cai sempre para o lado direito para desequilibrar com o Wilson e com o Cédric. além disso, consegue manter a bola mesmo quando parece impossível..

    Salomão fez um jogo esforçado. com um ou dois bons pormenores. mas Wilson está mais entrosado na equipa e isso sentiu-se. mais acutilante no lado direito, a fugir quase sempre a Elderson e muito perigoso quando entrava na área. mais algum nervo na hora de decidir. o mesmo se aplica a Carrillo. para mim fez um grande jogo. e mais alguma calma na decisão (parece um contra-censo porque muitas vezes parece que não se decide e perde tempo) e teria optado por outra solução. perdeu 2 bolas sem conseguir rematar. defendeu muito e bem, recuperando algumas bolas a alan e depois a rafa. respeitou sempre a subida do Jefferson e muitas vezes reunia à sua volta 3 adversários.

    Montero fez um jogo fenomenal. não o conhecia. mas é uma contratação em cheio. capacidade fora de série de segurar a bola. por vezes parece elástico. bem a temporizar, bem na decisão. muito forte no arranque. excelente golo, mais um e fulcral o lance em que expulsa o santos.

    convém não esquecer, que embora o relvado estivesse em boas condições, estava pesado.

    no geral, embora sem muita nota artística, a equipa fez um bom trabalho. e criou enumeras situações para finalizar.

    para mim, é muito diferente ver o jogo em directo ou ver depois novamente. alguns aqui deviam fazer esse exercício antes de malharem tão forte nalguns jogadores..

    SL

    • Ok, pessoalmente enfio a carapuca em relacao ao Adrien. Nao notei esse contributo dele mas faz sentido que a percepcao de quem ve em direto ou ao vivo seja diferente de quem ve as posteriori.

      E certamente há muito mais coisas que a maior parte de nós, leigos, nem se apercebe mas que o treinador tem sob controlo.

    • Muito boa análise Tiago. Tb vi num streaming para quem Adrien foi o melhor em campo. Ah e quando saiu tinh 67% de passes certos. É muito, muito, bom. E alguns deles a rasgar a defesa (para Montero e Carrillo).

      Falo no Adrien porque em conjunto com Maurício, o Xerife, e Montero, o Avioncito, são os melhores este ano.

  21. 99% de acordo com tudo o que escreves, Cherba. Só não achei que o GR foi mal batido no golo de Cédric, afinal a bola vai colocada e bate no chão num relvado molhado antes de entrar. Não seria impossível de parar, mas deveria ser bastante difícil.

    Quanto às histórias sobre comentadeiros, como toda a merda que se repete semanalmente há vários anos, as minhas narinas já se habituaram, e os meus ouvidos já se cansam dos lamentos.

    Por isso esqueçam! Aquela corja está lá com o intuito único de agradar ao público maioritário, para prender a galinhagem à televisão num jogo que nem é do seu clube. Os morcões lá vão, com a sua política do medo e terra queimada, conseguindo algum “respeito”, mas ficando os ladrões de azul ainda assim a milhas dos ladrões de vermelho (uma questão de cifrões…).

    Como não somos tantos como os primeiros (afinal, isto é o país que é, e vai continuar a ser por uns bons anos), e nem por sombras selvagens como os segundos, isto só vai mudar quando houver um sítio do Sporting a transmitir os jogos.

    Até lá, só nos resta desligar o som.
    E, garanto-vos, com este singelo gesto, as nossas exibições melhoram vertiginosamente!
    Ou alguém ainda acha que se aprende alguma coisa a ouvir o que aqueles bardamerdas andam para ali a dizer?

  22. É impressão minha ou o BdC tinha os olhos “húmidos” no fim do jogo?
    Quem sente assim o clube – e se mostre competente – que fique por lá muito tempo.

    Nota: Não votei no BdC

    Agora, venha o Vitórria! Lá estarei.

  23. Assim já gosto mais! Atitude e mais velocidade na circulação.
    O avioncito é um PL completo: instinto e uma capacidade técnica como nenhum outro. E a merda da bola pode vir para a semana com outro recorde que o Montero pode bater que o homem não se deixa pressionar.
    A verdade é que o Sporting consegue sempre arranjar um bom ponta de lança. No ano passado criticava-se o Wolfs e este ano o Montero já tinha uma herança pesada deixada pelo holandês.
    Com o Vitória de Setúbal LJ devia dar uma oportunidade ao Vitor.
    Jefferson destila competência. Grande contratação tb.
    SL

  24. A entrega da equipa não esteve nunca em causa excepto um único jogador deste plantel de seu nome Carrillo.

    Um jogador com um potencial fantástico mas com uma cabecinha e uma atitude que só me faz querê-lo bem longe da titularidade.

    Carrillo vai na sua terceira época no clube e continua a não revelar muita pouca evolução enquanto jogador de equipa, optando sempre pela decisão individual e pela lei do menor esforço.

    Isto ainda me faz mais confusão quando ao lado dele aparece a treinar e a jogar Capel, um exemplo que podia e devia seguir.

  25. Excelente post, resumis-te exactamente o que eu pensei.
    Tenham paciência com o Carrillo, lembrem que ele veio com a formação incompleta e fui sempre hiper pressionado desde que chegou era visto como uma especie de salvador.
    Agora é que está a ser trabalhado como deve ser com 2 anos de atraso, lembrem-se disso.
    Ontem para mim fui dos melhores, pena não ter marcado nas oportunidades que teve.

    S.L.

  26. Qto aos sabichões q passaram o jogo a vomitar postas de pescadas, só tenho a dizer:
    vocês são uns ingratos do caralho!!!
    ha mto anos q ñ estavamos tão bem e mesmo assim só sabem criticar merdas mesquinhas. Foda-se um passe falhado é logo o fim do mundo, PqP q mentalidade

  27. Ganhamos caralho! E não foi roubado. O resto é conversa de merda. O RM O MU e outros que tal, com jogadores que (na teoria dos que acham que percebem de bola)) são melhores que os nossos perdem jogos e jogam mal.

  28. Percebo perfeitamente o (para alguns) tão saudoso “Professor” Jesualdo, quando diz que perdeu a defesa e o meio campo. É verdade! Ficou sem dois centrais, sem o trinco que segurava as costas daquele rapaz com nome de cantor pimba. Enfim, foi um azar do cacifo… Foi? Não, não foi. Foi a superioridade de Montero, que pôs o adutor do Paulo Vinícios a brincar aos carrinhos de choque com o obturador, enquanto os rins se escondiam algures na região toráxica (central valente, que literalmente se rasgou todo para recuperar depois de ser “comido”). Foi incompetência do Santos, que teve de fazer falta para impedir que a competência de Montero o colocasse frente a frente com o J Depp da pedreira…
    Foi incompetência do bardo do futebol vertical que, ainda sob o efeito sedante do golo do Alan não viu que o do Cédric é igual; talvez um par de metros atrás e com menos preparação.
    Enfim, tão distintos personagens fazem-me lembrar o meu relacionamento com Braga, em especial com a T e, mais tarde, com a D. Gosto muito de Braga. Fui lá várias vezes fazer com a T e a D mais ou menos aquilo que o Sporting fez ao Braguilha do Salvador e do Professor. Só que a D e a T depois mandavam-me mensagens “queridas”, às quais eu respondia com igual satisfação. No fundo, foram bonitos casos de fair play clubístico que aqui deixo ao cuidado da entourage do braguilha e dos sempre isentos comentadores da STV. Puxem lá desses sms sff. é que, parecendo que não, sempre se poupa na rennie… e é tão bonito quando todos gostam.

    • Muahahahahahahah!!!

      A A. e a D. (espero que não seja a mesma D.!) também falavam de satisfação. Braga é uma cidade de boa oferta.

      Muahahahahahahahah!!!!

  29. Tanta crítica ao Carrillo…Deixem o puto jogar!
    Já agora: alguém tem ouvido falar no novo Messi/(real)Ronaldo/Maradona Markovic?
    :-)
    Força Sporting, estamos no caminho certo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s