hoje escreves tu: O Sporting está de volta? Mas alguém tem dúvidas?

Um dos comentadores mais populares responde ao post publicado ontem.

O SPORTING ESTÁ DE VOLTA? MAS ALGUÉM TEM DÚVIDAS?, by Sá

Começo este post respondendo às duas perguntas que constam no título. Sim, o SPORTING está mesmo de volta. E sim, quem tiver dúvidas que vá tirá-las no caralho.

Depois de ler ontem o post do lampião, senti imediatamente o impulso de fazer este texto. Nunca gostei de “meias-verdades” nem de “mal-entendidos” e muito menos de “intenções escondidas”. E por isso desconfiei, como desconfio sempre, de toda a gente que que não é das nossas cores e que aparece vindo do nada, a fazer elogios ao nosso SPORTING. Uns pensarão que “antes elogiar do que criticar”. Eu digo simplesmente que não precisamos desses elogios. Nunca precisámos nem nunca precisaremos. E, sinceramente, troca-me um bocado as ideias ver que há 4 meses andavam a celebrar o nosso fim e, passado esse tempo, já elogiam a nossa gestão. Mais uma vez, uns pensarão que “Foda-se, mas coisas mudam!”. Eu prefiro dizer que é melhor esperar mais 4 meses para ver se esses elogios não se transformam novamente em críticas. Sou um desconfiado por natureza. É um defeito meu, quiçá fruto de alguns pontapés que já levei na vida.

E porque é que o SPORTING está de volta? Por tantas razões, que se torna difícil fazer um apanhado sem correr o risco de deixar alguma coisa de fora. Mas vou tentar:

Estamos de volta porque, na realidade, nunca “saímos de cena”. Acredito, no meu íntimo, que o maior capital de um clube desportivo é a sua massa associativa. E a nossa, perdoem-me os restantes clubes do globo, é inigualável. Para comprovar isto, lembro-me da deslocação a Madrid há 3 anos onde, em plena crise desportiva, levámos um mar de gente ao Vicente Calderón sendo uma das maiores deslocações que algum clube fez no reduto dos colchoneros. Lembro-me da afluência das nossas AG´s (eleitorais ou não). Lembro-me da deslocação que fizemos a Manchester, lembro-me da nossa recepção nos EUA. E lembrar-me-ia de muitas mais situações, mas vou prosseguir. Não somos “mais” do que ninguém. Somos simplesmente melhores, mais fiéis e mais apaixonados. E demonstramos isso semana a semana, ao invés de apregoar aos 4 ventos que somos muitos ou poucos. O típico caso em que a qualidade ultrapassa largamente a quantidade.

Estamos de volta porque temos um rumo. Que toda a gente percebe e que não é alterado de 2 em 2 semanas. Que não está dependente dos resultados e que, acima de tudo, é assente naquilo que eu defendo à muito tempo, a formação. Quem me conhece aqui do Cacifo sabe que sempre defendi uma equipa totalmente (leram bem, totalmente) composto pelas nossas jóias da Academia. E estava disposto a aceitar os resultados que uma política tão radical como esta poderiam trazer, fossem eles bons ou maus. Como eu sou um bocado marado das ideias (e o Presidente não), conseguiu-se conciliar a minha vontade com a inclusão de verdadeiras mais-valias no plantel.

Estamos de volta porque temos um Presidente que, para além do mérito de perceber o que era necessário, é um estratega, um operacional e um avaliador. Definiu a estratégia, empenha-se em aplicá-la e está atento a eventuais desvios que possam surgir para poder actuar em conformidade. Percebeu que para controlar todo o processo de mudança de mentalidades, tinha de estar perto da equipa. Tinha de perceber os comportamentos dos jogadores e equipa técnica “in-loco”, nos jogos e nos treinos. Controlar à distância não é controlar. É simplesmente delegar e rezar para que corra bem. E por isso é que vemos o Presidente no banco (e não para substituir o treinador, como muita gente já dizia).

Estamos de volta porque voltámos a ser sustentáveis. Temos uma dívida pagável, uma reestruturação financeira e organizativa que permitirá à SAD gerar e distribuir lucros a médio prazo e voltámos a ser atractivos ao investimento externo. E não foi preciso gastar rios de dinheiro em viagens ao exterior, como o engodo fez, sem qualquer resultado que não fosse aumentar a despesa.

Faço agora uma pausa para voltar às razões que me levaram a fazer este texto.

Se o Sporting está forte, está forte. Não está “mais ou menos forte”, não está “a crescer”, não está “a fazer o seu caminho”. Está forte, porra! Não obstante da margem que temos sempre para melhorar, os dados comprovam-no. Melhor qualidade de jogo, melhor ataque, melhor defesa, melhor marcador. Só não está na frente porque só se fosse louco é que o Bufas permitia chegarmos ao Ladrão em igualdade ou vantagem pontual. Da mesma forma que julgo que vamos sair de lá nas mesmas condições. É difícil ter esperança num jogo onde já sabemos de antemão que vamos ser roubados.

Para terminar, enfatizo o parágrafo anterior. Estamos fortes. Estamos unidos. Estamos empenhados. Todos, sem excepção. A começar pela direcção, passando pelos adeptos e acabando nos jogadores. E como diz o cântico “a nossa força é BRUTAL!”. Esta mensagem é para nós todos mas também é para os rivais. Dispensamos a vossa condescendência. Cagamos para a vossa falsa vontade de nos ver fortes. Vomitamos quando falam em alianças ou uniões. Só queremos saber de nós, do nosso caminho e do nosso sucesso. De vocês, só queremos distância (física e pontual). Excepto quando formos jogar nos vossos redutos. Nessa altura só vamos querer hostilidade.

Advertisements

79 thoughts on “hoje escreves tu: O Sporting está de volta? Mas alguém tem dúvidas?

  1. Clap clap clap.

    My name is green lantern and i aprove this message.

    Brilhante Sa.

    O Sporting não está de volta porque nunca desapareceu, nem desaparecerá.

    Sl

  2. Resposta ao título: Sim.Não.
    Concordo totalmente com o “nunca saímos de cena” apesar de tudo estávamos sempre a apoiar em qualquer lado (não imagino o que aconteceria se fosse noutro clube sem ser celtic ou liverpool)!
    Apesar de estar preparado para o que vai acontecer no dragão tenho 1000% de confiança e esperança pela vitória!
    Estou curioso para ver quantos espectadores vamos ter contra o alba…

    • oh caralho te foda, contra o alba ou contra quem caralho for, o estádio vai ter sempre boa casa caralho! no mínimo vão estar 35 mil pessoas mas eu acredito em 45 mil, é a festa da taça para uns, para nós é sempre festa quando o Sporting joga caralho!

  3. Sá,

    Permiti-me copiar este pedaço…

    “Estamos de volta porque temos um Presidente que, para além do mérito de perceber o que era necessário, é um estratega, um operacional e um avaliador. Definiu a estratégia, empenha-se em aplicá-la e está atento a eventuais desvios que possam surgir para poder actuar em conformidade. Percebeu que para controlar todo o processo de mudança de mentalidades, tinha de estar perto da equipa. Tinha de perceber os comportamentos dos jogadores e equipa técnica “in-loco”, nos jogos e nos treinos. Controlar à distância não é controlar. É simplesmente delegar e rezar para que corra bem. E por isso é que vemos o Presidente no banco (e não para substituir o treinador, como muita gente já dizia).”

    …para as minhas notas. Já perdi a paciência a tentar explicar a algumas pessoas a diferença entre responsabilidade e populismo. Isto sintetiza na perfeição o que tenho tentado fazer entender, sem sucesso, tenho que admitir. Este parágrafo do texto está centrado na “equipa” de futebol, mas o conceito e a sua aplicação são extensíveis à “equipa” do Sporting Clube de Portugal.

    SL

    • Hic,

      Esse parágrafo não é mais do que, praticamente, um copy-paste da resposta do Presidente à pergunta que lhe foi feita numa entrevista relativamente à opção de se sentar no banco. Foi o parágrafo mais fácil de escrever. Bastou recordar essa entrevista. Infelizmente, nem todos percebem (ou fazem um esforço para perceber) as opções de gestão do Presidente. O que é um bocado estúpido, porque ele explica tudo sem rodeios nem subterfúgios.

  4. Gostei Sá!
    ps: (não leves a mal!)
    podias colocar um “h” nessa cena dos “à” quando te referires … a tempo (tipo: “à 4 meses andavam a celebrar ” , “lembro-me da deslocação a Madrid à 3 anos” … )

  5. Muito bem Sá!

    Mais uma vez, concordo na plenitude com o que escreves!

    É assim mesmo caralho!

    Vamos pra cima deles!

    Quando dizes “…Está forte, porra!”, é verdade. Mas estamos fortes não só porque cada vez estamos mais unidos e a falar a uma só voz, mas também porque (finalmente) temos um treinador, equipa técnica e dirigente que percebem da poda. A talho de foice basta ver a condição fisica dos nossos jogadores! Que diferença para os últimos anos. Posso mesmo dizer que estamos a ‘anos luz’ desses idos tempos!!!

    Viva o Sporting Clube de Portugal!

    SL

  6. Agás à parte, um texto de resume o que é o Sporting: uma mais valia por si só. Os adversários são uma contingência, uma necessidade, para podermos ver em acção o único Clube que realmente interessa.
    Somos a Apple das associações desportivas: diferentes. E melhores. Independentemente de quantidades, de granéis.

    O Sá sabe-o, e decidiu escrevê-lo. E sabe sempre bem relembrá-lo.

  7. Sá grande texto. Como sempre. Permite-me no entanto que te mande para o caralho por ainda não teres aprendido a escrever “há” do verbo haver quando é apropriado! Corrige lá essa merda e os posts/comentários passam a ser brilhantes!

    A próxima rodada pago eu!

    Z

  8. Vou começar a usar o corrector. Já apanhei outros erros no texto que seriam evitados se tivesse usado essa ferramenta.

    Mea culpa. Ou meia culpa, como diria o óróliga.

    :)

      • Mas que mania parva esta de generalizar! Eu , benfiquista, nunca festejei o vosso fim «à 4 meses andavam a celebrar o nosso fim». Nem todos os sportinguistas são iguais, nem todos os benfiquistas são iguais! Da mesma maneira que eu não andei aí a dizer “bem feito seus sportinguistas terem ficado em 7º… andavam todos de peito feito a dizer que nc tinha terminado abaixo de 4º “… e não andei a dizer porque nem todos os sportinguistas “ferroavam” esta… pq ainda havia sportinguistas a sério, em que a única coisa que os faz feliz é o sucesso do seu clube e não o insucesso dos outros. Da mesma forma que o que me faz feliz é o sucesso do Benfica e não o insucesso dos outros daí eu nunca ter ficado feliz com o vosso 7º lugar d’ontem e se hoje estou feliz com o vosso actual 2º lugar é porque sei que isso só vos torna mais fortes e o campeonato português, tal como o Benfica, para crescer precisa de mais equipas fortes e não de uma luta desigual a dois!

      • jc, tudo muito bem…mas no futebol, no desporto, o sucesso de uns só é conseguido à custa do insucesso dos outros.

        Portanto, quero é que te fodas (enquanto benfiquista, claro está).

        E mete essa conversa do “estou contente com o vosso segundo lugar” no cú. Nós não estamos contentes com o nosso segundo lugar. O primeiro lugar é nosso, por direito! Por sermos melhores, por jogarmos limpo, por jogarmos com potugueses, por sermos a maior força desportiva nacional, por alimentarmos uma das maiores selecções nacionais do mundo, por sermos fiéis ao nosso amor, por termos principios e sermos fiéis a eles, por andarmos de espinha direita, etc etc…

  9. Sá, já ontem tinha dito e hoje faço questão de o dizer novamente: estás sempre em Grande!
    Apesar de ter gostado do texto por inteiro, permite-me que destaque a parte em que escreveste: “Não somos “mais” do que ninguém. Somos simplesmente melhores, mais fiéis e mais apaixonados. E demonstramos isso semana a semana, ao invés de apregoar aos 4 ventos que somos muitos ou poucos. O típico caso em que a qualidade ultrapassa largamente a quantidade”. É este o espírito e é Gente assim que faz com que possamos dizer bem alto “Sporting tu nunca vais acabar”.
    Ver textos como este, de Gente com fibra e das nossas cores, cada vez me dá mais Orgulho em ser Sporting. E desde que venho ao Cacifo, esse Orgulho não pára de aumentar, porque os textos e os comentários de qualidade de vários Cacifeiros assim o obrigam ;). Comento pouco,mas estou sempre atento ao que aqui se diz e se passa!

    Zimbora Incomensurável Sporting

  10. Muito bom! Obrigado por encontrares as palavras que exprimem exactamente o que senti ao ler o post do lampião. Sá, como sempre, e mais uma vez, em grande!!

  11. “Sim, o SPORTING está mesmo de volta. E sim, quem tiver dúvidas que vá tirá-las no caralho.”

    Ora foda-se, é isto mesmo.

    Carrega neles Sá, caganda posta!

    SL

  12. É um texto de enorme qualidade Sá. Mesmo! E é por tudo aquilo que escreves que se justificam as últimas palavras do post sobre o artigo do site da UEFA:

    “…supporters are beginning to believe again.”

    Eu acredito, foda-se!
    Ser do Sporting é brutal!
    É por esta energia que aqui se vive que o Cacifo é do caralho!
    SPOOOOORTING!!!

  13. Obrigado a todos.

    Nem de propósito….acabei, neste preciso momento, de ver o filme “Will – O sonho de um adepto”. A história de um adepto com cerca de 7/8 anos, órfão, adepto fanático do Liverpool que foge do orfanato para ir ver a final da Champions entre os Reds e o AC Milan.

    Neste momento, faltam-me palavras para dizer o que me vai na alma depois de ver este fantástico filme. Sinto que nós, sportinguistas, temos um Will Brenner dentro de nós, dispostos a tudo pelo nosso amor.

    Quem nunca viu o filme, que veja. Se sentirem (e eu sei que sentem) o Sporting como eu sinto, vão acabar por verter uma lágrima. E garanto-vos, vai valer a pena.

    • Recomendo o Fever Pitch do Nick Hornby que também tem uma adaptação ao cinema de 1997. O filme é giro mas concentra-se mais na época de 88-89. Já o livro são uma serie de relatos sobre a relação do autor com o seu clube de eleição o Arsenal de Londres (clube por quem nutro simpatia).

      Esqueçam o remake de merda americano com o Jimmy Fallon sobre os Red Sox, não vale nada.

      Português há ainda o Joel Neto com o “Todos Nascemos Benfiquistas – Mas Depois Alguns Crescem” e ainda tem na calha um romance ao estilo fever pitch sobre o Sporting.

      SL

  14. Grande Sá,é assim mesmo,não podia estar mais de acordo contigo e digo sinceramente que não entendo aqueles tripeiros ou lampiões que dizem que querem o Sporting forte,querem mas é o caralho…!eu quanto pior estiverem tripeiros ou lampiões melhor para mim,por mim perdem sempre,seja contra quem for!só tenho um clube que é o Sporting Clube de Portugal,tudo o resto quero mais é que eles se fodam!!!

    SL

  15. Vai-me dar um prazer especial irmos ao estádio do Ladrão e sermos mal recebidos. Durante anos a fio fomos os fantoches dos corruptos mas isso acabou. As imagens de nós a sermos roubados e os xoninhas dos nossos ex.presidentes sentados ao pé do rei bufas numa amena cavaqueira eram simplesmente ridiculas.

    Antes disso temos o Alba e é preciso atitute e humildade, mas o jogo contra os corruptos será especial. Em 18 anos, será a primeira vez que não vamos de peida aberta jogar contra os corruptos.

    • Ainda há pouco lá ganhamos 0-1 com Paulo Bento no banco e um soberbo golo do Rodrigo Tello.

      O jogo com os corruptos não me preocupa muito porque o Sporting olha sempre olhos nos olhos para os gajos. Por isso eles só conseguem ganhar com ajudas externas.

      Recordem-se lá de quantos jogos acabamos com 11 contra os corruptos e quantos penatys nos gamaram e quantos lhes foram oferecidos. Ainda no ano passado o Jackson manda-se para cima de um defesa e é falta.

      Mas quando há um pouco de isenção os tripeiros levam na peida que nem gente grande. Aliás o adversário mais fodido para eles é o SCP.

      SL

      • Essa vitória 1-0 com o golo do Tello num livre já perto do fim foi a coca-cola no deserto em muitos anos do estádio do Ladrão. Nesse ano fizemos uma serie de algumas 10 vitorias seguidas e os corruptos foram a reboque. Mas mesmo assim, lá estava o parvalhão do Soares Franco a fumar o seu charuto e na cavaqueira com o rei bufas.

        Lembro-me mais de ver o Oceano na baliza depois de nos terem expulsado 2 ou 3 jogadores, rezam até as crónicas que nos anos 50 ou 60 até um apanha bolas dos corruptos nos meteu um golo num dia de nevoeiro. Foda-se!

        O que não me lembro é do último jogo em que acabámos com 11 contra aquele máfia.

    • Nem tu nem eu.

      Ainda me lembro no jogo nas Antas em 2001/02 e que empatamos 1 a 1 e acabamos com 9. Fomos tão mas tão gamados que até meteu nojo.

      Toda a gente se recorda dos 6 a 3 e como íamos na frente do campeonato e perdemos para os bois de vermelho, mas ninguém fala do jogo anterior a esse.

      É que nesse ano os bois de vermelho apanhavam as sobras do porco (já partilhavam o sistema) e no jogo anterior jogamos com o porco e fomos mais do que gamados expulsaram três jogadores do SCP e os do porco a distribuir fruta como se não houvesse amanhã.

      SL

  16. Grande texto !
    Realmente não precisamos da compaixão dos benfiquistas (lampiões ou não) ou dos corruptos. No entanto tenho muitos amigos benfiquistas. São faceis de distinguir dos lampiões pois podemos discutir futebol e até ver os jogos em conjunto. Os lampiões por outro lado só querem o mal do nosso clube e gostam de nos atirar isso à cara. A esses só temos de esperar porque pressinto que estão a ir pelo mesmo caminho que nós A.B. (Antes de Bruno).
    Não fico ofendido se um benfiquista comenta a situação do nosso clube. Daí que não tenha achado errado o post encarnado do outro dia. Não vejo que seja assim motivo para tamanho alarido. Como mencionei no inicio não precisamos realmente da compaixão deles (ainda mais aqui no cacifo) mas será mesmo necessario a agressão verbal ? Eu simplesmente não comentei !

  17. Que grande post!!Sem tirar nem pôr disseste tudo o que penso!!Tou completamente convicto que finalmente estamos no rumo certo!!Temos um presidente que verdadeiramente ama o clube e que quer rentabiliza-lo e voltar a torna-lo vencedor!!Alguns têm a mania das grandezas mas nenhum clube em Portugal tem o nosso potencial e mesmo na europa poucos se podem equiparar a nós!!O Sporting sempre foi um “monstro”, um “gigante” mas pura e simplesmente há décadas que não tinha uma direcção verdadeiramente competente!!Com a capacidade que temos a formar e recrutar talentos pouco precisamos de investir na equipa e, finalmente alguém vê isso e acima de tudo pretende dar continuidade a essa aposta, não a pondo em causa ao primeiro mau resultado (que irão acontecer) e assim começa se a recuperar e a reconstruir a nossa verdadeira identidade!!..e era isso que faltava ao Sporting!!Da nossa parte só nos resta apoiar…essencialmente nos momentos menos bons k iremos ter…porque os iremos ter ,porque isso será parte da mudança de mentalidade (clube e adeptos) que BDC fala!!Sou sócio do Sporting há vários anos mas tinha mais de 3 anos de cotas em atraso devido á descrença que sentia nestes últimos anos mas já as paguei na totalidade!!Já fiz a minha parte…bom seria muitos mais fazerem como eu…se tiverem possibilidade para isso como é obvio!

    Saudações (GRANDIOSAS) Leoninas

  18. Hoje a selecção joga no nosso estádio com o regresso de uma imensidão de jogadores formados no nosso clube… alguém daqui do cacifo vai lá estar?

  19. Um post ao nível do Cacifo! Ser Sporting, também é “cacifar” como o Sá o fez! Sinto o Cacifo muito mais limpo e saudável!
    Que “desinfetante” utilizaste Cherba?

  20. O Sá é do Cacifo!!!
    Temos de fazer o nosso caminho sozinhos…sempre que nos aliamos a alguém(lampiões ou corruptos) fomos enrabados e os nossos dirigentes parecia que gostavam.
    Somos únicos e diferentes e isso nunca vai mudar “porque a nossa FORÇA É BRUTAL”.
    Saudações Leoninas e Cacifeiras

  21. sou de Leiria, e estive ontem na Marinha Grande a ver os sub21.
    Esta é uma região, que bem podia ser uma selva, porque há tantos leões por aqui que até impressiona! Só quero relatar 2 episódios relacionados, que me deram um gozo do caralho.
    Primeiro, estava muito bem na parte de cima da bancada a ver o jogo em pé, quando, para meu espanto, me aparece ao lado o Bebiano Gomes ( ! ) a tentar passar despercebido, e antes q pudesse sequer mandá-lo coçar o clítoris da avó dele, eis q o Bruma perde uma bola mm junto a minha bancada, e ouve-se na bancada ” vai po crl, só queres é dinheiro ” entre assobios.
    Escusado será dizer o Bebiano até saiu de fininho para um cantinho qq, antes q fosse reconhecido.
    PS: Poderá ter sido do relvado, mas o nosso William Carvalho com a bola nos pés parecia um Fernando Aguiar com artroses.

  22. Não sei se ria se chora o certo é que fiquei parvo hoje ao ler a burla…

    Foi preciso virem ao nosso covil para perceberem que a “seleção de todos nós” é made in alvalade???

    Finalmente deram-se ao trabalho de contar, até 10, para se aperceberem de que sem o Sporting CP, podíamo-nos juntar a São Marino, Andorra e Malta…

    Saudações Leoninas

  23. Grande post Sá.

    Como dizes e para mim o mais importante o sucesso do nosso SCP está na ESTRATÉGIA e não nas ESTRATÉGIA(S) que era o que as ultimas direções tinham. Nas grandes organizações só pode haver uma e não várias.

    SL

  24. Boas, não sou de comentar muito, mas acho que o Cherba fez bem em colocar o post do lampião/benfiquista, penso que foi um acto para que os adeptos e sócios do Sporting se unam ainda mais nesta nossa caminhada (este post do Sá é um bom exemplo), porque os adjectivos dos nossos adversários são sempre ditos com segundas intenções e carregados de cinismo, eu pessoalmente gostava mesmo, era que benfas e porco estivessem na segunda liga.

    SL

  25. Como diz o Arq.º Tomás Taveira, nos seus memoráveis momentos de cinema caseiro: “Pronto, está todo lá dentro!”
    Carrega nesses lampiões!
    SL

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s