Ideia para diminuir a dívida

De acordo com o Jornal de Negócios, «o Sportinge o Millennium bcp estão a estudar, no âmbito da reestruturação financeira aprovada, a troca de créditos por investimento em publicidade do banco, através da utilização de vários espaços disponíveis no estádio e academia do clube». Ao que parece, o que está em cima da mesa é um milhão de euros por ano, ao longo de 15 anos, «pela activação da marca BCP em espaços como o fosso e o anel exterior do estádio, bem como o “naming” da Academia».

A confirmar-se, esta poderá ser mais uma forma de dar continuidade à reestruturação financeira que envolveu BCP e BES e que permitiu diminuir a dívida de 268 para 158 milhões de euros.

 

 

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76 thoughts on “Ideia para diminuir a dívida

  1. Cuidado com essas medidas, depois temos uma capa do Rascord a dizer que a publicidade é low cost.

    Já que ontem a capa era William craque low cost. Arefoda-se tinham era de perguntar que gestão é aquela do jogadores comprados às paletes a ganhar balúrdios para jogar na B.

    Esta politica está muito em voga no FC Putas e no SL Belgrado.

    SL

    • Não precisam de perguntar, já sabemos. Chama-se gestão “High-Cost”… também já tivemos e viu-se a merda que deu… Espero que os nossos adversários não aprendam com os nossos erros mas que os pratiquem… em dobro!

      Z

  2. Criar novos espacos publicitarios e vende-los aos nossos credores em troca de “perdao” de divida, ja que a recessao nao ajuda ao investimento em publicidade de terceiros parece-me um bom caminho a seguir.

    Em vez de ter quebras de receitas, podemos ter quebra de custos. Tudo bem.

    Podem pagar a solucao do fosso e por uma placa por cima a dizer bes ou o caralho que os fodam!!! Tudo bem.

    Podemos negociar no pacote ajuda (abatimentos) as modalidades.

    O futuro pavilhao Joao Rocha vai ter mais espacos publicitarios!!

    Nao gosto de ver o nome de Alvalade (e Joao Rocha!) manchado com o nome de uma merda de um banco, mas temos que engolir sapos por vezes.

    O futuro Canal Sporting tb vai criar novos espacos publicitarios.

    Faz-se uma parceria publicitaria GLOBAL para o Universo Sporting. Estadio, Pavilhao/modalidades, Canal, Academia, Equipamentos (de todas as modalidades), etc… 15 anos? Sejam.

    Ate aqui tudo bem.

    MAS 1M/epoca? Epah fodasse, parece-me manifestamente pouco.

    Que tal, nao pagar juros da divida, apenas amortizar? se a divida e de 158M (SAD mais Clube???) a 4%/ano (?!?) serao 6M/ano so em juros para esses cabroes.

    Ai sim o tal sapo nao custava (tanto) a engolir.

    SL

    • Pelo que aqui li, se o 1 Milhão, inclui o naming da academia, também me parece manifestamente pouco.

      No que toca a colocar a marca millenium no estádio, não tenho nada contra, só gostava é que não ficasse tudo com as cores do banco.

      Um dos exemplos da bancada da “super bock” com aquelas cores a vermelho não me parece bonito, eu sei que as cores da marca são aquelas, mas não tinham nada a perder em ter o fundo a verde, digo eu …

      • é um 1milhão pela publicidade fora do estadio, onde está agora a pub da CGD, e pelo naming da academia…

        Sinceramente parece-me muito bem…durante 15 anos, são 15 milhões.

        Acresce a este valor a possibilidade do naming do estádio…de 5 milhões…

        só nisto ficamos com quase 1/3 do orçamento da equipa principal paga…em cada ano…

      • Apesar da nossa divida ser real para com o banco, 15 anos é demasiado tempo. Digo isto porque acredito que daqui a 5 anos o Sporting esteja numa situação bem diferente do que está hoje no que toca às finanças. E creio que é bem possível na altura termos mais propostas e supostamente mais vantajosas.

        Ou seja, as ideias são muito bem vindas, e espero que realmente consigamos explorar o máximo os espaços vazios para vender publicidade, Como confio em quem nos lidera, também espero que tenha essa mesma visão positiva do futuro, apesar dos tempos que correm, continuarem a ser de redução de despesas.

        SL

    • Não faço a mínima ideia se 1M€/época é muito ou pouco neste casa, mas tudo o que seja para abater a dívida é bem vindo.

      Um offtopic: Quem paga aqueles panfletos que são distribuídos à entrada do estádio com alusões a artigos da Loja Verde? Lembro-me de no jogo com o Setúbal fazia-se um reclamo a uma garrafa (não me recordo se era vinho ou whiskey). Será que os lucros da venda da dita garrafa pagam sequer a impressão dos milhares de panfletos? Parece-me dinheiro muito mal gasto por parte do Sporting (caso seja este a ter a despesa). Lembro-me de ver isso também na época passada nos jogos com o Marítimo, Nacional e Guimarães, pelo que depreendo que seja prática habitual.

  3. “pela activação da marca BCP em espaços como o fosso (…)”

    Não percebo muito bem o que se quer com esta proposta. Apenas colocar painés publicitários ou outra forma qualquer de publicidade? Hallo pessoal do marketing e publicidade uma ajuda…

    Seja qual delas for, quererá dizer que iremos continuar a ter aquele buraco horrível entre o relvado e as bancadas :(

  4. Acho a ideia boa, qq medida que sirva para nos tirar do sufoco financeiro é bem vinda. O Dr. Bruno não dorme, trabalha em prol da maior instituição desportiva de Portugal a 100%, com esforço, dedicação e devoção, é o exemplo do que um presidente deve ser. Cada vez mais tenho orgunho de ser Sportinguista.

    P.S. – Sei que o Cherba vai me chamar de picoinhas, mas no post existe um erro ortográfico inadmissivel e que não é dele. :)

    • Olá Pedro e apenas por mero reparo, já que apontas um erro ortográfico no post (que sinceramente não descortinei), aproveito para te corrigir tb, não me interpretes mal, mas é picuinhas :)

    • acho que o erro nao é ortográfico, mas espaco-temporal…eheheh
      O e nao se desviou a tempo do Sporting, porque sabe que junto ao Sporting é que se está bem ….
      «o Sportinge o Millennium bcp >> devera ser: o Sporting e o Millennium bcp …;)

  5. Acho que a ideia é publicidade no valor de 1M€ por 15 anos, pode não ser nesses espaços todos…

    Apenas uma rectificação, a nossa dívida não são apenas 158, pois há as VMOC que em última análise é divida que temos de pagar, caso não queiramos perder a maioria de capital na SAD…

    E que tem juros.

    • se esses espaços hoje valem 1M, daqui a 10 anos valem 3M ou 4M e daqui a 15 valem uns 5M.

      Péssimo negócio. Façam por 5 anos e depois voltem a negociar. Estou a ver que tenho de ir para a direcção ensinar o Bruno de Carvalho

  6. Parece-me uma excelente ideia, partindo do pressuposto que não iremos sair prejudicados, ou seja, o valor da divida convertido é proporcional ao espaço cedido. (O Bruno não dorme!)

    Numa fase de recessão, em que as receitas diminuíram e têm tendência a diminuir, as dividas são elevadas, há que criar alternativas, e esta penso ter pernas para andar.

    Há pontos e espaços a explorar, tais como o futuro canal do Sporting, espaços no estádio, pavilhões, academia, mini-estádio, acções de jogadores/treinadores na divulgação da marca Sporting, investimento em plataformas telefónicas e de internet, mais parcerias com marcas fortes onde a nossa marca seja divulgada, publicidade nos calções (why not?), etc, etc.

  7. Então parece que o fosso está para ficar..

    Podíamos meter lá o Labyad e o Jeffren (mais o Elias quando voltar) a segurarem os cartazes do Millenium durante os jogos.

  8. Enquanto não resolvem o problema do fosso, eu aproveitava-o para fazer publicidade ao hospital da Luz, que está ligado ao BES, ou a seguros de saúde.

  9. Acho que nem querem saber para nada das VMOC´s; que mais uma vez empurrámos com a barriga, para 2021. Até acho que em 2021 vamos comprar aquilo tudo e ficaremos safos para sempre.

  10. Gosto muito de mágicos, porque utilizam muitos truques para entreter as plateias. Esperemos que não apareceça por ai nenhum mágico da máscara a desmascarar isto tudo.

  11. Sendo um profissional da área do Marketing, não me agrada este tipo de publicidade massificada. Já não resulta. Mas isso é um problema do BCP.

    E se o BCP quer publicidade e é credora, não me faz espécie ceder neste aspecto desde que se abata dívida na proporção real do espaço que estamos a ceder.

    Estou estupefacto com a competência desta direcção. Numa altura em que a liquidez não abunda em lado nenhum, trocar dívida por acções, pub ou outro tipo de mecanismos compensatórios para os credores é de génio.

    O grande mérito deste Presidente foi perceber o potencial da marca Sporting, aquilo que representa na sociedade e negociar em conformidade com credores transformando-os em reais parceiros. Fazer isto sabendo da promiscuidade que existia na relação com os credores (em especial, a banca) é obra…

    • “Estou estupefacto com a competência desta direcção. Numa altura em que a liquidez não abunda em lado nenhum, trocar dívida por acções, pub ou outro tipo de mecanismos compensatórios para os credores é de génio.”

      Sá é um gozador profissional, serve para animar palhaços, então isso é de génio? fdx, pensei que qualquer aluno de gestão/economia saiba disso, mas parece que foi BdC que descobriu a pólvora.

      “O grande mérito deste Presidente foi perceber o potencial da marca Sporting”

      Lol, fdx, há marketing por todo o lado mas o merchandising está simplesmente parado.

    • Pois eu gostava de ver um acordo Global do Universo Sporting.
      Desde namings, publicidade, direitos de imagem de jogadores, camisolas de todas as modalidades, canal Sporting, site, placars, tudo.

      Na pratica e um outsourcing da gestao dos espacos publicitarios do SCP.
      Deixem os bancos gerir isso, e se conseguirem fazer lucro, bom para eles. Tiram o onus desse esforco ao SCP, numa altura de recessao.

      Claro que podiamos por clausulas como nada de publicidade ao Benfica TV e merdas dessas, predominio da cor verde nos espacos, etc… mas isso sao pormenores.

      Em troca, nao pagar juros da divida . Nos anos iniciais seria optimo negocio, no final do contrato melhor para os bancos (com o amortizar da divida e decrescer dos juros da mesma, mais o aumento do valor dos espacos publicitarios), mas todos tem que ganhar…

      Isso e uma parceria.

      Se 15 anos e o que esta na mesa, que seja, se puder ser menos, melhor.
      Teremos 15 anos para amortizar essa merda toda (acho que sao 158M da SAD mais 60M do clube mais 80M da restruturacao a 12 anos), portanto cerca de 300M em 15 anos sao 20M/ano para amortizar (simplificando). Dificil mas executavel…

      Se conseguirmor ficamos sem divida bancaria em 2028!!!

      SL

      • que receitas sobram para pagar as contas e amortizar?
        – Receitas bilheteira.
        – Premios participacoes UEFA
        – Quotizacoes
        – Direitos televisivos (2018-2028 ja que ate 2018 estao ja hipotecados)
        – Mais valias de jogadores.
        – Merchandising
        – outros que nao me vem a cabeca (hehe)

  12. Ah, aqui está o prato forte da reestruturação. Afinal não são os bancos que entram no capital com 18 milhões de € (serão por isso talvez árabes, russos, e já agora, até mais angolanos, quiçá a Isabel dos Santos), mas ficam com VMOC’s no valor de 80 milhões de euros!!!!! Curiosamente ninguém fala nisto, mas aqui é que está o tema. AS VMOC SÃO OBRIGATORIAMENTE CONVERTIDAS EM AÇÕES AO FIM DE 12 ANOS. ISTO DITO, AO FIM DE 12 ANOS, O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL PERDE EM DEFINITIVO A MAIORIA DO CAPITAL DA SAD, E NESSE PRECISO MOMENTO O CLUBE PASSA PARA OS BANCOS. O clube que ainda é dos sócios tem pela frente 12 anos em que ainda poderá mandar, depois disso, acabou-se, mandam os bancos. Certo é que seria pior ficar sem ele agora, ou até ficar sem clube por insolvência, mas o que me choca é que ninguém explica isto aos sócios.

      • Se ficarem para o clube não perdes a maioria. Eu quero ver como vamos recomprar 80M de VMOC´s. Mas cheira-me que isso será para outro mágico.

    • Nandinho… Não foste à AG pois não? Foi pena terias ouvido, e dependendo do teu QI talvez tivesses entendido o plano. As orelhas de burro estariam agora mais pequeninas. Não, não me vou dar ao trabalho de te explicar porque já entendi que pessoas como tu não querem perceber a verdade… Não é conveniente…

      Z

    • Isso foi explicado aos sócios na AG de 30 de Junho. Só por má fé ou por ignorância é que se faz um comentário destes.

      O plano é que o clube esteja suficientemente bem em 2021 para comprar as acções de volta. Pode não ser o plano ideal, mas é o plano possível, pois permite ganhar tempo.

    • Amigo um pergunta, sabes qual o valor de vendas o Sporting fez esse ano?!? Sabes?!? É preciso n esquecer que este valor veio de dois jogadores que ainda não são ninguem no futebol, apenas promessas, promessas essas que temos ao pontapé na equipa A. Quanto vale o Montero, o William, o Rui patrício, o Jefferson?!? Jogadores que já n sao promessas, mas sim certezas! Achas que em 12 anos não formamos mais nenhum parecido com esses, ou mesmo comprar algum pela pechincha que foi o Montero ou o Jefferson?!? Não tenho dúvidas que com este Presidente, o dinheiro das vendas é toda para o Sporting Clube de Portugal, não para empresário e afins, e toda essa conversa para dizer apenas que daqui a 12 anos nós não teremos 80 milhões para a VMOC´s, teremos mt mais. Eu estou mais que descansado, n temos à frente do clube uma merda sem emoção pelo clube como no passado!

  13. Veremos se conseguem tirar mais coelhos da cartola para em 2021 poderem recomprar esta enorme fatia de divida da SAD. Rezemos para que a inteligência do mágioc , nunca acabe de nos surpreender. Esperemos que haja sempre truques na ponta da varinha mágica.

    • Cogumelo Nandinho,
      é sempre triste ler um suposto Sportinguista dar a ideia de que está desejando que algo corra mal.
      Seja como for, e para que não penses que o outros andam a dormir e não sabem do que se passa, toma lá e vai bater a tua canhola:

      A reestruturação financeira, concretizada com BCP e BES, resultou, efectivamente, numa descida da dívida bancária de 268 para 158 milhões de euros, divididos entre 92 milhões na SAD e 66 milhões no clube. Esta operação foi possível com a operação de VMOC (Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis), entrada de capital e reestruturação de maturidades do crédito.
      No final deste processo, a dívida total cifra-se nos 206 milhões de euros, contra os 355 milhões que se verificavam antes do acordo (Godinho, estás aí?).

      Entretanto, e conforme foi aprovado em assembleia geral da SAD, a reestruturação prevê a emissão de VMOC em acções da SAD do Sporting, no valor total de 80 milhões de euros, a dividir pelo BCP e BES. A mesma operação inclui a conversão, em paralelo, de um crédito de 20 milhões de euros da Holdimo (empresa de Alvaro Sobrinho) em capital da SAD do Sporting.

      • Pois. Parece que ainda continuamos com 100M de dividas ou seja ficamos com menos % na SAD ao vender os 20m à Holdimo e em 2021 iremos ficar sem mais % da SAD com as 80M das VMOC´s ou seja ficaremos sem a maioria da SAD. Mas, nessa altura, o mágico já estará reformado…

      • Nandinho:

        1. Não percebeste. O obejctivo agora passa por REDUZIR a dívida porque os lambuças fizeram uma tão grande que não se consegue anular de repente.

        2. O Bruno sempre disse claramente que não ficaremos nunca sem maioria na SAD.

        3. se tivesses ido à assembleia geral podias ter discutido isso. Não venhas é mostrar a tua ignorância.

      • Gabo-te a paciência Cherba… e a de todos os cacifeiros que perdem tempo a responder a estas abéculas.

  14. continuando a tarefa do Cherba de expor o jornalismo de merda dos pasquins. Hoje na página do record vem: Vidigal: “Sporting está à altura do FC Porto.” O que ele diz é isto:

    “O objetivo principal é ganhar cada jogo, lutar como se fosse o último. Essa é a responsabilidade de um clube grande como o Sporting. O FC Porto e o Benfica são potenciais vencedores. Nós estaremos na luta para, se acontecer uma escorregadela, podermos aproveitá-la, ainda que esse não fosse o plano inicial. O Sporting já mostrou que está à altura do FC Porto. Vamos bater-nos. Mas é necessária precaução. A caminhada é muito longa, com muitas barreiras. Só com o tempo, os jogadores poderão perceber se existe essa possibilidade. A possibilidade de vencer o próximo jogo, essa, existe”.

    estes filhos da puta estão a fazer tudo para tentar colocar o Sporting como candidato, para depois dizer que a época fo uma merda porque não fomos campeões. FODA-SSSSSEEE…

    • Caga nisso… quanto mais resistência lhes fizermos com este tipo de conversa… mais eles tem para escrever. Caso contrario, apenas têm as paredes da WC para borrar.

      :)

  15. Nandinho, para já o mágico parece que se está a safar! e a agradar… mal ou bem está-se a safar! E a mensagem que passa é a de que o caminho não é fácil e é bastante tortuoso mas que as coisas estão a ser feitas de forma a que enveredemos finalmente por um caminho seguro e sustentável! Se calhar vai ser preciso fazer alguma merda pelo meio para tentar limpar a merda toda que os outros deixaram para trás! A seu tempo essa questão das VMOC ou o caralho que as foda também se resolverá! penso eu de que!…

    • Claro que se resolve, nem que seja com a perca da maioria da SAD, mas desconfio que isso será uma preocupação para outro que não o mágico Merlin.

      • já agora, Nandinho. Fechou a loja.
        tudo o que escreveres a partir deste momento, vai com o boda (não gosto de cogumelos demasiado fritos, peço desculpa)

  16. E aquela foto no record com o BdC ao lado do Evangélico sindicalista?!? E não o jogou ao fosso?!?

    Sporting Sempre!!

    Ps: haviam de ser os corruptos, levava logo uns sopapos nos corredores…

  17. Ai Nandinho, Nandinho….a frigideira está quente, o azeite fumega e os cogumelos já saltam…

    1) O mandato do Presidente não é de 12 anos. É de 3. O que ele prometeu é que enquanto for Presidente, não admite perder a maioria da SAD. Para já, esse período é de 3 anos. Se for para além disso (como eu espero), não tenho dúvidas que o seu objectivo é dotar a SAD de condições para recomprar as VMOC´s na data do seu vencimento.

    2) O cherba disse (e muito bem) algo que tu nunca na vida compreenderás porque és um cogumelo. Tudo isto foi votado e aprovado na AG. Se tinhas dúvidas, era meteres lá os pés e pedires explicações na devida altura. Mas suponho que seja mais fácil andar no anonimato a mandar atoardas.

    3) Para além disto tudo és um palerma que nem sequer sabe ler ou ouvir. Os 18M de investimento nunca viriam da banca. Vêm de investidores privados.

    4) Como é apanágio da cogumelagem, estás preocupado com uma árvore (que só contará daqui a 12 anos) e esqueces a floresta (abatimento imediato de 150M de dívida sem perda da maioria da SAD + recuperação de passes de atletas)

  18. Acho uma grande ideia. E atenção, um milhão não me parece que seja pelo naming do estádio ou da Academia. No jornal, que li, o que se refere, pela fonte, é “vários espaços disponíveis no estádio e academia do clube”. O naming é interpretação do jornal. E não me parece que um milhão seja sequer aceitável com esse princípio. E atenção que eu trabalho em marketing.
    Agora, essa solução para espaços agora desaproveitados e eventualmente algum topo é excelente. Amortizamos já o capital de 15 milhões (poupando os juros subsequentes) por troca de créditos de espaços futuros, dos quais nós não teríamos certeza de uma faturação adequada. No quadro de crise, não é possível antecipar receitas futuras, principalmente na área de publicidade. Se existirem cláusulas de visibilidade, do estilo: um milhão se for competições nacionais, mais x se for na Liga Europa e mais y na liga dos campeões, parece-me um bom acordo.
    Quanto ao naming da academia, sinceramente não me queria precipitar. Acho que o naming da Academia, tendo em conta a importância atual e futura da nossa formação (CR, Nani, Figo e afins) deve ser bem negociada e articulada com a gestão de imagem das nossas estrelas. Ou seja, não me importaria de um acordo com o BES, que associasse o CR, ou com o Milllenium, que associasse o Mourinho a dizer bem da academia. Mas o que eu queria mesmo era potenciar a marca academia ao nível global. aproveitando as estrelas existentes e potenciais do Sporting, com uma referência desportiva tipo Nike, Adidas, LeCoqSportif, Puma ou económica Emirates Petrobrás ou outra superpotência económica. Porquê, porque isso seria uma marca que iria ficar colada a eventuais estrelas que saíssem da Academia e poderia ser uma estratégia até para as potenciar. do estilo, automaticamente, cada jogador teria direitos de imagem associados a essa marca, pelo menos até a uma determinada idade. era um bom negócio para o jogador (que não adivinha de véspera que vai ser super-craque) e é um bom negócio para a marca (basta encontrar um novo Moutinho ou Rui patrício que já seria bom, mas seria o jackpot se encontrasse um novo Nani). E aproveitaríamos isso para criar uma marca global associada à formação do Sporting. Tornando-nos ainda mais apetecíveis para as famílias que tenham putos a despontar.
    Quanto ao naming do estádio, estou-me a cagar. será sempre o Alvalade, ponham as marcas que quiserem. É como o Pavilhão Atlântico. Alguém o trata, sem ser na publicidade, como Meo Arena? Mas isso também vale bem mais de um milhão/ano.

  19. A melhor maneira para diminuir a dívida é implementar a minha teoria, pois assim permitiria a obtenção de melhores resultados desportivos e financeiros, além obviamente de valorizar os jogadores.

    Ainda ontem o Cherbakov avaliava 40% do passe do William Carvalho em 800 mil euros o que daria uma miserável valorização de 2 milhões de euros pela totalidade do passe.

    O Talk Talk avaliava os mesmos 40% do passe em 1 milhão de euros o que daria uma má avaliação de William Carvalho de 2,5 milhões de euros.

    Eu avalio os 40% do passe em 4 milhões de euros o que dá uma avaliação de 10 milhões de euros e mesmo assim considero que WC está desvalorizado, pois poderia tranquilamente estar avaliado em 15 milhões ou um pouco mais que isso.

    Brincar nas selecções dá nisto.

    Cherbakov e Talk Talk são como os católicos que não vão à igreja mas praticam o bem, tal como o absinto há uns meses.

    As futuras vendas dos jogadores por valores elevados permitiriam amortizar as dívidas.

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