Poderá este estudo, ser a base do futuro pavilhão?

Sim, voltar a ter uma nave é um dos meus maiores desejos! E, olhando para isto, sempre dá para ir sonhando.

Advertisements

46 thoughts on “Poderá este estudo, ser a base do futuro pavilhão?

  1. A vista de cima é má, faz-me lembrar uma mesa de matrecos. Mas tou com o cherba é um dos meus desejos ter ali ao pé do Alvalade um pavilhão para as modalidades.

  2. pelo que percebi, o pavilhão foi projectado pela dupla de arquitectos arx portugal (um deles meu professor no ano passado), e se, de facto, assim foi, podem ter a certeza que o pavilhao será fantástico. São dois granes arquitectos, e termos um pavilhao desenhado por eles será muito positivo

    • Conhecendo o trabalho do Atelier ARX, sinto-me tentado a dizer que era ouro sobre verde. Mas a seguir lembro-me do estádio de Braga, do Pritzker Souto Moura, e penso como uma obra de qualidade arquitectónica inquestionável pode resultar tão mal na práctica – o Braga nunca terá no seu estádio a envolvência do público que têm os outros estádios…

  3. Nao pode deixar de ser um objectivo de todos nos, termos um pavilhao condigno em Alvalade.

    Eu vou mais longe nos meus sonhos e vejo a Academia ampliada para uma cidade desportiva.
    Uma academia para as modalidades…

    A medio prazo teremos o nosso pavilhao, e a nossa cidade desportiva, e equipes de Volei e Basket a fazer jus a nossa Historia.

    Mas primeiro temos que estabilizar as contas. Um passo de cada vez, mas com rumo definido.

    Obrigado Cherba pelo video.

    SL

  4. foi um dos maiores crimes contra o sporting.não terem feito o pavilhão logo que fizeram o estádio e terem feito o estádio sem pista de atletismo.foi um crime.as vitórias do sporting no altetismo e o carisma que a pista daria no novo estádio,não têm preço.são inestimaveis.

  5. falando apenas do pavilhão.fazer um novo junto ao estádio e na sua inauguração,ter um ecran gigante a passar imagens de grandes atletas e vitórias do sporting nas diversas modalidades amadoras,era de uma emoção fantástica.inaugurar esse pavilhão e ao mesmo tempo ir vendo imagens de ,Livramento a jogar hoquei,Joaquim Agostinho no ciclismo,Fernando Mamede a bater o record do mundo dos 10.000 metros…etc.e fechar essa inauguração com a vitória de Carlos Lopes na mitica maratona dos JO em LA….era caso para nos sentir mos ainda mais orgulhosos de pertencermos a este clube sem igual que é o sporting clube de portugal.não concordam?

    • Concordo.
      …mas isso já passou, e não vale a pena “chorar sobre leite derramado”. Agora a realidade é outra, e é com ela que temos que encarar o futuro.
      Não há limite para a megalomania dos nossos sonhos. Mas convém não esquecermos que quando se desce a terra as coisas que poderemos concretizar poderão ter que ser apenas jeitosinhas.
      Ter recuperado o direito de superfície junto ao nosso estádio possibilita ao nosso Clube edificar um pavilhão digno onde as nossas modalidades possam jogar em casa. E isso é muito bom.
      Eu sou pobre, mas estou disposto a contribuir, se isso me for pedido…

    • Acho que 4 a 5 Milhões de Euros chega…

      Eu tenho a secreta esperança que, o NOSSO Presidente irá lançar a 1ª pedra desse novo monumento ao Ecletismo Leonino antes de terminar o seu 1º mandato… Mas isto sou eu… Que sou Sportinguista!!!

      Vamos Sporting!

      SL

  6. Era sem dúvida um grande projecto. Pessoalmente, em termos de estrutura gostava que fosse algo dentro do género do pavilhão do Algés Dafundo (ou do que eu me lembro dele). Piscina no andar inferior (os nadadores portugueses de quem se tem ouvido falar são atletas do Sporting), e no 1º andar o pavilhão em si. Aqui depois pode haver um problema. O pavimento para o hóquei tem que ser em madeira (como em Loures), Basket (caso volte) joguei nos dois tipos de piso e sem dúvida alguma, jogar em madeira é bem melhor. Mas para o andebol já é necessário o sintético de borracha e, vendo os jogos desta época do futsal também é preferível neste tipo de piso. Não sei se existiria a possibilidade de fazer como no Staples Center em L.A. em que mudam o piso consoante ser jogo dos Lakers ou dos Clippers, mas não parece ser uma solução barata (nem sei se seria possível).

    Isto claro, seria um projecto a tender para o megalómano (ou não, o meu conhecimento nestas matérias é nulo), mas também, sinceramente, prefiro esperar o necessário para ter algo realmente bem feito e que sirva para todos, do que ter que levar com uma merda qualquer dos Taveiras desta vida.

  7. eu não posso classificar de megalómania,querer ter um pavilhão para as modalidades amadoras.sempre tivemos,e volto a dizer foi um erro grave não se ter feito logo ao mesmo tempo que o estádio.sempre houve uma relação entre o nº de sócios na minha opinião,que baixaram muito,desde que ficamos sem o pavilhão.é que há muita gente que sente a mistica do sporting através das modalidades.quando havia o pavilhão,os fins de semana eram uma jornada de vigor sportinguista tambem por causa das modalidades.era uma alegria imensa.voltar a ter um pavilhão sem entrar em custos megalómanos,penso ser de um alcance muito grande e importante para a mistica e ideal sportinguista.

      • teres um pavilhão basico com pista, balnearios, iluminação e areas de apoio não é caro, o que custa depois são as bancadas, mas falo de um valor desses para ficares com o mesmo aspecto da nave, nada como odragão caixa ou o da luz,

    • O pavilhão basico da minha terrinha custou a volta de 1,5 milhoes a 7 anos atrás. O Dragão caixa que é muito mais modesto que este projecto apresentado custou mais de 10 milhões. Um pavilhão como esta apresentado no video nunca iria custar menos de 15 milhões. Nós não precisamos de um pavilhão com tantas de treino, visto que já temos um pavilhão. Sim é verdade o Sporting sempre teve pavilhão. Alias o multidesportivo foi a coisa que mais me impressionou a primeira vez que fui a alvalade, aquilo parece uma colmeia. Não tem é bancada para jogos oficiais. Por isso estou convencido que um pavilhão com uma area de jogo e uma area de treinos seja suficiente, porque a estes dois junta-se o multidesportivo.

      • O material com que se faz o pavihão tambem conta muito, e na nossa situação financeira chegava-nos algo do tipo nave industrial ou seja para quem conhece a zona e passa de comboio na Azambuja, encontra os armazens de logistica, que são pilares em aço, meia parede de blocos e a outra meia em chapa termica, cobrir o espaço correspondente a area de jogo, de treino espaço para bancadas balnearios administrativo, bar etc. fica entre 100 a 200000 euros, depois vem o mais caro que é por dentro e isso pode-se fazer por uma verba entre 300000 a 800000 ou vá lá 1.2M, depende sempre da lotação desejada, exteriormente é feio? sim é, mas por dentro tem tudo aquilo que se pode desejar.

    • Já alguma vez estiveste num pavilhão com essas caracteristicas que falas? Eu já. E digo-te é um pavilhão estremamente complicado de utilizar no inverno. Muita humidade o que provoca problemas constantes no piso de madeira. Eu acho que o pavilhão não precisa de ser nenhuma obra de arte, mas precisa de ter as melhores condições de utilização. Estou convencido que para isso o custo ande a volta de 5 a 10 milhões. Acho tb que a lotação do pavilhão não deve ser superior a 2500 lugares. Na maior parte dos jogos não chega a 1000 pessoas no pavilhão.

      • Sim são pavilhões que sem os respectivos acabamentos se tornam humidos, mas para o piso existe o sport cort aquele piso azul comoo de odivelas.

  8. se é para fazer, faz-se em grande.
    uma nave principal multiusos com lotação cerca de 20 mil que permita, por exemplo, campeonatos de pista coberta.
    e sem as mariconadas estéticas do pav atlantico (q custou 55 milhoes)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s