A vitória invisível

Guardo na minha memória uma tarde, jogo de Taça, salvo erro contra o Fátima, em que fizemos uma exibição miserável. Salvou-se o génio de Balakov, os golos do Cadete, mas, no banco, Bobby Robson estava tão aziado como eu. A entrada desconcentrada, que nos valeu levar logo um golo, e a exibição desinteressada, valeram… voltas ao campo no final do jogo.

Hoje, ao ver a forma como o Sporting encarou a recepção ao Alba, clube do qual nunca tinha ouvido falar, veio-me à lembrança esse jogo e vários outros em que os nossos jogadores pareciam fazer um frete, confiando que, dadas as diferenças entre as equipas, o resultado se faria por ele mesmo. Foi impressionante, reforço, impressionante, a postura dos nossos jogadores. Respeitaram o adversário e, acima de tudo, respeitaram a camisola que tinham vestida! E, mais do que encher-me de orgulho por ver uma equipa estar em campo como eu estaria se tivesse a oportunidade de jogar de rampante ao peito, tal facto dá-me a certeza de que a mensagem do treinador está a passar. Dá-me a certeza que o plantel fala a uma só voz. Dá-me a certeza que o trabalho de preparação desta época (e das próximas, arrisco) foi muito bem feito.

Bruno de Carvalho, por mais do que uma vez, explicou que o facto de estar no banco tem a ver com a necessidade que tem de perceber se as pessoas estão comprometidas com a causa. Ou com o clube, se se preferir. O jogo de hoje, foi uma óptima resposta relativamente a esse compromisso. Isto vale infinitamente mais do que três pontos. Isto é daqueles pormenores que, mais cedo ou mais tarde, valem conquistas. Obrigado, rapazes!

goloalba

Anúncios

80 thoughts on “A vitória invisível

  1. Cherba,

    Precisamente o mesmo que eu pensei ao ver o jogo.
    Ver esta equipa do Sporting entrar em campo e dar o litro para marcar 1, 2, 3 e muitos mais, fez-me pensar que finalmente temos o espirito de conquista que está sempre presente nas melhores equipas do mundo.
    Jogue-se uma final, ou jogue-se frente ao Alba, o espirito tem sempre de ser este, vencer e convencer o adversário que somos melhores e que não lhes vamos dar tréguas.

    Bravo Sporting e obrigado ao Alba e aos seus adeptos pela bonita festa da taça que trouxeram até Alvalade!

  2. ÁMEN, ÁMEN, ÁMEN!

    Tirando as abordagens a outros jogos, como esse que referes, foi exactamente essa análise que fiz no final do encontro!
    Sinto-me feliz com esta equipa!

    SL

  3. O sorriso dele (Presidente) a cada golo que entrava confirma o escrito.

    Temos uma equipa e que feliz eu sou com isso.
    Melhor dizendo, somos.

    Dose tomada, ressaca acalmada, lá por quinta, tremores e suores outra vez!

    Muita lenha tenho de cortar e rachar esta semana para por o corpo rijo e não, não uso nada mecanico nem electrico, é a “unha” mesmo.

  4. Completamente de acordo. A atitude da equipa foi “à inglesa”: sempre à procura do próximo golo.

    Noutros tempos, teríamos tentado “controlar” o jogo a partir do 2º golo…

    Venha o jogo do ladrão!

    • O Marcelo jogou hoje, mais uma vez, com um ar muito desmotivado.
      Esperemos que aquela aura rampante não tenha esgotado, ou que não tenha sido só cinismo para se manter na corrida pelo lugar…

      Agora que viu o Patrício ficar por mais uma temporada talvez tenha caído a ficha.
      Chamem-me xenófobo o quanto quiserem, mas eu desconfio sempre daquela simpatia excessiva dos zucas. Eles são sempre, como dizer, demasiado amáveis.

      • O homem talvez tinha apostado com alguém que não sofria golos e lá ficou fodido e foi a correr…zangado com ele mesmo!

    • Não sei até que ponto não seria melhor o Marcelo ser emprestado em Janeiro, para poder rodar e vir em força na próxima época.
      Parece-me que lhe faltam jogos nas pernas para tomar as melhores decisões e ser mais ágil e rápido na abordagem aos lances.

  5. Cherba nem imaginas como a época passada me lembrei desse jogo!!!

    A anterior paragem fez mal a equipa, perdeu intensidade, pelo que se viu, esta paragem trouxe-a de volta!!!

    O estádio do ladrão até treme!!!

    SL

  6. Onde foram buscar o Montero não há mais disso?!foda-se,o homem joga tanto,mas tanto!agora pergunto,o rapaz tem algum defeito?eu não consigo ver nenhum,joga muito!e gostei muito do Vitor também,por mim prefiro ele ao André Martins,sinceramente!

  7. Repescando um post anterior:

    «Motivação? As motivações não podem depender do adversário. Têm de ser intrínsecas, porque trata-se do Sporting»

    O que confirmamos hoje, é que isto não são só palavras bonitas para compor uma imagem de seriedade – e quando é preciso “compor a imagem”, está tudo dito. Hoje confirmamos que os jogadores percebem que quando perdemos o respeito pelo adversário dentro de campo, já perdemos o respeito por nós próprios. E esta equipa, que luta por ser respeitada – luta por recuperar o respeito que perdeu por si própria, e que os outros lhe perderam a seguir – não pode ser a primeira a desrespeitar-se.

    Ao Alba: Respect. Veio jogar futebol. A imagem que deixou foi a de uma equipa que faz isso mesmo, joga futebol – o resultado é o “normal” num jogo entre uma equipa do topo da primeira liga é uma equipa dos distritais. O golo que marcou é o prémio que se a diferença entre as equipas não justifica, a atitude em campo merece.

    SL

  8. Eu tenho para mim que o nosso Montero é um verdadeiro sádico! foda-se, vale a pena pagar um bilhete só para ver aquele Colombiano fazer maldades na defesa adversária, desde o grande Balakov que eu não via um craque destes no meu Sporting, que me desculpe o Liedson, mas este Colombiano é maldoso, mesmo maldoso, EH EH EH EH, continua assim Fredy Kruegger Mortero, que nós agradecemos, quem te descubriu? foi o piqueno godo? não, foi apenas o garoto que sorri a cada toque que ele dá na bola, uma maldade, craque, super craque.
    Quem é o Jackson? não tenho palavras, o nosso avioncito é um sádico psicótico para os adversários, TEMOS PENA!!!!

  9. Perfeito o titulo do post.

    O que se vive hoje no Sporting era algo que eu achava que já não seria possível acontecer, não falo desta vitória nem das outras ( 6 em 8 ), falo de comprometimento, de atitude, de respeito pelos sócios e adeptos e, como finaliza o post ” obrigado rapazes”.

    Aconteça o que acontecer no dragão, estarei sempre convosco.

    É aguentar assim mais 7 meses… e assim tá-se bem !

    SL

  10. Perfeito o titulo do post.

    O que se vive hoje no Sporting era algo que eu achava que já não seria possível acontecer, não falo desta vitória nem das outras ( 6 em 8 ), falo de comprometimento, de atitude, de respeito pelos sócios e adeptos e, como finaliza o post ” obrigado rapazes”.

    Aconteça o que acontecer no dragão, estarei sempre convosco.

    É aguentar assim mais 7 meses… e assim tá-se bem !

    SL

  11. É com agrado que vejo que, tanto aqui como no meu e em toda a blogosfera leonina, o sentimento de orgulho e surpresa pela atitude de hoje da equipa é uma constante.

    Que orgulho!

    SL

  12. Respeito em campo e respeito nas bancadas. 3 substituições, golo e saída de campo dos jogadores do Alba foram aplaudidas de pé.

    O que é ser diferente? É isto. Isto é o Sporting. E que orgulho do caralho ser deste clube.

  13. “Isto vale infinitamente mais do que três pontos.”

    Pois vale, vale uma passagem à próxima fase. Agora até parecias mesmo o Gabriel Alves oh Cherba, eheh!

    Estarei no Dragão para a apoiar o grande e só espero sair de lá sem voz e com uma vitória!

    PS; Espero que a torcida não volte a apresentar uma tarja tão insultuosa como a de hoje. Esqueceram-se que há muitos e bons Sportinguistas no Porto e não somos nenhuns parolos de aldeia como eles insinuaram.

  14. O que é ser “diferente”?

    Desde pequeno que ouço dizer que “o Sporting é um clube diferente”. Provavelmente também o meu pai e o seu pai o ouviram. As palavas foram-se entranhando em nós e, com o tempo, enquanto nos formávamos como Sportinguistas, fomos percebendo. Ao vivermos o clube, as razões tornaram-se óbvias. Para os outros, continuam a ser dúbias. Mas creio que hoje, em Alvalade, voltámos a mostrar ao Mundo o que é ser diferente.

    64 minutos de jogo. O Sporting vence tranquilamente o Alba, equipa da divisão distrital de Aveiro, por esclarecedores 5-0. Depois de uma bola ser colocada fora de campo, o speaker anuncia: substituição na equipa do Alba – sai Zé Bastos, entra Tica.

    Nas bancadas centrais, algo muda. Os Sportinguistas levantam-se, um por um, e aplaudem. Na Curva Sul, as claques cessam os seus cânticos para aplaudir Zé Bastos. Mas afinal, quem é Zé Bastos? Um ex-jogador do Sporting? Um sócio importante do clube? Será, sequer, Sportinguista? Ninguém sabe. Zé Bastos era apenas uma pessoa que acabava de ter uma das experiências mais memoráveis da sua vida. Um jogador de futebol amador que enfrentou profissionais de forma corajosa, dando o seu melhor. E por isso, mereceu um aplauso de pé.

    Este momento de desportivismo repetiu-se. Uma, duas, três vezes. Todos os jogadores substituídos foram ovacionados. O golo do Alba foi aplaudido por todo o estádio. São 20.000 Sportinguistas a parabenizar um golo adversário. É verdade que se o jogo estivesse renhido não o teriam feito? É. Obviamente, continuamos a ser adeptos que querem ver a sua equipa ganhar. Mas ao invés dos aplausos, poderíamos ter optado por uma atitude arrogante e gozar com os adversários, gritando uns “olés”, ou não? Não é o que se faz nos outros estádios?

    Dei por mim a pensar: se eu fosse jogador do Alba e, ao mesmo tempo, fosse adepto do Porto ou do Benfica, hoje teria saído de Alvalade um grande Sportinguista. Quando se tem contacto com este clube, com as suas pessoas e a sua forma de olhar para o desporto, é impossível não o achar fantástico. É impossível não ter um orgulho gigante em ser do Sporting. Por quê? Porque o Sporting é assim: diferente.

    Texto em: http://sportingfans.pt/o-que-e-ser-diferente/

  15. Tenho um epíteto para os 3 estarolas/palhaços do trio d’atak da rtp desinformação paga com os meus impostos! FILHOS DA PUTA! Todos com uma peçinha azul no vestuário, a “cascarem” no ENORME Presidente do Sporting Clube de Portugal por ele ter feito alusão ao rei das bufas e dos telefonemas para os apaniguados da apaf! É de morte, e realmente apetece-me espetar-lhes um selo nas trombas! Ao joca gabriel, ao cantarolas e ao fat ass!

    • acho que não percebes um pequeno pormenor: o cenário virtual onde o programa é feito é verde, logo eles se vestirem alguma coisa verde o cenário “anula” e não se vê a cor, logo eles não podem ter nada verde vestido( quer dizer poder podem, mas não convem que aparece azulado devido ao cenário)

      • Cá está o q te disse ontem. Para ti é smp tudo normal… Mas ele criticou estarem de azul ou não estarem de verde?? Queres ver que se vestirem branco, amarelo, preto ou roxo o cenário tb anula a côr?

      • zfs

        qual foi a parte do não poderem estar vestidos de verde que não percebeste? é que já aconteceu acho que o Jorge gabriel ter uma camisola com partes verdes e aparecer azul.

        o verde naquele tipo de cenários não se vê

      • Riga, o gajo criticou eles estarem de azul!! Não criticou o facto de não estarem de verde!! Na tua tentativa de justificar tudo como sendo normal é q foste buscar o estar vestido de verde!
        Volto a repetir pq pelos vistos foste tu que não percebeste o que disse: “queres ver que se vestirem branco, amarelo, preto ou roxo o cenário tb anula a côr?”

        REPITO: a critica não é o facto de não usarem verde! Se a tua desculpa é eles tarem de verde mas na tv aparece azul então desisto e podes levar a bicicleta…

  16. Quanto ao jogo em si, não tenho melhores palavras do que as que o Cherba utilizou… Fomos respeitadores do nosso adversário e fizemos o que é de esperar sempre seja qual for o jogo. Pegámos de estaca e lutámos até ao fim. O resultado, a pecar por alguma coisa, só se pela “escassez”. Boa reactivação de ritmo para a próxima jornada. Saudações leoninas!

  17. Foi um bom jogo e a equipa deixou-nos cheios de orgulho! Podemos confiar que irão fazer de tudo para fazer uma bela época! Gostava apenas de mostrar o meu desagrado com certos gritos das nossas claques durante o jogo…”O Porto é merda” e “Filhos da Puta” num jogo da taça contra o Alba? (ou em qualquer outro jogo) Não é dispensavel? Força Sporting!

    • A mim incomoda-me os assobios aos nossos jogadores.. agora quero lá saber que estejam a insultar quem merece ser insultado, o que tens a ver com isso, as claques cantam o que querem. O meu desagrado vai para a defesa aos tripeiros que vejo em alguns dos nossos adeptos depois de anos a roubarem o que é nosso.. titulos, jogadores e até canticos.

  18. O Montero é um jogador impressionante! Ao nível de um João Pinto e de um Jardel. Vitor e Piris mostraram-se mais uma vez.

    O Rinaudo confirmou mais uma vez que não tem a mínima hipótese com o William.

    E agora que venha o Porto! E que nos deixem sonhar!!

    • Matias, o Liedson ao nível de golos está próximo do Montero, mas ao nível da classe está bastante mais próximo de um JVP. Jardel é um caso diferente. Agora, que o Montero é bem mais completo do que todos os que já vi em Alvalade, lá isso é. Se o benefício que daí podemos tirar será suficiente, isso não sei, mas que é bem mais completo, seguramente que o é. Desde o primeiro jogo contra o Nacional, na Madeira, acho eu, que disse que o Montero tem uns pés brilhantes. Aquilo é classe e magia puras. Continua assim, Montero. Jogar com um tipo destes, é seguramente jogar com mais do que 11 jogadores dentro de campo. O wolfs hoje, por exemplo, não teria a mínima hipótese com ele.

      • Sim Diogo não disse Liedson porque o Montero tem muito mais pezinhos! A jogar assim não fica mais de 2 épocas no Sporting. Mas vai ser uma venda daquelas…que jogador!

    • É verdade! Tem uma grande relação com o adeptos. E o golo que marca que é de fácil execução.

      Já a atitude do Boeck não percebi…foi a correr para o balneário e não agradeceu a ninguém. Até quem não jogou (Cédric, André Martins, Mané) acenou no centro do relvado.

  19. ora bem rescaldo do jogo:

    pontos positivos: a atitude da equipa no seu global, sempre a jogar no máximo

    a atitude do adversário que tentou dentro das suas limitações jogar o jogo pelo jogo

    os 3 golos de Montero( que podiam ter sido mais se ele não tivesse numa fase inicial andado numa de adornar os lances e fazer assistências)

    o golo do Slimani para dar confiança

    o Piris que voltou a mostrar que pode ser uma alternativa muito valida

    a possibilidade que o jogo deu de testar um sistema alternativo

    o regresso com intensidade do capel

    negativo:

    as falhas de concentração, que acabaram por dar um golo

    a lesão do Adrien ( espero que não seja grave, mas deu para ver que ele com o choque torceu e muito o pé)

    o carrillo que voltou a levar um jogo na brincadeira, alias ele no golo do capel aparece a festejar a rir, porque ( e dá para ver na repetição) ele não tentou cruzar, tentou fazer um golo de bandeira colocando a bola no angulo, mas aquilo saiu muito mal e valeu o capel não desistir do lance

    não vou colocar o magrao aqui, é que mesmo tendo sido ele a fazer o atraso que deu golo, ele a defesa esquerdo não foi verdadeiramente testado, por isso se a ideia era ver se ele podia ali jogar acho que ninguém ficou esclarecido, já que apesar de alguma lentidão de processos é um jogador que sabe o que faz com a bola nos pés.

    • A jogada do golo do Alba nasce num pontapé do guarda redes adversário o único elemento da nossa equipa que toca na bola é o Ruben Semedo quase no final do lance, logo o golo não nasce de nenhum atraso do Magrão como tu dizes.

  20. Dei por mim a fazer a comparação com a atitude na época passada. Teríamos ganho por 1, de forma sofrível, com jogadores a borrifarem-se para o Alba.

    Que maravilha de equipa esta. Que absurdo de jogador o Montero. Sempre que marca ou que faz uma assistência dá-me um gozo particular porque não esqueço que tadeias e visões (deturpadas) de mercado sempre afirmaram que o Avioncito não era o ponta que o Sporting precisava, ahah.

    Agora venha o ladrão onde jogaremos contra 14. Fight & Resist!

  21. Pessoaaaaaaal……só para dizer que acabei de raptar o Montero.
    CALMA! Deixei lá um holograma que é capaz de dar bem conta do recado no Dragaoum.
    Irei tentar multiplicá-lo em laboratório.
    Estou a pensar no nosso/meu futuro.
    Não se preocupem com a sua nutrição, tenho guardado um stock antigo de tang.
    Trabalharei pro bono, não aparecerá NADA na auditoria.

    …………….
    ISTO FOI A PEDIDO DO RIGA QUE TRABALHA PARA OS OTOMANOS DA GESTAPO LETÃ!!

    Eles têm os meus quiabos bébés…

  22. Que a soberba não se apodere de alguns provincianos lisboetas, tão estúpidos que não perecebem que estão a insultar sportinguistas de todo o país! Neurónios necessitam-se!

    • Epá, não levem isto assim tão a peito. Aquele cartaz referia-se exclusivamente a portistas do Porto. Portanto, eles tratam-nos de mouros e magrebinos, e não vejo grandes movimentações contra, mas depois com um cartaz daqueles vai tudo aos arames! Sinceramente, vejam lá se se acalmam. Somos todos sportinguistas e aquele cartaz era uma piada aos portistas do Porto. Apenas e só.

  23. Bom Dia

    eu tinha dito precisamente isso no comentário que fiz num post antes do jogo…respeitar o Alba é ganhar por sete ou oito, só dessa forma se respeita um adversário de um escalão muito inferior pois as diferenças ficam a nú e vê-se que os jogadores se aplicam de forma inolvidável.
    Um jogo de garra, de bom futebol, de um público maravilhoso como que de um jogo grande se tratasse.
    20500 em Alvalade num jogo contra uma equipa distrital, FANTÀSTICO sem dúvida, os jogadores e os sócios/adeptos estão de alma e coração com a dita causa.
    temos SPORTING e os tripas que se cuidem!

    SL

  24. Grande atitude da equipa. Gostei !
    Estou motivado para Domingo, mas continuo com os pés bem assentes no chão e já ouvi/li muitos comentários que já está ganho …
    Mesmo não pontuando Domingo, seguimos o nosso caminho !

    Um à parte … marcelo deve ter ficado chateado por ter feito merda no golo ..

    Piris … julgo que é melhor que cédric. Embora setúbal e alba não sejam grandes testes, está a ser uma agradável surpresa.

  25. Eu chamar-lhe ia mais o “avançado invisível”, o nosso F-117 Nighthawk, o avião furtivo Freddy Montero. É um delírio vê-lo jogar e tenho que dar os meus parabens a Augusto Inacio, Leonardo Jardim e Bruno de Carvalho por terem descoberto esta enorme truta. Qee classe do caralho!! Há muito tempo que não via um avançado destes.Já fazia falta um post sobre ele. Freddy Montero tem um misto de Messi, Ronaldo, Bergkaamp, Inzaghi, Ibra, sei lá, tem tudo tudo o que genial avançado possa ter: técnica, velocidade, oportunismo, visão de jogo (ontem durante muito tempo foi o nosso 10), remate e depois tem aquela característica unica de se furtar ao radar dos defesas e dos árbitros que é um delírio. Ninguém mais do que Freddy Montero faz juz àquela lei do futebol que é “em caso de dúvida deve-se beneficiar equipa que ataca” porque os árbitros ficam dúvidas e beneficiam o génio! ora bem! Porque NINGUEM detecta a posição de Montero em campo, pois ele confunde adversários, fiscais e árbitros que mais parece o lendario Lucky Luck, “mais rápido do que a própri sombra”. O 1 ºo golo dele ontem deiva estar no compendio de futebol de ataque genial.
    Os melhores jogadores de futebol do Mundo são aqueles que tornam o aparentemente difícil em surprendentemente fácil: Messi e Montero, por exemplo são assim. o modo como descobrem uma nesga por entre a floresta de pernas dos adversarios para colcoar a bola dentro da baliza só está ao alcance de grandes génios da Bola (Deco também era assim). E Montero É um Génio da Bola que não vai durar 5 anos connosco. 25 milhões (supostamente a fasquia lançada por Bruno de Carvalho para negociá-lo) é manifestamente pouco para preço de troca.

    Falando coletivamente da vitoria de ontem, há uma imagem que é profundamente reveladora do atual espírito deste grupo e do nosso líder, Leonardo Jardim: quando sofremos o golo do Alba, o semblante carregadíssimo e fodido de LJ, como se tivessemos perdido um campeonato.
    O Sporting tinha que entrar como entrou e tinha que assumir a postura competitiva que teve. Foram 15 dias sem competiçã, não temos competiçoes europeias e se não tivessemos o jogo para a taça e jogássemos um particular qualquer, a postura tinha que ser a mesma.

    Pelo que vi, Vitor pode pegar de estaca e tirar o lugar a A Martins, pois apresenta mais dinâmica e intensidade de jogo, Carrillo continua o mesmo atraso de vida intermitente, mas como não faz duas boas exibições seguidas pode ser que não faça duas más exibições sseguidas e no Dragão esteja em alta, achei surpreendente a inclusão do Magrão do lado direito (não me parece que seja para durar), Rojo continua a revelar atributos de goleador, e Slimani (finalmente!) marcou e pode ter sido um balao de confiança nele. Tenho pena de não ver Cissé a jogar, mas fica para a próxima.

    Para o Dragão, se Jefferson não recuperar, penso que Leo Jardim deve continuar a apostar em Piris para olado esquerdo, a mesma dupla de centrais, Cédric para o lado direito (ontem nao jogou estranhamente, mas isso nao significa nada).

    Tenho muito muita muita confiança nesta equipa. Avanço um prognostico de empate no Dragão, porque prefiro começar por baixo e um empate nao seria escandaloso e não comprometeria aquele que nao sendo o nosso objetivo principal, vai ser a nossa conquista final: sermos campeões!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s