Leonardo e as boas dores de cabeça

Depois do jogo de ontem, creio que Leonardo Jardim tem excelentes dores de cabeça à sua espera.
Comecemos pela defesa. Se Patrício, Maurício e Rojo estão de pedra e cal, são várias as dúvidas envolvendo as laterais. Piris, rapaz que chegou sem que quase déssemos por ele, cumpriu, primeiro, à esquerda, frente ao Vitória de Setúbal e, ontem, no seu lado natural, o direito, voltou a deixar clara ideia de ser um jogador bem acima da média. Confesso, até, que estranhei a não utilização de Cédric, dado ter sido sempre preterido nos jogos da selecção. Quererá isso dizer, que Leonardo Jardim já sabe que Jefferson estará recuperado e pondera apostar em Piris para o jogo no dragão. Terá sido uma opção unicamente para dar minutos a Magrão?

Depois, o meio-campo, onde Vítor disse presente de forma vincada. É verdade que o adversário era inferior, mas também é verdade que a entrega ao jogo e os vários pormenores apresentados fazem com que André Martins tenha concorrência apertada. E a titularidade do ex-Paços pode, inclusivamente, ser uma das surpresas reservadas para o próximo domingo.

Anúncios

174 thoughts on “Leonardo e as boas dores de cabeça

    • Opinião pessoal … slimani é muito, muito fraco.
      Mas, serei o primeiro a reconhecer se estiver enganado. E espero estar !!!
      Tb sei que muitas vezes a adaptação demora, é preciso jogar e Montero pura e simplesmente não dá hipótese.

      • Caramba, eu ainda nem vi 90 minutos do rapaz, como é que já podem acha-lo fraco?

        Eu acho que tem tantos minutos como tinha o Montero quando diziam que seria um bom segundo avançado, mas nunca um bom ponta de lança por não ter instinto matador, apenas bons pés e movimentos.

      • Muitos amigos Sportinguistas me têm dito o mesmo. Custa-me ouvir estas avaliações com base numa dúzia de minutos observados. Então avaliações do tipo “muito muito fraco”, em que se retira todo e qualquer valor que o jogador possa ter, são avaliações radicais, não fundamentadas que só fazem mal ao SCP e ao jogador. Isto é comum em muitos adeptos.

        De um certo modo fazem lembrar alguns “génios” do futebol que quando souberam da chegada do Montero produziram pérolas como “não serve para o SCP”, ” jogador mediano que jogava nos EUA”, “O Ghilas é 10 vezes superior a este Montero” ,etc.etc. Ainda bem que o Montero depressa os calou, dêem oportunidade ao Slimani para ao menos se mostrar!

        Porra, o Slimani até já tem mais golos oficiais que a super estrela ghilas :)

      • Eu gostei da forma como ele, num movimento quase ‘à Montero’, trocou as voltas ao jogador do Alba, e pôs a redondinha bem colocada junto ao poste da baliza.
        Parece-me que temos jogador, e que, à semelhança de Maurício, de Geferson e do próprio Montero, ainda vamos ver muitos Sportinguistas a reverem as suas opiniões…

      • Ó miguelcotovio, o Slimani fraco? nada disso, ele é um bom avançado, só que ele tem um problema grave para ele, excelente para nós, é que ele está tapado por um super-jogador de seu nome Freddy Mortero, apenas isso! um craque é um craque, as coisas são como são, tal como o Ronaldo é o Ronaldo, ou o Messi é o Messi, muito simples.

    • Não vejo o Slimani como alternativa ao Montero. Claro que se por qualquer motivo não houver Montero, será Slimani a avançar. Mas particularmente ontem, fiquei com a ideia que Slimani poderá ser uma boa opção em alguns jogos para jogar com o Montero. Montero, o tal cuja contratação foi criticada por alguns ainda antes de conhecerem o jogador, porque era um avançado mas não era um ponta de lança, para além de ser um verdadeiro predador (ontem e contra o Setúbal isso revelou-se evidente) é um jogador igualmente eficaz no apoio a um ponta de lança puro – para além do instinto goleador, tem uma percepção apurada do envolvimento das jogadas (quem está, onde está, e para onde se deslocam os colegas). Montero, o avançado que não era aquilo que o Sporting precisava, é um jogador que por si só e pelas diferentes aptidões que revela, permite diferentes combinações de ataque em função do adversário e/ou do contexto do jogo. Acho que a entrada de ontem do Slimani com Montero em campo permitiu a Jardim avaliar uma dessas combinações. Eu gostei do resultado…

    • Desculpa mas o Slimani não convence minimamente.
      Ele e o Magrão perfilam-se como opções de recurso ou mesmo últimas escolhas para esta equipa…

  1. Acho que o Piris deve jogar na esquerda e sendo assim o regresso de Cedric deverá ser uma realidade. Se o Jefferson estiver recuperado, acredito que seja como disseste. Em relação ao Vitor, era titular no estádio dos corruptos, uma vez que, para mim, é superior ao André Martins, mais experiente, mais dinâmico, mais certo, mais choque, mais tudo. Tenho é só uma dúvida, era saber se colocava o Carillo a titular ou não? Essa para mim é uma situação mais complexa! Continuo com a convicção que vamos ganhar por 1-3.
    SL

      • Capel não ganhou 1 “pique” ontem, pareceu-me ainda longe de forma, mas pode ser que com os treinos até domingo…

      • Nao tem lógica, se me permites Zandonaide, estar a colocar como titulares no jogo mais dificil e no campo mais dificil, jogadores que vêem de lesões. Capel está com um mês praticamente sem rotinas competitivas (ontem jogou meia hora). O mesmo se passa com Jefferson. A grande incógnita está naquilo que Carrillo pode fazer e neste aspecto, estou contigo, prefiro ver Carrillo a entrar como arma secreta, mas tambem é verdade que se pusermos Carrillo sempre a entrar na segunda parte, o Carrillo vai-se tornar jogador a meio tempo. Tem que se utilizar Carrillo a tempo inteiro, só assim ele pode calibrar o seu ritmo dum modo consistente. se falhar, então, tem a palavra Capel Mas não te esqueças, Zandonaide, que Carrillo pode resolver um jogo numa jogada, mesmo contra o porto. e nós não temos muitos jogadores assim. (só Montero) e Carrillo, talvez)

      • sim, e Capel. no ano passado foi o jogador com mais assistencias.não sei, é uma incógnita. Se eu tivesse a certeza e uma bola de cristal e pudesse ver que Carrillo vai fazer uma jogatana, dir-te-ia sem hesitar: Carrillo, .mas o gajo é imprevisível! eu estou com fezada, porque o gajo nestes jogos geralmente explode.

    • Com Jefferson pronto (não se sabe ainda…), Piris na direita, vem com ritmo e confiança.
      Vitor no 11 … Capel e Wilson.
      Mas atenção … num jogo destes, um lance de génio do carrilo pode fazer a diferença.

      • Piris na direita em vez do Cedric?
        Vitor em vez de André Martins?

        fds… só génios da bola.

        Não tarda nada querem o Salomão tb.

    • Eu pensei nisso e para mim tem de ser titular o Carrillo.. além de o Capel poder não estar em condições para 90 minutos, é muito mau se o Carrillo estiver no banco, entrar e não trazer nada à equipa numa fase que podemos precisar, do que arriscar a jogar de inicio e caso jogue muito justifica a opção, caso não, é tirar para meter o Capel que entra fresco e cheio de ritmo, quando outros já não se encontram a 100%. Ou seja, vejo mais vantagens em sair o Capel do banco, que o Carrillo.

  2. mais provável essa alteração do vitor no lugar do andre martins do que mexer na defesa

    alias na defesa em principio regressa o cedric, e acredito que seja o piris do lado esquerdo.

    a não ser que regresse aos treinos já amanha, não acredito que o jefferson seja já opção, atéporque esteve muito tempo parado, não me admirava nada que se regressasse aos treinos apenas na 5 ou 6 f fosse dar uma perninha na equipa b para ganhar ritmo.

    o jogo no dragao é demasiado importante e complicado para se arriscar um jogador acabado de voltar de lesão e sem ritmo de jogo

  3. Sem dúvida que Vitor é reforço.

    Acho que vai iniciar o jogo no banco e saltar para a titularidade com o cansaço de André Martins.

    As laterais devem ser entregues a Cedric e a Jefferson se estiver apto. Este brasileiro é um super reforço.

    Para mim as maiores dúvidas prendem-se com as asas ofensivas. Wilson deve ser titular à direita e na outra ala? Por mim Capel, jogador desiquilibrador habituado a grandes palcos e capaz de desiquilibrar.

    O Porko vai entrar forte como com o Atlético de Madrid, pelo que temos de aguentar os primeiros 15 minutos e a partir daí reverter o dominio do adversário. Na segunda parte o porko vai dar o estouro fisico e mental e lançamos Carrilho para atacar a jogular e matar o adeversário.

    SL

  4. Penso que não há razões aparentes para deixar CÉDRIC de fora, a não ser que tenha alguma lesão. Mas o lugar é dele e vejo mais o PIRIS como titular na esquerda, porque Jefferson mesmo que recupere durante a semana, está sem rotinas.Aliás, penso mesmo que Piris tem mais vocação defensiva do que Jefferson e, quem sabe, esta lesão de JEFFERSON até pode vir a calhar porque, apesar do brasileiro estar em boa forma e ser um dos melhores deste inicio de epoca, a verdade é que os extremos e laterais do porto são rápidos, como o josué e o danilo, e tambem varela e alex sandro, pelo que será necessário um maior reforço a nivel defensivo e talvez PIRIS dê mais garantias na marcação. Nota-se que Leonardo Jardim tem dado o maior numero de minutos ao PIRIS. JEFFERSON é mais intenso e tem um futebol mais longo do que o paraguaio, mas na marcação homem-a-homem Piris é melhor. Não sei, é uma incógnita, mas penso que se Jefferson não recuperar a forma a tempo, o lugar será do PIRIS. Quanto a MAGRÃO, penso que é obvio que LJ nao vai colocá-lo.

    Quanto ao ANDRÉ MARTINS, não sei não. Pelo que vi ontem, VÍTOR está neste momento mais jogador do que ANDRÉ MARTINS. Acho que Leonardo Jardim , tal como referiu, não vai mudar de posicionamento tático e de estratégia por causa do porto, pode é pedir mais mobilidade aos jogadores. Ontem , viu-se muitas vezes Vítor nos flancos e, apesar de estarmos a falar dum adversário das distritais, vi mais dinámica, velocidade e capacidade de passe por parte de VÍTOR do que tenho visto em ANDRÉ MARTINS.

    No clássico, muita coisa vai depender do confronto direto dos dois tridentes do meio campo: FERNANDO-DEFOUR-LUCHO vs WILLIAM-ADRIEN-ANDRE MARTINS (ou VITOR).
    Deste combate vai pender muita coisa. A capacidade que vamos ter de cortar as linhas de passe, o tal pulmão que se exige aos jogadores de defenderem alto, logo à saída dos gajos, de modo a surpreende-los com a rápida recuperação na bola. O que temos visto de bem diferente este ano no Sporting (e ontem voltu-se a ver) é a objetividade e discernimento com que rapidamente recuperamos a bola e lançamos logo o ataque finalizador. E , neste aspecto, o Genial MONTERO tem sido preponderante, porque é muito inteligente a ler a antecipaçao das jogadas e a movimentar-se como um harmónico ao subir e descer constantemente das costas dos defesas. Neste aspecto, vai ter que haver duas coisas no dragão: pulmão e criatividade.Todos vão ter que defender alto (William vai ter que ser agressivo) e impedir com que Fernando-Defour e Lucho façam aquilo que fazem bem que é desdobrarem rapidamente o seu futebol. André Martins (se for titular) vai ter que ser mais lutador do que Defour, Adrien vai ter que ser mais veloz e criativo que Lucho e William vai ter que por mais agressividade no homem do que Fernando. Daqui muito se vai criar para os restantes medios e ofensivos. e aí, o jogo pode decidir-se num pormenor. Tenho muita pena (e alguma revolta) por o cabrão do cuspidor-mor Josué jogar, pois o cabrão é bom.Mas estou em crer que vamos ter a postura competitiva adequada ao jogoe acima de tudo temos um treinador muito mais inteligente e lesto a ler o jogo. Oxalá Carrillo esteja em dia sim, porque pode vir a ser a chave adequada para abri o ferrolho da melhor defesa do campeonato.

    • Sim, boa análise, principalmente também acredito no Piris a titular e o jogo vai ser ganho no meio campo.

      Só nao compreendo a falta de MAIÚSCULAS na metade de baixo! :)

    • Piris deverá jogar à esquerda pois Jefferson não tem o necessário ritmo de jogo, de todos os que podem fazer o lugar, é quem deu mais garantias de competitividade. Gerson Magrão não é opção válida ainda, aliás, ontem nem foi propriamente testado, Piris nesse aspecto leva vantagem, e é preciso lembrar que os dois lances de maior perigo do Alba, o do golo e outro posterior, foram criados pelo seu lado, quando se encontrava adiantado… Logo, Cédric deverá jogar na direita. Quanto a Vítor, tem mais pulmão, mais experiência, logo pode ser uma opção válida no meio-campo. E Capel precisará de mais tempo para recuperar o ritm e a sua capacidade de explosão, pelo que a sua utilização no decorrer da partida afigura-se como provável.

  5. Num jogo muito físico, como imagino que será, não podemos apostar em jogadores que não estejam a 1000%, daí ver mais provável Piris e Carrillo na esquerda, em detrimento de Jeff + Capel. No meio campo acho que a surpresa vai ser Vítor (ritmo, confiança, experiência, poder de choque e bom remate de meia distância) no lugar de André Martins, mantendo o resto da equipa titular.

  6. E estou cá com uma fezada em ADRIEN!. Adrien tem sido sempre o primeiro jogador a rematar de meia distancia. Tem-no feito praticamente em todos os jogos. Estou cá com uma fezada que o vai fazer nos primeiros minutos e o guitarrista vai ve-la passar com uma pinta!

  7. E se…

    Leonardo Jardim fizer como o Cholo Simeone e povoar o meio campo com André Martins, Vitor, Adrien e William, com Montero e Wilson na frente de inicio?

    Num quatro quatro dois para vencer o meio-campo tripeiro.

    É que como sabemos o Montero só precisa de meia oportunidade para facturar.

    SL

      • São jogos diferentes em que os jogadores estão sempre motivados. Carrillo pode surpreender pela positiva.

    • Ficas sem extremos rápidos mas também não acho que seja grave.

      Pois os laterais do porko também são muito rápidos.

      Com este onze e sem o Carrilho a atrapalhar acho que temos grande hipoteses de ganhar.

      Mas lá está eu jogo totobola à Segunda pelo que para mim é fácil, fazer estas conjunturas o mister Jardim é que arrisca o pescoço todas as semanas.

      SL

    • Além de conseguirmos pressionar sempre com mais um o meio campo do porko.

      O Fernado e o Dafur só dão mocada e pressionados são vuneráveis, já o Lucho está velho e o corpo não lhe permite grandes veleidades. Pode entrar o escarrador mas é fraco e ferve em pouca água.

      Noutra nota mais um apuramento em playoff e temos de jogar no contraplacado da Luz, foda-se não há mais estádios???????????

      SL

      • Tem alguma lógica essa tua interpretação. colocar o Vitor mais como apoio a William e Adrien e Andre Martins subidos, talvez. a questão é esta: eu vi o Sporting a fazer uma primeira parte brilhante contra o benfica, em que tivemos um poder avassalador e depois os primeiros 25 minutos da segunda parte perdemos muito fulgor. tem de se dotar a equipa duma entourage que permita jogar a um nivel alto e constante ao longo dos 90 minutos, porque isso o porto faz muito bem.

    • Seria decerto melhor em termos defensivos, mas perderíamos capacidade de os surpreender.

      Passa para os jogadores uma mensagem de que iremos defender o resultado, acho pernicioso a nível motivacional, eu não faria essa opção.

      • Mas depois quando a intensidade defensiva terminar e ganharmos o meio-campo, temos Capel e Carrillo no banco para dinamitar.

        Caso esteja a correr bem ou mal…

    • Hmmm, nao faltarao rotinas a 4x4x2?

      Para mais, como já foi dito, já o fizemos com o Benfica e temos toda a capacidade de jogar de igual para igual mantendo o nosso esquema habitual.

      Eu só espero que nao haja um recuo (natural, jogando em casa do líder) das linhas deixando-nos longe do meio campo. Se acontecer, que seja só para suster a pressao alta inicial para depois comecarmos a rasgar quando eles perderem o gás.

    • Para jogar em 4-4-2 eu apostava… NO LOSANGOLO. Sim eu sei…

      mas, punha o Vitor a direita, Capel a esquerda, E no vertice Martins.
      No ataque Eduardo mais para a direita e Montero onde quisesse jogar.

      Aos 75m e com 0-2 no marcador punha o carrillo la na frente e o Rinaldo em vez do Capel mais atras.

      hehehe

      Vamos jogar no Totobola:
      Porco-Sporting – 2

  8. No Dragão vai jogar Cédric à direita, Piris à esquerda e André Martins a apoiar o Montero.

    Eu tenho uma fezada no Carrillo…sempre! Pode tirar um coelho da cartola a qualquer altura!

  9. Nem jefferson, nem capel estão com ritmo para o Dragão.

    Capel é uma boa aposta para agitar o jogo na 2ª parte, com espaço livre.
    De inicio iria ter muitas dificuldades. O Carrillo também ajuda nas bolas paradas.

    Sou suspeito (porque não acho Martins nada de especial),
    mas acho que o Vitor tem barba rija para este tipo de jogos.

    De resto, o meu onze está feito.

    Patricio,
    Cédric, Mauricio e Rojo, Piris
    William, Adrien e Vitor
    Carrillo, Montero e Eduardo

  10. RP
    Cedric – Mauricio – Rojo – Piris
    William Carvalho – Adrien – André Martins
    WE – Freddy – Carrillo

    O LJ não vai tirar a confiança ao Cédric, ao André Martins e ao Carrillo no jogo mais importante da época até agora. Não fazia sentido nenhum fazê-lo, sobretudo tendo em conta o perfil de cada um desses jogadores. Mais, o Carrillo,se não calça a titular no Dragão é capaz de nunca mais voltar a ter a confiança que tem agora.

    Quanto ao Piris, parece-me muito bom e é clara a aposta do LJ nele para substituir os habituais titulares.

    De resto, só espero que não saia de lá nenhum jogador lesionado, sobretudo dos “insubstituiveis” Montero e William Carvalho… Aqueles cabrões antes dos 10min já castigaram, quer um, quer outro, não tenho a menor dúvida (à imagem do cacete do Matic ao Bruma na Luz).

    Sem roubalheiras de maior e com a humildade que nos tem caracterizado, carregamos-lhes lá a mobília.

    E se o porko perde com o zenit, podemos ter crise no burgo, e aí é “só” embalar…

    SL

    PS: Alguém sabe como se procede ao levantamentos dos bilhetes no Solar do Norte? No site dizem que estão abertos nos horários dos jogos, mas queria levantar os bilhetes durante a semana, para no domingo ir directo. Tks.

  11. Os nossos extremos vão ser a chave deste jogo, uma vez que grande parte do jogo ofensivo deles é criado pelos seus laterais.

    De resto é não dar espaço ao martinez e carregar no Fernando.

    RRRasga Sporting!!!

      • Eu também acho que os laterais deles são fortissimos ofensivamente, por isso é que disse que os nossos extremos vão ser peças fulcrais, nomeadamente a explorar o espaço que eles irão deixar nas costas.

  12. Faz parte da dinâmica do Sporting, fazer pressão lá em cima, com o Montero, os dois extremos, com o Adrien e com o A,Martins. Não acredito que o LJ abdique dessa dinâmica (tão bem treinada) e coloque mais gente no miolo para o combate e posse de bola.

    Os dois laterais do Porco são de topo, mas acredito que o Mangala e o Otamendi percam bolas quando forem pressionados, principalmente o segundo, que tem a mania de inventar. Tenho muito respeito pelo o animal do Jackson, todos os outros são anuláveis (Josué, Varela, Derfour, Fernando e outros que eu não saiba o nome.

    Força Sporting!

      • Concordo o gajo tem uns tijolos nos pés que mete dó.

        Então e o Guillas esse jogador sem o qual não poderiamos viver e que o Inácio, malandro, deixou fugir, será que vai jogar? Será que vai conseguir marcar tantos golos como o Slimani?

        SL

  13. No jogo de ontem fiquei com a sensação que o LJ utiliza o Vitor de forma diferente relativamente ao André Martins.

    Pareceu-me que o Vitor se fixa mais na zona central ficando com mais bola do que o Adrien, também aparece mais á entrada da área para poder finalizar.

    Quando joga o André Martins o Adrien fica com mais bola, ou mais iniciativa de jogo, e por sua vez o André Martins descai mais para o flanco direito em ataque organizado e é o primeiro a fazer pressão aos defesas adversários.

    Ou seja, o Adrien no fundo parece-me o “key player” do meio campo do Sporting.

    Duvido que o Jeffersson possa jogar, eventualmente poderá estar no banco para uma emergência. O Piris tem mostrado qualidades dificeis de dispensar, eu jogava com ele á esquerda.

    Mantinha o Carrilllo no onze, é um jogador imprevisível e, á excepção do Montero, é o único que consegue provocar desequilíbrios nas defesas contrarias com a capacidade de drible que tem. Por outro lado, e tendo que fazer uma troca de extremos durante o jogo porque o resultado não nos é favorável, o Carrillo pode ser uma melhor arma vinda do banco, no entanto perdemos segurança defensiva no respectivo flanco.

    E o Rojo que se mantenha calmo porque ele já sabe que ali, nem tossir pode !

    O LJ é que sabe, desde que não invente.

    SL

    • O Leonardo Jardim não utilizou o Vitor de forma diferente no jogo de ontem. O próprio Vitor é que joga mais recuado no campo que o André Martins. É mesmo o estilo de jogo de um e de outro.

      Por um lado dá mais músculo no centro do meio-campo, por outro perde-se um pouco mais de presença no último terço do campo. Em aspectos físicos, de remate e a preencher espaços numa zona mais defensiva é bem superior ao André Martins. No entanto, perde em “imaginação” e talvez no passe.

      Depende do que o Leonardo Jardim quiser para o jogo.

  14. André Martins a titular! Vitor vai ser importante mas a sair do banco (assim como capel e rinaudo por esta ordem…se slimani não jogar é bom sinal).
    Piris a jogar à direita é que me fez um bocadinho de confusão mas acho que foi só para dar minutos ao magrão.

    • Piris é defesa direito de raíz. Pode é jogar também na esquerda, o que é uma enorme vantagem para qualquer jogador.

      Como Jefferson de certezinha absoluta não vai jogar, aproveitou-se este jogo para o Piris ganhar mais minutos nas pernas e sobretudo “empatia” com os defesas centrais titulares e restante equipa.

    • O Leonardo Jardim é que sabe mas…se o piris vai jogar no dragão a LE (não sendo a sua posição de raiz)acho que ele devia jogar nessa posição para ganhar mais rotinas.

  15. Poucas duvidas me restam que Jardim vai utilizar.

    Patricio , Cedric , Mauricio , Rojo , Piris , William , Adrien , André , Carrillo , Wilson e Montero.

    Esta equipa já mostrou o que vale até agora e se Jefferson estivesse apto, seria a única troca.

    Em equipa que ganha …

  16. O Vítor não é a última grande descoberta nem o André Martins está a perder o lugar. Parecem-me jogadores muito semelhantes quer ao nível técnico quer ao nível físico. Vítor não é tão bom a transportar a bola nem a mantê-la sob pressão mas define como ninguém. o André transporta bem, é mais dinâmico mas não define tão bem. Um misto dos dois seria óptimo. Nuns jogos o Vítor será mais útil, noutros precisaremos mais do André. No Ladrão, sinto-me mais confortável com o André. Em casa contra os paços desta vida pode jogar o Vítor (ou os dois). Mesmo a nível defensivo e de pressão prefiro o André Martins.

    Gostava de perceber onde é que foram tirar a ideia de que o Slimani não tem técnica. Agilidade é uma coisa, técnica é outra bem diferente e tem a ver com recepção, passe, drible e remate. No golo que marcou foi perfeito em todos estes items. Antes disso meteu bem um chapéu que o guarda redes defendeu. E nos jogos em que jogou não identifiquei nenhuma deficiência ao nível dos parâmetros que indiquei. Agora, há uma coisa que ele não tem muita que é agilidade. E isso dá-nos a ideia de que não tem técnica. Mas tem. Apenas “parece” que não tem.

    O Piris parece-me ser o único que está em condições de roubar a titularidade ao Cédric dentro de pouco tempo. Mas ainda não. Leva 2 jogos muito consistentes, se continuar assim poderá ganhar o lugar ao Cédric. O jogo no Ladrão parece-me perfeito para avaliar como o Cédric vai reagir com esta “aproximação” do paraguaio.

    Ontem descobrimos que Montero pode ser um 10 (ou 9,5) tão competente como é a ponta de lança. Define maravilhosamente, visão de jogo apurada e técnica e agilidade estupendas. Estamos perante um craque que tem de ter liberdade na frente. Quando estabilizarmos este sistema e tivermos a confiança para, poderemos jogar com 2 avançados sem quaisquer problemas.

    Neste momento só me preocupa uma coisa. Não temos alternativa para o Adrien. Só o facto de escrever isto prova aquilo que ele cresceu. Sempre fui um crítico e nunca pensei que ele conseguisse elevar o seu jogo de forma a ganhar o lugar com toda a limpeza. Acho que o trabalho mental tem sido irrepreensível, já não vemos a displicência que víamos no passado e finalmente percebeu o “tipo” de jogador que é em vez de querer fazer coisas típicas de um “tipo” de jogador que ele não é. Ganhou humildade.

    Humildade é a palavra mais adequada para descrever esta equipa.

  17. Piris e Vítor claramente a dizer que estão presentes e que se pode contar com eles.

    Montero seja em que sistema for temos jogador.

    Slimani boas movimentações, apesar de a equipa estar talhada para jogar com Montero, e as suas movimentações serem bastante diferentes das deste.

    Os restantes boa entrega, sem nunca tirar o pé, isto é ter respeito pelo clube, pelos sócios e adeptos, e pelo adversário.

    SL

      • Olá! O meu blog destina-se a toda a gente (mesmo toda a gente) que queira umas dicas sobre saúde e bem estar. Não é só para o universo feminino, até porque tenho perfeita noção que já existem muitos homens a dedicar-se ao seu próprio bem estar.

    • Olá, bem-vinda Catarina, duas perguntas:

      Os sinais…como, e porque é que nascem os sinais?

      E as ramelas (ou ramélias não sei), de onde vêem (teologicamente falando)?

      • Olá e obrigada!

        São duas perguntas interessantes, por acaso…
        Ora bem, os sinais podem ser de dois tipos: congénitos ou adquiridos ao longo da vida. Quando congénitos, eles estão presentes no nosso corpo desde o nascimento e vão-se tornando mais evidentes a partir do momento em que as células vão produzindo melanina; quando são adquiridos ao longo do tempo é devido à exposição solar da nossa pele. E é nessa exposição solar que devemos ter cuidado pois, um simples sinal pode começar a ficar irregular e, devido a um descontrolo na neoplasia (processo de replicação da célula) ou um descontrolo na apoptose (processo de morte celular), esse sinal pode passar de algo benigno para algo pior, como um cancro maligno.

        As remelas (é assim que se escreve mas dizemos sempre “ramelas”) aparecem, principalmente, durante a noite. E porquê? Como sabe, os nossos olhos estão sempre húmidos e estão constantemente a produzir lágrimas (no entanto que existem pessoas que “choram” sem se darem conta). Essas lágrimas, que ficam alojadas no canto do olho, vão secando, passando a chamar-se de remelas.

        Espero ter sido informação útil!

    • Fora as brincadeiras, desejo tudo de bom para o blog e para autora do mesmo.

      N.B. Uma das minhas perguntas é real, embora a outra também tenha algo de pertinente…apenas algo.

      Cumps

      • Respondi na mesma (não me custou nada).
        Obrigada e igualmente! E conto com a sua visita por lá ;)

    • Catarina, ola, boa sorte para o teu blogue. Sem brincadeiras, a serio, Gostava de te perguntar acerca de aftas, enlouquecem.me, tenho quase todos os meses e mantenho uma alimentacao saudavel (ok, um copinho aqui e ali), nao vou ao dentista regularmente mas nao tenho cáries, mas as put…. desculpa as cabras das aftas atacam.me desenfreadamente. Qual a melhor prevenção sem ser o venenoso piralvex? Obrigado

      • Olá Converge e, primeiro que tudo, obrigada!
        Infelizmente, também sofro dessas senhoras aftas e o meu remédio (que resulta sempre) é bochechar, todas as noites, ou Listerine ou Eludril. Mas nem um nem outro se dilui com água; é logo directo da garrafa! Passado dois, três dias estou sem aftas ou, pelo menos, com elas mais calmas…

        Espero ter ajudado e aguardo a visita pelo meu blog :)

      • Sem ser químico, só vejo o sal marinho; dizem que bochechar um pouco de água do mar ajuda. Se estiver numa de chá, pode fazer um com 6 colheres de chá de flores de camomila secas em 1 litro de água a ferver; depois do chá feito, é bochechar com o chá ou, se não quiser bochechar, pode mergulhar um cotonete no líquido e passar na zona da afta.

      • A camomila, também depois de ferver, molhada morna num bocado de algodão, e lançada em olhos irritados produz milagres!

        Será que a aloe, directamente do cactus, não ajudaria nessa das aftas?

      • Caro converge, se há coisa que não queres usar é Listerine, cuja percentagem de desinfectante anda próximo do detergente cirúrgico. A evitar. Eludril, ainda vá.
        Remédios caseiros, além de solução de sal marinho, podes sempre optar por degustar um Bushmills, versão black bush (mais custo-efectivo). Remédios da farmácia, o velhíssimo Mycostantin ainda é a melhor coisa que existe.

      • Obrigado, catarina e pessoal, espero que desaparecam as put…. porque isto e um inferno. Bou visitar o site. O Cacifo é mesmo o maior, da.se!,,,,,

      • Ok, obrigado pessoal, obrigado Catarina.espero que estejas na proxima segunda feira num blogue tripeiro a dar conselhos clinicos para as dores de cabeca dos tripas:) boa sorte para o blogue! Agora vou bochechar agua com sal;)!

  18. É claro que Jefferson não vem com ritmo para o Ladrão, portanto Piris vem para a esquerda (sim, porque Magrão é muito fraco). Esperemos que Jardim tenha o bom senso de colocar um jogador experiente como Vítor e deixe o levezinho Martins no banco.

  19. Nao deves mudar a nossa identidade. O LJ esta a criar uma identidade e rotinas de jogo em 4-3-3 com extremos bem abertos e rapidos.

    Penso que agora esta rotina esta criada. Vi no ultimo jogo o segundo nivel. O treino em 4-4-2.

    A questao e:
    sera que o 4-4-2 esta “enraizado” q.b para o Dragao?
    e se sim se faz sentido esta tactica (pelo menos de inicio)?

    Eu acho que talvez e sim.

    Se apostarmos no habitual 4-3-3, joga o onze habitual (com Piris na esquerda).
    Se for para o 4-4-2, talvez Vitor tenha mais hipoteses. eu colocava Eduardo (mais para a direita) com Montero na frente e Capel na esquerda no meio campo com Carvalho e Adrien mais ca atras.

    Pensei no losangolo mas talvez nao :P

    A palavra a quem sabe. Mister LJ

    SL

  20. Ser um grande filho da p#%@, duas vezes por ano

    Alvalade. O Sporting dá espetáculo no campo, com 8 golos numa exibição de respeito pelo adversário. Nas bancadas, mais espetáculo e mais respeito. Cânticos, hola mexicana e enormes aplausos aos adversários. Aqui, começa a preparar-se o jogo seguinte, em que a equipa vai jogar a liderança no Estádio do Dragão. Na Curva Sul ouve-se “o Porto é merda! Filhos da p#%@!”. Os adeptos das outras bancadas não gostam e respondem com assobios. Perdeu-se o respeito?

    É uma questão que divide muitos adeptos. Assim, deve responder-se a duas perguntas:

    1 – Os jogadores, adeptos e dirigentes do Futebol Clube do Porto são uns filhos da p#%@?

    2 – Independentemente de o serem ou não, isso deve ser cantado num jogo contra outra equipa?

    1. Como em tudo na vida, toda a gente tem o seu conceito de filho da p#%@. Para uns, os filhos da p#%@ são aqueles que não cumprem as regras de trânsito, fazem manobras perigosas ou se “esquecem” de fazer o “pisca”. Que grandes filhos da p#%@! Para outros, um filho da p#%@ é o André lá do emprego, que nunca entrega o seu trabalho a horas e nos faz ficar mal vistos perante o nosso patrão. Porra, que filho da p#%@ do pior!

    Agora, quando falamos em jogadores, dirigentes e adeptos do Futebol Clube do Porto, estamos a falar em homens como o Paulinho Santos e o João Manuel Pinto, que distribuíram porrada violentamente durante anos, colocando em causa a possibilidade de colegas de trabalho continuarem a exercer a sua profissão;

    Estamos a falar de adeptos que roubam, que agridem, que matam outros adeptos por não envergarem a mesma cor. Que se envolvem constantemente em confrontos e que têm uma cega sede de violência contra os “mouros”, adeptos de Lisboa, numa forma de estar ensinada pelo seu próprio presidente;

    Estamos a falar de dirigentes que há mais de 30 anos viciam (e estragam) o Futebol Português, comprando árbitros e pagando com prostitutas. Dirigentes que minaram o Sporting Clube de Portugal por dentro (com a complacência de muitos de nós) e que chamaram “atrasadinho mental” a um dos ícones do Sportinguismo, Paulinho Gama.

    Estaremos a falar de filhos da p#%@?

    2. De tudo isto que foi dito, quantos destes factos ocorreram, realmente, contra o Sporting? E mesmo que tenham acontecido contra nós, quantos deles não se repetiram contra outros? Quantas vezes não foi o Sporting prejudicado em campo, a mando de dirigentes do Futebol Clube de Porto, mesmo estando a jogar contra outro clube?

    Portanto, mesmo que nos façam mal todos os dias, nós só devemos chamar filhos da p#%@ duas vezes por ano? Ou deveremos chamar sempre que o filho da p#%@ da frente não fizer o “pisca” e o filho da p#%@ do André não entregar o trabalho a tempo?

    Texto aqui: http://sportingfans.pt/ser-um-grande-filho-da-p-duas-vezes-por-ano/

    • Eu acho que há ainda uma questão pertinente: quantos adeptos se aperceberam que os cânticos eram dirigidos ao fcp?

      Eu estive no estádio e deste cântico apenas percebi a parte dos “Filhos da puta”, não sendo perceptível “O porto é merda”, daí eu e o meu pai termos assumido que os cânticos eram dirigidos à “claque” do Alba. Não assobiei, mas com base nesta assunção compreendi os assobios.

      Penso que os adeptos menos conhecedores dos cânticos do nosso clube, como eu, possam também ter cometido este erro, e os sportinguistas mais sensíveis, “anti-palavrões”, foram atrás dos assobios. Depois de ler no blog para quem era dirigido o cântico, na minha óptica não vale a pena o alarido que se fez à volta dele. Era desnecessário, mas percebe-se que as claques queiram já enviar uma mensagem clara ao que vai pró dragão.

      No fundo trata-se apenas dum mal-entendido, tal como o da tarja (que eu até achei que tinha a sua piada e em nada ofensiva). Estas coisas cada um dá-lhe a importância que quer.

  21. Ainda sobre a táctica para o clássico:

    Estou a ver o jogo que o porto fez com o atletico madrid
    (se quiserem têm o link http://livefootballvideo.com/fullmatch/europe/uefa-champions-league/porto-vs-atletico-madrid#.UmWlH31UnMI
    e verifico que o porto fez uma pressão sufocante nos primeiros 20/25 minutos não deixando praticamente o atletico sair a jogar. Um dos motivos dessa pressão e que o Varela e o Josue atuaram como falsos extremos vindo muitas vezes atrás recuperar bolas e a acção do fernando tambem foi preponderante. Isto acontece porque o porto tem 2 laterais muito ofensivos , alex sandro e danilo, que são praticamente gémeos, cada um bom tecnicamente e veloz.ora, esse futebol esticado dos laterais permite que tanto varela como o josue recuem e sejam os primeiros a recuperar a bola.neste ponto, o porto é muito forte porque não deixa respirar, e foi após uma recuperação de bola à saida do contra ataque madrileno que os gajos ganharam o livre que deu o golo. Como eu acho que eles vao comecar o jogo connosco assim, nao sei ate que ponto nao teria sentido comecar com um 4.4.2 neste sentido, com Vítor e Andre Martins, com o objetivo de pressionar o meio campo do porto e nao permitir que houvesse as transicoes rapidas do porto.assim, o Carrillo ficaria fora. Mas só digo isso porque nao vejo o carrillo com folego para recuperar bolas no meio campo.nao sei…mas leo jardima já sabera a esta hora, claro…

  22. Fodasse estou a ver o dia seguinte e este Rui Oliveira e Costa é um merdas..!!
    A deixar o lampiao dizer que a formação do sporting..!!!
    Estou farto de enviar e´mails a pedir a troca de rui Oliveira e por paulo Andrade.
    Quem quiser fazer o mesmo aquí ésta o e´mail diaseguinte@sic.pt

  23. Se pudesse, enfiava uma bordoada no ROC.

    Está a levar um baile (de hipocrisia, convenhamos) dos outros dois estarolas, imagine-se…….na FORMAÇÃO!

    FODA-SE! FODA-SE! FODA-SE!

  24. TIve de desligar a TV com os argumentos daqueles dois cabrões e com a falta de resposta do Rui Oliveira e Bosta.
    Uma vergonha a forma como fugiram aos comentários do Caldeirada.
    Paulo Garcia, puta que te pariu.

  25. A dar o Walking Dead e vocês dão-se ao trabalho de ver esse programa de merda???pfffffffff!
    Entre termos um zombie ou ter o Roc a “defender-nos”,acho que preferia o zombie,ao menos mordia alguém…
    SL

    • Por mim seria e acho que vai ser Patricio,Cedric,Mauricio,Rojo,Piri,William,Adrien,Vitor,Carrillo,Wilson e Montero!a única dúvida será entre o André Martins e Vitor,digo eu,visto que tanto o Capel como o Jefferson não tem ritmo para um jogo destes!

      • Concordo, acho que vai ser essay a equipa… a única dúvida é mesmo entre AMartins e Vítor. Eu, para este jogo do ladrão onde jogar no espaço sem bola será mais important, apostaria no Vítor, mas acredito que o Mister aposte no AMartins para não o penalizar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s