hoje escreves tu: O Paradoxo

Um dos mais antigos seguidores do Cacifo, o homem que promoveu uma inesquecível «caça ao Polga», passa para o papel virtual aquilo que é o nosso estado de alma.

O Paradoxo, by Placebo

Eis-nos nesta altura do campeonato, ainda a dar os passos logo a seguir aos primeiros, a deparar-nos com o seguinte facto: arriscamo-nos a tornar-nos, contra todas as expectativas, candidatos ao título!

E são várias as almas confusas, no nosso próprio Clube, perante isto, porque ninguém ou muito poucos o esperavam. E era em boa verdade muito improvável, mas escusamos de nos continuar a enganar: se ganharmos no Porto no Domingo, somos mesmo candidatos ao título, pelo menos até uma dada altura em que os resultados possam vir a contradizê-lo (como sucede com todos neste desporto, e desde sempre). Mas no imediato, e feitos os jogos com galinhas e braguilhas, seremos mesmo o melhor colocado candidato ao título.

O curioso é que perante tão inusitada surpresa nesta fase, muitos de nós parecemos esquizofrenicamente empenhados em negá-lo. “Somos mesmo candidatos ao título”? “Chiuuuuu”! Como se a mera invocação blasfema afastasse de nós as boas graças de uma qualquer entidade divina, que só nos protegerá se for na qualidade de coitadinhos bem convencidinhos dessa triste condição. Como se elevar a fasquia a esse nível aumentasse a exigência a esta Direcção, pondo em risco o cumprimento dos objectivos, e expondo-a à crítica pelo eventual insucesso (posta a fasquia, entenda-se, no nível mais alto).

Não concordo, mas compreendo. E compreendo porque isso a que estamos a assistir é um autêntico milagre!
Estamos perante uma conjunção de competência e de sorte que raras vezes se tem o privilégio de viver. Mas é bem contemporâneo, e bem real, caros leões, está a acontecer enquanto falamos aqui, aconteceu contra o Alba perante 20.000, aconteceu em Braga, enfim, tem vindo a acontecer de há uns meses para cá. E não é estúpido desejar que continue a acontecer, não sendo preciso confundir ambição pelo que parecia (era?) impossível, com delírio e precipitação perante alguns resultados esporádicos (e exibições condizentes). Não é preciso confundir felicidade pelo momento actual com arrogância e irracionalidade com um futuro necessariamente incerto. Porque não é igual, e se há coisa que qualquer bom sportinguista tem obrigação de diferenciar bem, são essas distintas situações.

Por isso assuma-se de uma vez por toda, pelo menos a nível do “microcosmos” Cacifeiro, que sim, seremos candidatos se vencermos no Porto! Seremos os maiores sempre, mas seremos mesmo candidatos ao título e a uma festa no Marquês se vencermos. Orgulhosamente e esperançosamente. Com alegria pelo momento, já sabendo que sem desnecessárias ilusões que só levam a escusadas desilusões, até porque a bola é redonda, e há várias coisas que ainda por cima neste país a tornam particularmente escorregadia. Mas admitamos a felicidade, porque ESTE momento que vivemos é nosso, e estamos a fazer por merecê-lo, com estes atletas, estes treinadores e estes dirigentes.

E para os que justificadamente receiam que este elevar de fasquia (ou assumir de fasquia) pode prejudicar esta inacreditável Direcção, apenas posso dizer para não se preocuparem. O milagre já aconteceu, e continua a acontecer. E sem intervenção divina, mas sim de gestores (finalmente!) dignos do nome deste Clube, e maior elogio não lhes saberei fazer. A partir daqui, só temos que aproveitar este momento histórico. Mas para isso há que, em primeiro lugar, reconhecê-lo, e deixarmos de estar tão preocupados em negá-lo pelos mais variados motivos, a começar pelo medo de sermos afinal tão grandes como sempre soubemos que éramos.

Obrigado Sporting!
Saudações Leoninas

Advertisements

79 thoughts on “hoje escreves tu: O Paradoxo

  1. Meu caro,

    Creio que esta notícia tem mais de aviso ao SCP do que se pensa…

    O local, Gondomar, onde o outro foi entregar uma medalha ao corrupto mor…
    A instituição Núcleo Sportinguista de Gondomar…
    O tempo, na semana do clássico…
    O tom da notícia, parece que o SCP “patrocina” este tipo de práticas…

    Enfim, é o Sistema a trablhar… Contudo parece-me que o balneário está, não só hermeticamente fechado como também eficazmente blindado!

    Como diz o ‘post’ do Placebo acho que devemos é desfrutar do momento, e quando ele refere “Mas admitamos a felicidade, porque ESTE momento que vivemos é nosso, e estamos a fazer por merecê-lo, com estes atletas, estes treinadores e estes dirigentes.” acho que só falta incluir os ADEPTOS no grupo que está a fazer por merecer estar onde está. Sim, por que termos a melhor média de assistência no Campeonato depois do “holocausto” da época passada e na conjuntura actual é mesmo obra!

    Todos a remar pro mesmo lado!

    Vamos Sporting Clube de Portugal! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!

    SL

  2. Muito boa análise.
    Estranhos tempos estes em que os sportinguistas até tem medo de ser candidatos ao título… Também por isso, este ano deve ser de recuperação, a todos os níveis… Mas claro que tudo o que vier (entenda-se: títulos!), e bem-vindo!
    SL
    Lanterna Verde

    • Não temos o mesmo orçamento dos nossos concorrentes. Temos a vantagem de não jogarmos tantos jogos, porque infelizmente não estamos na Europa, mas não ganhamos nada a passar mais pressão para os nossos jogadores. Para isso já chegam os nossos adversários e a comunicação social.

      Nós sportinguistas somos diferentes de benfiquistas e portistas, pois – na minha opinião – não somos tão fortes psicologicamente, pelo que uma atitude de low-profile não é mal pensada. E o Leonardo Jardim já teve essa experiência no Braga e aguentaram até quase ao fim do campeonato, pelo que deverá manter essa postura no nosso clube.

  3. O milagre já aconteceu quer sejamos campeões ou não!
    A mim não me incomoda nada que se assuma ou se deixe de assumir.
    Gosto de ver os poderes podres instalados muito incomodados com a necessidade que o SCP assuma o que quer que seja.

    Adorava, como todos nós, que o Sporting desse uma valente marretada no Porto aos porcos. Mas se não der que se lixe! Vamos ter árbitro contra de certeza!
    E parece-me que vai ser uma das arbitragens mais escandalosas que há memória. Os porcos não jogam nada e, se o SCP jogar como de costume, as coisas vão correr mal para os porcos que, diga-se, vão perder a cabeça e “exigir” mais intervenção do boi de preto, se é que me percebem…

    Lindo este momento que vivemos e não passará se perdermos na Invicta!

    Saudações Leoninas!

  4. E assim saio de casa, tranquilo com o meu Sporting.
    Dizer só, Placebo, que, caso ganhemos em Maio, a festa não estará só no Marquês. Eu vi, e tu viste também certamente, que enchemos Lisboa em 2002 como ninguém. O Marquês será apenas um ponto nosso.
    Vamos Sporting.

  5. a seguir ao jogo com o Porto acabamos a 8ªa jornada, sim é verdade acabamos a parte do calendário teoricamente mais difícil, mas ainda nem chegamos ao fim do primeiro terço do campeonato.

    se no fim do segundo terço estivermos nesta posição,(ou em algo parecido), sim ai admito que seja uma boa altura para assumir uma candidatura.

    e explico porque, nessa altura já estaremos em fevereiro, março e provavelmente já passamos por aquilo que vai ser o real grande teste a este plantel e mesmo à equipa, que é quando existirem as lesões, os castigos , as baixas de forma naqueles jogadores mais fundamentais.

    até lá, pelo menos para mim, é jogo a jogo

  6. Concordo e não concordo… podemos assumir que queremos o título, mas todos sabemos a pressão que isso coloca nos jogadores e equipa técnica. Ressalvas e bem que o milagre não acontece por acaso, mas já pensaste que são precisamente aqueles que estão a fazer o milagre que não querem assumir a candidatura? E eles lá saberão porquê… eu confio!

    Agora, isso não pode fazer-nos deixar de viver o momento e encher os estádios por esse Portugal… jogo a jogo, celebrar o nosso Sportinguismo sem pensar em nada mais. SPORTING SEMPRE!

    • Eles têm outro tipo de responsabilidades que nós não temos. Não é por sentirmos e dizermos que somos candidatos que os nossos jogadores sentirão a pressão. Desde que, claro está, não mudemos o nosso apoio.

  7. Como eu acerto nestas merdas… E no Euromilhões ‘neribi’…

    O árbitro para o clássico no estádio da fruta é … Artur Soares Dias …

    Foi o tal que foi lá beber cafezinho com o corrupto mor…

    Mas é que isto é feito às claras e niguém diz nada?!?! Só temos é que puxar pelos nossos onze briosos jogadores como nunca e eles têm que ser iguais a si próprios… Sem medos!

    Em breve o SCP terá as suas intervenções próprias no “outro lado” do futebol Português… Isto é, na FPF… Visto que a Liga deve acabar… Com as alterações que fizeram tornou-se um ‘apêndice’ …

    Vamos SCP! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!

    SL

    • Esta cáfila que manobra o futebol profissional em Portugal como lhes dá jeito têm que ser corridos… Como na Natureza, todo o Sistema tende para o equilibrio… Contudo este Sistema criado por esta corja faz precisamente o oposto, isto é, tende para o desiquilibrio, pois favorece um clube de corruptos em deterimento de todos os outros. Os pequenos que lhes lambem as botas em troco de uma transferenciazita, ou de uma ajuda são apenas a constatação de que este Sistema desiquilibrado tem que ser desmantelado!

      Força Sporting!

      • Por acaso, para mim, o Soares Dias não é dos piores árbitros que por aqui temos (pode ser justificado por eu ter memória de peixinho dourado).

        No entanto, não percebo porque raio se nomea um árbitro do Porto para um jogo do fcporto.

        Bem… pensando bem, o que eu não entendo é porque raio se nomea um árbitro. Preferia ser arbitrado por um não internacional sorteado do que pelo Proença.

        SL

        P.S: Nunca mais é domingo.

  8. Placebo:
    haja enfim alguem que entenda o que é, (e nao o que tem sido,nos ultimos negros anos), o SCP…candidatos ao titulo!!!
    se a jogarmos, como estamos a jogar, nao somos candidatos, quando é que o seremos??
    claro que as forcas ocultas irao comecar a trabalhar para nos atrasar, (já é mais do que esperado), mas quando de momento temos o melhor ataque, melhor defesa ex-aequo, jogadores do mes, etc,etc, porque razao teremos medo de assumir que somos candidatos??? isto é o SCP, caralho, nao é o grupo desportivo do BES, (como nos ultimos anos vinha a ser)…e o SCP tem de ser sempre candidato… reparem que nao estou a dizer FAVORITO, estou a dizer CANDIDATO…percebem a diferenca???

    soberba e arrogancia, sabemos bem onde moram…e nao é em ALVALADE…portanto vamos a deixar-nos de merdas e aceitar que neste momento e friso neste momento, somos, sim, candidatos, depois do que acontecer,(ou deixarem acontecer) no dragao veremos se mais ou menos candidatos, mas desde quando um sportinguista tem medo ou vergonha de asumir que é candidato ao titulo???
    vamos lá a deixar esse tabu de pressoes e e merdas afins…somos candidatos e mais nada, como aliás sempre deveriamos ter sido, nao tivessem havido “gestores” que geriam contas pessoais e nao os destinos do nosso clube…

    ISTO É O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
    GRANDE ENTRE OS GRANDES DA EUROPA…

    e se percalcos acontecerem,(ou forem postos no nosso caminho,(voces sabem do que estou a falar), como irao ser postos), pelo menos neste momento há orgulho nos jogadores, nos adeptos, nos sócios em ver o manto sagrado a ser usado em qualquer competicao em que entremos…

    pressao sobre os jogadores??? se nao conseguem suportar a pressao do SCP ser candidato, entao nao merecem a honra de vestir o manto sagrado…

    favorito??? NAO
    candidato??? SEM DUVIDA ALGUMA…

    SCP SEMPRE

  9. Bom post.

    Mais importante do que ser campeão este ano, é perceber que se estão a construir as bases, sólidas, para que ganhar campeonatos/titulos passe a ser um hábito.

    Atualmente, o Sporting é um gajo que saiu do coma à 15 dias e a quem se pede ( ou que se acredita ) que ganhe a Maratona da semana que vem, pode ganhá-la mas as probabilidades não são grandes.

    Mas lá que era bom festejar já, lá isso era !

    SL

  10. Só penso na vitória contra o porto mas um empate no dragão não é um péssimo resultado (teoricamente o até ao fim da 1a volta só falta um jogo difícil:estoril). Para mim independentemente daquilo que acontecer no dragão somos candidatos ao título (na pior das hipótes 5 pontos são recuperáveis)!
    FORÇA SPORTING CAMPEÕES SOMOS NÓS!!!
    Ps: O polga até era um bom jogador e um excelente profissional às vezes abusava dos passes longos e não marcava golos mas eu até gostava dele…

  11. Finalmente alguém que põe os pontos nos i’s, mas com uma correcção: continuaremos a ser candidatos ao título mesmo que empatemos, pois se tal acontecer, ficaremos a 2 pontos do primeiro, ao fim de 8 jornadas, quase concluído o primeiro terço da liga, e sendo os únicos que já defrontaram os restantes candidatos + o Braga. Por isto tudo e pela nossa grandeza (esquecida por muitos)…claro que somos candidatos!

    E, caso ainda haja dúvidas, o nosso Freddy “Krueger” Montero mostra o caminho aos mais temerosos: ” DISPUTAREMOS TODAS AS BOLAS COMO SE FOSSEM AS ULTIMAS! ”

    Ps: entretanto, para ajudar à (nossa) festa, parece que Quintero, a arma secreta, não joga.Belo!

    • Era mesmo isso que tb ia dizer, somos candidatos mesmo que empatemos no dragon.
      Já disse tenho uma fezada que será 1-3, não sei pq mas este resultado n me sai da cabeça, n me lembro da ultima vez que marcamos 3 lá em cima, mas vou-me lembrar deste ano!

      Ps – Não estou preocupado com o jogador adversário que joga ou não, estou preocupado é com os nossos, e esses só me têm dado boas razões para me deixar muito satisfeito! :)

  12. e Rojo :“Estamos prontos. Esperamos conseguir mais uma vitória frente ao FC Porto. Vamos ao Dragão para vencer”,

    Vamos ao Dargao para vencer ? Não quero acreditar o meu sportingestá mesmo de volta.

  13. Belo post…

    Lembrem-se, não somos obrigados a vencer, o jogo é fora! Um empate e só dependemos de nós…os corruptos é que precisam da vitoria!!!

  14. Posso perguntar se alguem sabe o que se passou no jogo dos B’s?. Li umas bocas do Abel à atitude de alguns jogadores.
    Alguem viu o jogo e sabe de alguma coisa que possa partilhar aqui com o pessoal?

  15. E parece que o dia acordou com duas boas notícias:

    1.a mais que provável ausência de Quintero;
    2.a mais que provável chamada de Artur Soares Dias;

    Não que precisemos de factores externos, mas torna tudo menos difícil. .

      • Pois leão,ele é vizinho do Jorge Costa por acaso,o mesmo Jorge Costa que batia na mulher,é mesmo a tripeiro otário!mas uma coisa é certo o Soares Dias deve ser dos arbitros possíveis o que menos nos prejudicou,digo eu!

  16. O problema da (auto)denominacao de “candidatos ao titulo”, no meu entender, è que estar a faze-lo à 7 jornada do candidato – quando no inicio do mesmo ninguèm ousou sequer pronunciar essa expressao – revela pouca coerencia. Sim, somos o Sporting, fomos ganhar a braga e nao perdemos com os lamps. Mas fizemos 7 jogos. Menos de 1/4 do campeonato. Vimos da pior epoca de sempre e fizemos (penso eu) a maior reducao de orcamento da historia do futebol portugues (ja sei, dinheiro nao è tudo. Mas digam isso aos barcas, reais e manchesters desta vida).

    Penso que colocar a etiqueta “candidatos ao titulo” nesta equipa nesta altura è despropositado e pode ser muito prejudicial. Fazer valer a condicao de candidato ao resultado no Porto tambem nao me parece a melhor estrategia… Se perdermos no porto, qual vai ser o discurso? A candidatura foi à vida? Vamos jogar para o 2 lugar? Para as competicoes europeias? Voltamos ao “jogo a jogo”?

  17. Elucidativo, Placebo. Embora para mim, e por tudo o que vimos até agora, sejamos já candidatos ao título independentemente do resultado de domingo.

    Reforçando o complemento que o Chirola faz ao post: há uma diferença entre ser candidato e ser favorito, e toda a diferença entre ser candidato e serem “favas contadas”.

    Não acho que sejamos favoritos, porque há adversários com plantéis teóricamente mais fortes (em quantidade e qualidade) e factores extra-futebol que sabemos que vão aparecer nos momentos certos, e menos ainda que sejam “favas contadas” – isso é para aqueles que plantam favas e colhem melões.

    Acho que pela qualidade, consistência, coesão da equipa (não falo só de quem entra em campo) e mentalidade reveladas, somos claramente candidatos a ganhar as competições que disputamos – mais uma vez, isto é diferente de sermos favoritos, e sobretudo de serem “favas contadas”. Sinceramente, acho que começa a ser difícil “colar” a imagem de não-candidato a está equipa.

    Independentemente de tudo isto, faz-me sempre confusão ouvir membros dos órgãos sociais do Sporting que não os ligados directamente ao futebol a tomar a iniciativa de aparecer de forma avulsa a papagaiar idéias igualmente avulsas sobre o futebol, particularmente quando contradizem a postura assumida pela direcção. Mesmo quando concordo com essas idéias…

    SL

    • Quanto à “pressão sobre a equipa” imposta por assumir que somos candidatos ao título, francamente, até pela coesão e mentalidade reveladas pela equipa, acho ridículo. Quem não consegue conviver (bem) com isso não está a fazer nada numa competição. Continuo a achar que a contenção que tem sido usada e a gestão de expectativas que tem sido feita são muito mais dirigidas aos adeptos que aos jogadores ou equipa técnica. Saibamos não passar de coitadinhos a candidatos ao melão. Realismo é manter os pés assentes na terra, é o que precisamos.

  18. Mixing feelings….

    Considero que mesmo perdendo (desde que não seja de goleada) continuamos a ter hipótese, na condição de ganharmos os dois jogos seguintes (Marítimo, casa; Guimarães, fora). Neste caso estaríamos a 5 pontos do porco, mas estes ainda não jogaram com o carnide e com o braguilha, que também ainda não jogaram entre si. O porco pode muito bem empatar esses dois jogos, ou ganhar 1 e perder o outro. O mesmo para o benfas.

    Por isso, caros, o jogo do morcão é importante, sobretudo por uma questão de orgulho e de afirmação face à corrupção. Mas está longe de ser decisivo. Decisivo é ganhar aos marítimos e guimarães deste campeonato.

    Por outro lado, o discurso jogo a jogo faz-me lembrar o que Mário Lino disse no longínquo ano de 1973: o Carnide e o Setúbal (actualmente é o Porco) jogam para serem campeões; o Sporting joga para ter mais pontos no final do campeonato. Assim estou eu: jogamos para ganhar o seguinte e fazermos o máximo de pontos possível.

      • Mas o que é que o braga tem a ver com isto? Isto joga-se a 3. Metam isso na cabeça.

        O braga nem adeptos tem. O que por lá há, é uma especie de lampião cruzado com um tripeiro.

      • “O que por lá há, é uma especie de lampião cruzado com um tripeiro.” – confere. Foi um surto que por la apareceu do parasita “Trililampo morconis”, que é chato como a potassa, e causa tremenda irritação.

  19. Só tenho uma coisa a dizer: nunca mais é domingo!

    Só espero que o Sporting jogue com cabeça, pois temos futebol suficiente para qualquer equipa Portuguesa (e sul americana neste caso).

    O resultado irá depender muito da calma e maturidade que consigamos ter em todos os sectores, sendo jogadores chave para este objectivo o Montero, Wiliam e Mauricio.

    Por último, also que espero para domingo é que não haja nenhuma noticia de adeptos agredidos.

    Saudações Leoninas.

  20. Existe muito jogo para jogar… As pessoas vivem obcecadas com conotações e rótulos.. mas que raio de importância tem se somos ou não candidatos ao título? Fazem-se manchetes e capas com esta treta…

    Um candidato (ou não candidato) ganha pontos jogo a jogo e sempre há-de ser assim… portanto continuem lá com o jogo a jogo porque não percebo esta necessidade de rótulo de candidatura..

    E se formos campeões? Para o ano seria novamente e para todo o sempre “jogo a jogo”

    Já agora: metade dos pontos perdidos até agora foram com o Rio Ave em casa… O que interessa ganharmos no Dragaão se no jogo seguinte perdemos pontos em casa?

    Adoro o nosso Sporting e somos a equipa que melhor joga. mas é preciso ter atenção a uma coisa: para ser campeão é preciso ter sorte! E nós temos tido muita…

    Sporting – Benfica: normalmente numa arbitragem que estamos habituados era marcado penalty sobre Cardoso
    Sporting-Braga: estavamos claramente por baixo até o Montero ter expulsado um gajo
    Sporting- Setubal: exibição identica à do Rio Ave até ao momento do brinde

    tudo isto para dizer que é Outubro, ainda a procissão vai no adro e não sabemos o que é que a equipa de forma regular vale mesmo…

  21. Devíamos ir já reservar o Marquês. O aluguer é sempre muito mais barato em Outubro porque a CML aceita as reservas todas, já sabe que em Maio os cabeçudos nunca aparecem. A não ser o SLB, ninguém costumava andar a falar do titulo à 7ª jornada, independentemente de ser ou não candidato. Costumava ser assim mas também só havia lampiões na luz.

      • Ao menos agora já sabem porque é que os lampiões fazem sempre a reserva mais cedo, independentemente de quem depois vai apanhar as canas, porque eu sou mesmo funcionário da CML. Com o SCP era completamente diferente, com um histórico de respeitar muito mais as competições e os adversários mas entretanto também se ouviu dizer que tinha mudado de mãos nas últimas eleições. Nesta matéria para muito pior na minha opinião.

      • Mesmo com pouco dinheiro às vezes o barato sai caro e se os outros deixarem de ser dignos do nosso respeito devemos continuar a saber respeitar ainda mais o SCP.

  22. Em família, cá entre nós leões sabemos que somos os MAIORES venha quem vier. Sempre fomos sempre havemos de ser por todas as razões e mais algumas.

    Quando discuto com os nossos, nunca o escondi, vamos projectando uma festa nacional em Maio…

    Confesso que em público, e principalmente no meio de gajos com alguma responsabilidade no futebol dá-me um gozo especial relembrar-lhes que estamos a reerguer o clube, a construir uma equipa nova, temos um plantel jovem maioritariamente composto por jogadores da formação e que portanto vamos ver o que dá jogo a jogo, um pouco à semelhança da conversa de merda, que tantas vezes repetiram nos últimos anos, de que um Sporting forte faz falta ao futebol nacional, percebendo-se perfeitamente as gargalhadas internas que dão ao mesmo tempo que abrem a boca.

    No fundo estamos certos que nada será como dantes e no fim queremos mesmo é fazer a justa festa.

  23. off topic

    que acham desta medida?

    “a camisola 12 passa a ser de uso exclusivo dos adeptos e associados do Sporting. A decisão assumida pelo conselho diretivo presidido por Bruno de Carvalho é extensiva a todas as modalidades do clube e aplicável a todas as categorias.” “

    • É bem pensada, tendo em conta que se poderá querer usar em termos de mkt o nº 12 com o nome do sócio ou assim. Poderá ser engraçado. E a menos que venha o Messi e pedir para ficar com a 12…acho bem

    • Excelente. Era louco ver montes de gente com o nr 12 e no nome o proprio nome
      tinham feito isso no inicio da epoca tinha tido um grande movimento aposto
      por logo varias camisolas com o 12 ao mesmo preço das sem nr.

      • Também acho no início da época era um sucesso! Agora que já estamos no início também pode funcionar mas acho que com boas promoções e divulgação…também pode vir a ser um sucesso!!!

    • Acho-a linda, obrigado direcção!!!!!
      Acho tanto que até já tinha deixado Esta ideia por aqui num qqr comentário (obviamente, não é por isso que a direcção pegou nela, tb há lá cabecinhas, e boas, pensadoras).

  24. Eu continuo achar que não somos candidatos, qualquer que seja o resultado do jogo com o porco.

    Estamos na 7ª jornada, passamos por uma profunda remodelação, e ainda muita onda vai bater no nosso navio para o fazer chegar a bom cais.
    Portanto acho que ainda temos muito que amadurecer enquanto equipa e grupo de trabalho para podermos nos assumir como candidatos.

    A meu ver, a falta de pressão (e existe claro, por se vestir a verde e branca) de não estarmos a lutar pelo campeonato, faz com que a equipa jogue sem grandes amarras psicológicas. E também não acho que estejamos a jogar a um nivel de um Bayern.
    ~
    Não sou apologista de que o nosso passado ganha tudo por si só, para mim isso é conversa de lampião.

    Portanto, há muito trabalho, e os bons resultados irão trazer-nos a maturidade e a qualidade que todos desejamos para crescermos enquanto equipa.

    SL

  25. Grande texto, Placebo! Companheiro de luta contra “ceposqueparecequeganharamummundialsemfazerumjogoporqueoscolarinãoéparvo”

    A questão da candidatura tem de ser analisada sob 2 prismas:

    a) Nós

    Aqui, penso que não há dúvidas. Estamos a ver o Sporting mais forte desta década. E estou a contar com os anos em que ganhámos os títulos, anos esses em que começámos mal. Comparo esta equipa com a equipa de 99/00. Poucos craques, muito espírito de equipa. Já me fartei de colocar aqui as estatísticas que comprovam essa força. Mas volto a fazê-lo, para que ninguém esqueça: Melhor ataque, melhor defesa, melhor qualidade de jogo, melhor marcador. Chega?

    b) Eles

    Os outros estão mais fracos. Manifestamente.

    A frutaria, em anos anteriores, ganhava pelo menos 2 de 3 jogos em casa na Champions. Perdeu ambos. Ficaram sem dois craques (James e Hulk) e nada fizeram para os substituir. Olho para os alas dos andrades, um sector que já contou com drulovic, quaresma, james e hulk, e vejo, à data de hoje, licá, varela e ricardo. Em termos de wingers, a frutaria está ao nível de um qualquer paços desta vida. O único gajo com classe que eles têm chama-se lucho e já não caminha para novo. Salvam-se fernando e jackson. Na defesa continuam fortes, mas isso tem sido apanágio.

    O carnide continua com um elenco forte no papel mas fraco na prática porque ninguém quer lá estar. jogadores como gaitan, salvio, matic, garay querem fugir dali como o diabo da cruz. E quando um craque não quer ou não tem vontade, é ainda pior do que ter um jogador mediano pois o mediano nunca vai deixar de correr ou trabalhar porque sabe que é….mediano. E eles têm muitos desses. O lima, a última coca-cola do deserto comprada por 5M com 29 anos, está em sub-rendimento. Os que ainda vão valendo alguma coisa são o cardozo, que continua a ser um exímio goleador e pouco mais. O newmessiwannabe markovic deve andar a jogar Uno com os restantes sérvios porque no campo é que ele não está.

    Posto isto:

    O que é preciso mais para sermos candidatos? Jogarmos mais? Não. Se mantivermos este nível seremos campeões. Quem tem de jogar mais são os outros. Corrermos mais? Também não, porque atitude é algo que tem sido exibida jogo após jogo. Os outros é que tem de correr mais. Comprarmos mais craques em Dezembro? Também não. As nossas alternativas, quer na equipa A ou B estão a começar a demonstrar rendimento (Slimani, Capel, Piris, Cissé, Betinho, só para falar de alguns). Termos isenção dos bois de preto? Claro que não…não posso pedir algo que já sei que não vou ter. Objectivamente, não consigo encontrar nada, mas mesmo nada que nos esteja a faltar para nos colocarem ao nível dos campeões por decreto. Não se esqueçam de uma coisa: se nós estamos obrigados a manter o nível para continuar a sonhar, os outros têm de elevar o seu para confirmar o “decreto”.

    • Sempre lucido,
      Sempre na mouche
      Quase sempre consegues por escrito o que me tilinta pela cabeça.
      Obrigado, escuso de ,tentar, comentar (só mesmo para dizer isto :))

  26. Eu entendo tudo o que dizes….
    Mas para falarmos todos a uma só voz…. Vou continuar a “alinhar” pelo que o Treinador e Presidente dizem!
    Bute lá ganhar todos os jogos, caralho… E no fim cantamos de “Leão”!
    (É muito cedo …. E até o digo pelos miúdos que fazem parte da equipa e se estão a soltar e a divertir… Deixa lá o peso da responsabilidade de ter que ser….)
    Ainda nao ganhamos nada!
    Isso nao obsta de eu andar feliz com tudo o que está a acontecer! Topas?!

  27. para mim o Sporting foi, é e será sempre candidato. Mesmo nos dias negros do passado recente, enquanto era matematicamente possível, acreditei. A partir do momento que deixa de ser possível então sim costumo pensar jogo a jogo, sabendo que em cada jogo o objectivo deverá ser ganhar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s