Gostar de homens (I)

image

Nome: Senhor André Cruz.
Epocas: 1999 a 2002, 78 jogos, 9 golos.
Títulos: Dois Campeonatos, uma Taça e uma Supertaça.
Veredicto: Foste enorme. Obrigado.

Anúncios

24 thoughts on “Gostar de homens (I)

  1. E quando revejo os golos dele desato a pensar: será que não valia a pena contratá-lo por uns meses só para ensinar aos putos – e mais crescidos – como se põe a bolinha na gaveta? E não se sentiriam eles mais motivados para aprender tendo tão grande mestre?

  2. O André Cruz foi um defesa central de sonho: extraordinário na movimentação como defesa, precioso na marcação de cantos e livres, um “senhor” no relacionamento com colegas e adversários, invulgarmente resiliente. Um senhor!

  3. Central com mais classe que vi actuar de leão ao peito.

    Ainda me lembro de ter ido ver o seu jogo de despedida, contra o Deportivo, estava o velhinho alvalade já “meio demolido”. O que mais me marcou foi ter visto um miúdo de 16 anos entrar e segundos depois de tocar na bola, virar-me para o meu irmão e exclamar, este madeirense vai ser um fenómeno!!

    Saudações Leoninas, estamos em casa!

  4. Há uma linha que separa o André Cruz do Marcos Rojo. E essa linha provavelmente é das que o Maradona gosta. Só um gajo sob o efeito de estupefacientes é que pode dizer que o Rojo é jogador de futebol.

    André Cruz, um senhor.

  5. O cacifo está como o Sporting. Parado. Desde há um ano está igual, já teve aqui uma intervenção ou outra mas foi mais para encher chouriços do que para outra coisa qualquer, tal e qual as contratações do Sporting este ano. Não ponho em causa as contratações feitas, mas sim a prioridade que se deu em reforçar zonas já bem apetrechadas ao invés de posições muito carenciadas.

    O que é certo é que a uma semana de começarmos a liga continuamos com um plantel praticamente igual ao do ano passado. Quando vi a contratação do Slavchev e do Paulo Oliveira logo depois de acabar a época pensei que a uma semana de começar a época a coisa já estivesse mais ou menos definida. Infelizmente isso não acontece, está tudo uma valente merda. A nossa sorte é o meio-campo conhecer-se já muito bem e estar todo cá. É neste momento, tal já era o ano passado, a nossa maior força. William, Adrien e Martins com um João Mário a mostrar-se a um nível correspondente ao das suas qualidades. O ano passado não deu para ficar porque ia ser suplente, e para ser suplente mais vale ser jogador não convocado na B durante meio ano e ir-se buscar o Vítor e o Magrão para o plantel. Enfim.

    Este defeso já vi tanta merda que até dói. Vou-me debruçar totalmente sobre as entradas e saídas que já se confirmaram até agora.

    Entradas:

    Paulo Oliveira. Para mim foi uma excelente contratação. Quem o viu jogar sabe que é um jovem cheio de qualidade e tem experiência de 1ª liga. A dupla da selecção portuguesa no futuro poderá bem vir a ser Ilori e Paulo Oliveira. EXCELENTE

    Ramy Rabia: O Sporting andou atrás dele um colhão de tempo, é um jogador que já tinha sido referenciado por alguns grandes clubes europeus, poderá ser um óptimo jogador, pelo menos as expectativas da direcção são enormes. À PARTIDA SOA BEM

    Sarr: Trata-se de um enorme jogador. Quase 2 metros. E aqui começa o meu dilema com a história de aposta na formação. Sarr à partida será o 4º central. Trata-se de um jogador que era reserva do Lyon, jogava na equipa B e fez alguns jogos para as Taças na equipa principal. Das duas, uma. Ou o Lyon anda a dormir e o Sporting fez um negócio do caralho, ou o Lyon despachou um enorme flop e o Sporting é que anda a dormir. Não conheço o jogador, vamos ver. No entanto ficava mais contente se o Samuel Umtiti tivesse sido o central roubado ao Lyon, esse sim, é muito bom. Quanto ao Sarr, vem roubar o lugar ao Tobias Figueiredo, que como 4ª opção e a realizar uns jogos na equipa B mais um jogos para as Taças pela equipa principal acho que teria aí uma boa gestão da sua carreira. À PARTIDA SOA MAL.

    Jonathan Silva: Para mim o titular é o Jefferson. É raro termos um defesa esquerdo tão bom nos últimos tempos, o Jefferson é capaz de dar muita profundidade ao flanco e com uma enorme entrega ao jogo. Teve algumas exibições mais ao lado é verdade, mas durante a época também teve uma lesão que poderá ter condicionado a sua 2ª volta. Eu gosto do Jefferson e obviamente que um plantel equilibrado tem de ter 2 opções para cada posição (no mínimo) e daí a chegada de Jonathan Silva que é visto como um jovem com muito potencial. Acredito nas qualidades dele mas para suplente do Jefferson tínhamos o Mica na equipa B… O Mica pode não ser um jogador de opinião unânime entre os adeptos mas acredito que está ali um jogador que precisa é de uma oportunidade de integrar o plantel principal, e se não foi dada este ano nunca mais será. A contratação do Jonathan Silva seria dispensável na medida em que há soluções internas e a equipa carece de reforços noutras posições em que internamente não há soluções. Não ponho em causa o valor do jogador, que até poderá vir a ser o titular no futuro, mas para já Jefferson dá bem conta do recado. ACEITO A CONTRATAÇÃO.

    André Geraldes: Aqui é que a conversa começa a cheirar muito mal. O agente é o Jorge Mendes. Mas que raio de favores devemos a esse cabrão para termos renovado com o Salomão por 5 anos e para o deixarmos pôr o Vítor no nosso plantel? Mas nós somos um Deportivo da Corunha onde ele despeja merda em barda? Aqui é que me começo a passar por completo. É que nós temos o Esgaio na equipa B que na minha opinião é até superior ao Cédric. E acho que este gajo não foi propriamente barato. MUITO MÁ CONTRATAÇÃO, DEVIA SER EXPLICADA ATÉ.

    Rosell: Muito bom aquisição, dos poucos jogos que vi dá para ver que está ali jogador. Veio prevenir uma eventual saída do William Carvalho e mesmo que cheguem a ficar os 2 no plantel o Rosell promete batalhar por um lugar. EXCELENTE CONTRATAÇÃO

    Slavchev: Veio apelidado de Lampard da Búlgaria e chegou sem o consentimento do Marco Silva que assinou pouco mais tarde pelo Sporting. O responsável pela sua aquisição é um dos homens fortes para o futebol. Terá certamente analisado e estudado o jogador. À partida vejo a posição do Slavchev um pouco preenchida e não acredito que venha a ter muito espaço durante a época. Adrien é o dono do lugar e para mim André Martins e João Mário são mais opções a 8 do que a 10, mas não é isso que o treinador pensa (pelo menos para já numa altura em que não temos nenhum 10 puro no plantel). Portanto, na minha óptica ele será até a 3ª opção para essa posição, atrás de Adrien e eventualmente João Mário, para ter esse grau de importância no plantel não mais valia dar oportunidade ao Wallyson para ir fazendo alguns jogos com a equipa principal mantendo-se como opção frequente na equipa B? Resta-me esperar que seja um craque, em todo o caso não é grave. ACEITO A CONTRATAÇÃO.

    Ryan Gauld: O mini-Messi. Gastou-se uma boa quantia por um jogador que vinha resolver os nossos problemas ofensivos no meio-campo. Afinal chegou-se à conclusão que precisa de ter tempo na equipa B. Então mas o puto é craque ou não é craque? Eu não ponho em causa que seja craque, ponho em causa a necessidade da contratação e o seu valor a curto prazo. Pode ter sido uma oportunidade de negócio excelente… Mas, e o Iuri Medeiros? Alguém já olhou bem para a equipa B e reparou que está lá um rapazinho chamado Iuri Medeiros que a jogar a 10 é um craque do caralho? É que se for preciso a nossa 2ª liga é mais competitiva que a liga escocesa… Directo ao assunto, o Sporting precisa de um 10 já crescidote e para projecto de jogador já tínhamos cá o Iuri Medeiros que defendia que devia continuar na equipa B mais um ano ou até ser emprestado, mas para surpresa minha vem um puto, mais novo que ele até, tapar-lhe os caminhos, quer da equipa principal, quer pelos vistos da equipa B. Espero que não fodam o futuro dos nossos craques. ACEITO A CONTRATAÇÃO

    Tanaka: Parece-me um jogador à imagem de Montero, o que é bom, mas em principio quem sai é o Slimani, e onde anda o jogador com as características do Slimani? Continuaremos a jogar em 4-3-3, Montero pela sua qualidade tem de ser titular, tem de haver um jogador com características diferentes e para já não se vê isso. Vê-se o Slimani perto de sair e Tanaka como eventual 3ª opção. Vou ter de ver mais jogos dele mas parece-me para já um bom jogador, muito interessante. BOA CONTRATAÇÃO

    VENDAS/DISPENSAS:

    Welder (quem?)/Magrão/Piris: Os 2 primeiros nem deviam ter vindo, o último deu algum jeito. BOAS DECISÕES.

    Rinaudo: EXCELENTE VENDA.

    Viola: EXCELENTE NEGÓCIO.

    Salomão: Renovámos com ele por 5 anos, agora é tentar limpar a merda. NEGÓCIO RAZOÁVEL.

    Eric Dier: Sempre disse que ser suplente do Rojo é uma ofensa para qualquer jogador, ainda por mais para um jovem como Dier que vinha de um final de época onde jogou a um bom plano e era um dos titulares da equipa. Quando se renovou com todos o ano passado e não se renovou logo com ele via-se logo que isto ia dar merda. Os jogos passavam e ele não jogava era uma questão de tempo até as ameaças do pai dele na comunicação social serem concretizadas. E aí está, foi-se embora e ainda por cima disse que o Bruno de Carvalho nunca lhe falou. Se calhar o salário do Sambinha, do Hugo Sousa, do Welder, do Magrão e do Vítor juntos dava para oferecer uma boa melhoria salarial logo no inicio da época passada e ele renovasse, não sei. É preciso saber tratar bem os nossos. Não me ponho claramente de nenhum dos lados, nem da direcção nem do jogador, provavelmente houve erros das 2 partes que culminou na saída do Dier para o Tottenham por 5 milhões mas porra, acho que não é preciso ser-se nenhum iluminado para perceber que um jovem que tem ambições e que passa de bestial a besta no espaço de 1 ano o que quer mais é sair. A direcção tem culpa por não se ter acautelado e não ter tirado o brinquedo ao Jardim que meteu sempre o Rojo durante a época e que nos custou pontos e a Taça de Portugal. NEGÓCIO DE MERDA.

    Wilson Eduardo: Eu gosto do jogador, é capaz até de ser o melhor finalizador que tínhamos, trata-se de um avançado que era visto como extremo. Seria sofrível para o jogador passar mais um ano como suplente ou na bancada porque ninguém acreditava nele. NEGÓCIO RAZOÁVEL.

    E pronto para já é isto. Temos uma equipa que anda mais ou menos pelo nível do ano passado, sem nenhum reforço que se diga que vai ser titular de caras (aliás, considero o nosso melhor reforço a integração do João Mário no plantel).

    Depois dizem que o Sporting não pode ter craques porque não lhes pode pagar. O problema é que o Sporting anda a pagar a peso de ouro a gajos como o Patrício (que valha-nos a verdade se ele saísse era muito fácil de arranjar outro de qualidade semelhante ou superior, mesmo no mercado interno…) ou Capel e Rojo. Só nestes 3 jogadores estão uns 3 milhões ou mais.

    Destaque ainda para o 4º ano zero do Carrillo. Será bonito vê-lo fazer 5 jogos espectaculares nos 40 jogos em que participará durante a época, 10 razoáveis e os restantes 25 sofríveis.

    Contratem 2 extremos à séria. Vendam Capel e Carrillo e/ou Heldon.
    Um número 10 de qualidade. Testem o Mané e o Montero nesta posição.
    Um avançado com as características do Slimani.
    Não dispensem o Esgaio… Se possível emprestem o André Geraldes.
    Vendam o Rojo, muito importante.

    • Ler agora o teu comentario passados estes dias é engraçado.
      Parece que te fizeram a vontade na maior parte dos pedidos ;)
      E o mercado só fecha na segunda….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s