COM AÇÚCAR MAS SEM CANELA

Sporting – 2 (Postiga e Romagnoli); Pastéis – 0

Nível de endorfinas: Suficiente. Vitória tranquila, sem grande espectáculo. É o grande paradoxo deste Sporting, versão Bento (com jogadores qualificados)… Equipa competitiva, competente, concentrada. Sem correr riscos desnecessários. Marcar e ganhar. Para ver espectáculo, vai-se ao cinema. Paradoxo: não gosto mas quero ganhar. Houve uma equipa, esta semana, que deitou 45 minutos fora e depois andou a correr para marcar e não conseguiu (por azar e ansiedade). Perdeu mais dois pontos para o líder. Parecido com o ano passado, não? Os nomes dos clubes é que estão trocados…

Momento-chave: Uma das defesas do Rui Patrício. Segurou os três pontos. E ajuda a mudar o rumo desta época. No ano passado, podia ter dado um pato e gastar dois ou três pontos. Este ano, segurou os mesmos pontos.

Prémio El Dieguito: Toque, junto à linha lateral, do Izmailov, que tirou logo um adversário do lance, que ainda deve andar, a esta hora, à procura da bola. Viste Vuk? Foi bonito, não foi? Fazes melhor?

Prémio Gladstone: Para o Belenenses, mais concretamente para a preparação desta época. Quem é o responsável pelo mutante futebolístico que se exibiu ontem em Alvalade?

Prémio Zé Piqueno: (devido a problemas técnicos alheios ao Cacifo, este prémio fica por atribuir, esta semana).

Visão Zeman: Losango bem oleado, a defender e a atacar. Muita dinâmica, muito óleo a passar nas roldanas, com as subidas do Abel, os passes (sortidos) do Roca, a velocidade com critério do Izmailov, os apoios do Pipi. Contra defesas a 3, é um doce… os lados do losango chamam os laterais avançados e abrem um buraco enorme nos últimos 15 metros nas faixas até à linha de fundo. Então quando o Djaló descaía, levando um central, aquilo era um passador. Pena a mentalidade pragmática. Com o “mindset” Peseiro, tinham sido cinco ou seis.

Segunda leitura: o Sporting continua com um problema importante na posição de trinco. Não tem ninguém melhor que o Moutinho para equilibrar a equipa na recuperação defensiva. O Veloso não sabe ou não quer. E o Adrien não tem ainda “cabedal”. Mas o Moutinho rende muito mais a 10 que o Pipi. Pode ser novamente um duplo problema grave lá mais para a frente, quando começar a chover…

Vivó Sporting… até morrer!: Dá gosto gritar GOLO! num obscuro café no meio de uma deserta Castanheira de Pêra…

13 thoughts on “COM AÇÚCAR MAS SEM CANELA

  1. Concordo com a análise, excepto na parte em que diz que Moutinho é melhor que Romagnoli na posição 10. Aliás, acho mesmo que esta posição (6) pode ser a melhor para Moutinho.
    Quanto ao facto de muitos “especialistas” afirmarem que é um problema não ter sítio para colocar Miguel Veloso, resume-se a uma só questão: Que culpa tem o Sporting de ter melhores opções do que a época transacta?
    Relembro que o excesso de preponderância de Veloso na época passada foi muito deteriorante para a sua imagem e para o clube. Acho mesmo que ele está melhor, esta época, que se afigura longa.

  2. Cantinho,
    eu não diria que o Moutinho é melhor que o Romagnoli a 10. Eu diria que é muito melhor, mas também assumo que não sou grande apreciador das qualidades do Pipi.

    Concordo contigo no que toca à prestação do Miguel Veloso. Nota-se, ou então engana muito bem, que o rapaz percebeu que vai ter que trabalhar para ser titular. A postura que apresentou em Barcelona e agora frente aos pastéis, dá conta disso mesmo, mas volto a discordar sobre o Moutinho ser o melhor trinco para a equipa. Equilibra mais a equipa defensivamente? Talvez, mas parece-me que o futebol do Moutinho é menos largo que o do Veloso, para além de que perdemos em termos de jogo aéreo e poder de choque.

    Aproveito para revelar algo que me deixou preocupado: os três ou quatro cruzamentos que o Belenenses conseguiu fazer, já dentro da área, e que passaram à frente da baliza sem que ninguém, felizmente, conseguisse lá chegar (sim, o Patrício esteve muito bem, principalmente na bruta defesa que faz ao remate do Silas, mas por favor alguém lhe diga que bolas na pequena área são dele e que um redes deve sair-se aos cruzamentos). Pareceu-me haver alguma dificuldade em gerir o espaço que fica entre os laterais e os centrais algo que, contra uma equipa mais forte, pode dar merda.

    E não posso deixar de recordar o momento hilariante protagonizado pelo Camilo de Oliveira. O homem vai ao centro do terreno, para ser homenageado pelos 60 anos de carreira, e acaba abraçado à cintura do Soares Franco. Este verdadeiro momento liliputiano continuou com o Franco a, literalmente, vestir a camisola ao velhote e a deixá-lo sozinho no meio do relvado.
    O bom do Camilo aproveitou e vai de bater com a mão no peito e apontar para as bancadas, bater com a mão no peito e apontar para as bancadas, bater com a mão no peito e apontar para as bancadas, mas já dando ideia de que não sabia o que fazer e se tinha esquecido de que lado era a saída, até que o idiota do speaker, que voltou a mandar dois berros que terminaram em falsete, decidiu ir buscá-lo. Uma maravilha.

  3. Bem, aquela movimentação ontém do Helder Postiga. Complicadp na é, o moço está à frente, vem atrás e mete golo, mas ele na tá fora, tá dentro do campo. Faz-me lembrar aqueles tempos em que na equipa havia “dois macacões”, um mais “leve”atirava-se pró chão e o outro a seguir marcava o penalti. Bem, não me f., começa a ser demais.

  4. Famané,

    Não sei se o Cherbakov percebeu, mas eu ainda não.

    Tens alguma imagem, um singelo link onde eu possa verificar a situação?

    Também não percebi a do BFC.

    Boavista Futebol Clube?

    Cherbakov e Cantinho,

    Pessoalmente, gosto muito mais do Moutinho a 10 do que o Pipi.
    No entanto, ainda não digeri as evertonianas dele.

  5. O Famané é estrangeiro. Nota-se que vive no Alentejo, mas é estrangeiro. Talvez daqui a uns, vá lá…digamos…dez anitos já se consiga fazer entender. Força Famané, eu acredito em ti. Não desistas!

  6. oh Famané, mas tu achas mesmo que o Sporting ganhou ao Belenenses por causa desse golo? Não me aborreças, vá lá…

    só não cheguei a perceber se és pastelinho, lampião ou tripeiro, ou seja, só não cheguei a perceber se estás em último, cheio de medo de levar duas batatas dos castores ou com má disposição por mais uma semana sem lavares as dentuças?

    Independentemente da tua resposta, a porta do Cacifo está sempre aberta. Senta-te e toma um copo. A vista aqui de cima é uma maravilha.

  7. Parece que te esqueces que um golo daquele género vai alterar em muito o moral do adversário, ou seja meio caminho para a vitória. E depois o Dias da Cunha ao referir-se aos outros dizia que “era o sistema”. Bem não sei onde é que o sistema está instalado, continuo é a ser surpreendido c/ certas arbitragens, e se fôr a favor do meu clube também tenho a coragem de criticar, coisa que não vejo fazer à maioria. Agora vou assistir a mais um grande derby da jornada, enganei-me. Deixemo-nos de radicalizações , eles é que ganham o papel. Saudações

  8. Depois de alguns anos de transmissões inenarráveis da TVI, com um escarro vermelho de nome JQ Manha e outros, onde chegaram a ser “apanhados” em OFF num intervalo de um jogo do Benfica a dizer: “onde jogamos para a semana”…
    Eis que agora a RTP nos brinda com um insuportável Tadeia e um locutor… não sei o nome da gaivota? Agradeço se me souberem dizer?… pois o homem manchou a cuequinha a cada golo do seu Benfica, tal o “orgasmo”.
    Curiosos como consideram um penalty forçado evidente LOL e depois um que é uma patada claríssima sobre Edson, já “no passa nada”.
    A minha consolação é que na parte final do jogo deve ter borrado a parte de trás, tais os calafrios que apanhou… se fosse mais velhote ainda lhe tinha dado um ataque cardíaco.
    VOLTA GABRIEL ALVES QUE ESTÁS PERDOADO!

  9. Oh Famané,
    esperei que, mantendo a tua postura de gajo justo e preocupado com o moral dos adversários, viesses aqui apontar o dedo à arbitragem “apaixonada” da Mata Real. Dois amarelos em vez de vermelhos e um penalti descarado sonegado ao Paços, parecem-me motivo mais que suficiente para mostrares a tua indignação. Mas calculo que ainda estejas a limpar a peida, depois de te teres borrado todo…

  10. Bem, se quizerem leoezitos posso arranjar-lhes uns boletins para se inscreverem como sócios na CATEDRAL. É o máximo que lhes posso fazer. Sabem o que é pertencer a um grande clube em vez de um clube de bairro. Vá lá decidam-se. Saudações.

Deixe um comentário