A uma só voz, mas de cabeça limpa

Eu, tal como vocês, estou cansado de ver remexer nas eleições. O assunto, pelo menos para mim, é doloroso. Triste, mesmo, pela vergonhosa imagem que passa do clube que faz parte da minha forma de ser.
Deste ponto de vista, aceito que muitos digam que o importante é “fechar a matraca e seguir em frente”, mas recuso-me a fingir que não me incomoda a teoria de que continuar a questionar tudo o que se passou naquela noite é ser mau Sportinguista.

Não acredito que exista um, um único Leão que não queira voltar a passar a semana ansioso por ver a sua equipa jogar. Que não deseje, várias vezes por semana (ou por dia), voltar a pintar o país de verde e branco. Mas será esse motivo suficiente para renegarmos a nossa consciência? Para fingirmos que acreditamos que foi tudo limpinho e que o actual presidente foi eleito sem motivo para desconfianças?
Uma vez mais, aceito que me digam que sim.

Agora, e sendo esta a última vez que posto sobre as eleições (pelo menos até haver algo de palpável que mereça que volte a debruçar-me sobre o tema), não admito que questionem o meu Sportinguismo por eu não ser capaz de seguir em frente sem ter a cabeça limpa.
Continuarei a desejar e a festejar vitórias, a maldizer derrotas e a aziar-me perante empates. Mas, até sentir que quem está à frente do meu Sporting não ocupou o lugar de uma forma que não dá margem para dúvidas (mesmo que não seja o candidato em que votei) não me peçam para juntar a minha voz a um coro onde estão demasiadas pessoas que, constantemente, me lembram o lado mais sombrio e doentio do Sporting.

47 thoughts on “A uma só voz, mas de cabeça limpa

  1. e o Sporting é o nosso grande AMOOORRR!!!

    Vamos falar do futuro…

    Plantel Sporting 2011/2012:

    Rui Patricio, Bracalli, Tiago;
    J. Pereira, João Gonçalves;
    Carriço, Geromel, Torsi, Rodriguez;
    Evaldo, Wendt;
    Petrovic, André Santos, Pedro Mendes/Adrien/Renato Neto;
    Quaresma, Izmailov – Matias, Riquelme – Salomão, Valdés;
    Kléber, Liedson + melhor jogador chinês da actualidade.

    o que acham?

  2. Não é correcto pedir a alguém que não acredite na “legalidade” do acto eleitoral para deixar de se questionar, da mesma forma que não é legítimo apelidar de Godinhistas aqueles que reconhecem GL como presidente.

    Eu votei BdC e, até provas em contrário, GL é o “meu” presidente.
    O que acho é que de todas as partes devia haver muito cuidado ao abordar uma questão tão sensível como esta, e parece-me que a postura de GL tem sido, nesse particular, mais ponderada que a de BdC. Podem-me dizer que é normal, pelo facto de um ter ganho e já ter o lugar garantido, ao passo que o outro está a “lutar” por recuperar um posto que acredita ser seu por direito mas ainda assim, parece-me que não restam dúvidas quanto à diferença de posturas entre ambos.

    Não vejo por isso motivos para debates tão virulentos e trocas de palavras tão azedas – e até lamentáveis – entre sportinguistas: BdC já recorreu às instâncias legais pelo que não há mais motivos para tanto banzé. A justiça vai-se pronunciar e nessa altura todos teremos um decisão ditada por uma 3ª entidade imparcial e equidistante.

    Até lá temos de nos centrar no essencial: acarinhar a equipa e tentar ajudá-la a manter o 3º lugar, respeitando as diferente opiniões dos demais sócios e adeptos.

    SL

    • há quem apelide quem quer saber a verdade sobre o que se passou nas eleições de “brunettes” portanto, chamar de “godinhistas” os outros até me parece pouco…

      • a mim parece-me que são estas trocas de galhardetes que tira qualquer credibilidade a uma discussão

      • Sim, eu já tinha prometido a mim mesmo que até dia 31 de Agosto não ia falar sobre eleições… Por isso farei um favor a todos e manter-me-ei calado.

    • Quanto ao manter o 3º lugar tens toda a razão cara Edite. É o hábito de dar tudo por garantido sem ter de suar a camisola. Era bom que isso só se passasse nos meus escritos…

      No que toca ao resto acho que o Cherba disse tudo: para quê entrar numa troca de galhardetes infinitas vezes repetidas e nunca conclusiva sobre quem são os bons e os maus da fita ? É esse falso estigma e esse anátema lançado por uns contra outros que gostaria de ver ultrapassado de vez. Quero acreditar que vai ser possível

      SL

  3. Estou como tu. Quero-me entusiasmar, mas é difícil.

    Como é que nos podemos entusiasmar se não nos revemos nisto? Ainda para mais tendo em conta a anterior passagem deles pelo Clube, sempre com episódios mal explicados.

    Está a acontecer o pior: esta merda não motiva.

    • Por muitos “episódios mal explicados” que existam na “anterior passagem deles pelo Clube”, há dois muito importantes que ninguém lhes pode tirar: DOIS CAMPEONATOS.

      Força, Sporting!

      • é um argumento, jonas, tal como eu podia dizer-te que ganharam dois campeonatos e em nenhuma das vezes foram capazes de transformar essa boa onda numa série de conquistas. Ou, que ganharam dois campeonatos e bateram a porta deixando o Sporting com a corda da banca na garganta.

        Mas, como disse no post, e por muito que não goste, eu estou disposto a aceitar quem quer que seja que lá esteja. Desde que me expliquem devidamente como é que lá chegaram.

  4. Fundo de 15 milhões na CMVM , citado por Godinho Lopes durante a campanha , está suspenso . Não POde ser Levantado nem usado , quer para contratações quer para ordenados .

    Vamos Todos pró GASOIL !

  5. Subscrevo por inteiro este post.

    A malta tem de compreender o seguinte:

    1º Estas eleições foram uma vergonha. Se existiram “inconformidades”, é o Bruno que tem de as provar. Eu vi algumas. Só não sei se são motivo para impugnar. Mas nós não temos de opinar sobre isto. O BC está a fazer aquilo a que tem direito como cidadão e sócio que se sente prejudicado nos seus direitos.

    2º Esta providência cautelar traz estabilidade? Claro que não. Mas eu não deixo que me enrabem “só” para estar tudo “estável”. E imagino que o Bruno também não.

    3º Em vez de estarmos a discutir a providência cautelar do Bruno de Carvalho (como convém a muita gente) devíamos era estar a discutir quem será o treinador (até agora, ninguém), quem serão os jogadores (até agora, ninguém) e de onde vem o dinheiro (até agora, de lado nenhum).

    Não me fodam agora com o Bruno de Carvalho. O Bruno vai continuar a sua vida e a sua luta no Sporting. E não tenham dúvidas que muita gente está com ele. Mas o momento não é de “dar condições” ou de “fomentar a paz” ou de “apoiar quem ganhou”. O momento é de escrutinar tudo o que este presidente prometeu. Avaliar toda e qualquer decisão que seja tomada por ele. Verificar se realmente é credível ou não. Só isto é que é justo. Porque se o Bruno ganhasse, hoje estariam todos a falar fundo, sobre o van basten, sobre o inácio, sobre tudo. Como ganhou o godinho, estamos a falar da providência cautelar do BC e da suposta “união” ou falta dela que a mesma traz ao clube. E isto é simplesmente injusto.

    E a realidade é só uma:

    a) o treinador tanto pode ser o Domingos como o Ulisses Morais. b) Os jogadores que foram garantidos estão todos a fugir.
    c) O dinheiro para o reforço do plantel não existe (ou nao se sabe quanto é) ou não nos querem dizer de onde vem.

    Que tal cagarmos todos para a providência cautelar do Bruno de Carvalho e começarmos a questionar o que realmente interessa neste momento? Ou isso já não interessa porque o godinho ganhou?

    • Sá,

      Fui e sou partidário da lista do BC, por razões que já enumerei aqui. Mas escrevo motivado pelo teu post, para dizer que nem Domingos, nem nenhum jogador foram de facto confirmados por GL em campanha. Por isso dizer que “estão a fugir” é falacioso.
      A mim o que realmente me espanta, e choca, e chateia, e entristece,e…, e…, e…

      é precisamente tanta gente ter votado numa “mão cheia de nada”.

      Z

      • Tenho impressão que o defesa esquerdo foi. No debate da Sporttv, ou da TVI24. Porque esse mesmo jogador fazia também da lista do Futre. Quando Dias Ferreira e Godinho Lopes foram confrontados com a situação, eles disseram que o jogador viria para o Sporting. Mais, penso que a proposta que o Carlos Freitas fez foi superior à do Futre, pelo menos foi o que Dias Ferreira disse no debate.

    • “O momento é de escrutinar tudo o que este presidente prometeu. Avaliar toda e qualquer decisão que seja tomada por ele. Verificar se realmente é credível ou não.” – Sá, toda a gente sabe que desta direcção não se pode esperar nada, tudo o que este gordinho flopes prometeu é areia para os olhos dos sportinguistas, esta direcção servirá apenas para dar continuidade a um trabalho que vem sendo feito de á 15 anos para cá. Dai ninguém dar importância àquilo que este homem diz ou faz. Tudo o que dali sai já nós sabemos, vimos e sentimos nestes últimos 15 anos.

      “Porque se o Bruno ganhasse, hoje estariam todos a falar fundo, sobre o van basten, sobre o inácio, sobre tudo.” – Exactamente, se o BdC ganhasse hoje estaríamos a falar sobre tudo, da capacidade ou não do Van Basten, da qualidade o Inácio no seu novo cargo, do fundo Russo, etc mas a falar, a debater, a discutir…e é isso que faz um clube andar para a frente. Falar nele, bem ou mal mas a falar, numa conversa de café, na bancada ou noutro lado qualquer.

      Antigamente perdia horas á “porrada” verbal com os lampiões, perdia dias á conversa com amigos leões sobre a vida do nosso clube. Hoje em dia oiço os lampiões e baixo a cabeça, passo por um amigo leão, pergunto-lhe “então e o nosso clube?” ele encolhe os ombros e cada um segue o seu caminho. O Sporting hoje é isto. Um clube moribundo, sem esperança, sem cor, sem alma. Deitado numa cama de hospital á espera que o dia dele chegue. E nós em casa á espera que o telefone toque para nos dar a má noticia.

      • Não, vamos falar de futebol… “epá… Empatamos outra vez…” “… É a vidinha…” “parece que o Bobô tá dificil…” “Pois pá… Pede muito, isto não tá facil…” “e o irmão do Luisão nem vê-lo…” “…Pois é, os italianos vão ficar com ele…”

      • Quem?! O bóbó?! O que tava no Boavista?! Ou outro bóbó?! É que eu bóbó só conheço um…

      • Eh pá desculpem lá ! Eu não me quero envovler num refrega verbal com ninguém mas não acham que está na altura de passarmos desta lenga-lenga mais que mastigada de contratos da Somague, do Teveira, dos Paquetes, etc ?
        Andámos todos ( eu pelo menos andei no terreno, nas AG´s, etc ) a lutar por uma auditoria externa e esta parece que vai finalmente ter lugar e nós em vez de estarmos satisfeitos por isso e atentos aos moldes em que a mesma será feita preferimos passar o dia a falar sempre das mesmas coisas ?
        O GL não foi ilibado do caso dos Paquetes ? Eu pensava que vivia num Estado de Direito em que uma decisão de tribunal tem algum valor, mas pelos vistos à quem prefira fazer julgamentos públicos que, quanto a mim, e para não lhes chamar outra coisa são tristes e redutores. Pergunto o que se passaria se os réus fossemos nós e acabássemos ilibados ! Gostaríamos que estivessem sempre a chamar esse tema à colação como se tívessemos efectivamente cometido algum crime ? É verdade que GL se pôs a jeito ao ofender BdC de forma soez e sem qualquer justificação, mas se não enterrarmos este machado de guerra de uma vez por todas onde é que isto vai parar ? vai-se tornar numa selva concerteza !

        Já não se trata só de apelar à paz e à serenidade ( que algumas pessoas parecem desprezar como se fosse possível ter sucesso no meio desta borrasca ), trata-se de termos debates frutuosos e produtivos e de evitar que a blogosfera leonina se trate num antro de boatos, falsas notícias e desconsiderações pessoais graves como acontece naquela imprensa ( Correio da Manhã, Record, Bola, etc ) que todos nós críticamos.

        SL

      • Então agora não se pode falar??? Uns, nos dias seguintes ás eleições pediam “união” em volta da equipa, as eleições já tinham passado e tal, chamavam nomes a quem achava que as eleições não foram normais, mas agora são os primeiros a trazer novamente o tópico das eleições a lume. Agora a “união” não interessa. Se calhar é porque empatamos, e não se viu nada de novo, ou porque os jogadores que levaram as pessoas a acreditar que vinham afinal não devem vir, ou o treinador que induziram as pessoas a acreditar que vinha, se calhar prefere ficar no Braga… Agora não se pode dizer que pode dizer aquilo que foi mal feito antes pelas mesmas pessoas? também incomoda??? Isto já está a roçar o ridiculo. Em que século estamos? Agora também querem impedir os Sportinguistas de falar??

    • O camarada Sá é cá dos meus, esta gente ainda agora, já eleita, aproveita o BC para se escudar das críticas dos adeptos, divergindo a atenção dos mais desconcentrados e dos mais impressionáveis para enquanto lança o BC para o ar como uma mão, faz o que tem a fazer com a outra por detrás das costas, o problema é que o que está a ser preparado pela linhagem por detrás das costas ninguém sabe o que será, ninguém descobre que acto macabro e a roçar a gestão danosa esta gente nos prepara de seguida. Eu tenho uma ideia e uma opinião sobre aquilo que acho que é o novo objectivo da Linhagem desta vez, passo a esclarecer, penso que é tentar arranjar maneira de converter as VMOCS em acções e passar o controlo da SAD para a Banca, desta forma a Academia, que neste momento faz parte da SAD, passa a ser “propriedade” da Banca, e só tenho a dizer que os terrenos da Academia com a construção do novo Aeroporto vão valer Ouro.
      Triste sina a nossa.
      Saudações Leoninas.

      • Ali na frase: “enquanto lança o BC para o ar como uma mão”, deve ler-se “enquanto lança o BC para o ar com* uma mão”

      • E não se esqueçam que vamos ter aí o pavilhão… Será que vai ser o taveira a fazer??? e a construtora, vai ser só uma?? ou vamos ter uma parte 1 feita pela Teixeira Duarte e a parte 2 feita pela Somague?? Quantos contratos se vão quebrar??? Quantas “afinações” vão ser necessárias no pavilhão? Isso é que devia interessar…

      • Tens razão Krpan, para além do controlo da SAD, falta também o favorzinho a algum amigo que trabalhe numa construtora.

  6. Sá , Concordo Completamente ! Excelente . Em Relação ao dinheiro , vês o meu comentário . Teremos de ir á banca , para daqui a dois anos estarmos nas ruas de Lisboa a pedinchar , enfim .

  7. Todas estas discussões são muito entusiasmantes mas valem o que valem. Se o Sporting garantir o 3.º lugar a malta está-se cagando para as providências cautelares e quer é saber dos craques que vêem. Se ficarmos em quarto, e se começam a falhar as contratações venham os tribunais ou uma Assembleia Geral para que o BC seja presidente para dar a volta à situação.
    O Futebol é isto, meus caros. Tudo se resume a isto:

    Saudações Leoninas

    • “Ou nos unimos agora como uma equipa, ou morremos como indivíduos.”

      Brilhante. O problema é que quem vive ás custas do clube nunca se quererá unir enquanto equipa e um dia quando o Sporting acabar continuarão a sua vidinha noutro sitio qualquer. Veja-se o caso do cabeça de cotonete. Ano e meio no Sporting fazendo merda a cada dia que passava e agora?! Não se sabe dele. Nem meteu os pés em Alvalade no dia as eleições que o próprio provocou. Será que ainda paga as quotas?! Provavelmente não. Já não lhe interessa. Acabou-se o tacho, acabou-se o clube. Os sócios e adeptos que fechem a porta.

      Por isso permitam-me que reformule a frase acima:
      “NÓS SOCIOS E ADEPTOS, ou nos unimos agora como uma equipa, ou morremos como indivíduos.”

      MANIFESTEM-SE, GRITEM, REVOLTEM-SE, PELO SPORTING, SEMPRE!!!

  8. A ferida das “eleições” começa a cicatrizar.
    A providência cautelar, vai ficar parada na justiça, servindo para os jornais, em vésperas de “derbys”, sempre que o Sporting estiver lá no topo a incomodar, desenterrar a história para dividir e enfraquecer o clube.
    Os sócios deviam fazer uma oposição vigilante, atenta, esclarecendo os mais desatentos, apontando os erros e incumprimentos, preparando uma alternativa.
    Dada a justiça que temos quando saír a decisão estamos em cima das próximas eleições de nada tendo servido a providência cautelar.

  9. O Sá é que tem razão em todas as suas palavras, telegraficamente.

    São do Sporting?
    Então, torçam pela equipa, esperem pelos melhores resultados e desejem bom futebol, títulos e glória de corpo e alma.

    Se as coisas correrem mal, se as expectativas forem defraudadas, chame-se quem de direito às suas responsabilidades, exija-se o cumprimento das promessas eleitorais, mudem-se os regulamentos em assembleias, convoquem-se eleições antecipadas.

    Chama-se Democracia, e é muito pior que uma Ditadura por mim liderada (e isso vale para cada um de vós). Mas é o que existe.

    Numa palavra, façam exactamente o que eu faria se fosse o BdC a ganhar (e farei se um dia ele ganhar, ou qualquer outro em vez dele): estejam com ele pelo melhor para o Clube. E contra ele se dele não resultar isso.

    Julgam que as patetices repetidas vezes sem conta pelos amantes dos “sound-bites” me inibem de dizer que estarei ao lado de GL (a candidatura da minha preferência) pelo bem do clube, mas contra ele sempre que achar que lesa os interesses do mesmo?
    Ao contrário de certa estirpe de inteligentes, não acerto sempre, aliás, até aconteceu várias vezes enganar-me. Enganei-me e desiludi-me com JEB, e também com FSF. Mas acertei com Sousa Cintra, com Roquette, com DdC….

    Espero ter acertado nessa minha convicção, e que todos os outros estivessem redondamente enganados. Gostava era que tivessem a hombridade de, ao invés de dizerem que deixam de comprar bilhetes, de ir ao estádio, de apoiar a equipa aqui ou ali, de comprar camisolas, etc…, dissessem que estarão prontos a corrigir a trajectória do Sporting se tal se justificar a dada altura, e que estarão sempre de corpo e alma com o clube, seja quem for que o esteja circunstancialmente a dirigir. Ou então assumam que já não revêem deste clube e, por favor, mudem e não chateiem. Ou chateiem em nome de algum adversário, para desenjoar.

    Mas para muita gente, o que há aqui são sub-Sportings. Há o sub-Sporting Godinho Lopes, há o sub-Sporting BdC, entre outras pseudo-chafaricas imaginárias de quem se esqueceu da razão de ser essencial disto tudo.
    Que não são, nem GL, nem BdC, para os quais me estou bem a cagar em termos da paixão e da emoção que me move neste blog e no dia-a-dia, desde que nasci para este clube.

    • Placebo,

      Tudo isso faria sentido e acredito que todos se calariam e apoiariam o GL se a eleição não etivesse envolta de suspeição. Se não tivessem havido “afinações”. Se o nº de votos contabilizados no fecho das urnas batesse certo com os votos contados. Se não tivesse havido tanta pressa para apresentar os resultados e para o GL tomar posse (ás escondidas, para uma plateia de 20 gatos pingados) em vez de se assumir que foram incompetentes e que era melhor esperar pela manhã seguinte. Se não se tivesse demorado 8 (OITO!!!!) horas a contar 14 mil votos (o que seria se fossem eles a contar os votos nas legislativas… lá para o Natal teriamos governo…).

      Tudo isto cheira mal e está tudo muito mal contado. Se conseguirem esclarecer tudo e no fim se prove que o GL ganhou merecidamente, acredito que os adeptos vão aceitar e vão apoiar a equipa. Mesmo tendo um presidente que teve como primeiro acto, depois de ser eleito, meter o rabo entre as pernas e fugir do estádio.

      • ZFS, concordo em parte contigo mas há uma coisa que tens de fazer o favor de me explicar:tu no lugar do GL ias ao palanque ? Acho que tens de ser razoável.
        Eu acho que o mal dele foi sair cá para fora pois não estavam efectivamente reunidas as condições para tal.
        Quanto ás eleições não me quero alongar muito mas as 8 horas valeram para todos os candidatos pelo que não vejo como é que o factor tempo pode ter influênica no resultado final.
        Uma última nota ainda a este respeito, e atento ao facto de ser GL quem está a impugnar as eleições ( ainda que DF também tenha feito alusão a algumas coisas menos correctas) : mas afinal o que é que os delegados das listas na contagem de votos estavam lá a fazer ? estava tudo a dormir ? A mim custa-me crer que se tenha feito uma fraude da dimensão da que BdC referiu ( 3.000 votos ) sem que ninguém ali presente da sua lista tenha visto alguma coisa ! Peço desculpa pelas minhas reticências, mas estou a partir apenas daquilo que acho ser uma questão de senso-comum.
        Mas o tribunais vão estar lá para decidir. Até lá – e mesmo depois disso – quero é saber do meu SPORTING, seja com Godinho ou BdC. Quem for bom tem o meu apoio, quem for mau tem o meu repúdio.

        SL

      • Excelente em quê? Somos todos democratas, está bem mas e quando a democracia é afinada, também acha bem?

  10. Cada vez que fala… uiii uii

    Lino de Castro no record:

    ” posso até admitir que houve pessoas que inadvertivamente conseguiram entrar pelas traseiras ou por portas laterais”

  11. Gostava de deixar uma pergunta à qual eu, para já, não respondo:
    Porque será(grande Jardel)que todos os ranhosos dos pele vermelhas que tenho ouvido falar e opinar sobre as eleições do SPORTING, apoiam e dão razão ao Bruno de Carvalho? Porque será?

  12. E que tal esperares pelos tribunais? Ou se as eleições tiverem inconformidades graves o Bruno de Carvalho tem que acietar o resultado?

  13. a decisão da providência é rápida: entre 1 a 2 meses. já a decisão do processo principal pode demorar anos, consoante hajam ou não recursos…

Deixe um comentário