Falta uma semana

A oito dias do arranque oficial da época 2008/09, é este o panorama leonino:

Redes
– Rui Patrício
– Tiago
– Stojkovic (????)

Defesas
– Abel e Pedro Silva
– Polga, Caneira, Tonel, Daniel Carriço
– Ronny

Médios
– Veloso e Adrien
– Moutinho, Rochemback, Izmailov, Romagnoli, Pereirinha, Vukcevic

Avançados
– Liedson, Derlei, Djaló, Postiga, Tiuí

Olhando para o quadro, o plantel está praticamente definido, embora as “pontas soltas” sejam bastante importantes:

Na baliza, há duas dúvidas: afinal o Stojkovic fica ou sai? E o redes que procuramos é para poder assumir-se como titular ou para fazer par com o Tiago nos treinos? Confesso que a questão da baliza preocupa-me. Não podemos dar-nos ao luxo de voltar a perder 12 ou 15 pontos à conta do guarda-redes. Temos é que ter um redes que, nas contas finais, valha 9 ou 12 pontos, ou seja, um campeonato.

Na defesa a rábula em torno da contratação do Grimi já me enoja.
Gosto do jogador, penso que é uma mais valia, mas parece-me que, uma vez mais, a situação arrastou-se em demasia. Chegam entretanto notícias da possível contratação do José Castro, o que indicia que o Caneira pode vir a ser o nosso defesa esquerdo, curiosamente a posição que pior desempenha na estrutura defensiva. E depois… depois o Ronny. Alguém consegue explicar-me o porquê de termos que levar mais um ano com este gajo!!?? Emprestar o Tiago Pinto ao Trofense, para ficar com este idiota!? (enfim, pelo menos que renovem o contrato ao Tiago).
Já agora, e tendo em conta que o que pode acontecer é levarmos um rotundo “não”, custava muito tentar vender o Miguel Veloso ao Arsenal e conseguir o Clichy? Ou ver se o Real Madrid nos empresta um dos três jogadores que tem para a esquerda da defesa (Marcelo, Drenthe e Heinze)?

No meio campo, e acreditando que vamos mesmo conseguir ficar com o Capitão Moutinho, tudo gira em torno do Miguel Veloso.
Correndo o risto de ferir susceptibilidades, assumo já uma posição: o Miguel tem que ser vendido! A atitude por ele adoptada nos últimos meses, para além de roçar a ingratidão, deixa-o com pouco campo de manobra em Alvalade. Imaginemos que ele fica. Aposto que ao primeiro jogo menos bom que faça, vai ser assobiado que nem gente grande.
Ontem foi avançado um possível negócio com a Juventus, envolvendo o Tiago. O jogador em questão é bom (embora não jogue na posição do Veloso), os 15 milhões são efectivamente pouco dinheiro. Se conseguirmos subir a parada para os 20 milhões (é o que o Milan quer dar pelo Ronaldinho) + o Tiago, poderia ser um bom negócio, mas continuo a preferir dinheiro: 25 milhões, com direito de preferência sobre o jogador e cláusula que o impeça de voltar a jogar em Portugal antes de 2015, a não ser que seja no Sporting. E, com esse encaixe financeiro, avança-se para a contratação do Pedro Mendes.

Quanto ao ataque, só posso aplaudir a troca de “Pês” – sai Purovic, entra Postiga – e desejar que não voltemos a ter um ano cheio de lesões.

Anúncios

3 thoughts on “Falta uma semana

  1. Só para acrescentar que, de acordo com a capa do Record, o nosso equipamento secundário 08/09 será totalmente branco (semelhante ao secundário da selecção italiana)

  2. Concordo contigo na saída do Veloso, até porque ainda há outro problema… com o Veloso não nos vamos livrar do losango durante o ano todo, e eu já estou fartinho deste esquema táctico.
    Estou desejoso de ver novamente o Moutinho com o Roca, lado a lado.
    A não ser que o Veloso passe para defesa esquerdo…

  3. o sporting precisa urgentemente de se reforçar para o meio campo! um medio ala e um medio centro para o lugar do veloso q tmb espero q saia!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s