A Palestra

Não tenho na memória quais foram as razões que me levaram a dizer «sou do Sporting».
Escolhi. Sozinho. Numa família onde tios e tias me diziam para ser de outras cores e os meus pais me deram total liberdade para decidir qual era o meu clube. Tinha cinco anos.
Desse dia em diante, tudo foi diferente. Porque assumir que se é de alguma (ou alguma coisa), implica passar das palavras aos actos. E eu fiz o que podia.

Pedi uma camisola. E um cachecol. Depois pedi o equipamento.
Passei a exigir que os meus bolos de aniversário tivessem em cima um campo de futebol onde se disputava um derby, e que esse mesmo bolo fosse para a mesa com a bola de chocolate metida dentro da baliza do Benfica. E, terminada a festa, continuava o jogo a meu belo prazer.
Tive uma fase em que não queria vestir nada vermelho ou azul.
Passei a dizer que, quando fosse grande, queria ser jogador do Sporting.
Pedi um pequeno rádio. Verde e preto. Para ouvir os relatos do Sporting onde bem me apetecesse. E foi assim que ouvi os 7-1, festejando sozinho numa rua onde era o único Leão.
Aprendi a fazer desenhos. Quase todos com alguém vestido de camisola verde e branca. Aprendi a fazer zarabatanas e utilizava fita verde e branca para unir os vários tubos.
Tentei passar ao meu irmão tudo o máximo que podia sobre ser do Sporting. (e resultou). E acabei por contaminar o meu pai e a minha mãe.
Procurei até à exaustão a equipa do Sporting, no Subbuteo. Como não encontrava ou esgotava assim que vinha, e me recusava a comprar o Celtic, comprei uma equipa com calções pretos e camisolas brancas. Depois pintei as riscas, numerei as camisolas e personalizei os jogadores. Joguei Match Day sempre com o Sporting, numa versão alterada por um amigo meu viciado em programar em Spectrum. Depois personalizei as equipas no Sensible Soccer. Joguei com o Sporting no CM. E ainda hoje marco golos no ProEvolution com o Sporting.
Dei porrada a quem me gozava, na escola, logo pela manhã, depois de uma derrota.
Passei a sonhar, a dormir ou acordado, que marcava grandes golos com a camisola mais bela do mundo. E fui atrás do sonho. Três vezes. Equipei-me dentro do velhinho Alvalade e mostrei o que dava para mostrar, em tardes com três centenas de putos a rodarem, no pelado ao lado do Estádio. E é a única coisa que me irrita quando penso nos meus pais: não me terem deixado ir a esse mesmo pelado uns anos antes.
Noutros pelados, noutros relvados, na rua, joguei sempre à Sporting. Perder era inaceitável. Baixei as meias, à Douglas. E tentei jogar sem caneleiras. Marquei livres à Valtinho e à Paulo Torres. À Balakov, à Valckx e à André Cruz. Defendi penaltis à Ivkovic. E inspirei-me em Paulo Sousa e Aldo Duscher.
Fiz compilações em VHS dos resumos dos jogos do Sporting. Gravei relatos. E ouvi outros sempre na mesma posição, no mesmo sofá, na mesma frequência. Porque acreditava que dava sorte. E, quando perdíamos, era porque eu tinha feito algo de mal na transmissão da sorte via ondas hertzianas.
Chorei baba e ranho com a conquista do título sem o qual tinha crescido. E chorei várias outras vezes, de raiva e de alegria, deixando de comer por causa de derrotas e sentindo as veias da cabeça quase a explodir por tanto festejar um golo.

Hoje, quase a fazer trinta e cinco anos, continuo a sonhar, a dormir ou acordado, que marco grandes golos com a camisola mais bela do mundo. E se me perguntassem «o que é que queres ser quando fores grande?», eu responderia, «quero ser jogador do Sporting».
E, se o fosse, garanto-vos que seria necessário partirem-me as duas pernas para eu sair do campo sem a vitória conquistada!

403 thoughts on “A Palestra

  1. Muitos Parabéns pelo Post!
    Sinceramente dos melhores textos que já li, referentes ao Sporting e aos nossos grandiosos adeptos…

    Saudações Leoninas

      • É sem dúvida um texto que traduz bem a grendeza do nosso SPORTING que sempre apoiou o Sr. Paulinho, que já é desde á muito tempo uma figura carismáticadeste grade clube. Parabéns pelo texto.

    • Grande Post!

      Se pudesse também ia lá para dentro, e daria o litro, até cair para o lado.
      Sempre a jogar o melhor que sei, sem tiques de vedeta, sem muletas desportivas, sem mergulhos…

      Era o primeiro a chegar ao treino e ajudava no que fosse preciso. Sou do Sporting, sempre serei. E sempre terei a esperança de que um dia estaremos de novo lá em cima no topo.

      Por mim punha já mãos à obra.

      Força SPORTING!

  2. Foda-se Cherba, granda texto!

    A ultima frase então, penso o mesmo sempre que a equipa joga.

    O domingos devia ler esta merda hoje aos jogadores para eles perceberem o que vai na cabeça dos verdadeiros leões.

    SL

  3. Acredito que mesmo com a duas pernas partidas ainda corrias mais que o Polga.

    Este post não pode ser lido aos jogadores, pois eles não iriam perceber nada do que é amor ao clube.

  4. Por vezes parece existir, não um, mas dois cherba…o deste post, é o que me faz aceder frequentemente ao cacifo…

    deixemo-nos contagiar por estas sensações e seguramente também a equipa será contagiada!!!

    P’ra diante SPORTING!!!

  5. Eu lia isto antes do almoço e dava um texto traduzido para castelhano aos que não percebessem. Depois deixava-os fazer a digestão a ver imagens da ultima conquista da taça e dos festejos dos adeptos até às 19h. Para eles perceberem que este é o dia mais importante da vida deles ! Hoje sonhei que se estivesse em campo, jogava o que podia e o que não podia e que vitoria seria nossa.

    • Este é para guardares bem no disco do teu PC e mostrares ao rebento que aí vem mal ele aprenda a ler……podes até mesmo aproveitar para ler esta historia para o adormecer. :)

      SL

  6. Pingback: Isto vale a pena ler « A Pêra do Sá Pinto

  7. Ainda hoje (e cada vez mais) sou incapaz… reforço, INCAPAZ de vestir qualquer coisa vermelha. Aquilo começa a bater mal na minha cabeça, sinto um desconforto terrivel! Não há uma vez que seja que eu não veja vermelho e, pelo menos, pense (quando não o digo mesmo): “mas que merda!”

    Eu aprendi a ser sportinguista por influência de relatos ouvidos na Venezuela nas manhãs de Domingo, teria eu 6/7 anos! Com uma camisola dum material impróprio tal que chegava a ser penoso vestir a camisola. Mas aquelas riscas verdes hipnotizavam-me… queria lá saber da comichão e do calor… queria era sentí-la no meu corpo e ver o Leão colado junto ao coração…

    Hoje, passados 35 anos neste mundo, ainda sofro por este amor. Infelizmente vive-se mais revoltas do que sucessos, talvez porque hoje quem dirige não sente aquilo que eu, ou o Cherba ou muitos outros sentíamos. Porque se tivessem 10% desse sentimento, não teriam feito o mal que se resume numa molhada de papeis que nos foram apresentados no fim de Janeiro, qual murro no estómago (embora alguns de nós já estivessem a fazer força para não doer tanto a pancada).

    Não sei se é da idade ou não, a verdade é que aquela euforia não é a mesma da infância e da juventude. Talvez hoje, mais que a euforia, vivo a alegria duma vitória acompanhada com a preocupação de saber o que será o futuro deste clube que tantos amam e se reveem nele. Uma coisa é certa, posso não vibrar efusiva e “descaradamente” como já o fiz, mas hoje, como nunca, estão enraizados em mim os principios que nos foram transmitidos pelos fundadores. E faço questão de viver esses principios TODOS os dias: Esforço, Dedicação, Devoção e Glória!

    PS: Metade daquilo que queria na taça já aconteceu, a minha Briosa (influencia dos anos de estudante e de muitos jogos vividos com emoção no antigo Municipal de Coimbra, aos pés de Lewis, Latapy, irmãos Campos, e do mitico Febras, onde agora mora o Euroestádio) estará no Jamor. Espero que esteja à espera do nosso grande amor e que seja uma grande festa… Grande Brioooooooosaaaaaaa!

    Hoje SCP rumo à final… para ganhar!
    SCP vencedor da taça 2012 e Briosa na LE em 2012/13! Seria fantástico!

  8. Alguém leia isto aos jogadores do SCP logo antes de entrarmos na choupana. Isto é ser Sporting, sentir Sporting.
    Todos nós Sporting nos revemos neste artigo.

  9. Óptimo. Revejo-me muito nesse episódio que contas: das constantes manias com a sorte a ouvir a bola pela rádio….

    Esta do Xandão jogar pela primeira vez num jogo decisivo, não me está a agradar nada. Raios partam as lesões do Rodriguez..

    SL

  10. Grande texto Cherba.
    Eu tenho já os 35 anos que vais completar, mas se tivesse capacidade para tal, podia ter sido eu a escrever este texto, pois comigo aconteceu exactamente o mesmo. Quase palavra por palavra.

    Também cresci no seio de adeptos com outros pigmentos, também gravei os resumos em VHS, gravei relatos, compilei golos, forrei a parede do quarto com recortes de jornal, que ao fim de alguns anos já estavam cor de rosa, enfim…

    Cada vez que ia para casa dos meus primos jogar à bola (lampiões diga-se) ia pelo caminho em sprints, a fintar encarnados imaginários, a fazer remates nos últimos minutos, a ganhar jogos nos últimos segundos e sempre com golos… do Cadete!!!

    A alcunha de jusko veio mais tarde quando jogava nos juniores do Oeiras e foi-me posta pela pessoa mais improvável, que era o treinador da equipa na altura… o Chalana!!!!

    Eu era dos únicos leões naquela equipa, e nunca mais me esqueço, que num dia em que tinhamos jogo às 15 e o Sporting jogava em Leiria às 21 horas, o Chalana se vira para mim e diz: “Jusko, se marcares 3 golos levo-te a Leiria”.

    Fui substituido ao intervalo. Tinha marcado 2 golos nos primeiros 15 minutos de jogo.
    Fodasse mister!

    Nunca mais confiei em lampiões.

  11. Genial!

    “E ouvi outros sempre na mesma posição, no mesmo sofá, na mesma frequência. Porque acreditava que dava sorte. E, quando perdíamos, era porque eu tinha feito algo de mal…”

    Por estas e por outras é que em 99/00 fui à bola sempre com a mesma roupa e resultou!

  12. Simplesmente genial! Se por um momento toda a estrutura do Sporting sonha-se com o sofrimento e sonhos dos seus adpetos, nunca perderiam um jogo sem deixar tudo em campo, infelizmente não é assim, hoje o negócio distorce a realidade e para eles é ó nosso sonho é só um trabalho…
    Nunca eu roubaria o Sporting!

  13. parabéns! excelente texto!
    nos meus jogos sonhados também dávamos sempre 7 ou 8 ao Carnide… quando até ganhar-lhes era raro naqueles tempos… até ao dia em que lhes espetámos mesmo 7-1 e vi os adeptos do Carnide, hoje em dia todos inchados com a “belenização” do Sporting (e nós é que somos anti-Carnide e não pro-Sporting?) fazerem o que nunca faremos… queimaram bandeiras, cachecóis, cartões de sócio, tudo o que tinham com eles… é curta a memória dessas aves.
    pena que os nossos jogadores se inspirem tão pouco com esses feitos!
    mas somos Sportinguistas e, apesar do miserável inicio de ano, já estou com a fezada que é hoje que vamos começar a festejar mais uma presença no jamor e mais um título.
    Força Sporting.
    SL

  14. Acho que se deviam unir esforços para este post chegar às mãos dos jogadores, hoje…no balneário! Deviam ler todos…cada um para si, e não deveria ser necessário trocar nem mais uma palavra antes do jogo! É este o espírito do sportinguista! Tudo o que está escrito neste post…partilho..nta TOTALIDADE! Não estou quase a fazer 35 anos..mas fiz à pouco 26…e as minhas vivências de infância são exactamente as mesmas (à excepção de alguns jogadores..lol, fazia o mesmo com jogadores mais recentes)!

    Até Morrer Sporting Allez!

    • O Sporting ganhar na Madeira não é milagre nenhum. Já tu mais a merdas desses comentários derrotistas desaparecerem do Cacifo, isso sim ,seria um milagre.
      Porra, nem num momento de exaltação Sportinguista, consegues pôr o teu fel em standby.

      • Caro Jonybalboa,

        Agora estiveste bem. Qual teria sido o problema de teres escrito palavras lamechas? Os Sportinguistas não são lamechas: os Sportinguistas têm sentimentos.
        Queres coisa mais bonita do que chorar pelo Sporting (isto sim, são palavras lamechas)?

        Orgulho-me de já ter chorado baba e ranho pelo Sporting. E até morrer, nunca hei-de ter vergonha de o fazer sempre que para tal sinta vontade.

        Afinal, o milagre que eu pedi, aconteceu. O Jonnybalboa pessimista desintegrou-se e apareceu o verdadeiro Jopnnybalboa com a garra do Leão.

        Estou contigo e com todos os Sportinguistas,

        Força SCP!!!

  15. Pessoal, assim que o árbitro apitar, vamos todos nós Cacifeiros, unir-nos e ter um só pensamento : A Vitória do Sporting. Assim que o árbitro apitar vamos todos ter o pensamento de vitória, do alcance da final e desse modo fazer uma corrente positiva em trono da equipa. Superstição !? Chamem-lhe os que quiserem mas, em momentos de aflição … !! Vamos lá … TODOS COM A MENTE NO MESMO FIM : SPORTING VENCEDOR !!

  16. Grande comentário. Comigo foi assim, quase igual.
    A diferença foi que o meu pai deixou-nos escolher (somos quatro) mas levava-nos aos jogos, 1 ou 2 por época apenas, que o magro salário de pobre não dava para mais. Agradeço-lhe todos os dias por essas experiências.
    Já tenho 35 mais 11 em cima, mas é como se fosse hoje.

    Aos relatos da bola acrescento os do hóquei em patins quando o Sporting limpava tudo e foi campeão europeu com a melhor equipa de sempre de mundo.

    Se houvesse coragem hoje lia-se isto no balneário, em português e em espanhol, antes do jogo. Podia ser que um ou dois sentissem algo e lutassem pela camisola. Por isso é que sempre gostei do Sá Pinto, tem muitos defeitos, mas lutava como ninguém e defendia a verde-branca até não poder mais.

    Hoje precisávamos de uns quantos Sá Pintos…

  17. Foi um grande texto sem dúvida. Mas infelizmente, hoje em dia os jogadores não levam esse espírito para dentro de campo,nem mesmo os formados no clube. O único clube hoje em que os jogadores transportam a paixão dos adeptos para dentro de campo é o Barcelona. Apesar de o Sporting tem uma boa equipa e supostamente um bom grupo, o dinheiro continua a ser a única coisa que os move e é bastante complicado dar a volta aos momentos negativos com tal premissa na mente. Por outro lado, penso que bons tempos virão. O jogo do Sporting juniores contra o Inter foi um jogo medíocre por parte do Sporting, mas viu-se paixão e carácter e espero que não seja algo influenciado do Treinador mas sim que seja uma característica intrínseca do jovens que um dia terão a oportunidade de representar a equipa principal do Sporting.

    Resumindo, não tenho fé que o Sporting tenha hoje capacidade psicológica para vencer o jogo de hoje e penso que será mais um dia triste desta época que trouxe vários dissabores. Tenho muita pena porque o bilhete para o Jamor seria uma excelente prenda para o meu aniversário de hoje.

    SL

  18. Grande post Cherba!

    Não sei se é um sentimento comum a todos os Leões, mas também eu já passei noites a sonhar que compunha um tripla de morte com o João Pinto e com o Jardel, que era o parceiro ideal do Liedson.

    Então na escola primária lembro-me perfeitamente de marcar um golo e festejar os golos com aquele estilo à Jardel, de jogar na rua e ser o De Wilde à baliza, o Marco Aurélio na defesa, o Oceano a meio-campo e o Yorda à frente a facturar.

    E claro, também eu transmiti sorte ao nosso Sporting da mesma maneira que tu. Era a roupa, o sítio no sofá e muitos outros “cultos”, que eu seguia religiosamente para o meu Sporting ganhar.

    Mas, infelizmente de nada servia mostrar isto aos jogadores, ou treinador e tenho dúvidas na direcção, porque a cor deles não é o verde-e-branco, é a cor do dinheiro.

    Se eles sentissem o que nós sentimos pelo nosso Sporting Clube de Portugal, certamente que corriam os 90 minutos, iam aos lances todos como se fosse o último e morriam por aquela camisola, como nós nos nossos sonhos.

    Se eu tivesse 90 minutos lá dentro eles viam o que é correr, não tenho os pés do CRonaldo (nem lá perto), mas puta que pariu, sou do Sporting e morria lá dentro pra ganhar.

    P.S.: Seja no ProEvolution, seja no FIFA ou no FM, sou sempre do Sporting. Os jogadores podem ser piores que os do Barça ou os do Real, mas ver aquela camisola onde quer que seja, põe-me logo bem disposto. E se perder, perdi, mas foi com o Sporting Clube de Portugal.

  19. Que saudades disso tudo. De pintar de castanho escuros o Oceano, e de castanho mais clarinho o Silas, de pôr um bigodinho no Ali Hassan, de pôr mais cor-de-rosa nas pernas do Douglas. De jogar com um novo reforço, acabadinho de fazer, no Sensible, no ISS, ou no PES… De ir sempre à mesma tasca, beber sempre as mesmas duas canecas de cerveja preta, em todos os jogos fora no ano em que fomos campeões (excepto no último, pois perdi amor ao dinheiro e fui ao Vidal Pinheiro). De partir um sofá com o golo do Ouatara nas Antas. De cravar o vídeo ao vizinho para montar uma cassete com os golos todos do Bala. Neste altura, até de estar na bicha, virado para o pavilhão, de madrugada até à hora do almoço, para ter um bilhete para as finais da Taça. Que saudades.

  20. Caro Cherba escrevo pela primeira vez aqui no cacifo. Espaço que já visito há dois anos mas nunca deixei um comentário. Devo dizer que o teu post me comoveu pois senti exactamente o mesmo ao crescer. Tenho 31 anos e somente vi o SCP ser campeão 3 vezes. Passei a grande seca dos anos 90. Se acham que isto hoje é mau, naquele tempo era bem pior. Digo mais ser do SCP, hoje em dia, é mais do que nunca um traço de personalidade. Pois, ser do que ganha é fácil é só festas etc. Agora ser do que mais luta e tenta sempre, apesar das dificuldades que lhe impõem, árbitros, adversários etc, isso sim é difícil, isso sim é para campeões (parafraseando o atrasado do futre). Tenho um sobrinho de 9 anos e eu e o meu irmão já lhe incutimos a mentalidade forte para ser do SCP e ele está do nosso lado. Dito isto tenho de confirmar que somos de facto diferentes e não por perdermos uma taça hoje que deixamos de ser grandes. O SCP é e sempre será grande e no dia em que se aperceber da sua real dimensão social e económica irá sem duvida recuperar a hegemonia do futebol português. O SCP tem uma situação financeira que não é a ideal, mas os outros não estão melhores, não têm tomates para o admitir. Não tenho formulas mágicas para resolver a crise, mas tenho uma palavra que reflecte o que é ser do SCP e o que nos distingue dos demais a resiliência. Coisa que os outros dois, alegadamente grandes, não têm. Pois se algum dos dois passasse pelas secas de títulos que o SCP tem passado já tinham acabado, pois são constituídos por adeptos de merda que só lá estão no bom. Por isso é que o bêbado do Sousa Tavares pensa que o SCP não é grande, pois pensa que o SCP é o porto que existe enquanto ganha, quando o papa morrer vai transformar-se num saco de gatos. Sousa Tavares está enganado pois o SCP não é um presidente não é um moçambicano, o SCP é um sentimento e uma forma de estar e ser que nos distingue dos demais e enquanto assim for nunca acabaremos enquanto clube grande.

  21. Caro Cherbakov,
    conseguiu deixar um nó na garganta deste leão com 57 anos. Não tenho palavras. Alguém que faça chegar este texto a quem manda no nosso Sporting.
    Um sentido abraço de obrigado.

  22. Que emoção e que orgulho tenho em ler estas linhas.
    Obrigado meu querido Pai por me teres “feito” Sportinguista.
    Parabéns pelo fantástico texto.

  23. Mais um magnifico post, como já é habitual.
    Cherba, devias fazer forward deste post para o site do SPORTING CLUBE de PORTUGAL, com o pedido de este ser enviado para o Domingos até à altura do jogo.

    Hoje vamos ganhar…..obrigado pela grandeza do post que me encheu a alma.

    S.L.

  24. “Se soubessem o que esse Leão significa para nós morriam em campo para nos dar a vitória”

    Um gajo bem tenta afastar-se um bocado do Clube para não sofrer, mas a paixão fala sempre mais alto que a razão.É um sentimento incrível, uma sensação fantástica, não há palavras para descrever esta paixão, esta fé, esta crença, esta esperança, é Sporting. É como aquela mulher que nos faz sofrer, nos faz ir aos arames, nos irrita, que mexe connosco seja para bem ou para o mal, será sempre essa que vamos amar e não aquela calma e tranquila com quem tudo parece mais fácil.

    Até hoje não te abandonamos e não vai ser agora que vamos começar.
    Contigo até ao fim!
    Vivó Sporting!

  25. Fdx Cherba, que post do caralho!!!
    Assim se percebe o porquê desde blogue ter sito considerado o melhor da sua categoria.
    Que classe. Que orgulho em ser Sporting.

    SPORTING SEMPRE!!!

    Hoje?! Partir as duas pernas ou chegar ao final do jogo com o coração a sair pela boca mas ganhar, não á outro caminho nem tácticas que resistam.

  26. Genial! Tudo de uma forma tão natural, tudo aquilo que eu e milhares de Sportinguistas viveram e vão continuar a viver!

    Eu por exemplo também tive direito a escolher, mas só havia uma hipotese de escolha, SPORTING!! toda a minha familia é SPORTING, toda!! e aqueles que vierem continuarão a ser!

    Ao contrário de muitos, eu nunca liguei muito aos abutres de carnide e muito menos aos batoteiros dos tripeiros, os meus bolos de anos eram unica e exclusivamente SPORTING!

    Este texto é aquilo que para mim significa o SPORTINGUISMO, o amor, a paixão, a garra, simplesmente genial!

    Devia circular por todos, adeptos, dirigentes, equipa técnica, jogadores!

    SL

  27. Sempre pensei que todos nascíamos com sangue vermelho, até perceber o que é o Sporting, definitivamente gajos como Cherba, eu incluído, tem é sangue verde nas veias, o resto são alarvidades dos que conquistam as coisas à custa de frutas, putas e otras coisitas mas…

  28. Mais uma grande texto Cherba.

    Apesar de uns anos mais novo, ainda me lembro do meu poster gigante do cherbakov no meu quarto, do poster de todo o plantel alinhado, do meu velhinho cachecol verde e branco…sonhar acordado em um dia poder vestir aquela camisola verde e branca e entrar em alvalade para mais um jogo…o sonho foi-se apagando é certo, mas o amor continua o mesmo.
    É com pena que vejo que este texto serve-nos a nós, adeptos apaixonados, mas para aqueles que hoje em dia vestem a nossa camisola de pouco serve, pois não têm um 1/1000 de amor por este clube como nós.
    Contundo era bom dar a conhecer a todos dentro do plantel este sentimento que aqui nos transmitiste.

    O MUNDO SABE QUE PELO O TEU AMOR EU SOU DOENTE….

    Mais logo estarei agarrado à tv, a gritar e a cantar pelo meu (nosso) SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

  29. Grande post que me provocou um orgasmo ocular.

    Fico contente por haver mais maluquinhos com a mesma doença que eu… SPORTINGUITE AGUDA! :)

    FORÇA SPORTING!

  30. Grande Post caro Cherba … como eu te percebo (a diferença é que eu já tenho 35 :) ).

    Só me apetece gritar em plena sala do meu trabalho ” e o SPORTING é o meu grande AMOR !!!” mas de certo que os corruptos e os rotos não compreenderiam … vá se lá saber porque.

    Grande abraço e logo que seja uma noite de alegrias !!!

    SL,

  31. Fodasse…

    É por postas como as do cherba (em especial esta) e por comentários como o do jusko que cada vez tenho mais a certeza que apoiar esta Grandiosa Instituição não é para todos. Nem sequer é para quem pode. É simplesmente para quem SENTE!

    Se comentários de lampiões é para APAGAR,

    Posts como este é para AFIXAR!

    Obrigado, cacifeiros…vocês enchem-me (nos) de ORGULHO!

    PA CIMA DELES, PORRA! VAMOS ENFIAR UM DILDO NO CÚ DO RUI ALVES E OFERECER UM GELADO AO CAIXINHA!

    SPORTING SEMPRE! SEMPRE, CARALHO!

    (desculpem lá a exaltação. Este post alterou completamente o meu estado de espírito)

  32. O Mundo sabe que
    Pelo teu amor eu sou doente
    Farei o meu melhor
    Para te ver sempre na frente
    Irei onde o coração me levar
    E sem receios farei
    O que eu puder
    Pelo meu Sporting

    • enquanto lia os comentários acima do teu, estava a pensar que ia comentar o post com a letra dessa musica, mas já que te antecipaste, subscrevo desde já o teu comentário

      SL

  33. Bem… Esta foi a melhor prosa poética que li nos últimos (e únicos) 27 anos! E PORRAAAAAA não fui o único a não desistir de ter o Sporting no subuteo! Revi-me em tudo, desde os bolos ao rádio…. E Hoje é dia de azia… Tragam rennie porque hoje não vai haver sportinguezinho! E o chuck que se cuide… deus tá de volta! FORÇA SPORTING!

  34. Este texto e os comentários como o do Jusko mostram perfeitamente o porquê de se ser do Sporting até morrer, por ele ser ‘o nosso amor’!

    Um muito obrigado a todos! Embora com apenas 23 anos sei perfeitamente o que me fez escolher o Sporting… um relógio com o símbolo do leão no centro… ostentei-o até que se avariasse (mas ainda assim está guardado aqui em casa!)… curioso ou não, nunca mais consegui usar relógios com ponteiros, faltava ali qualquer coisa que me dissesse as horas…

    Como muitos outros de certeza o dizem, o ser Sporting não é perceptível para outras ‘cores’, o verdadeiro sportinguista revê-se nestes textos do Cherba, nos comentários inflamados do Jusko, do Oscar Neves ou do Sá e quer mandar pó caralho todos aqueles que mesmo sportinguistas hoje ainda têm dúvidas… ser do Sporting é isto! Acreditar… acreditar até ao fim que vamos estar no Jamor… se não estivermos no final dos 90 minutos de hoje (ou 120min) é acreditar que no próximo sábado vamos espetar umas quantas batatas no resto dos madeirenses, porque eu ainda sou do tempo em que o Sporting era a única equipa que ganhava nos Barreiros…

    Acreditar, sempre… não na direcção, nos treinadores nem nos jogadores… mas na instituição, nos sócios, no futuro! Os três elementos que identifiquei em cima depois virão por acréscimo, algum dia serão capazes de acreditar como nós!

  35. EU NASCI NO DIA 1 DE JULHO DE 1906 … TENHO QUASE 106 ANOS DE HISTÓRIA. NÃO SERÁ UMA DIRECÇÃO, UM PRESIDENTE, UM TREINADOR, UM ATLETA, UM JORNALISTA, UM JORNAL, UMA RÁDIO OU TELEVISÃO A CONTURBAR A MINHA EXISTÊNCIA. Eu sou Sporting desde que nasci … eu sou teu amante. Por cada leão que cai, outro se levantará … FODA-SE … a vitória hoje é nossa … APOSTAM QUANTO !? APOSTAM QUANTO, SIMBOLICAMENTE. ACORDEI COM UMA FOME, COM UMA SEDE DE VITÓRIA QUE O O MEU QUERIDO CLUBE NÃO ME FARÁ A DESFEITA. HOJE GANHAMOS 3-1 … 3-1,3-1,3-1 !! GOLO DE WOLFS, RINAUDO E CARRILLO. O NACIONAL MARCA NOS DESCONTOS, POR UM ZÉ QUALQUER !!

  36. É bonito o texto e é um de bela dedicaçao ao clube. Eu tb tive detalhes destes durante a vida mas felizmente devo ser um pouco menos fanatico que tu. Afinal é excelente ser do Sporting mas tudo o que é exagerado faz mal e por isso tento controlar-me. Na vida tudo deve ter peso conta e medida e o meu lado de Sporting já pesa demasiado. Felizmente com os anos tenho melhorado e apesar de continuar doente já n¢ao estou sou tanto. Espero que tu também consigas equilibrar mais este teu lado do Sporting.Abraço

  37. Mas não há ninguém que conheça um tio de um primo de um amigo do Domingos para o gajo ler este post no balneário antes do jogo?

    Isto sim é o Sporting!
    Perdendo ou ganhando…Somos muito grandes!

  38. Ou entao mostrava-lhe a festa na mata do Jamor na ultima vez que fomos a final, com porcos inteiros pendurados nas arvores a espera de ir para a brasa, camioes com a caricatura de todo o plantel, familias inteiras a festejar um jogo que ainda nao tinha sido jogado.

    Para mim a vitoria de hoje vale essa festa! Depois se ganharmos a final melhor!

  39. Fodaxxx
    ….
    sem palavras
    ….

    tu de facto tens a capacidade de colocar o meu sentimento Leonino por escrito.

    ainda hoje, nos meus 38 anos, sonho em fazer uma época de luxo e levar o nosso Sporting a ser campeão, e depois ficar na estrutura do clube e ensinar a milhares de crianças o que é ser Sporting.

    o meu filho treina num clube que, infelizmente, faz parte das escolas do carnide.
    mas o que me honra, é ele não dar o grito de guerra com o nome dessa gente, e dizer “levas-me a ver o nosso Sporting?”
    a mãe e familia materna são todos desse clube pequeno, eu para não criar atritos com os primos da mesma idade, nunca o forcei / obriguei a ser do Sporting, ele apenas sente, vive e respita o melhor clube do Mundo, e isso nasce com cada um de nós.

    existe uma questão que os atletas do Sporting ainda não perceberam, não existe honra superior do que usar a nossa camisola, “morrer” por ela…

    SL a todos

  40. Já foi tudo dito… Chapelada, Cherba, Chapelada. E olha, não costumo dar muitas.

    Hoje vamos ganhar. Logo digo-vos porquê.

    Entretanto, e à cautela (…), pensamento positivo de todos. Não quero ninguém a pensar que somos eliminados. Um só pensamento:

    VAMOS GANHAR, CARALHO. VAMOS ESTAR NO JAMOR.

  41. Mt mt mt mt emocionante e arrepiante este post… sou parecido consigo (com menos 20 anos XD) irei ser sempre como sou e vou ser sempre do Sporting! infelizmente sao mais os maus momentos do Sporting que ja vivi do que os bons e isto faz sofrer qualquer um… mas tenho a certeza que um dia ainda me vou rir destes maus tempos! O importante é nunca desistir!!!

    é para ganhar hj pah! quero comprar o meu bilhete para o Jamor!!!!

    Sporting 4ever!!!

  42. Grande texto, dos melhores que eu li até hoje sobre o verdadeiro amor ao nosso SCP. Neste texto mostras o sentimento da maioria dos sportinguistas.
    Obrigado pelo que escreveste, no final de ler tenho uma lágrima no canto do olho e sinto uma certa nostalgia. Só queria que os jogadores tivessem acesso a este texto antes do jogo.
    Mais uma vez obrigado

  43. Mais um comentário de quem nunca aqui escreveu. Este texto também é tão ! Lembro-me de equipar para os mesmos treinos de captação de que falas. Lembro-me que eram treinos de eliminação e que não passei do segundo grupo. E sim, jogava que se fartava na altura! Era uma espécie de cérebro do jogo nos desafios que fazíamos na calçada velha da minha praceta, mas entrar no Sporting era mais do que ter jeito. Entrar no Sporting significava ter de ser o melhor não apenas da nossa rua, como também das ruas vizinhas.
    Também rematei à Balakov, trabalhei a bola como o Paulo Sousa e decidia como o Juskoviak. Lembro-me de sofrer como tudo no dia em que me explicaram que o Cherbakov não iria poder jogar mais (e sempre que penso no dito ainda fico arrepiado ao recordar aquele golo de fora da área, com a bola teleguiada num canto do balakov)! Lembro-me disso e de chorar, escondido no sofá, com o segundo golo do João Pinto. Não assisti ao 7-1. Lembro-me (e ainda hoje o faço) da mesma relação compulsiva com o canal de rádio escolhido cirurgicamente para ajudar à vitória. Estive ao lado do Balakov e congelei, fiquei estátua, não sabia o que fazer naquela realidade paralela! Fui a Setúbal. Fui à Amadora e estive para ir a Madrid, na eliminatória em que dominámos o real e acabámos por ser eliminados por manifesto azar, com bolas ao poste no Bernabéu e outras peripécias. Lesionei-me gravemente num jogo de rua e fui examinado por sportinguistas, como eu, no estádio de Alvalade. Assim fui tratado e continuei a crescer sem mazelas! Não nasci do Sporting. O meu primeiro clube foi o Belenenses. O segundo foi o Benfica e por lá fiquei, até aos 5 anos. Aos 5 anos conheci a pessoa que me transformou num sportinguista orgulhoso. Agradeço-lhe por isso, porque não me vejo com as cores de outro clube, mesmo que tenha ganho menos títulos do que se tivesse ficado pelo vizinho da circular! Sinto uma alegria enorme e um descanso brutal em ter mudado para os verdes. Será assim até aos últimos dias da minha vida. Serei dos bons, como costumo dizer. Serei sempre dos verdes, aqueles que não ganham nos túneis e buracos pouco arejados dos meandros do futebol. Serei daqueles que não escolhem árbitros e que não ganham campeonatos com saltos em falta ou taças Lucílio Baptista! Sou dos que apostam no desporto nacional e dos que não têm como totem um energúmeno que promove a carreira com fotos salazarenas e que, ainda assim, reclama para os outros o estatuto de fascistas! Sou do clube onde as contas se sabem e tudo é mais transparente. Sou do clube que é fácil deitar ao chão apenas porque daí não decorrem consequências (físicas ou outras punitivas) que, para os lados das Antas e da Luz seriam óbvias e inevitáveis.
    Sporting, és parte da minha vida.

  44. Grande post Cherba.
    Sou um bocado mais velho do que tu (já fiz os 35 há muito) e ainda hoje não sei explicar porque escolhi ser Sporting. Pais benfiquistas, irmãs (5) benfiquistas, tios e primos que eram muitos, todos lampiões. Sinceramente não sei a razão da minha escolha, isto não se explica, sente-se e é um sentimento único.
    Sei que aos dez anos, quando já sabia ler razoavelmente, comecei a juntar todos os “tostões” que me davam para então comprar o Jornal do Sporting, já não me lembro se quinzenal se mensal. Desde então, mesmo quando estive dois anos no serviço militar em Moçambique, nunca mais deixei de ler o nosso Jornal. Ainda hoje, um dos episódios mais marcantes da minha juventude tem a ver com um jogo de futebol em que defrontei o Sporting. Jogava então na equipa de principiantes (hoje sub 16) da minha terra e nesse jogo em que defrontámos o Sporting , equipa onde jogava o nosso saudoso Bastos, tive que marcar um penalty no último minuto do jogo (estava 1 : 1) e lembro-me de tremer por todos os lados. Lá consegui fazer o golo, pois o prémio de 20$00 era muito aliciante na altura e fazia-me imenso jeito, mas durante muito tempo fiquei com uma sensação estranha, quase que me sentia um traidor e muitas vezes me arrependi de ter marcado esse golo.
    Entretanto hoje já consegui incutir nos meus filhos e dois netos o espírito Sportinguista, mas pelo que vou vendo, lendo e ouvindo, penso que esse sentimento que outrora nós sentíamos se vai desvanecendo aos poucos.
    SL.

  45. Ó Cherba, pelo que vejo temos muito em comum, pá!!!
    Ora aqui está uma alínea que deveria constar no contrato de todos os jogadores do Sporting. “Será necessário partirem-me as duas pernas para eu sair do campo sem a vitória conquistada!”
    E, mais logo é p’ra ganhar, pois eu e o meu filho já temos planos p’rá final. ;)
    SPORTING SEMPRE!!!

  46. Eu, ainda antes de “escolher” clube, já tinha gramado com 3 jogos na Luz por causa de familiares lampiursos… saía de lá sempre a dizer que era do Sporting.

    Até que dois primos em 46º grau ouviram falar da história e decidiram levar-me a Alvalade. Sporting-Leixões, com direito ao cachecol que anos depois me acompanharia na conquista da primeira taça e campeonato. Ainda não tinha começado o jogo e já sabia: era pelo Sporting que queria sofrer.

  47. Muitos parabéns pelo artigo.
    Se fosse possível era escreve-lo em letras bem grandes e leva-lo para o estádio para que os jogadores o lessem quando entrassem em campo.
    Força SCP.

  48. Pois é Cherba! Desde pequeno que acredito que a equipa precisa de mim, sempre que joga e que se eu não estiver a ver ou a ouvir o jogo – tantos relatos ouvi ao longo da vida que sabia exactamente em que centímetro quadrado do campo se jogava – não posso mudar o rumo dos acontecimentos.
    Acreditar sempre, deve ser o lema. Hoje é um daqueles dias em que todos seremos poucos para levar o Sporting ao lugar que merecemos: o Jamor, para jogarmos o mais belo dos jogos, o da Final da Taça de Portugal.

  49. Parabéns pelo fantástico texto.

    Tenho 23 anos e os sentimentos são os mesmos.
    Se o Sporting fosse dirigido/comandado por simples adeptos/sócios como nós, malta Sportinguista acima de tudo, adeptos e filhos do SPORTINGUISMO (doentes e fanáticos dizem alguns), por esta altura ninguém nos parava e nem Pintos nem Vieiras nos metiam a mão em cima!

    Infelizmente a realidade é outra.

  50. Já não é a 1ª vez que leio aqui um texto com o qual me identifico por completo. Provavelmente teremos uma vivência similar, a idade é bastante próxima, pois li o texto e recordei os meus tempos de criança.

    Os meus parabéns por conseguires colocar em palavras um sentimento indiscritível.

  51. Cherba, muito obrigado. Tens exactamente a minha idade. Só nunca consegui que os meus pais me deixassem ir ao pelado, ou melhor, consegui mas entretanto, à hora marcada, no dia marcado, algo de muito importante se passou e afinal não me deixaram ir. É também a única razão de queixa que eu tenho dos meus pais.

    Ainda gosto de sonhar que, com uns pais que gostassem mais de futebol, a esta hora, estaria a passar a mística leonina aos outros 10 homens e miúdos que entrariam em campo comigo. Enfim, a vida não nos deixa fazer tudo.

    Acabo como comecei, muito obrigado pelas sensações que este texto me trouxe. E que o Sporting, o nosso Sporting, continue a atrair pessoas assim.

  52. Cherba, compartilho contigo todo esse sentimento chamado Sporting!
    Tens toda a razão em dizer que é a camisola mais linda do mundo, sabes vou dizer-te uma coisa, foi essa mesma camisola que me fez ser Sportinguista tinha eu quase a mesma idade que tu ou talvez um ano mais novo.
    As riscas verdes e Brancas foi um feitiço de amor incondicional para mim!

    Por isso logo espero uma vitória.

    FORÇA SPORTING, rumo ao Jamor, a minha fé hoje esta verdíssima

    SL

  53. Caro Cherba,

    antes de mais devo dizer que tendo nascido em 77, consigo sentir perfeitamente o que o teu texto consegue transmitir…

    Hoje porém é um dos dias mais difíceis para mim enquanto sócio e adepto do Sporting Clube de Portugal e… do Clube Desportivo Nacional.

    Neste momento encontro-me no Funchal, cidade natal, onde o meu avô, tios, pais e irmão me ensinaram a amar o Sporting e onde todos, uns numas modalidades outros noutras, vestimos a camisola… do Clube Desportivo Nacional.

    Está um belo dia de Sol, apesar do frio que vai tar na Choupana, só peço a Deus que seja quem for que Ele escolha para estar comigo no dia 20 de maio no Jamor, que levante a taça!!

    Lá estarei hoje, e sempre, para te ver SPORTING C.P.

    SL

  54. Extraordinário texto de mobilização, Cherba.

    Este blogue (também) é isto. Apanhar os cacos quando tudo se parte e pôr a rapaziada toda a rugir em uníssono.

    Vamos comer a relva.

    SPORTING!
    O resto não me diz nada. Ao resto não passo cartão!

  55. Isto é o SPORTING. E quem não é Sportinguista, nunca perceberá o que é o Sporting.

    Nós temos a felicidade de sermos Sportinguistas. Não é um dom qualquer.

  56. Domingos, eu sei que estás a ler isto (…):

    Se possível, se não for pedir muito, vê lá se dás uma oportunidade ao André Martins, a titularidade ao Ronal… ao Carrillo. De resto estás à vontade, escolhe os quiseres, não te esqueças é de lhes dizer:

    «Se não formos à final da Taça mais vale (eu) não voltar ao Continente…»

    PS: Se tiveres dúvidas, Domingos, podes escolher esta Palestra para os motivar. Se isto não chegar, diz-lhes que também eles podem por lá ficar.

  57. É o Pedro Henriques (ex-jogador) como comentador não é? Até diz umas coisas acertadas…

    “João Pereira devia deixar Carrillo mais sozinho para deixar o colega desequilibrar… quando sobe acaba por arrastar mais jogadores para essa zona…”

    ps: hoje o sistema vai atacar, marca golo Sporting.

  58. ISTO É SPORTING, isto somos todos nós esta garra a forma de ser de viver de respirar de querer não é do SPORTING quem quer é quem sente é quem depois de ler este texto conseguir sentir e viver tudo o que lá tá escrito e temos que lutar contra tudo e contra todos porque NÓS SOMOS SPORTING

  59. INCRÍVEL ESTA MERDA! 2 FORAS-DE-JOGO MAL TIRADOS E UM DELES A DAR GOLO, NUMA JOGADA BRILHANTE… PUTA QUE PARIU ESTES MERDAS DESTES INCOMPETENTES, SEMPRE A FODER O SPORTING!!!

    JÁ COMEÇA A ENJOAR, TANTO ROUBO CONTRA O MESMO!

    PS; DEUS TÁ DE VOLTA!!!

    • Estamos, sim. Muito melhor que nos últimos jogos. Não fora o ladrão do bandeira (aqui o fdp do Proença não tem culpa) e já estávamos com a eliminatória no bolso.

    • Não que seja um jogo por aí além, mas nota-se a diferença entre com Rinaudo e sem Deus… os passes não são feitos para trás ou para o lado… e o Polga joga curtinho e não em profundidade… isto faz com que as coisas saiam melhor :)

      Ainda assim, faltam oportunidades de golo para os nossos… o golo do Rinaudo foi à entrada da área e o do Capel (mal anulado) foi uma jogada lateralizada… digo isto porque o pobre Ww tem estado só a apoiar e poucas vezes apoiado :)

      De qualquer forma,

      + Rinaudo
      – JP e Polga

      O insua está muito preso a controlar o Candeias e a não dar a lateral, o Matias tem feito bons passes a rasgar e o Carrilo anda um pouco a dormir…

      Do Xandão, ainda não consegui perceber bem o que vale… mas tem estado bem em termos posicionais, cabeceou ao lado num canto (embora em falta) e levou um amarelo só por jogar de Verde e Branco… Mas parece-me um bom central! E está a jogar do lado esquerdo da defesa… o que quer dizer que pode jogar com o OO

  60. Notas da 1ª parte:

    – Grande jogo do Rinaudo e a consequente subida de rendimento do Elias

    – Alguma sorte no jogo já que eles mandaram uma bola à barra e veio para fora e a nossa bateu no poste e entrou

    – dois lances difíceis para o auxiliar. No segundo aceita-se, no primeiro lance deveria ter deixado seguir já que na dúvida beneficia-se o ataque

    – são Patrício. Grande defesa a negar o golo ao Rondon

    – Polga e João Pereira, claramente os elos mais fracos desta equipa

    – Boa estreia do Xandão (amarelo injustificado)

    – continuo sem compreender a troca de extremos

    • Dois lances difíceis!!! Mas andas a dormir ou quê???? Esta equipa de arbitragem é das que estão no activo, a que mais pontos tirou ao Sporting!
      Deves ser dos que ainda acredita no Pai Natal!
      Só não sei como é que os “grandes sportinguistas”, os “salvadores” que dirigem o nosso Sporting permitem que gente desta sucessivamente nos prejudique jogo após jogo!

    • São difíceis porque são contra o Sporting, porque se fosse contra era sempre a seguir. Espero que o gajo parta o nariz, e a seguir caia de costas em cima do pisso do Mateus

  61. QUE FILHO DA PUTA ESTE ÁRBITRO! FILHA DE UMA GRANDA PUTA!
    QUANDO É O QUE O GRANDE SPORTING CLUBE DE PORTUGAL PÕE ESTES FILHAS DA PUTA EM SENTIDO!
    ESTOU FARTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!
    FARTOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

    O problema é que o GRANDE Sporting Clube de Portugal é dirigida por gente ENCONADA!

    Para quando teremos gente como o cherba e outros que tais, com dedicação e SPORTINGUISMO, à frente do nosso clube?

  62. Cherba, que post magnífico. Eu, como mulher que adora jogar à bola, revejo-me bastante no que tão bem descreves.

    Obrigada por mais um post excelente e cheio de alma.

  63. “Deus” escreveu direito por remate fenomenal…

    Como é bom sentir de novo a omnipresença de “Deus”… He’s everywere… GANDA FITO!!!

    Bora pegar no bilhete pro Jamoooooooorr

    • Juro que fiquei com receio que o homem se tivesse lesionado quando caiu!

      Mais hoje só dá “Deus”… Como é bom ver “Deus” sorrir e fazer sorrir os Leões!

  64. Vivo fora de Portugal, só agora consegui ver na TV GOLO o golaço de Deus. Deus está a fazer o primeiro jogo após lesão e mesmo assim nem hesita em meter o pé com aquela força toda, mesmo com aquela zona cheio de pernas de adversários prontas a mandá-lo para o estaleiro outra vez…. Impressionante, Só pode ter lido o Cherba…

  65. Faltas claras a demonstrar tendência contra nós, vide Matias num contra-ataque agora no final (carrinho do adversário com direito a amarelo em qualquer parte do mundo) e sobre Capel depois (só faltou dar amarelo ao casalense, que faz carga depois da falta sobre o companheiro de equipa).

    Já para não falar nos 2 foras-de-jogo. Desculpa-se quem não vê, porque não conseguiu (pode ser incompetente mas nunca maldoso). Agora ver o que não existe é impossível.

    Ou seja, já estamos a ser roubados (o 2-0 seria importante nesta altura, e de que maneira), mas os sinais não auguram nada de bom para a 2ª parte.

    Provavelmente, devia-me era ir deitar já…. As coronárias agradeciam.

  66. Cherba (se me permite):

    Este post, com o devido respeito aos restantes cacifeiros, e com pouca concordância com posts passados (nas datas pré-eleições este cacifo estava algo estranho/RUSSO?)…
    …é o melhor texto que vi afixado no Cacifo, digno de paixão mas também de afecto e racionabilidade emocional, do fundo do fundo, um texto à SPORTING!.

    E x c e l e n t e. (ponto)

    à margem e num imenso sorriso…Fito está de volta, o verdadeiro e já nada cedo espírito do Leão, da raça do leão. Com Fito em campo, é muito complicado encontrar respostas para um resultado díspar da Nossa Glória.

    Fique bem…mais uma vez…que belo texto!

    Saudações Leoninas… SEMPRE!

  67. Fodaçe granda paneleiro este Pedro Proença, o Carrillo faz falta, a bola sobra para o Candeias que faz mal o passe. Apitou para falta. Cum caralho. Que grande ladrão paneleiro homossexual pedófilo.

  68. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOL o comentador da sportv quando ve que o rondon nem sequer na bola toca, só vai as pernas do Deus diz ” eu nem marcaria falta” ahahah pois por essas e por outras é que ele tá numa quarta feira a noite a comentar jogos xD Filho da puta

  69. Evaldo???

    Porra, um gajo quando quer facilita…

    Custava muito meter o Marat à direita e manter Carrillo na esquerda?! Mas que merda, tem sempre de haver uma assombração…

    E já agora, pensar tirar o Lobo que tambem passa muito tempo a escorregar… o jogo não está para ele…

    Bora marcar o segundo…

  70. este filha da puta é Capitão da Nossa Equipa ! VESTE AS NOSSAS CÔRES e já Nos deu mais alegrias que tristezas.
    Tem respeito !…nas vitórias e nas derrotas ! SEMPRE !

  71. Tirem-me este Polga daqui! O domingos é masoquista ou quê???! este gajo cria mais oportunidades de golo para a baliza dele que os avançados do Nacional!

  72. GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO CARALHO

  73. Grande vitória.
    Rinaudo o melhor na primeira e Matias o melhor na segunda. Bom jogo do Xandão e JP e Polga os elos mais fracos.

    Agora, estou mesmo a ver que esta arbitragem vai ser aproveitada pelos nossos rivais. E tb aposto que os dirigentes do Nacional vão fazer uma barulheira à conta deste jogo. Vai ficar no ar que fomos beneficiados, passando para segundo plano tudo aquilo que temos vindo a passar ao longo desta época com os bois do apito.

    Não foi um jogo muito bem conseguido mas estamos lá, rumo ao jamor. E o Deus voltou!

    • Contra 10 mais uma vez, e ainda vens com o discurso do calimero?

      Está-vos mesmo no sangue o choro, mesmo quando andam de andor durante jogos a fio, contra nós então não consigo ver qual dos jogos foi o mais escandaloso, se a prmeira se a segunda mão.

      Não há vergonha na cara mesmo, eu cortava os pulsos se fosse dum clube assim ridiculo, com o orçamento que teem só nos ganham com 2 expulsões, penaltis inventados e golos depois da hora.

      Antes morrer de pé que passar a vida de joelhos!

      E o zbording é o nosso grande humor!

    • Acertei no resultado, e em 2 dos marcadores dos golos … só faltou mesmo Carrillo … Estamos lá …
      Peço que hoje, pelo menos hoje, ninguém fale de técticas e se o jogo foi bom ou mau … ganhámos … isso é que interessa. Hoje é para celebrar e não para dissecar :)

  74. ESTAMOS NO JAMOR CARALHO!!!!

    Grande golo do João Pereira, foda-se!

    Só para finalizar, foderam-nos o Rinaudo outra vez (puta que pariu o Diego Barcelos), o Xandão esteve em grande, o Polga foi uma merda no golo, o Wolfswinkel está em baixo de forma, o Capel também foi para o estaleiro(?) e o Matías fez uma exibição de génio!

    PS; DEUS VOLTOU A SER DEUS, LINDO… QUE JOGADOR!

  75. Olha um gajo do Nacional a querer ver se faz o arranjo dentário ao Proença!!!

    Hahahahaha

    Foda-se!!! Jamor!!! Caralho!!!

    Quero lá saber hoje se jogamos uma merda e dos enterras do costume a fazer cagada!!!

    JA-MOR!!!

  76. qual maradona, qual caralho, viva o JP

    ah grande caselas.

    Hoje estou contente, gostei da atitude,

    E Tivemos deus ali no meio, que grande jogador.

    Bom jogo do Xandão (não inventa)

    Boa entrada do Seba.

    E por ultimo, temos Elias e Matias a dominar aquela merda toda

  77. 1. Não gosto de ganhar assim;
    2. O Polga esteve todo o jogo em pânico. Merda atrás de merda (não foi só o golo);
    3. O João Pereira idem (o golo que não resgata);
    4. Vamos lá ganhar o caneco.

    • Ganhar assim como?

      Golo mal anulado que dava 2-0, penalty bem assinalado. Admito que o Rondon foi mal expulso, mas o cartão é igual ao que o Xandão levou logo de início, que nem falta fez.

      Não vejo em que é que fomos beneficiados.

      • Foi mal expulso porquê? Para o do Nacional prender a bola, tocou primeiro na perna do Rinaudo, desequilibrando-o e interrompendo uma jogada de contra-ataque. Jogada para amarelo em qualquer lado do mundo. Vê bem a jogada. O primeiro amarelo foi por protestos. Bem expulso, portanto.

      • Mal expulso?! Fdx o venezuelano faz carrinho por trás ao rinaudo!! Não acerta na bola, so no jogador que vai sair em contra ataque! Não é violento mas aceita-se perfeitamente o amarelo, caralho. O xandão na primeira parte nem sequer toca no gajo e é amarelado..

      • Eu sei que o golo foi mal anulado (e logo pensei que ainda íamos amargar à conta daquilo). Mas – o que é que queres que faça? – gosto de ganhar sem espinhas. Os lampiões e os andrades é que se estão a “cagar para essas merdas” da ética desportiva.

        Pronto, serei isso: um menino.

      • Oh Gregor, com todo o respeito, vai pó caralho. Fdx. Mas a ética em algum momento foi posta em causa? Ouviste algum dirigente do Sporting a oferecer putas àquele punheteiro do Proença? Ouviste algum presidente nosso a dizer “O Proença? Pode ser, pode ser!”. Pagamos para ter aqueles erros? Foi o 368º erro da arbitragem a nosso favor nos últimos dois jogos? Foram erros tão clamorosos que até um cego via? Caralho, parece que estou a falar com um portista ou um benfiquista…

      • “Com todo o respeito, vai pó c.”?!!! Da-se, digo eu. Não mando sportinguistas como eu para nenhuma das partes pudibundas que compõem a genitália mamífera.

        Pimenta na língua, menino. Se calhar tenho mais anos de sócio do que tu de vida.

        P.S. Já aí noutro comentário deixei a nota de que nos vão cobrar bem caro o “frete” da cavalgadura tintada de vermelho do Proença.

    • Tenho de ver melhor as imagens da expulsão mas parece-me que a entrada por trás em que varre as pernas de DEUS é mais que suficiente para a justificar.

      • Nunca será de caras. E eu acho que, na dúvida, um árbitro nunca deve pôr uma equipa a jogar em inferioridade numérica. Isto aplica-se quando é expulso um dos nossos e dos adversários.

  78. Ganhar assim como?

    Golo mal anulado que dava 2-0, penalty bem assinalado. Admito que o Rondon foi mal expuilso, mas o cartão é igual ao que o Xandão levou logo de início, que nem falta fez.

    Não vejo em que é que fomos beneficiados.

    • Só que o cartão expulsa o Rondon. Uma pequena diferença que faz toda a diferença.

      A autoridade para podermos apontar as arbitragens mais ou menos habilidosas que nos prejudicam ao longo da época também impõe que reconheçamos quando fomos beneficiados e que não o ocultemos. Esta é a minha posição.

      • A expulsão é boa. O Rondom toca no Rinaudo antes de jogar a bola e provoca a queda. Isso vê-se no ângulo da câmara que apanha o lance de frente. Corta um contra-ataque perigoso, cartão amarelo. Era o segundo porque o gajo foi otário no primeiro… expulsão.

      • Pois, a Ana já me disse o mesmo. Admito poder estar enganado, daqui a bocado vou ver o jogo outra vez (mais calmo, mais calmo), vou estar particularmente atento a essa jogada.

      • Mas qual autoridade? Autoridade para ainda nos apelidarem de chorões num jogo em que somos claramente prejudicados? Autoridade não marca golos. Acorda prá vida rapaz e deixa de ser ingénuo…

  79. Viram o Xandão a celebrar de punhos cerrados, como se tivesse marcado um golo, quando cortou uma bola in extremis ao Keita que se preparava para marcar? Temos leão!

    • Vi, vi. O tipo no início pareceu-me um pouco desorientado mas depois recompôs-se. Foi o que nos valeu. A dupla JP-Polga esteve ao nível a que nos habituou nos últimos jogos: totalmente desastrada.

      Contra o Marítimo vamos lá jogar com os dois matulões no meio. Não vai haver abébias para ninguém.

  80. Somos mesmo anjinhos, um jogo onde só não somos prejudicados na 2ª parte, e começamos logo a dizer coisas como diz o Gregor Samsa, porra que estamos a ficar bonitos estamos.

    Oh Gregor não viste a 1ª parte, O golo anulado, um fora de jogo que podia dar outro golo, o cartão amarelo ao Xandão, um Pénalti (duplo) sobre o Wolfs e Matias ?????

    Porra eu adoro ganhar assim……………

    Viva o Grande Sporting

    • Anjinho é pensar que esta vitória não nos vai sair caro. Logo na primeira jornada começámos a ser empurrados para longe do título por arbitragens manhosas e outras ostensivamente adversas e agora vamos ter de enfiar a viola no saco porque afinal e contas também somos beneficiados.

      Isto além das questões de integridade. Não a troco por nada – e acho que isso é que, por comparação com lampiões e andrades que se estão a marimbar para ela, faz a grandeza do Sporting.

      • Mas qual beneficiados, Samsa! A expulsão é limpinha (visto de frente) vê-se bem que varre as pernas com entrada por trás. Expulso e acabou! Ou só porque era o segundo amarelo não podia dar? 2 Foras de jogo mal tirados um dos quais a anular um golo ( + 1 mal tirado para o Nacional). Cartão amarelo aos poucos minutos ao Xandão por uma faltinha da treta que condiciona logo um central.

        Beneficiados ???

      • Fdx, oh Gregor, tu hoje estás chato. Mas em algum caso a nossa integridade ficou posta em causa? Somos altamente fodidos com a anulação dum golo limpo (em caso de dúvida beneficia-se quem ataca, não é?) e depois vemos o árbitro a cumprir as regras (a expulsão pode ser forçada, mas é legal, é como a do Cardozo na Luz) e tu ainda te queixas que fomos beneficiados? Fdx, até fico parvo. Erros sempre houve e sempre haverá. O meu problema é quando esses erros são causados por subornos (comprovados) e/ou quando acontecem sempre em favor dos mesmos. Pela tua lógica não há um único clube íntegro no mundo. São todos corruptos. Até o GD Caralhos Que Te Fodam… De Cima.

      • Pronto. Já percebi que estou aqui a falar para as paredes – com todo o respeito para quem me lê. Resolve-se bem: falarei apenas para os meus botões e não chateio ninguém.

        Lembram-se do Lucílio Baptista? Um dos maiores manhosos da arbitragem portuguesa. Pois ele tinha uma “assinatura” típica nas suas arbitragens. Logo no começo do jogo ostensivamente penalizava a equipa que beneficiaria o resto do jogo.

        O Proença sabe muito.

      • Também não é caso para te ires embora. Exprimiste a tua opinião, com correcção, e por estares em minoria, não significa que te devas silenciar.

  81. A dupla Xandão-Onyew deixa água na boca..

    O Rinaudo enfim, é .. Rinaudo

    O problema vai ser encaixar Schaars, Elias e Matias no meio campo com Rinaudo em lugar cativo..

    Na frente, Carrilo, Capel, Jeffren, Izma.. sendo que estes dois ultimos não dão grande segurança

    Na frente o lobo, mostrou enorme frieza e acho que Ribas pode fazer boa figura..

    Precisamos de um defesa direito e de mais um ala..

    SPORTING!

  82. Que se foda o que os outros vão dizer!… O que interessa é que já estamos na final. E agora vamos concentrar em recuperar os lesionados e ir atrás do terceiro lugar no campeonato (e do acesso à Champions) e o mais longe possível na Liga Europa. Ainda há muito para ganhar este ano e esta final vai retirar alguma pressão imediata à equipa. Força Sporting

    • Todo o estádio será o equipamento “humano” do Sporting: maior parte verde e branca, correspondente à camisola, e uma zona preta mais “piquena”, a fazer de calções. Estádio lindo, portanto!

  83. Aconteceu o impensável: fomos ENTERRADOS pela milionésima vez pelo FILHO DA PUTA daquela Nº4 PEÇONHENTO que DESGRAÇADAMENTE enverga a braçadeira de capitão (????????????) desta equipa, que há 9 anos ENTERRA sucesivamente nos momentos decisivos a equipa, a quem devemos ter perdido um par de campeonatos e várias eliminatórias nas diferentes taças, que é uma ANEDOTA aos olhos de todo o incauto menos avisado que se depara com esta AMOSTRA DE CENTRAL que nunca devia ter saído de um qualquer Brinca na Areia lá da Amazónia entre babuínos aparentados dele. O impensável foi, apesar disso, e apesar dos sinais enviados pelo árbitro na 1ª parte, termos conseguido a eliminatória.

    Ainda há ANORMAIS que sugerem que ele ENTERROU NO GOLO? ENTERROU NO GOLO??? E nos outros 3 lances isolados em frente a RP que eles falharam escandalosamente num, graças a enorme defesa do GR noutro e a corte milagroso no 3º??? Respeito pelo “capitão”?? RESPEITO???!!!! A PUTA QUE PARIU O RESPEITO!!!!

    É CARRIÇO!!!! CARRIÇO!!!! NÃO É ESTA PUTA DE BRASILEIRA SARNENTA!!! QUANDO NÃO HOUVER OGUCHI, NEM XANDÃO, NEM RODRIGUEZ, NEM CARRIÇO: É UM JÚNIOR. MATEM ESSE CABRÃO SE FOR PRECISO, MAS TIREM-MO DE ALVALADE!!!!!!!!!!!

    • Bem, já avisavam os médicos para pararem de te receitar placebo e começarem a tratar-te com medicamentos a sério. Nem quero imaginar-te quando perdemos…

    • ANORMAL ÉS TU, A INSULTAR OS OUTROS. COMO EU TAMBÉM SEI JOGAR ESSE JOGO, DIGO:

      VAI PARA O9 CARALHO QUE TE FODA, E PARA A PUTA DA TUA MÃE, ENTRETANTO FUI-TE AO CU E GOSTASTE, E VENS PARA AQUI GRITAR DE PRAZER.

      • Já vi que gostas. Já vi que sim, só que nem todos temos peida para tanta enrabadela.

        Já o disse umas 100 vezes, mas desta vez é que estou mesmo certo que ele não deve continuar a parasitar-nos.

        Se isso quer dizer alguma coisa, Carvalhal foi o único treinador que nos poupou à tortura de o ver actuar ali (e teve a “genialidade” de colocar a dupla Tonel/Carriço a titular). Só por isso comprei uma camisola Lacatoni.

        Salvo essa excepção, não atiraria com os meus excrementos em mais ninguém que serve as cores do meu clube.

        O animal não tem culpa? Não, ele não tem, coitadinho, demoraram-se 8 anos para se perceber que era capaz de haver ali um problema no centro da defesa, metade dos adeptos incluídos, e, Domingos, a tua única desculpa é não teres mesmo mais ninguém para lá pôr. Não deve voltar a acontecer a desgraça de estar o americano, o peruano e o brasileiro indisponíveis. E se estiverem: CARRIÇO, OU OUTRO QUALQUER!!!!

        Quanto aos amantes do Homem, não me confundam com ele, vão ter que arranjar quem vos “preencha” noutra freguesia. Espero que bem longe do meu Clube.

        E INSULTAR INSULTAS TU QUANDO FAZES A DEFESA DESSA MERDA, ENCONADO PANILAS MAL FODIDO DE UM CABRÃO!!!

      • Não, eu não insulto ninguém, a não ser que seja insultado primeiro. Tu é que insultaste primeiro a minha mãe.

      • Por outras palavras: estou farto do Polga e acho inacreditável que ainda haja quem o tolere. Tudo o resto, estilo de linguagem, trocadilhos. foi descompensação aguda que me levou a educação ao tapete. Discordo de ti (profundamente) na tua análise ao jogador, mas é só. O Cherba bem que podia apagar também isto que ficou vergonhosamente escrito. What ever, desculpa lá, a violência foi inusitada….

  84. Se o Record e o MaisFutebol disserem que fomos beneficiados no jogo de hoje, já ganhei o dia. Até seria bom sinal, indicaria que começamos a incomodar de novo e que acertámos de novo o rum! Esta vitória soube muito bem, especialmente contra quem foi – o cappo quinhentinhos.
    Quanto ao Nacional nada a apontar, não confundo mafiosos com instituições dignas.

    Notas rápidas:
    O casalense calou-me, fez as habituais burradas, mas se marcar um golo por jogo, deixo-o em paz. Para vender em Junho!
    Polga, quanto tempo mais temos que sofrer com esta prima-dona em campo? Não podemos aspirar a nada com este camarada em campo.
    Rinaudo – bem-vindo, a nossa melhora a ti se deve. A cada dia mais fã, és um verdadeiro leão
    Xandão – sinceramente gostei. Para quem nunca tinha jogado saiu-se bem. O corte dele para canto deu-me tanto gozo e garra como o golo do Rinaudo. Aquele corte vale um golo (não sofrido!).

    Quanto aos bois nem vale a pena falar. Mais uma vez prejudicados… mas tem menos impacto porque ganhámos, tal como disse no post anterior.

    Venha o Marítimo, até os comemos!

    • Kadechima. Em condições normais, o Nacional não sairia dos distritais. Só anda na 1ª liga à conta dos chorudos subsídios regionais, ou seja à conta de todos nós. Não consigo ter respeito por uma “instituição” assim (para mais, com aquele escroque a eternizar-se como presidente).

      O Casalense literalmente começou o jogo logo a fazer das suas (aquele passe imbecil que gerou imediatamente um lance de perigo). O resto foi ao seu nível. Ele e o Polga (que desastre!) podem ir para um sítio que eu cá sei.

    • Já ganhei o dia. O MaisFutebol diz os que dois foras de jogo tirados ao Sporting estavam no limite, que a falta e expulsão do Rondon deixa muitas dúvidas e que o penalti é duvidoso. LOOOOOL.
      É fácil escrever uma crónica no MaisFutebol, é assim: Tudo o que for assinalado contra o Sporting não deixa dúvidas, tudo o que for a favor do Sporting foi um erro polémico do árbitro e uma tremenda injustiça.

      Caro Manuel Alves, grita pelo palhaço Sobral, pode ser que ele te dê a mão!
      Que la sigan chupando. Oléééé!

      Estamos no caminho certo! Finalmente!

  85. Já esta!! O Proença com o seu olho de águia! desde que seja para foder o Sporting, o olho de águia vê tudo, cabrão!

    Jamor cá vamos nós!

    SPOOOORTING!!!!!!!!!!

  86. Passamos limpinho à final … fomos roubados mas, se para a CS e para todos os CORNUDOS que aqui andam, isto foi ajuda … até me sabe melhor … não há nada que foda mais o juízo a um tripeiro ou lampião, que um Sporting vencedor com ajuda dos vossos ” pais ” !! O Sr. do apito percebeu que o depois de 2 foras de jogo mal tirados, tinha que compensar o GRANDE Sporting … marcou um penalty a favor( forçado ou não … quero lá saber foda-se ). Se para as ” gayvotas ” isto é ajuda … eu digo : É ajuda sim, fomos levados ao colo … é tão bom ser levado ao colo … sabe tão bem estar no Jamor com a ajuda dos que vos levam ao colo há décadas … aiiiiiiii caralho … que bem que me sabe … foda-se LINDO !!! ESTAMOS LÁ CORNUDOS DO CARALHO … SPOOOOOOOOOORTING

      • Ya não dá para perceber este comentário…!

        2 foras de jogo mal tirados, o amarelo ao Xandão que nem sequer lhe toca, o claudemir que fez as faltas que quis e bem lhe apeteceu, a entrada assassina ao Rinaudo…ridiculo!!

        Mais uma vez a jogar contra duas equipas, mas estamos no Jamor!!

  87. Ainda sobre o post e sobre o facto de alguns não usarem nada vermelho… Bem, eu ando desesperadamente à procura de um autocolante transparente e vistoso do SLB para colocar dentro da sanita da minha autocaravana, exaramente onde cai o cagalhão!, Que prazer me vai dar, quando for de férias e cagar brutas bojardas em cima das penas daquela trampa!

    • Para a CS e para os lampiões/tripeiros é essa a definição do Sporting ser levado ao colo…. não nos anularem 3 golos, não nos marcarem 30 faltinhas à entrada da área, não nos roubarem 4 penaltis…

  88. Entre muita coisa boa e má que poderia dizer após este jogo, há uma que ficou hoje clara para mim; Godinho Lopes não é presidente para o Sporting.

    Após tantos ataques, tanta má lingua e bílis destilada por comentadores, jornaleiros e paineleiros afins, no final da partida de hoje era altura de dar uma resposta concisa, de unir o grupo através da demonstração de que lutamos contra muitos e de que precisamos de ser fortes para conquistar vitórias.
    Não é só no balneario que se dá alento, muito do que se passa cá fora tambem tem importância, daí achar que era fundamental dar a cara, ter um discurso arrebatador e avassalador para com os vários “inimigos” do Sporting.
    Fosse na entrada do autocarro, no corredor dos balneários ou na sala vip, mas ficar calado lá em cima no palanque é que não.

    Godinho mostrou-me que é mais um dos muitos presidentes fracos e sem carisma que têm desnorteado e retirado fervor ao Sporting.
    Tenho a certeza absoluta de que se o presidente do Sporting se chamasse Bruno De Carvalho, muita gente teria hoje uma palavra certeira e audaz. Ficar calado como faz Godinho é mais do mesmo.
    Mais do mesmo não, obrigado!

  89. Ler este post, deixa-me feliz pro saber que sou o unico com tantas manias antes do Jogos do Sporting! Houve uma altura em que até acendia umas velas e colocava os cacheois do Sporting em cima da cama sempre na mesma posiçao, durante os anos k vivi em França ouvia o relato sempre na mesma radio para dar sorte, o Jornal “a bola” naquela altura era um jornal serio que recebia semanalmente com alguns dias de atraso, mas lia todas as linhas como se as noticias fosse recentes, o pequeno apartamento era um autentico nucleo de Sportinguistas da regiao, e a maior alegria era dizer aos Franceses que o Super Joaquim Agostinho era ciclista do Sporting, e assim vibrar com as suas vitorias que tantas alegrias me deram.
    Quem entrava na minha casa dava logo de caras com uma frase que ainda hoje recordo: ATE CHORAS PARA SER DO SPORTING!!!!

    • Ixx e no meio de tanta emoção à solta neste post vejo isto. Espalhar o Sportinguismo além-fronteiras é tarefa bem difícil, hercúlea!

      Ainda não tinha comentado mas serei apenas um dos muitos com paranoias e superstições quando o Sporting jogava.

      Rádio era sempre na renascença, até porque foi lá que ouvi o pontapé de bicicleta do Juskowiak contra o Boavista e alguns outros jogos que não tivesse ido ver. Sempre fechado no quarto e às escuras :O a ouvir jogos, sempre a imaginar que algum dia poderia ser extremo esquerdo do Sporting (acho que o Cherbakov de 92/93 e 93/94, antes do acidente, foi a par do Balakov o jogador que mais idolatrei na minha vida) embora isso fosse mais delírio do que outra coisa. Mas daria tudo e mais alguma coisa se fosse jogador do Sporting!

      Também tive o quarto forrado com recortes e posters, fotos, caxecois do Sporting e da Juve Leo e muito mais. Era um templo de Sportinguismo, ainda que modesto quando comparado com o que o pessoal já partilhou aqui, mas hoje em dia é o local onde a minha filha pequenina dorme e isso só pode ser um bom sinal que aquela miúda acabará por adoptar o Sporting sem hesitações.

      Sporting Sempre!

      Já agora, grande espírito que é preciso manter hoje com Fito Rinaudo a demonstrar, muito simplesmente, que era uma ausência demasiado pesada e hoje, até se lesionar, foi um Leão, quer na recuperação, quer na transição para o ataque (passe curto ou longo). Que falta, foda-se!!

  90. É pá, a RêTêPê Norte paga com os impostos de todos nós, está aziada até à última casa.

    Que comentário mais porco e torpe. Espero que alguém fale e responda a estes merdas.

    • Eu vi e não consigo explicar por palavras o que é “aquilo”. já não deve entrar mais em antena… parece um daqueles pesadelos mas não é e a realidade é que acabei agora mesmo de ver (8 Fevereiro 2012 23.40) uma reportagem inacreditavelmente doentia sobre o jogo Nacional-Sporting. Um pouco de vergonha e de decência é o mínimo para uma antena que se diz pública. O Sporting está na final da taça e o “artista” que manipulou essa peça, não faço a mais pálida ideia quem, que se cure e que se lembre (entre outros exemplos) de um golo retirado ao SCP por fora-de-jogo inexistente. ou teria ido por essa hora beber um compensan?

  91. A partir de agora vou passar sempre a ser pessimista. Deu sorte…

    A equipa hoje deu aos adeptos a possibilidade de ficarem ligados até ao fim. Último jogo no Jamor em final inédita e festa certamente bonita.
    Não podemos ser hipócritas: esta vitória dá tranquilidade para os objectivos que faltam. ida à champions e liga europa, sendo que aí, passando os polacos (não o fazer é um falhanço) temos mais hipóteses de calhar o City na minha opinião.

    Quanto à exibição não foi grande coisa. Eu pensava ainda esta tarde que podíamos perder. Não estava optimista mas achava que íamos entrar a rasgar e deixar tudo em campo. E isso não aconteceu. A equipa foi menos agressiva que a adversária com excepção do Grande Rinaudo. Entramos a perder as divididas todas. Rinaudo traz ligação aos sectores e consistência defensiva. Saiu na altura certa porque também não jogava há 3 meses.
    O João Pereira tem uma raça do cacete, apesar de lhe parar o cérebro com frequência. É meter este golo no You Tube a ver se alguém se chega à frente com os 7 milhões.
    Gostei do Xandão porque joga simples. O Matias fez uma boa segunda parte. Relativamente ao Domingos, não percebi a última substituição. Arriscou em demasia com a saída do Wolf e a entrada do Carriço. O Wolf não consigo deixar de gostar do rapaz. É ponta de lança dos pés à cabeça. E tem a frieza dos grandes goleadores.

    Quanto à arbitragem felizmente que se inverteu ao intervalo do jogo a tendência que se verificou na derrota com o Gil Vicente e na primeira parte deste jogo com o Nacional. Em casos de dúvida foi sempre contra nós durante essa partida e meia.
    A expulsão é um bocado forçada mas o tal rondom fartou-se de reclamar e fazer faltas e o penalty é daqueles à portuguesa, iguais ao da luz e do dragão, mas saliento que o Insua foi bastante inteligente. Às vezes a arte de aproveitar estes lances faz a diferença. O Proença está mesmo em cima e verifica que ele foi impedido de chegar à bola depois de concretizar a finta por isso não hesitou…

    Saudações Leoninas e hoje já vamos dormir mais descansados….

    • Quando os outros cavam penaltys são os maiores, são artistas… quando são os nossos é uma vergonha. Foda-se que bipolaridade…

      Depois mentem com quantos dentes tem na boca dizendo que fomos beneficiados!
      Porra, pá… amarelo ridículo a Xandão logo de inicio para o moço tremer na base (que não tremeu)… um fora de jogo que matou o 2-0 e um outro mal tirado que poderia eventualmente dar o posterior 3-0!

      Depois, uma expulsão que eu diria puxada, mas o homem faz a falta e como já tinha o amarelo (que pediu!) por protestos… já foste! Curioso é que o rapaz poupa a viagem para Lisboa este fds… mas os beneficiados somos nós! Um dos melhores do Nacional não joga na luz vermelha mas o benefício é nosso?! ok… até porque acho que depois de jogar com 10 perdemos um pouco o controlo (mental) do jogo, mas enfim…

      E para rematar, o penalty!!! Mas aquilo alguma vez não é penalty?! Quanto e quantos já foram marcados na luz e no dragão assim… oh pá… halibut com ele!!! “Dor de corno it’s a bitch!”

      JA-MOR com eles…

      • EPÁ, TU ÉS RIDICULO…..

        Mas tu consegues ver o carnide ser beneficiado numa meia final da taça!

        Mas tu achas que se por ventura aquela jogada n fosse para expulsão, ele seria expulso por causa do jogo do carnide!

        É por estas e por outras que estamos assim!
        Vê lá se pensas mais no sporting e deixas o carnide!

  92. ok ganharam, mas não fizeram mais do que a sua obrigação.
    não esqueçer a merda da exibição e do resultado da 1º mão que devia ter sido suficiente para resolver o jogo. ainda assim, conseguiram sofrer empate a jogar contra 10.
    é aproveitar o momento para voltar a respirar confiança.

    bute ao jamor !!!!!!!

  93. Sinal +
    Regresso e golo de Rinaudo
    Xandão é tão melhor que o Polga!
    Golo do JP. Espero que o Freitas já esteja a editar o DVD para o vender no final da época!
    Estamos no Jamor, muito sofrido mas estamos lá

    Sinal –
    Lesão(?) de Rinaudo?
    Polga. É preciso dizer mais?
    Falta de ambição de Domingos quase deitou tudo a perder.

    Z

  94. É só cabeçudos a pulular para aqui (e um pouco por todo o lado). Se há alguém com razões de queixa da arbitragem é o Sporting. Amarelo ridículo ao Xandão, condicionando-o muito cedo para o resto do jogo, e dois foras-de-jogo mal tirados, um deles até dava o 0-2 e uma vantagem tranquila antes do intervalo. Nada de anormal até aqui, portanto, considerando o que tem sido esta época. Depois sim, algo anormal, com o árbitro a fazer o que devia fazer, pois o que temos vindo a assistir é a uma facilidade incrível em apitar contra o Sporting e nunca apitar o que é devido ao Sporting.

    Três recomendações:
    – Vejam melhor os jogos das vossas equipas;
    – Arranjem algo de útil para fazer nas vossas vidas;
    – Metam gelo.

    Um post destes estava a pedir uma vitória do Sporting. E, com esforço e sacrifício, conseguimos.

    Satisfeito pela final; podemos e devemos melhorar o jogo para ganhá-la. E, já agora, que Rinaudo recupere para fazermos o bis na Madeira já no próximo fim-de-semana.

  95. Já há muito tempo que aqui não escrevia por motivo de doença, mas hoje apeteceu-me e só venho dizer que estou muito contente que o DEUS RINAUDO voltou. Bem haja DEUS RINAUDO. Agora aguentem-se porque ELE está ai.
    E o cacifo é do Caralho. Saudações Leoninas

    • Hah e outra coisa ó Cherba, ao ler o teu coment arrepiei-me todo porque a tua descrição é quase uma cópia da minha vida, tirando um ou dois pormenores os meus 44 anos de vida foram semelhantes em quase tudo… Um grande abraço Cherba e nunca se esqueçam “As galinhas carcarejam e a caravana passa”. Nunca se esqueçam duma coisa importantíssima: O CACIFO É DO CARALHO E SAUDAÇÕES LEONINAS. Nota: Enganei-me no post anterior no meu nick (como foi o meu filho que assinou ele enganou-se portanto peço desculpas leoninas, ai filho filho, o que os pais não perdoam, lol) É “MATA GALINHAS” e não “Papa passaros”. Ass. MATA GALINHAS

  96. Bem, tentei comentar aqui ao início da tarde mas isto deu erro, por isso faço-o agora, com o estado de espírito renovado e depois de ter lido todos os 373 comentários anteriores.

    Para mim O Cacifo não é apenas o melhor Blog da sua categoria. Sim tem posts, de facto, fantásticos. Este até ultrapassa: é brilhante, extraordinário.Mas venho aqui não só por eles mas porque aqui se aprende e se respira Sporting. Os cacifeiros são na sua maioria da geração anterior à minha e alguns são de há duas gerações atrás. Mas apraz-me saber que as coisas não mudam. A conclusão que tiro deste magnífico post é que ser Sportinguista agora é igual ao que era há 30 anos atrás.

    Os meus pais dizem que sou doente, a minha namorada diz que está sempre em 2º lugar, os meus amigos dizem que eu tenho as prioridades mal definidas. Se calhar até têm todos um bocadinho de razão… mas estou-me a cagar! Este é o meu ópio. Também eu cresci com campos de futebol nos bolos de aniversário, com cromos colados nos armários, com constantes pedidos de equipamentos como prendas e ainda hoje, com os meus 19 anos, sonho em como seria receber um cruzamento do Capel e…PIMBA! Meter uma batata lá dentro. Ás vezes quando estou sozinho em casa ainda dou ali um mini-sprint na sala, precedido de um salto e uma cabeçada à Jardel, balançado as redes.

    Já não sei quem disse aí para cima, mas é uma grande verdade: ser do Sporting é um traço de personalidade. É diferente de qualquer outro amor a um clube. Se calhar até é ganhar menos, mas ter orgulho como se ganhássemos o dobro dos outros todos juntos. Não vale a pena dizer que o Sporting está sempre comigo: seja no FM, no PES, no pensamento, em sonhos, ou mesmo hoje em que fui para a faculdade com a camisola do Grande vestida – dá sorte caralho!

    E para este jogo não me faltava fé. Apostei no 3-0, sofremos um mas adiante. Como disseram, hoje não é para dissecar, é para FESTEJAR. Não há jogo mais lindo que o do Jamor e eu vou lá estar, custe o que custar.

    AMO-TE SPORTING.

  97. Cherba só agora tive a hipótese de ler este teu magnifico texto,e te garanto as lágrimas vieram-me aos olhos. também eu como tu na família sou o nico Sportinguista e foi contra tudo e contra tudo que sempre lutei para dizer sempre bem alto que somos o melhor clube do mundo.Fui militar e fiz três comissões no estrangeiro e a primeira coisa que sempre entrou no meu saco de viagem foi a minha camisola do Sporting.Peço a alguém que aceda ao caçifo que se puder de este teu texto a ler a direcção do nosso clube ,para eles sim verem que nos os SPORTINGUISTAS merecemos o respeito deles.
    Cherba muito obrigado

  98. se a falta do capitao america eh amarelo no outro jogo, entao ao rondom tb eh, ou so vale contra nos?

    e no penalty o insua nao eh impedido de chegar a bola?

    onde esta a duvida?

  99. Pessoal, amanhã sejam meigos com os colegas lampiões e tripeiros. Somos pessoas de bem. Convidem-nos para a festa que se vai realizar no Jamor. Afinal, há muita carne para grelhar e cerveja para vender…

    • Se mete cerveja, com certeza que os lamps não se negam… pior é que depois não tem desculpas de o Colo-Colo perder para arrear na mulher e nos filhos!!!

  100. é verdade que, por vezes, notou-se algum nervosismo, mas jogámos bem, num campo sempre difícil.

    o xandão jogou muito bem mesmo, ainda para mais tendo-se estreado e faltando-lhe algum ritmo. aliás, limpou até imensa merda que o polga fez (cfr. uma fífia descomunal do polga já no final, que o xandão conseguiu corrigir em carrinho, cortando a bola para canto).
    o rinaudo, mesmo sem ritmo é melhor que metade dos médios que temos para lá – quem é que, depois de voltar de uma paragem de três meses, metia o pé à bola no lance em que ele marca golo?!?!
    o elias, jogou muito bem também (no último jogo tinha também sido dos melhores).
    e o matias também jogou muito, segurou a bola, criou perigo, ganhou faltas (salvo as que o bode de preto não apitou). está a subir imenso, vamos lá ver se não se lesiona outra vez.

    a equipa é nova e a pressão é imensa. pode ser que com rinaudo e com menos pressão arranquemos para uma boa segunda volta! eu acredito na equipa e, apesar de alguns erros – ao nível, por exemplo, da comunicação, e também alguns nas substituições -, no domingos!

    agora, é ‘arrabentar’ com o jamor!!!!!

    Sportinggggggggggggggggggggggggggggggg, caralho!!!!!

  101. Mais um texto de génio Cherbakov, só consigo dizer que este texto está mesmo do caralho, não me consigo exprimir de outra maneira…
    Obrigado por continuares com este projecto, e obrigado a todos os comentadores, inclusive os cabeçudos que só vêm enaltecer o teu trabalho, quanto mais importância nos dão, mais crescemos!
    Uma vez Sporting, Sporting até morrer!

  102. Grande post que me fez pensar no passado…e no presente. Vivo na Suécia e tenho um leãozinho luso-sueco de 5 anos que já não vê mais nada à frente que não seja verde e branco!

  103. Ponto prévio: sou adepto do Porto por isso podes apagar já o comentário se quiseres. Agora queria dar-te os parabéns pelo post porque demonstra realmente o que é ser adepto de um clube (neste caso do Sporting, mas sem dúvida é um sentimento transversal a todos as cores), e gostei de ler esse amor ao teu clube. Quanto ao sugerido por muitos que deveriam ler este texto aos jogadores, esqueçam, porque na sua esmagadora maioria nunca irão compreender o amor e a dedicação de um adepto. Parabéns.

  104. Pingback: Parabéns a você(s) « O Cacifo do Paulinho

  105. Sigo este GRANDE blog há já algum tempo e hoje não resisti a deixar um comentário. Este post está verdadeiramente fantástico! Dá-me uma vontade enorme de dizer: “ISTO É O SPORTING!”. Apesar de pela minha idade ainda não ter tantos anos de Sportinguismo como muitos Leões que aqui se encontram esta “Palestra” traz-me muitas (e exlentes!) recordações dos momentos em que o nosso Querido Sporting já me levou a uma felicidade enorme e contagiante! Muitos PARABÉNS pelo post e por manter este “Cacifo” vivo e a dar lições de Sportinguismo a quem o visita.
    VIVA O SPORTING!

    Saudações Leoninas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s