Uma pequena mudança

Na noite de sábado, houve um pormenor táctico que me pareceu bastante interessante. Em algumas situações, Capel e Carrillo fletiam para o meio, de forma a apoiar mais diretamente Matias. Nesses momentos, Elias procurava ocupar o lugar que permitisse compensar a extrema deixada em suspenso. Em três ou quatro ocasiões, Capel e Carrillo chegaram a tabelar junto à linha, dificultando bastante o trabalho defensivo do lateral e a própria organização do adversário.
Resta saber se este ensaio de qualquer coisa terá continuidade e se poderá ser uma das chaves para surpreender os adversários.

p.s. – a propósito de chave, de cada vez que vejo Carrillo a jogar tenho cada vez mais a certeza que, se fosse treinador, lhe dava liberdade nas costas do avançado. Ele que fosse à esquerda e à direita criar superioridade. Ele que rematasse à entrada da área. Ele que surgisse como segundo ponta, em vários dos cruzamentos.

Anúncios

77 thoughts on “Uma pequena mudança

  1. Esse pormenor nada tem a ver com táctica.

    Os gajos, cansados de andar a fazer piscinas da direita para a esquerda e vice-versa (por ordem do treinador), pensaram: “Fodasse! Deixa-me lá ficar no meio que assim quando o mister mandar trocar de lado, já tou mais perto!”

  2. O Carrillo foi, lá está, nem tudo é mau, um grande investimento. Mas se a equipa tivesse como devia estar começava os jogos todos no banco e entrava a rasgar na segunda parte. Tem talento a dar com um pau mas está ainda muito verde. Decide quase sempre mal no último passe ou no momento do remate. Falta-lhe mais experiência mas vai ser um caso sério…
    SL

    • Estou para ver em que pé está a situação de Carrillo, isto é, se já foram vendidas partes do passe, a quem, por que valor.

      O carrillo é o jogador mais promissor do SCP, desportiva e financeiramente, e tenho medo das negociatas que tenham sido feitas ou venham a ser feitas.

      • muito sinceramente “i couldn´t care less”… preocupa-me o Sporting,,, comparam-se em tudo mas esquecem-se que eles (tripeiros e carnide) têm mais titulos que nós, mais receitas que nós, mais capacidade de negociação que nós… Com os males deles posso eu bem… aquilo que eu desejaria é que o Sporting pudesse ter um futuro brilhante (e que o começasse a desenhar desde hoje), e não me parece que isso seja possivel muito por culpa nossa… SL

  3. Se tivéssemos um defesa direito que SOUBESSE DEFENDER, Carrillo ainda seria mais furtivo. João Pereira tem o que é necessário : Velocidade q.b, técnica … mas alguém deve trabalhar a vertente defensiva daquele Diabo da Tasmânia. Amansar-lhe o pêlo também seria bom. Carrillo tornar-se-ia mais acutilante. Sem a constante preocupação de ajudar a fechar a ala a toda a hora. ajudar em tarefas defensivas sim, a todo e qualquer instante não. Muito menos quando é por burrice do defesa. Para além disso, se Domingos fizesse Capel recusar um pouco mais em alguns jogos ( falso médio ), o espanhol ganhava outro andamento. Muito avançado no terreno à espera que a bola lhe chegue é um desperdício em alguns momentos do jogo. Acho que Domingos não percebeu que tem matéria para ser um pouco mais afoito. Porque não um 4x4x2 com Capel a Carrillo nas alas, Matias e Elias no eixo e Wolfs e Rubio no ataque !?? A mobilidade de Rubio, o posicionamento de Wolfs … Capel e Carrillo como falsos médios … usando e abusando do espaço nas costas. Talvez pudesse ser uma boa táctica para a Choupana. Saudações

  4. Não sei.

    Da forma passiva que a equipa reage quando perde a bola, jogar com apenas 2 médios centros (sendo 1 deles Matías) acho que seria um autêntico tiro no pé.

    Por outro lado, actualmente jogamos com 3 médios no meio e o Elias continua a ser o único que corre para recuperar a bola, portanto jogar em 4-4-2 não alteraria em nada a (má) dinâmica defensiva da equipa.

    É capaz de ser algo para rever.

    • Será um caso a rever … de qualquer forma, tenta-lo-ia caso o jogo não corresse de feição. Penso que nesta fase, 2 PL não seriam má ideia. Talvez o problema no meio-campo seja gente a mais com um papel muito semelhante. Simplificar as coisas talvez não fosse mau … até um 4x1x3x2 … com Rinaudo a 6 … Elias como falso 10 e Capel e Carrillo como médio interiores. Os corredores estariam sempre salvaguardados pois ambos têm o que é necessário para fechar em caso de necessidade : velocidade e tempo de reacção. Wolfs e Rubio. Eu estou apenas a tentar ver outras alternativas que pudesses funcionar, causando algum desnorte no Nacional !!

      • Elias e Rinaudo têm uma rotação enorme no miolo. Capel e Carrillo talvez tivessem mais espaço para aparecer nas costas da defesa … Wolfs e Rubio sempre seguravam os centrais. Temos que ser audazes na aproximação ao jogo … sem excesso da mesma mas, com audácia !!

      • Oh Paulo… foda-se. Andamos os últimos dez anos anos (desde o Fernando Santos se bem me lembro) a malhar nos treinadores porque não punham a equipa a jogar com extremos (no Sporting que era o clube que melhores extremos formava), metiam o jogo todo pelo meio na famosa táctica do “losângulo invertido” e não sabiam jogar em 4-3-3. Agora que temos extremos e um treinador que os usa, queres que os meta a médios interiores. Ora foda-se. É preso por ter cão e preso por não ter. Desde que dê para criticar, a táctica que se foda.

      • A questão não é jogar com extremos ou com médios interiores, passa mais por colocar jogadores na área e na defesa quando é preciso. É triste e para mim da maior imbecilidade, vêr centros na quina da área para um (VW), dois (Vw e Matias)ou três (juntar o extremo do flanco oposto) jogadores no máximo dentro da área adversária, a serem comidos por uma porrada de adversários que apanham a bola de frente.
        Quando se tem alas espera-se que estes vão à linha de fundo centrar, neste Sporting é ao contrário, ainda para mais com a exasperante troca do Capel para a direita e vice-versa.
        Não temos homens na área e depois em contra-ataque é um “valha-me deus”, com espaços por todo o lado na nossa defesa. A equipa joga toda partida, com blocos afastados.
        De facto Domingos está a mostrar muito pouco trabalho, ou então a exibir os dotes de treinador de equipas de segunda, em que se põe 8 à defesa e três lá na frente a vêr o que dá, um pouco como os corruptos jogavam na sua época aurea como ponta-de-lança.O pior é que nem isso consegue fazer, só se vê em campo uma manta de retalhos, com buracos por tudo o que é lado.

        Aqui pode-se vêr isso sem grande esforço:

        Por contraste (talvez excessivo, reconheço)temos isto:

    • Ohhh Hugo, lê as coisas como elas estão escritas. Eu não estou a dizer que não devemos jogar com extremos. Digo é que não estamos a aproveitar esses mesmo extremos. Quando isso acontece, há que fazer alguma coisa. Persistir no erro não é bom. Eu quero lá saber do Fernando Santos … quero é o Domingos e a equipa a ganhar. Eu apenas referi que devemos ter mais truques na manga. Não é só 4x3x3 e deixa acontecer. Ninguém tem 1 e só 1 esquema … há que ter mais alguma coisa não !?? Afinal de contas isto é o Sporting.

      • Entre não jogar com extremos e pôr os extremos a médios interiores (para os aproveitar) venha o Diabo e escolha. Isto é uma daquelas verdades verdadeiras, mas a questão não é tanto a táctica como a forma como ela é executada. Eu não vejo os outros treinadores de outras equipas com 2 ou 3 sistemas. Têm um (ao qual os jogadores se acostumam) com ligeiras nuances aplicadas de acordo com o evoluir do jogo. Agora voltar ao losango quando temos no plantel Jeffren, Carrillo e Capel seria um tremendo erro.

    • É ofensivo sim … mas na Choupana não estou a ver outro futebol que não este. Temos que entrar a matar … a MATAR. Entrar de fininho, com o ” bola lá, bola cá ” vai-nos fazer comer um papo seco em contra-ataque. Penso que as coisas têm que levar um abanão. Eu não digo que fosse bom entrar logo com este esquema mas, seria um caso a pensar …

      • Para este jogo talvez… até porque o Nacional parece-me uma equipa defensivamente frágil e com um meio-campo pouco duro.

      • Exacto, é nesse base que adiantei a ideia. Elias e Rinaudo têm uma rotação enorme no miolo. Capel e Carrillo talvez tivessem mais espaço para aparecer nas costas da defesa … Wolfs e Rubio sempre seguravam os centrais. Temos que ser audazes na aproximação ao jogo … sem excesso da mesma mas, com audácia !! Acho que seria um desenho táctico interessante … penso que haveria espaço, é verdade mas, isso também seria bom para nós.

      • Embora o Nacional esteja mais forte, no jogo Nacional-Braga para a taça Lucílio o Nacional até metia pena no meio e na defesa, se bem que a frente é rapidíssima.

        É um jogo de mata-mata, temos que ir para cima deles desde inicio.

      • Nem mais … sem medo !! Domingos joga aqui o par de tomates que tem ( ou não tem ). Penso que um mau jogo na Choupana dirá muito sobre as reais capacidades deste Sporting.

    • Eh eh eh :)
      Em cheio. Deve mexer-se sim. Confesso que André Martins seria alguém a aproveitar neste jogo, e com maior regularidade nos próximos. Tem uma eficácia no passe como poucos. Joga simples e liberta a bola no preciso segundo. É de facto um belissimo jogador. Este jogo está a criar-me alguma expectativa. Por um lado tenho o receio de mais um desaire, de mais um jogo amorfo mas, há qualquer coisa que me diz que este jogo nos reservará uma agradável surpresa. Tenho um feeling estranho ( chama-lhe feeling de sportinguista lol )

  5. Patricio
    JP – Xandão – Rodriguez – Insua
    Rinaudo – Elias
    Carrilho – André Martins – Capel
    Wolfs

    Esta seria a minha aposta !!
    Este jogo é importante de mais para nós.

    Quero poder continuar a sonhar com este ano desportivo – porra

  6. Para jogar com o Carrillo na direita, tens de jogar com um defesa direito. Para jogar com o João Pereira a lateral, convinha estar à sua frente o izmailov. Agora jogar com Pereira e Carrillo na direita só pode ser suicídio.

    A entrada de Rinaudo no onze vai alterar a forma de defender. O Schaars também faz falta no processo de pressão. O Capel sem o holandês nas redondezas tem maior dificuldade e depois o Insua leva com eles de frente, sendo obrigado a cometer faltas.

  7. Também espero que todos estejam concentrados amanhã, desde o campo ao banco. Os últimos tempos têm sido pródigos em erros de palmatória quando aparentemente em Outubro/Novembro parecia que as substituições eram criteriosas e traziam sempre mais valia. De repente, também por termos menos opções de qualidade disponíveis, parece que entrou tudo em demência. A substituição do Carrillo foi uma paragem cerebral demasiado evidente.

    O que acho em relação à dupla Capel y Carrillo é que o Capel rende sem dúvida mais do lado esquerdo, como um extremo à antiga. O Carrillo tem ginga para “quebrar” do lado direito e esquerdo mas tendo em conta o que disse do posicionamento do Capel…Talvez esta situação de troca – não-constante – de extremos pudesse resultar com o Jéffren, caso este estivesse numa forma regular e sem oscilações….

    Espero muito sinceramente que o Mingos, qual Ambrósio, me dê o prazer de ver amanhã satisfeitos dois desejos: Ver um Sporting personalizado a mandar no jogo e a impor o ritmo e, ligado a isto, lançar o Fito Rinaudo a titular. Fui a Alvalade, tal como os restantes 23.000 no Domingo passado e ia só para dar um aplauso em pé ao Fito. Passei 90 minutos enterrado numa cadeira a resistir à congelação.

    Amanhã é para ganhar, caralho!

    Sporting Sempre!

  8. Izmailov, a jogar, só pode ser no meio. Não tem velocidade, não tem arranque. Mas tem classe, qualidade de passe, colhões para segurar a bola e remate fácil e espontâneo. Para mim, colocá lo na direita é desperdiçar o que melhor ele pode dar neste momento. Se calhar perdemos um grande extremo mas pode ser que ganhemos um bom 8 ou 10. Gostava de ver um dia o Matias e o Marat a rabiarem no meio com Deus atrás como protector. Seria difícil roubarem nos a bola…

    • Izmailov tem de jogar a médio, ponto. É uma boa peça em movimento. Seja a derivar para a esquerda, para a direita, ou com derivações centrais. Para mim é um dos jokers da equipa. Metê-lo agarrado ao meio ou às alas é mau, porque é um dos que deve ter mais contacto com a bola.

      Ali, para mim é simples. Rinaudo, Schaars, Elias, Izmailov e Carrillo. Capel e Matias no banco.

      • Isso vai ser difícil. Custa conviver com lamps que perguntam pela “fita” (não confundir com fito).

        A situação não te parece ridícula, principalmente quando não houve acordo entre clubes, isto é, “vamos fazer a paz”?

      • Quando te perguntarem pela “fita”, manda-lhes o link ou diz-lhes para irem ao youtube ver a gravação onde o presidente deles pede o Mãozinhas para um jogo da taça. Fdx. que noob do caralho…

      • Queres que tos meta? Fdx… Estou a ver que vocês vêm aqui aos blogues do Sporting a ver se têm sorte, porque em Carnide só devem existir entradas fêmeas…

  9. Amanhã é para ganhar. O Nacional é fraco, ninguém me convence do contrário.
    Tem jogadores rápidos na frente mas não passa disso.

    O SCP tem a obrigação moral de ganhar e de massacrar

  10. O que fode mesmo o Sporting é têr atrasados mentais como este Rui Oliveira e Costa a falar em nome do clube.

    Maior enxovalho que isto é dificil, será que existe a noção que este homem representa algo do nosso clube? eu quero acreditar que não mas o facto é que é ele quem lá vai todas as semanas, defender o P.Bento, atacar Oguchi, elogiar Bostiga, etc,etc…

    Um das caldas bem adentro daquela goela e mesmo assim ainda devia conseguir “gestualizar” toda a merda que se desenrola do seu cérebro.
    Pró caralho pá!

    • È verdade Phil,esse Roc é uma vergonha,não representa em nada o Sporting!eu por acaso ainda a uns tempos mandei um mail para a rtp para ver se havia possiblidade de mudarem o “representante” do Sporting,visto ele não ser representante em nada o Sporting e apenas envergonhar o nosso bom nome…ele não percebe nada de bola,como tu dizes e bem,rasga o Oguichi,adora o Postiga de merda(houve um programa destes que ele disse que o Postiga fazia muita falta ao SCP),ou seja ele só diz merda,muito sinceramente!e em relação ao mail que mandei para a rtp a fazer queixa desse índividuo,eles não me responderam se quer…!

      SL

  11. Esse cabrão devia ser banido daqui por difamar o Senhor-Todo-Poderoso.

    Deus Rinaudo é exagerado? Vou-te explicar:

    1) É omnipresente. Está em todo o lado. Basta ver os jogos que fez

    2) É omnisciente. Sabe tudo, principalmente o que o seu adversário vai fazer.

    3) É omnipotente. Quando vai atrás de alguém, rebenta-o todo.

    Nunca um epíteto foi tão bem atribuído…

    • Eu por acaso também acho essa comparação de Rinaudo a Deus muito estúpida.

      Quer dizer, Ele é grande, poderoso e tudo isso, mas porra, não é Rinaudo.

      • O rinaudo é uma grande merda!!! Assim como o resto dos bandalhos que por lá pastam!!! Logo ides levar na peida dos cepos da Madeira ahahahahahahah! Punheteiros do caralho, bandalhos de merda! Ah e tal somos um clube diferente e o caralho…cambada de losers, estão quase a ir fazer companhia ao Belém pá! Já nem grandes são, aliás, são uns grandes merdas!!! Até o palhaço do Futre se anda a encher à custa do LOL de Portugal. Esse artista lembrou-se o ano passado que afinal era osga, fodasse que tristeza de agremiação… Virem o cú e mandem-nos foder!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s