Bom dia!

Em 2003
«Aos sócios do Sporting peço-lhes apenas para nunca mudarem. É, provavelmente, a massa associativa que mais ficou no meu coração. A euforia, a paixão e a dedicação daquela gente não cabe em palavras» (aqui)

Hoje
capajornalsportingbala

Caso ainda não tenhas assinado a versão digital do jornal Sporting, este é um excelente motivo para ires ao quiosque!

Anúncios

102 thoughts on “Bom dia!

    • Para mim tb.
      CR7, Nani, Cherbakov e Figo ainda eram verdinhos e tiveram cá pouco tempo.
      Com 39 anos, ainda vi outros grandes craques como Oliveira e Manuel Fernandes mas apesar de terem tb uma enorme classe (dentro do campo) nenhum tinha a magia de Balakov.
      Não posso falar do tempo dos 5 violinos mas nas últimas 4 décadas o melhor foi sem dúvida Balakov. E não se armava em vedeta apesar de ser um génio do futebol.
      Como n10 só perde p/ Maradona. Mas Maradona era um Deus. E Balakov é um Sr.

    • +1 foi pena não ter ficado por cá até ao fim da carreira, é que para o Estugarda o Balakov também é um dos seus melhores jogadores da história!

  1. Tanto futebol concentrado num corpo só!
    O ÚNICO jogador que eu aceitaria colocar o nome nas costas duma camisola minha do Grande!!!
    Um génio em campo, um senhor fora dele… merecia ter saído para um Barça ou um Bayern da vida, sei lá…

    Aquele golo nos primeiros segundos dum jogo com as galinholas, disparo do meio da rua, com o seu “pior” pé, depois de uma revienga (Alô, Perestrelo… ti amo, Sporting!) é qualquer coisa de “domsebastianesco”… Um golo saído da bruma (hummm)…

    Uma palavra define o grande Krassimir… ÚNICO!

  2. Balakov era sinónimo de magia, um jogador de qualidade fora do comum.
    Quando me lembro de Bala vem-me á cabeça dois golos, um contra os lampiões aos 15 segundo de jogo em Alvalade num remate de fora da área ao ângulo e outro contra o V. Setúbal no Bonfim em que fintou meia equipa.

    Jogador a relembrar SEMPRE!

    • Este sim, merecia uma foto na Academia… não por ser formado no SCP mas sim pelo exemplo que dá como homem e pelo ENORME jogador que foi! Só de pensar que haja quem queria lá fotos do Suinão e do Montinho!!! Já diz tudo…

  3. Duas notas apenas.

    É-me ainda hoje um mistério como conseguimos não ser campeões com uma equipa em que pontuavam, entre outros, Paulo Sousa, Figo e Balakov.

    Embora tenha um enorme apreço pelo Balakov, não está entre os jogadores que lembro com mais emoção. Percebo porquê. Chegou, esteve e partiu já a “idade do deslumbramento” passara por mim.

      • Ele e as arbitragens – não é “de hoje” ou sequer “de ontem” que a arbitragem portuguesa está ao serviço do FCP e, em menor escala, do Benfica. De qualquer modo, o “meu” mistério é retórico. O que queria dizer é que, com aqulea equipa, mesmo “contra ventos e marés”, incluindo o Carlos Queirós, devíamos ter sido campeões.

      • Podes juntar outras duas: Sousa e… Cintra.
        Despedir o Robson por causa de uma eliminação europeia (e até bem injusta ) quando já iamos à frente do campeonato não coube na cabeça dum tinhoso.

      • Gregor,
        Vai ver foi uma questão de karma!!!
        Mas de facto, entre árbitros, Cintras e Queirozes, nem figo, bala, paulo sousa, jusko e outros conseguiram!
        É o “n” segredo de Fátima…

      • O Queiroz de facto nao era gde treinador mas nao o culpabilizo.
        Para mim o gde culpado foi o Pinto da Costa e o famoso sistema que estava no seu auge nessa altura.

  4. A imagem que tenho do Balakov sempre que penso nele (quase todas as semanas), é a imagem de um génio a caminhar para a bandeirola de canto e ir bater os cantos da forma que só ele sabia fazer. Aquilo era quase um penalty, de tão perigoso que era. Ainda hoje consigo recordar o som da chuteira na bola, porque ficava mesmo em frente, com o meu tio, aos cantos do lado esquerdo.
    Eu sei lá. Maradona foi o melhor, mas Balakov foi e continuará a ser o meu preferido. Não consigo eleger um golo preferido dele, ou uma jogada preferida (talvez a de Setúbal).
    Gostava, e muito, que pisasse o relvado, por exemplo, no próximo jogo contra o Benfica, para receber a devida homenagem. Seria absolutamente fantástico.

    • Não me lembro se o Balakov alguma vez recebeu alguma homenagem do género? É o meu herói de infância e de muita mais gente. Pode não ser da formação, nem português, mas uma homenagem so ficava bem e era um prazer vê-lo de novo em Alvalade!

  5. O melhor jogador que vi jogar com a nossa camisola!
    Um 10 puro! Fabuloso! lembro-me da sua estreia e do momento em que tocou na bola pela primeira vez… percebeu-se logo ali que era jogador!

  6. Balakov era um jogador do CACIFO!!!!
    Como homem um senhor.
    Aquele golo ao Setubal é algo de mágico,é um dos meus preferidos dos muitos que vestiram o MANTO SAGRADO

    SL

  7. Certo dia começou no banco, o jogo não se descodificava sozinho então o Queiroz engoliu em seco e puxou do ás. O génio decidiu a partida. No final disse que falaria com o presidente para sair, pois a situação era insustentável. E saiu.

    Nestes tempos, as pessoas levantavam-se na bancada para o aplaudir a bater o canto.

  8. Para começar bem o dia, nada melhor que falar do melhor jogador que eu já tenha visto a vestir a nossa camisola! Foi sem dúvida, pelo menos do meu tempo, o jogador que mais me empolgava, qq jogada que ele fizesse era sempre com classe! Entre os golos que já mencionaram, n esqueço um na luz contra o preudhomme, um chapeu de levantar qq estadio!
    Nunca mais vi nenhum jogador com a classe do Balakov! É como ele diz ele nasceu predestinado para jogar futebol!
    Tenho muitas saudades desses tempos, não ganhavamos nada, mas a jogar futebol, n sei se haviam equipas como a nossa!

    P.S. – Essa de despedir o Robson é uma daquelas que o Cintra nunca mais vai se perdoar, n tenho duvidas q ele esta arrependido, mas infelizmente foi a decisão q ele tomou!

  9. Tenho dois ídolos no mundo do futebol, Krassimir Balakov e Ryan Giggs.
    Era muito novo quando despertei para o futebol, mas foi amor à primeira vista por estes dois atletas !
    Para bem do futebol , o Mago galês ainda se encontra no activo ,(como jogador)!
    Quanto a Balakov ,como é possível, um jogador deste calibre sair desta maneira?!

    Exemplares, dentro e fora das quatro linhas, uma raridade na actualidade.

  10. É impressão minha ou revi ali um golo á Maradona e um Penalty á Panenka?! Belas tardes que ia a Alvalade e que entre outros tive o privilégio de ver este fenómeno ao vivo…

    SL

  11. Por isso é que me riu quando dizem que o Bruma é um grande jogador e o catano se o perdermos é o caralho.

    Fodasssssss este era um dos últimos dez puros. Com um grande bico que decida jogos. Era um jogador que decidia jogos, sabem o que isso é, depois dele só o Barbosa.

    Além de ser um mestre nos cantos e nos livres e o mundial de 94, o melhor dez da competição um orgulho.

    O Bala é incomparável tenho pena que esse estúpido do Queiroz tenha corrido com ele. Não fomos campeões por causa de uns Garridos da vida lembrem-se do jogo com o Porko em 1993 em que acabamos com 9 e do campeonato de merda do Benfica que só fez um grande jogo contra o SCP de resto foi tudo à rasca por um a zero.

    SL

  12. Um dos melhores que já tive o prazer de ver jogar, um verdadeiro Senhor na arte de tratar a redonda, como é bom ve-lo falar (bem claro) de nós e do nosso clube!

    É daqueles que merecem estar no clube, não só em forma de paineis ou estátuas, a qualidade nunca é demais!

      • Só para dar um contexto ao meu comentário anterior:

        Depois de ver este video, uns dos videos sugeridos foi um Sporting porto em que o Acosta arrebenta com o paulinho santos.

        Fiquei tão emocionado que me esqueci do video inicial e postei um comentário.

        Espero um tratamento igual ao jusoe, ja que ninguem o expulsa depois de dar cotoveladas e empurrões.

  13. Entrei no Estadio ainda com a mostarda da bifana na ponta da beiça e o sumol na outra…Tochas que faziam uma verdadeira neblina…o meu Padrinho disse-me “olha ja começou o jogo” quando olho para o centro do campo vejo “o Bala” a pegar nela em cheio do meio campo …e so tive tempo de ver a rede a abanar…

    БЛАГОДАРЯ ВИ MASTER Krasimir !

  14. Bruno,

    Todos sabemos que frequentas aqui o tasco!

    Sugestão: Trazer o Balakov! Em termos de imagem seria um UPGRADE do cacifo! MAs nada de fazer dele o que o Godo fez do MF! Um Bala bem aproveitado seria mais uma forma de exultar o SPORTINGUISMO que anda adormecido!

    Força, Bruno! É nosso, outra vez!

    • Quantas vezes não gritamos isso do “Chuta Bala”… e depois tínhamos de gritar, eufóricos: GOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!

  15. Grande Bala, partilho da opinião de muitos, foi o melhor jogador que vi com a camisola do Sporting. E a juntar a isso, traz-me outra grande recordação: a primeira vez que o meu pai me levou a Alvalade, em 1995. Um Sporting-salgueiros, jogo embrulhado, salgueiros a defender, Sporting sem criar grandes oportunidades, até que por volta dos 80′, Balakov resolve!

  16. 12 de Janeiro de 1991, entrei pela primeira vez em Alvalade para assistir a um jogo ao vivo (Sporting-Penafiel) e tive a oportunidade de presenciar o primeiro jogo oficial do MELHOR JOGADOR QUE VI JOGAR NO SPORTING!!!

    Simplesmente fabuloso!

    Ganhámos 2-0 com golos do Gomes, e o BALA entrou na segunda parte…classe, muita classe!

    • Será muito bom se as negociações correrem bem.
      Preocupa-me também os restantes que faltam colocar/vender/emprestar/rescindir e que pesam (de que maneira) na folha salarial:

      – Bolo
      – Pranjic
      – Bojinov
      – Onyewu
      – não se falta mais algum…

  17. Comecei a ir a Alvalade miúdo, naquelas tardes mágicas, para ver esta equipa do Balakov, Figo, Jusko, Capucho, Naybet, Nelson, Paulo Sousa, Oceano, Sá Pinto, Ivkovic…que equipa!

    Um crime não termos sido campeões nesta altura!!

    O Balakov tinha um pé esquerdo de sonho! Dos melhores melhores que passaram por Portugal. Lembro-me que o meu tio às vezes passava-se com ele pq dizia que aqui e ali era cigano para o Juskoviak…porque preferia que o titular fosse outro, um senhor chamado Iordanov.

  18. O Balakov também foi o melhor que vi jogar com a verde-e-branca, ponto final. Era um jogador extremamente completo, genial e que nunca me pareceu viver a olhar para o seu umbigo. Que orgulho ter um jogador assim, admirado por todos os adeptos dos outros clubes!

    No entanto, apesar de para mim o Krassimir ser sinónimo de génio, o meu jogador preferido desta altura era o Cherbakov, que prometia poder ser ainda melhor. “Coincidência” ou não, depois de 1994/1995 e da entrada em cena da Era Roquete, o balão de esperança esvaziou durante um bom tempo quando este tipo de jogadores (e quem não se lembra da equipa com Balakov, Figo, Paulo Sousa, Valckx, Cherba, Vujacic, etc?) deu lugar aos Lang’s, Kmet’s, Ramirez, Gil Baiano’s e Gimenez…

    Muito embora pouco tenha ganho ao nível colectivo, o Bala é para a minha geração um verdadeiro ídolo e, lembrando-me dos bons velhos tempos em que era “nosso”, representava uma enorme vantagem psicológica já que os adversários se borravam todos com o seu talento.

    Para quem gosta de recordar (descobri mesmo há pouco):

    e

    Faltam apenas aí os golos da época 1994/95, a sua última, e que DEVERIA ter terminado com a coroação como campeão nacional.

    Sporting Sempre

    PS – Concordo a 700% com a sugestão de ter o Bala no relvado no jogo contra o Carnide. Aliás, se calhar até fazia uma perninha quando houver um livre…..

  19. Durante alguns anos tive um poster gigante do grande Balakov no meu quarto.
    Todos dias adormecia a olhar para lá, e a sonhar em um dia poder vestir a verde e branca em Alvalade.

    Hoje já não tenho o poster, mas ainda adormeço a sonhar com o mesmo.

    Enorme jogador.

    Tuuuuuuuu vais vencer…

    SL

  20. Aqui ha uns posts atrás escrevi que num espaço de 3 dias iria aparecer uma noticia de uma contratação bombastica para calar umas bocas e mandar areia para os olhos de uns incautos, lembras-te disso Hic? E ai está hoje essa noticia, só me enganei no jogador que pensava que seria anuniciado.

    • Curiosamente o jornal que anuncia Julio Cesar é o que eu menos esperava, esperava mais que fosse o outro, que na segunda feira anunciava que Casillas deve estar de saida

      • A Sara Carbonero era muito bem recebida em Lisboa. :)
        O Júlio César não está velho? Para isso recuperam o bóssio!

      • velho? 31 ou 32 anos num gr é velho?
        o problema é que ele aceitou ir para o qpr porque lhe pagavam bem, a vir deve ser pro empréstimo e com os ingleses a pagarem o salario, que o rapaz recebe bem

      • Riga, eu também ouvi dizer que o clube onde o homem estava decidiu dar 18 milhões ao benfica para o receber. Também paga futuras estadias da equipa portuguesa sempre que jogar em Londres e optaram por activar uma cláusula no contrato que define que, caso o jogador encave os vermelhos em mais do que um jogo, se comprometem a pagar os arranjos todos do estádio da luz nos próximos 50 anos.

      • diogo

        deixa-me adivinhar juntaste-te ao clube “vamos gozar com o que o riga diz sem antes ler e perceber o que ele escreveu”

        é que pelo numero de personagens aka cromos que já la andam vou começar a cobrar royalties por uso indevido do meu nome

      • Riga, tu achas mesmo que os ingleses vão pagar o salário? Eu estou só satisfeito, não me leves a mal.
        Mas, se vão pagar o salário (e da forma que referiste, parece que falas na totalidade do vencimento), então não valia mais tê-lo por lá?

      • diogo

        eu não sei nada, so vi a noticia na capa, mas não tou a ver o benfica a pagar 300 ou 400 mil euros como paga(150 no mínimo já ganhava ele em milao, não deve ter ido para Inglaterra a ganhar menos)o qpr

        ele a vir no máximo o benfica pagava metade e mesmo assim já ficava dos mais bem pagos do plantel

      • Mas confesso que eu esperava na sequencia da noticia do Casillas poder sair que eles iam começar a coloca-lo no Alto dos Moinhos.

  21. Balakov = génio. N. 10 indiscutível. Pé esquerdo prodigioso. Bolas paradas letais. Humildade e entrega apenas ao alcance dos grandes. Não me lembro de melhor no Sporting nem no futebol português. Ah, a saudade…

  22. O meu ídolo dos anos 90. Com direito a poster no meu quarto.

    Quando jogava à bola no meu bairro, quem é que toda a gente queria imitar?

    Krassimir Guenishev Balakov!

    Bons tempos. O mundo era verde…

  23. hoje é a primeira vez que escrevo aqui ,tenho uma grande recordação do balakov , o clube do meu bairro da musueira fez um torneio com seu nome e ele esteve presente e tornou-se socio pagando logo ali quotas por muito tempo ,domestrou que alem dum grande jogador era um ser humano humilde .. saudaçoes leoninas

  24. GRANDE BALAKOV!!!

    O melhor que eu vi a jogar com a camisola mais linda do mundo!!
    Jamais esquecerei o golo aos lamps aos 20/30 segundos de jogo de pe direito, o golo em setubal(puro genio pura magia) e uma chapelada ao belga na etar.

    SL

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s