Vitaminha B – o jogo

Vou ser o mais sincero possível: irrita-me, mesmo, aquele tipo de adepto que, após qualquer vitória, tem como primeiras palavras um aviso em tom quase paternal. «Cuidado com os deslumbramentos, pezinhos no chão que isto não significa nada». Ora, meu caro adepto a quem os constantes baldes de água fria vão congelando os sonhos, permita-me sentir-me feliz com o que vi ontem.

Vi erros, claro que vi, grande parte deles motivados por aquilo a que eu chamo «dores de crescimento». As mesmas que, durante dois anos (ou mais), valeram a Rui Patrício centenas de assobios e ainda mais olhares de desconfiança. É o peso da responsabilidade (e, atenção, não sei se não será maior a de salvar o clube de uma época histórica pela negativa do que a de o colocar na luta por títulos) sobre os ombros daqueles a quem deveria ser dado tempo e espaço para crescer. Mas não há – culpa de gestões vergonhosas, culpa de contratações manhosas, culpa de todos nós, adeptos pouco pacientes – e, a esse «é agora ou nunca», eles, os putos responderam de forma inequívoca. Há quanto tempo eu não via tal desinibição? Há quanto tempo não via uma equipa sem medo de ter a bola no pé? Há quanto tempo não via jogar ao primeiro toque? Há quanto tempo não via arriscar? Há quanto tempo não via simples «1-2-1» como o que esteve na origem no primeiro golo? Há quanto tempo não via um central a ir lá acima marcar um golo? Há quanto tempo, sim, há quanto tempo eu não via os jogadores do Sporting com fome de bola?

A recompensa foi uma vitória saborosa capaz, até, de recuperar aquela máxima de que a sorte se conquista. Imagino aqueles putos, no final do jogo, a sorrirem como loucos no balneário. Aquilo que se passou, ontem, é sonho que já foi meu (será que alguma vez deixará de sê-lo?). Que alivia o presente. E que faz acreditar no futuro.

Anúncios

219 thoughts on “Vitaminha B – o jogo

  1. Vi um Rui “habitué”;
    Vi um Miguel Lopes que senta o Arias e nem sei porquê;
    Vi um Dier um Ilori a fazer um bom jogo (ilori cometeu um erro no jogo todo);
    Vi um joãozinho a fazer “amorties” mais uma vez;
    Vi um Fito a encher o campo;
    Vi um Zezinho feito um mangalhão de filme porno (dura e dura e dura);
    Vi… perdão… não vi Labias, Carrillo e VW…
    VI bruma… D. Sebastião, és tu?

    Vi a falta que faz o André Martins a 100%…
    Vi um Capel “as usual”… Mas com um golo na sacola!
    Vi um Esgaio que nem me soube a carne nem a peixe!

    Vi que nos falta um Schaars da 1ª metade da época passada…

    MAs acima de tudo vi alguma garra, luta, fibra… Vi algum Sporting! E como tinha saudades do Sporting!

    • Ricardo,

      O Ilori não cometeu um erro, se te referes ao lançe do golo. Sofreu falta e foi anjinho. Quando lhe crescer a barba, ele aprende!
      O Carrillo tem que aprender a gerir o esforço. No início foi a todas e perdeu gás.
      O Miguel Lopes joga porque foi avalizado pelo Juju e porque ganha 100.000 broas por mês! De resto é fraquinho. Corre muito, integra-se razoavelmente no ataque mas raramente cruza bem e, parece-me, não sabe defender.
      O Rinaudo, nesta fase da equipa, não chega para jogar sozinho na frente da defesa. Quando a equipa estabilizar, deve chegar e sobrar.
      O Zézinho prometeu muito. Quem dera que continue assim. Pode vir a ser um grande jogador.
      De resto, concordo.

      • O Ilori cometeu o erro de brincar em zona proibida…
        Se sofreu falta ou não, não sei… Sei é que podia ter despachado a bola e não o fez. E já não é a primeira vez que o vejo a fazer brincadeiras… O que não invalida que, fora este caso, tenha deixado de fazer um bom jogo.

  2. Valeu a boa sensaçäo que foi ver os “putos” a correr com prazer, a festejarem os golos juntos, a honrar a camisola que se habituaram há muito a vestir. Afinal, é isso mesmo que sempre se exigiu, Esforço e Dedicaçäo. O resto vira a seu tempo se houver gente competente a liderar e a dar condiçöes a estes e outros muitos “Putos” com tanta ou mais qualidade.

  3. Depois do jogo de ontem, fico com aquela cócega mental que me faz pensar que, tivéssemos nós começado o campeonato com grande parte dos B (mais uns ajustes chamados Patrício, Rinaudo, Capel, e alguns mais), e não estaríamos na posição em que estamos. É confrangedor pensar na diferente motivação que faz um Bruma entrar em campo, a ganhar, sei lá, talvez menos de 10000 por mês, e um Elias que ganhava o equivalente mensal para aí ao que todos os cacifeiros juntos auferem por mês. É ridículo. E quem diz Elias, diz os outros todos.
    O meu maior desejo, agora que a competição já não me aquece nem arrefece, é que os miúdos contrariem um pouco aquela lógica histórica do jogador que só quer aproveitar-se do Sporting para voos ditos maiores. Quero ver estes miúdos todos (Chaby, Dier, Bruma, Betinho, Esgaio, Zezinho, João Mário, Iuri, Tobias…) na equipa principal, já a partir do próximo ano.

  4. Concordo que temos que nos concentrar mais nos “nossos”, a equipe B provocou ritmo competitivo e veio-nos provar a nós adeptos, algo muito importante, os jogadores da nossa formação não nos desiludiram, assumiram a responsabilidade e deram luta aos galos, mostrando-lhes sempre o “piton”, e havia fases do jogo em que se via Bruma, Zézinho, Dier e Ilory a jogarem ao 1º toque, sem inventarem, a pausarem o jogo, como se os papéis se tivessem invertido e eram eles que estavam apadrinhar os restantes, resumindo, jogaram em EQUIPE.

    Concordo quando o Sá diz que M. Lopes e Little Johnny não têm culpa de terem vindo para o Sporting, e da péssima gestão de transferencias e dispensa que os dirigentes executaram, e tentarmos não misturar as coisas.

    Resumindo, no que concerne á nossa equipe sénior, e depois de toda a merda que os dirigentes fizeram, bastaram 94 minutos para nos mostrar ESTAMOS VIVOS…

      • Bruma tanto neste jogo como com o Marítimo, mostrou saber respeitar os processos de ataque, tanto nos passes (notei 3 excelentes com o Marítimo), como ontem, nas tabelas ofensivas, e o IMPORTANTÍSSIMO que é, guardar a bola na frente, o tal “meínho” que se treina, tem que ser aplicado no ataque.
        Carrillo desgasta-se á toa porque quer sempre “furar” a defesa, ele tem que aprender a jogar simples, ao primeiro toque, e desmarcar-se para então sim, em corrida “furar” a defesa, coisa que ele fazia bem nos primeiros tempos com a ajuda do J. Pereira.
        Ele quer sempre “chamar” o central para abrir espaços, mas se lhe caem 3 em cima é impossível.

      • Carrillo tem “tiques” de playmaker, algo que não o define, ele tem é que jogar mais com os laterais e deixar de tentar ser um falso 10, porque ele tem “fome de baliza”, e não se adapta bem a trocar o jogo no meio….

      • Exacto, no 1º quarto de hora, mas como as mudanças na frente são tantas com os jogadores a trocar de flanco, admito que se torna complicado, um extremo como Carrillo estar sempre bem no jogo, porque ele tem que ter muita maturidade para jogar simples e para trás, esperando as tais desmarcações.
        A calma e o sangue frio dos extremos num 4-3-3 são fulcrais para não perder facilmente a bola.
        Capel ou Carrillo quando vão para o meio, descompensam as laterais porque vão numa de “furar” a defesa, e com um Labyad estático, um Rinaudo que vai a todas para criar linhas de passe, Zézinho foi essencial para “tapar” o meio campo, e o perigo que o Gil criou foi quase sempre pelas laterais.

  5. O jogo de ontem poderia-se ter tornado bem mais fácil do que o foi,essa foi a realidade do jogo,sofrivel até ao ultimo minuto mesmo.À Sporting como não poderia deixar de ser,ou de como nos tem habituado…
    As alas defensivas ontem foram deploráveis mas quando precisámos deles eles(ML e Joãozinho) corresponderam.Têm que fazer muito mais,principalmente para o Joãozinho que ainda está à prova de algo que ainda não provou.
    Os centrais de uma maneira geral estiveram bem,apenas o Ilori teve aquele pequeno precalço,acontece aos melhores é um facto,não foi abaixo por isso e acabou por cumprir fazendo um jogo conseguido.Já vi o Cedric,o ML e o Arias a prejudicarem a equipa de igual maneira e a serem criticados e apelidados de fracos,parece que isso já não existe para outros….
    Rinaudo manteve o nivel,quase perfeito.
    Carrillo e Labyad apenas duram 2/3 do jogo.Só party´s…….
    Bruma excelente.
    Capel,grande entrada em jogo.
    Zezinho o nosso Xavi.
    Wolfs a pedir banco.Até pode não receber ordenado o que se compreende,mas pelo menos que tente fazer qualquer coisa,sei lá…chutar à baliza!!!
    Martins e Esgaio também entraram bem em jogo.

    Estamos no bom caminho,não pelo resultado mas pelo que fizémos em campo.

  6. Melhor postada dos ultimos tempos.

    Os putos merecem ter temopo para crescer, por isso idolatramos o Patricio.
    Os erros do Tiago e do Joaozinho, seriam inadmissiveis nos Xandoes, Bolos, Polgas, agora em putos que há 2 meses estavam onde estavam e neste momento levam com a responsabilidade que o Cherba, refere, é dose.

    O Jesualdo tão criticado como todos os antecessores, teve uma conferencia de imprensa irrepreencivel.
    O problema é que temos novamente um treinador, a responsabilizar-se publicamente com estratégias, quando as direccões ficam no buraco.

    A nossa falta de paciencia nos ultimos anos queimou treinadores e acima de tudo jogadores, mas infelizmente, continuamos com a geração roquette, enquanto a geração academia se vai perdendo.

    Como dizem nada está ganho, mas os fiuzas foram comidos e esta semana, o meu puto e todos os putos Sportinguistas, podem ir de sorriso verde para a escola.

    • foda-se, mas o ilori, ainda que tenha cometido um erro, fez um excelente jogo. já o joãozinho…ie., a diferença parece-me residir no facto de o primeiro ter potencial e o segundo ser muito fraquinho.

  7. Uma belíssima vitória que teve como principais artífices os meninos da B! Jogaram todos muito bem, com especial destaque para o Zezinho, que fez um jogão! A estes meninos só tenho a apontar aquela falha do Ilori no primeiro golo dos galos caceteiros. Também aquilo foi fruto da inexperiência, do querer sair a jogar bonito em vez de chutar a bola para a frente. Mas tranquilo, o rapaz ainda está a aprender e na próxima vez já vai abordar o lance de outra forma. Chama-se aprendizagem!!

    Também deve ter aprendido que no nosso clube, qualquer erro dá um golo do adversário! É impressionante! Até no 2o golo, o Joãozinho quer desviar-se da bola e ela vai-lhe bater!!

    De resto, os jogadores que fizeram a pré-época na A “estoiraram” aos 60 minutos, com excepção do Rinaudo e do Patrício. Obrigado Sá Pinto pelo trabalho físico na pré-época…

    Não gostei do Miguel Lopes nem do Joãozinho, apesar de ter achado que o Joãozinho foi apenas infeliz enquanto o Miguel Lopes anda armado em vedeta!

    • O que tu chamas de infelicidade eu chamo falta de qualidade.Mas concordo contigo no lance do Ilori,no próximo jogo não deverá cair na mesma esparrela,agora pelo que sei e vejo do Ilori há já muito tempo,ele aprenderá nessa mas cairá noutras,eu sei é a minha opinião.Se vires as fifias que ele dá na B são autenticas fotocópias daquilo que se passou ontem,a meu ver ele simplesmente não tem raça,não é rijo.Vocês depois dirão…..

      • Edu, eu por acaso acho que tens alguma razão, no entanto não me esqueço do Patrício… Também falhou, era criticado, mas aprendeu… Este Ilori até pode não dar nada, mas tem características fisionómicas e físicas para ser um central muito bom, e penso mesmo que vai ser caso tenha vontade de aprender e tenha alguém que tenha a paciência para o ensinar… Para mim tem características para ser um central no estilo do Pepe… Rápido, alto e se tiver a atitude certa será um caso sério.

        Gostei muito da atitude do Dier, que porque falhou um lance ficou extremamente frustrado e chateado com ele próprio. Gosto da exigência (consigo próprio) do rapaz, algo que nos ficou a faltar em muitas ocasiões durante os últimos anos. É sinal que leva isto a sério.

        Zézinho com a mesma postura que tem na “B”, a bola dos pés dele sai sempre redondinha, tem garra, recupera inumeras bolas, é inteligente a jogar… Aquele recuo no terreno fez-lhe muito bem (nos juniores jogava a 10).

        André Martins, inteligente a jogar, sabe segurar a bola, sabe passar, meter velocidade, prender… Espero vê-lo muitos anos no Sporting…

      • Sim Krpan,crer e ambição não lhes falta.Qualidade existe.Se insistirem no Ilori como o PB insistiu no Patricio sim,poderá ser uma boa solução,resta saber se a correspondência será a mesma,veremos nos próximos capitulos,temos é que continuar a apostar nestes jogadores.

  8. por um lado é a vantagem de os jogadores estarem habituados a jogar juntos, disfarçou um pouco a imaturidade( a diferença de idades dos 11 inicias era enorme:28 anos o do gil e 21 o do sporting).

    mas se a equipa nao tem ganho se calhar nao estava a receber os elogios que tem aqui hoje, é preciso ter os pes bem assentes no chao, nao podemos pedir para jogar sempre com esta equipa.( e critiquem á vontade, mas os jogadores mais velhos, incluindo os que sairam não sao assim tao maus como os pintam).

    claro que é optimo ter uma equipa quase toda feita na academia, mas nao esquecer que esses jogadores sao os primeiros a ser assobiados quando as coisas correm mal.

    nao é ser pessimista nem gostar de termos ganho, mas provavelmente boa parte da equipa que jogou ontem entrarao em campo na 6f no estoril, e o pessoal que hoje os coloca quase num pedestral, depois se calhar se as coisas correrem menos bem na 6f, serao os mesmos que virao aqui crirticar os jogadores( é se calhar por isso que nao critico os jogadores que vestem a camisola enquanto lá estiverem, enquanto la estiverem, critico mais um Elias que agora no Brasil joga da maneira que o fez vir para a europa ou um izmailov que de repente passou a correr 11km num jogo e a fazer 90 minutos, mas critico-os agora que nao estao na equipa, nao enquanto lá estiveram, porque quer um quer outro tiveram jogos em que foram importantes e nao se pode esquecer isso)

    claro que dá gozo ver os miudos a jogar, mas aos que criticam o miguel lopes e o joazinho registo uma imagem no segundo golo do gil: estao os 2 centrais a discutir um com o outro e aparece uma imagem do miguel lopes a dar um grito e a dizer bora para a frente,

    • Nem precisas de ir mais longe,ontem se não temos marcado aquele 3º golo queria ver esse pedestal,principalmente ao nivel da defesa(Ilori e Joãozinho era guilhotina certa),mas não parece que fizeram um jogo excelente….

      • nao fizeram um jogo excelente, mas la está o joaozinho nao subiu tanto como habitual, mas parece-me que passou a ulitma meia hora meio coxo, e o miguel lopes nao comprometeu..

        mas lá está como ganhamos com os putos, tambem se tivessemos perdido ou empatado com os putos, em vez de elogios iamos ter aqui criticas, mas nada que o cedric nao tenha levado este ano, nada que o adrien nao tenha levado este ano, nada que o patricio, o nani ou o veloso ou o pererinha( que agora ja é o grande defesa direito que mandamos embora) nao tenham sofrido)

        nao esquecer que nao é lançar11 putos de umas vez as feras que as equipas se controem. é tendo lá as “merdas caras que nao prestam para nada” como um boula, um pranjic um schars, ou uns elias desta vida para proteger os miudos.

        e ontem se a coisa corresse mal quem é que tinhas lá experiente para dar a cara? era o miguel lopes e o rinaudo, esses é que tiveram que dar a cara e proteger os miudos.

        é como o jesualdo disse no flash apos o jogo: este jogo serviu para os mais velhos abrirem os olhos e verem que os miudos estao dispostosa dar a cara e o suor pela equipae sabem que qaundo entrarem vao ter que ser eles a dar o corpo as balas e a segurar a equipa( como aconteceu ontem com o capel e o andre martins que entraram e foram eles a dar a estabilidade á equipa , que podia entrar em colapso ao levarem os 2 golos)

    • Quando dizes: “…mas se a equipa nao tem ganho se calhar nao estava a receber os elogios que tem aqui hoje, é preciso ter os pes bem assentes no chao, nao podemos pedir para jogar sempre com esta equipa.”

      Só tenho uma coisa a dizer-te, ‘ se a minha avó fosse viva não estaria morta’…

      Isto há cada doente mental que até assusta, fodassss…

      Olha, eu e muitos que pensam como eu pedimos para ser esta equipa a jogar sempre, mas não é a partir deste jogo era desde o fim de Novembro do ano passado em que deixámos de estar a disputar qualquer competição… Pela tua maneira indecisa de pensar se calhar dirás, pois poderiamos estar pior do que estamos, pois eu digo o contrário, estariamos concerteza muito melhor…

      SL

  9. “(…) há quanto tempo eu não via os jogadores do Sporting com fome de bola? A recompensa foi uma vitória saborosa capaz, até, de recuperar aquela máxima de que a sorte se conquista.”

    Aí está a resposta ao argumento típico “o problema do Sporting é a bola não entrar”. Estes putos sem “teias de aranha” na cabeça demonstraram ontem que o “azar” da bola não entrar é um problema, acima de tudo, de mentalidade. Uma mentalidade que aos 18 anos se calhar estará mais apurada, mas que com o tempo tem que ser cultivada, senão, como já se viu, vai-se perdendo.

    Mas o cultivar dessa mentalidade não pode ficar só com os jogadores, tem que vir de cima. Por isso é que me irrita solenemente ouvir cantar o “joguem à bola”. Antes desse tinha que se ouvir um cântico para os srs. gestores: façam por perceber de bola e por saber como liderar seres humanos.

    Nesse sentido, parabéns ao Jesualdo, agora livre de ter de servir como “escudeiro” dos srs. “aristocratas” que o contrataram, espero que possa continuar a demonstrar que é imensamente superior a esses ditos srs.

    (BTW, +1 posta fenomenal, obrigado!!)

  10. Gostei de todos os “B’s”, até do Esgaio, que entrou para segurar a bola e encher chouriços.
    O meu receio é que tenham sido bons demais e o porco do Godinho comece já a vender os passes deles…

  11. Cherba,

    os teus posts são fodidos por isso que o pessoal está sempre por aqui. Having said that, eu sou dos adeptos que não está em euforias por uma simples razão: na 1a volta tivemos uma vitória épica (!) contra o Gil em Alvalade e eu entrei em euforia a acreditar que a equipa já estava unida, que o Sá já tinha percebido como pôr a equipa a jogar, que a garra tinha finalmente chegado à equipa e que a “click” (oh JEB) estava encontrada…agora, recorda-se do que aconteceu logo no jogo a seguir contra o Estoril? Pois, jogamos pessimamente e perdemos 2 pontos ao empatarmos 2-2.

    Ao longo desta época meu coração foi entrando em euforias em diferentes períodos onde acredita que a click estava lá e logo a seguir entravamos em espirral rumo à despromoção (lembra-se da vitória do Arrumador de Carros aos Corruptos B em Alvalade com um golo marcado pelo VW depois de uma assistência do Dier?). Por isso, não tenho problemas nenhuns em assumir que sou dos tais que quer esperar para ver por forma a que não sofra por ter elevado, de uma forma demasiada, as expectativas.

    Contudo, epa, bom jogo dos putos e bem-haja os Bébés do Juju…mas, volto a repetir, é obrigação do Sporting ganhar ao Gil mesmo que jogue com equipa C.

  12. Depois de um jogo destes com este onze inicial, como se explica gastar tantos milhões em jogadores como: Pongolle, Evaldo, Bojinov, Elias, Rojo, Jeffren etc…

    Para não falar no custo mensal de jogadores como “Balarú” e Schaars que pouco valor trazem à equipa.

    Isto é que é a gestão danosa de que tenho falado!

    Duas notas para o futuro. 1) Vender (BEM) Schaars e Ricky devia ser um dos nossos objectivos. São jogadores com valor de mercado superior ao valor desportivo que trazem à equipa. Isso daria margem para procurar um bom avançado.
    2) Dier, sendo inglês parece-me poder vir a ser um jogador com um valor de tranferência acima dos 20M€ consigamos nós alguma projecção internacional. Se estivessemos na champions isso era certinho!

    Z

    • so uma pergunta: achas que com uma equiopa com media de iadade de 21 anos consegues ter sucesso? esses que dizes que nao prestam, que so estao la para ganhar dinheiro, sao precisos para equilibrar a equipa, para lhes dar a estaleca e expereicia necessaria para a equipa nao abanar quando as coisas nao correm bem.

      porra ate o ajax que foi campeao europeu com putos tinha um rijkaard, um blind um silloy e outros que mais para dar experiencia a equipa

      • Eu concordo com “veteranos” para dar mais consistência à equipa. Mas os exemplos que dei não trouxeram valor acrescentado. A tua limitação não deu para atingir o que quis dizer. Vou traduzir de uma forma simples: Jogadores experientes sim, mas valores seguros e sem propensão para lesões!

        M

      • Concordo em absoluto,os mais experientes que temos,ou os mais caros dito assim,não trazem produtividade para o que ganham.Jogadores experientes para posições cirurgicas(GR,central,trinco,nº10,1 extremo e 1 PL,nada mais que isto) mas produtivos consoante o remuneramento.

    • Riga, esse filme já começa a estar gasto, e o que dizes em relação a uma critica caso perdêssemos o jogo, não passa de especulação, já quando estávamos empatados, li comentários de Sportinguistas a “aceitarem” uma possível derrota.

      Já existe uma corrente de “massa” adepta que aceitaria o “risco” de ver pelo menos meia equipa da formação.
      Um bom treinador e duas muito muito bem estudadas aquisições bastaria.

      Não se pode insistir em ter uma ideia de algo que ainda não foi posto em prática.

      • we are entao o pessoal ja anda a pedir a mesma equipa para 6f, entao vamos ver se 6f ou contra o porto daqui a 2 semanas jogas com esta equipa e depois vamos ver se os resultados nao forem positivos as criticas aos jogadores.

        é como o edu disse, se nao tens ganho ontem o que nao se diria hj do joaozinho e do ilori, mas como se ganhou já se deve jogar com esta equipa sempre, ja sao os maiores. eu nao me esqueço no inicio da epoca das criticas que por aqui se fizeram ao cedric, eu nao me esqueço do que dizem aqui dos jogadores quando a equipa nao ganha. agora que ganharam sao bons, mas quero ver quem diz que devemos jogar sempre com os putos quando nao ganharmos.

        e dizer quem nao fazem falta jogadores como o boula, o schars e outros que tais, ok nao se esqueçam de certas coisas:

        – o ajax como disse nao foi campeao europeu so com putos

        -o barça quando joga com meia equipa da equipa b, nao ete esqueças que está la sempre um villa, um adriano ou mesmo um pique para dar experiencia a equipa

        – nao te esqueças que no ano do jozic jogavas muito, tinhas uma media de idades de 23 anos, mas tinhas la jogadores experientes como o barbosa, o edmilson e o iordanov

        -ontem no 11 inicial os gajos mais experientes que tinhas eram o miguel lopes e o rinaudo( e depois o capel que entrou) que sao “veteranos” de 25, 26 anos.

      • É óbvio que teres jogadores mais experientes é um “must”, mas têm que dar realmente jus á capacidade para tal….
        A sorte faz parte, mas o trabalho sério compensa a falta de sorte.

        Eu detesto incluir a falta de sorte nas derrotas, mas admito-a em algumas vitórias.
        Ontem, para mim, não foi esse o caso, não ganhamos por sorte.
        E todo o processo que falas, desde o Jozic ao Ajax, não se “admite” se houver jogadores mais experientes que não ajudem os mais novos.
        Tu estás a comparar jogadores de bola como Barbosa, Iorda, Vila ou Adriano aos nossos experientes ?

        Mas Cédric foi “crucificado” porque Sá lembrou-se de começar a época apenas com 1 LD de raíz.

        Eu não digo que a partir de agora temos que jogar sempre com o Little Johnny ou com o Ilory só por termos ganho.

        O que eu digo é que conseguimos a 2ª vitória fora em quase um ano, a 2ª…..

        São derrotas e empates atrás de empates e derrotas, e se ontem temos perdido jamais culparia Ilory ou Jôjô “the small”, porque estamos “ENTERRADOS EM EMPATES E DERROTAS JÁ VAI PARA ALGUM TEMPO”.

        As culpas não são de “Cédric e companhia”, a culpa é de quem não sabe quando os deve…..ou nã, colocar a jogar.

        E ontem os “putos”, lançados quase como último recurso, mostraram-me que têm fibra, e a sorte essa, para mim, ficou na gaveta…..

      • we are

        grande parte dos que jogaram ontem e que agora sao aplaudidos e sao os maiores, sao os mesmos que há uma semana em Alvalade sairam do relvado sobre um coro de assobios e de canticos de ” sao uma vergonha” “joguem a bola”

      • Estive lá e saí frustrado, nunca entoei cânticos desses.

        É verdade que acabamos o jogo com o João Mário, Rubio, e P. Mendes.

        Ontem nenhum deles estava convocado.

        “Isto” significa o quê ?
        Uma grande confusão, os jogadores da B são mal utilizados, com o Estoril e e um outro Clube que não me recordo, Sá mete Betinho quando estamos a perder e a jogar mal, com o Marítimo JUJU mete J. Mário e Rubio a perder e muitos outros momentos similares aconteceram, sempre os metem quando estamos MAL !

        Quando se aposta nos da formação tem que SE SER CONVICTO.
        Se ontem resultou, haja “colchões” para insistir !

        Os que acabaram o jogo com o marítimo levaram por tabela, o que outros 20 provocaram em 6 meses.

      • Adrien já esteve em Israel e em Coimbra.
        Neste momento considero-o um jogador com mais responsabilidades.
        E se não rende e não se esforça para isso, então que sai, que seja vendido, não é por ter feito a formação no Clube, e que não renda, que se tem que ser permanentemente “benevolente”, existe um limite….
        João Mário tem parecenças com Adrien, tem tudo para ser um excelente 8, mas se fosse JUJU, nunca o teria posto naquele jogo, porque já assisti a vários jogos da B, e falta-lhe ainda muito para ser assertivo em grande parte das decisões do meio campo.

        Dier entrou muito bem com o Braga, ainda por cima, a lateral direito, para mim era de caras titular, faz uma assistência e carrega o jogo pra frente, nada de percas de tempo nem de “dói dói” na anca.

        Mas se Bruma tem acabado o jogo com o marítimo alguém suficientemente são da cabeça, teria a coragem de criticá-lo ?

        Esgaio, bem nos 2 primeiros jogos com Vercauteren, e depois….”jarra”….é compreensível ?

        O treinador tem que ter SABER para incluir de maneira equilibrada os “nossos putos”, não é a queimá-los para protegerem a sua “bilha”…..

  13. Há que dar tempo ao tempo e deixar os jogadores crescerem. Não é de um momento para o outro que se forma uma equipa o Jesualdo ainda tem muito trabalho pela frente. Ele viu-se “obrigado” a apostar nos jogadores mais jovens mas… ainda assim tem feito um bom trabalho, o Sporting acabou por fazer um bom jogo. A aposta em jogadores jovens tem pontos positivos e negativos… os positivos é que o Sporting volta a apostar no melhor que tem ou seja na formação, o negativo é que vai levar algum tempo para o Sporting voltar a conquistar títulos… vai ser muito complicado uma equipa tão jovem ganhar títulos com todos os obstáculos que existem no campeonato português.

      • Mas estamos contentes por termos jogadores melhores que o Gil Vicente?
        Como disse o Bruma são todos adultos, putos ou não são os que temos, os séniores sairam quase todos caso não tenhas reparado.
        Putos ou não são estes que vão ter de jogar agora porque não temos mais ninguém.

      • Melhores que o Gil Vicente????Quem é que falou no Gil Vicente???Refiro me às B´s em relação aos grandes,nós jogamos com juniores os outros(lampiões e porkos) jogam com reservas e jogadores velhos contratados para equilibrar as equipas B´s(caso do Zé antónio).
        Amigo,eu respondi a um rival,tenho que apresentar as minhas armas,das poucas que tenho/temos.

      • Mas estes não são os nossos b, estás a viver no passado, estes são os nossos A.
        Os nossos b actuais ganharam 1 jogo nos ultimos 10 jogos.

  14. Saídas por força de necessidade financeira:

    Rui Patrício (mínimo 18M€)
    Ricky Van Wolfswinkel (não só por necessidade financeira, porque é muito fraco mesmo. Mínimo 15M€)
    Boulahrouz (mínimo 1M€)
    Jeffrén (mínimo 3M€)
    Capel (mínimo 8M€)

    Todos, adeus. Já chega desta gente. Só vou ter muita pena de ver sair o Rui.

    Plantel na próxima época:

    GR: Marcelo e Golas

    DD: Miguel Lopes e Arías/Cédric (o que não for 2ª opção na A, será titular na B)

    DE: Rúben Ferreira (Marítimo) e Joãozinho

    DC: Cristian Zapata (Villareal/emp. Milan) – Onyewu – Dier – Rojo

    MD: André Leão (Paços de Ferreira) e Fito Rinaudo

    MC: Adrien e Schaars

    MO: André Martins e

    Ext: André Carrillo, Labyad, Bruma e Diego Perotti (Sevilha)

    PL: Andreas Cornelius (FC Copenhaga), Nabil Ghilas (Moreirense) e Betinho (B)

  15. “Somos todos adultos” é decididamente a frase do jogo. E seria bom que fosse entendida por todos os Sportinguistas nos seus vários sentidos. “Sim, nós putos somos adultos o suficiente para fazer parte do plantel, logo temos todo o direito de aspirar a ser titulares”. Mas também Miguel Lopes, Joãozinho, Labyad, Adrien, Rojo e muitos outros são adultos e naturalmente fazem parte do mesmo plantel. Tem uma certa piada ler aqui grandes elogios aos putos alguns que nunca se coibiram de os assobiar noutras circunstâncias, e que chamaram merda a muitos deles e a outros que já cá não estão (estou a lembrar-me do Djaló e Carriço, por exemplo). Sim, porque muitos desses putos assobiados tiveram também Entradas de Leão – lembram-se do Adrien, que forçou o Paulo Bento a puxá-lo para a priemira equipa fruto da pré-época que fez? – e depois não evoluriram como o esperado fruto das circunstâncias, sendo a crítica destrutiva e os assobios uma parte importante dessas circunstâncias.

    O nosso plantel é constituido pelos jogadores que atualmente o compõem, independentemente da idade, da origem ou de terem sido contratados por este ou por aquele. É com eles que contamos, e quanto mais os apoiarmos tanto nos bons como nos maus momentos mais eles nos proporcionarão alegrias.

    Nestas circinstâncias, e num futuro a prazo, Jesualdo Ferreira é o homem certo para o lugar que ocupa. Pela sua experiência, por ser metódico, por saber trabalhar com putos e com adultos, por ter ganho títulos… e por mostrar um discurso absolutamente acertado, que há já muito tempo não se via em quem ocupa aquele lugar.

    • Este treinador ganhou títulos onde??? Naquele clube onde até um ouriço cacheiro (o animal mesmo) vence sem saber como… Ou melhor toda a gente sabe mas nada acontece…

      Espero que as próximas eleições nos elucidem sobre a preparação da próxima temporada e os elencos que irão tomar as rédeas e projectar o SCP no futuro…

      Quanto ao Jesualdo é para ficar até Maio, e depois boas férias…

  16. Sinceramente, acho que damos pouco crédito aos miúdos e usamos a desculpa de que são novos para justificar tudo e mais alguma coisa.

    Eu sou daqueles que dificilmente olham para o BI ou nacionalidade, desde que sejam bons. Não sou obcecado pela formação, sou obcecado pela qualidade, independentemente de onde venha ou de quanto nos tenha custado.

    Olho para um Bruma e vejo um jogador com 10x mais maturidade do que o Carrillo ou Jeffren..
    Olho para um Zezinho e vejo um jogador com muito mais inteligência e sentido de jogo colectivo do que Elias, Adrien ou mesmo Schaars.
    Olho para um Dier e vejo ali um central de classe mundial, comparado com o Xandão.
    Olho para o Illory e vejo ali um miúdo que tem a tranquilidade de um André Cruz.

    Por isso, não me surpreende nada disto (apesar de me deixar, naturalmente, orgulhoso). Surpreende-me é que “isto” tenha chegado tão tarde, depois de tanto tempo a definhar, a perder e a jogar mal. Usámos e abusámos na confiança aos “internacionais” e só fomos capazes de dar uma oportunidade aos meninos quando ficámos com a corda na garganta. Isto é indecente. Houvesse quem percebesse minimamente este jogo e a maioria destes miúdos seria definitivamente “1st team material” desde o primeiro dia desta temporada ao invés de andarem a saltar de um campeonato para outro.

    Rio-me com vontade quando oiço e leio que a pequenada “tem de crescer”. Tem de crescer, os tomates! Quem tem de crescer são os “consagrados”. Quando queríamos que fossem estes a ajudarem a integração dos jovens, eis que eles cerram os dentes, ajeitam os tintins e literalmente dão uma verdadeira lição de futebol a quem se julga nos píncaros sem nada terem feito para tal.

    E se, em algum momento das suas carreiras, tivermos de criticar os miúdos, não vamos fazer disso um drama. Ou acham que o Patrício estaria neste nível assombroso se não levasse com as críticas (não os assobios) quando fazia merda? Alguém é capaz de exigir o máximo a si próprio se estiver constantemente a ser protegido e elogiado pelos adeptos? Não. Só permite é o deslumbramento.

    Eles não são “jovens”. São bons. E é só isso que devia interessar.

    • Essa última frase resolveria milhões de discussões estéreis, seja aplicada aos “jovens” como muito bem a usaste, seja também aplicada aos “velhos”, que segundo a mentalidade reinante no nosso futebolzinho, é tudo o que tem mais de 27 anos.

    • Fodasse ó Sá, já há 2 dias, num outro comment teu, pensei, em pela 1ª vez comentar neste espaço que já visualizo há tanto tempo. Mas hj, após mais uma bela posta tua, com a qual concordo a 100%, tenho que vir a público pela 1ª vez comentar e deixar o meu “Clap clap clap” para a tua escrita!!

      SL

  17. Nada como uma vitoria para acalmar a histeria dos comentários anti Godinho. Nada como uma vitoria para mmo assim achincalhar o presidente do clube. Sim, nao a maior parte dos q aqui comentam Nada serve q nao seja a critica, independentemente da coerencia do que falam. mais do q a belenizacao do clube preocupa me mais a lampionizacao do Sporting. nao gostam, nao estraguem mais…Tivéssemos perdido e chegava se aos 300 comentários.
    Viva o Sporting caralho!
    Caguem no Bruno Carvalho e no Godinho …
    Defendam estes miúdos qdo fazem merda como o illori fez ontem.

    • cagar no godinho ,é cagar no maior problema do Sporting Clube de Portugal.

      Cagar nesta politica desportiva , é condenar o clube ao insucesso durante mais décadas.

      Muito mais importante que um jogo pontual , é essencial uma mudança de fundo no clube , que só se obtém com novas lideranças.

      Quem ve isto jogo a jogo , como um ping pongue entre competencia e incompetencia semana sim , semana não…é também um inimigo do Sporting , e do seu desenvolvimento.

      A solução , livramo.nos da merda que nos colocou aqui e nos afundou.

    • Jogámos com um 11 que nada tem a ver com a super-equipa que dava “garantias” de sucesso e em que foram esbanjados milhões de euros pelos anormais do Godinho, Freitas e Duque. Hoje, mais do que nunca, há que achincalhar a merda do presidente que temos. Achincalhá-lo não nos impede de defender os putos.

  18. Estes miudos mereciam ser integrados numa grande equipa do Sporting , para crescerem de forma natural.

    Miguel Lopes e Joaozinho fizeram questão de demonstrar a sua total inabilidade para a prática do desporto que conheçemos como futebol. Este nivel tóxico , pode ser perigoso para esta juventude. Uma fornada que tem muitos anos de trabalho , e que não é obra do Sá , Dominguez , Oceano e muito menos o prof pardal que nos comanda.

    Ontem foi uma bela vitoria , e demonstração que se tivermos uma boa gestão presente…o futuro pode ser risonho.

    Está nas maos dos socios , lançar o clube na lama , projectando-se mais 4 anos de terror roquettista ,uma continuidade que nos afunda a cada ano que passa , ou finalmente livrarmo-nos desta tralha que nos impede de ser muito melhores.

  19. Próxima jornada fazia ali 2 alterações na equipa.

    Betinho – WW
    Capel – Carrillo

    O WW não está lá a fazer rigorosamente nada, é um mete nojo do caralho. O Carrillo visto que só aguenta uns 60 minutos com a pujança toda tem que entrar nas 2ªs partes.

  20. O Sporting B empatou e o Belenenses segue destacado no 1º lugar.

    De frisar que o objectivo das equipas B não é ganhar campeonatos, o objectivos das equipas B é fornecer qualidade ao plantel principal quando assim for preciso e ontem isso ficou bem demonstrado.

    E cá entre nós, o Belenenses merece voltar à 1ª liga, faz falta ao nosso futebol.

  21. Foda-se ó Cherba, grande post! Tens o dom da palavra caralho!

    Parabéns pela vitória de ontem, espero que agora se vá ganhar ao Estoril e ainda se consiga chegar pelo menos à Liga Europa.

  22. Impressão minha ou o miguel lopes fez uma jogatina?
    Se calhar vi mal, mas pareceu/me ter sido dele o centro do golo do capel. vi/o a fazer piscinas constantes no lado direito, a cortar bolas em sprint, a triangular com todos os que lhe apareciam pelo caminho. verdade que nao foi formado em alvalde, mas dizerem que jogou mal…

    • O Lopes chegou ao fim mais morto q vivo, sprint para a frente, sprint para tras, se lhe ensinarem a dosear o esforco , ate pode ser interessante mas nao me parece assim tao melhor que Cedric.

      Impressionante mesmo foi a frieza de uma equipa de miudos, dizem que o e !

      Ver graudos a carregar miudos com lenha nas pernas e estes mesmo assim a quererem jogar futebol para mim foi a maior vitoria.

      Tenho aqui uma duvida mas acho que ha um penalty claro a nosso favor por falta a Esgaio transformada em fora de jogo, se alguem tiver um video deste lnce agradeco desde ja.

      • Infelizmente não encontro video com esse lance.

        Se fosse contra o Sporting certamente estava marcado.

      • Fartinho, eu confundi a tua pergunta com uma possível falta que Esgaio pudesse ter feito, daí a minha resposta.
        Em relação á que te referes, ouvi depois nos comentários mas não cheguei a ver o lance…

    • Aqueles que escolheram o Helton como melhor guarda-redes da 1.ª parte da época segundo eles porque é o guarda-redes da equipa que vai na frente e que sofreu menos golos.

      Esse Helton que não faz nada de “passes à queima” e que não nunca tenta fintar os avançados adversários?

      As avaliações do visão de mercado são tão credíveis … como as contas do bpn.

      • Patrício e V.Golas na B, não têm bom jogo de pés, apenas razoável, mas em relação ao Rui, apercebo-me que tem melhorado.
        Estares a quase 2 anos a mandares bolas longas para um Ricky que não tem características de recepção, não ajuda á critica.

        Entre os postes, Rui, Boeck e Golas são do melhor que tenho visto no nosso Sporting.

      • Pois mas eu não concordo com o reparo. A questão não é o mal dos outros. O problema é que nesse blog na altura em que fizeram as escolhas dos melhores é que era o momento certo para avaliarem esses aspectos.

        O que aconteceu foi que o SCP ontem tentou sair a jogar através dos defesas mesmo quando havia pressão, sendo necessário fazer passes por alto para meio do nosso meio campo, passando a bola por cima dos adversários, o que complica mais as coisas.

        Poucos guarda-redes têm capacidade para acertar (quase) todos os passes nessas condições, não estão habituados a esse tipo de passes. Se fosse o pirlo não falhava um, mas também não defendia uma.

      • SCP, em relação ao teu reparo de ontem, não concordo que Couceiro tenha sido mais ou menos criticado que BdC por exemplo.
        Eu próprio referi que gostei de o ouvir na bolaTV, e muitos que se revêem em BdC até gostariam de ver os 2 juntos.

      • Meus amigos fosse a baliza o maior problema do nosso Sporting. Felizmente temos 3 muito bons guarda redes. E não esquecer o Rafael Veloso. Já o vi jogar nos B e agradou-me

  23. 2 notas …. saibamos valorizar os miudos , e quando digo isto eh defender salarios justos em funçao do rendimento, e nao cairmos no erro,tao tipicamente portugues, de o que vem de fora eh que eh bom , pagando salarios injustificados a quem nada fez por os merecer, e minimizando a prata da casa so porque eh nossa.
    a 2a nota,tem a ver com o jesualdo… ah muitos anos, talvez desde peseiro, que nao temos ninguem com as suas capacidades, sera uma burrice nao aproveitarmos as suas qualidades, saibamos ter paciencia e dar-lhe tempo, e tenho a certeza que ira fazer um excelente trabalho .

  24. Um dos problemas do Sporting é que muitos dos seus jogadores brincam nas selecções em vez de se concentrarem no Sporting.
    Estar disponível para representar as selecções desvaloriza os jogadores, pior ainda quando os jogadores vão mesmo jogar nas selecções, situação essa que além de os desvalorizar, prejudica desportiva e financeiramente os clubes.

  25. Uma curiosidade,somos a 4ª defesa menos batida do campeonato,apenas atrás dos 3 da frente.Agora em golos marcados é deveras decepcionante,lastimoso mesmo.Isto pode nos levar a pensar que o nosso mal não é a defesa e sim o ataque,embora em certos golos sofridos terem sido um pouco esquisitos.

  26. Uma vitória não cura todos os males…

    O resultado (vitória!) foi óptimo, claro, mas foi muito melhor que a exibição.

    A aposta numa equipe tão jovem resultou, mas continuam a existir equívocos muito grandes na organização do 11:
    – Aceito que o SCP tenha que jogar com laterais medianos/fracos como o Lopes e o Joãozinho porque, aparentemente, não tem melhores para as funções (talvez o Rojo na esquerda=);
    – O Zezinho fez um bom jogo, mas só parece passar para o lado e para trás;
    – Labyad à esquerda é um erro, porque não rende. Acresce que não parece estar em boa forma, porque já na primeira parte tinha “dado o estouro”;
    – Carrilo na posição 10, sendo ele um jogador tipicamente individualista, não lembra ao Diabo;
    – Volkswinkel luta, luta, mas passa despercebido no jogo… Sem ninguém para lhe servir a bola em posição para rematar, é um verdadeiro desperdício…

    No entanto:
    – O Dier parece ser um “diamante em potência”… Exibição muito personalizada;
    – Llori marcou o primeiro golo do SCP após um canto há quanto tempo? Só por isso gostei de o ver jogar;
    – André Martins, se estiver bem fisicamente, é uma grande mais-valia;
    – O Capel é inconstante, mas continua a ser um desequilibrador no ataque. Mas pelo amor de Benedito, deixem-no na esquerda (como ontem)!

    Que venha o Estoril!

    SL

    • – Labyad à esquerda é um erro, porque não rende. Acresce que não parece estar em boa forma, porque já na primeira parte tinha “dado o estouro”;
      – Carrilo na posição 10, sendo ele um jogador tipicamente individualista, não lembra ao Diabo;

      Exactamente o que eu penso…

      E depois de estar a ver que estavamos a perder o meio-campo desde meio da segunda parte o Jesualdo, em vez de pensar um pouco e trocar a posição do Labyad com a do Carrillo, não manteve a mesma estratégia… Carrillo a 10 é para fazer sempre passes, ou mal feitos ou então a queimar os colegas porque tinham sempre o adversário muito perto, aliás, o 1º golo foi muito por causa de um passe desses, a queimar o companheiro, e até penso que foi feito pelo Carrillo para trás, para o Ilori…

    • E não mostram o penálti que ficou por marcar contra o Trofense por braço na bola. Bem mais evidente do que o do Pedro Mendes. E se o árbitro até pode dizer que não viu, já o fiscal de linha…

  27. Num dia chuvoso de fevereiro, à porta de uma nova semana, um monstro que se pensara estar morto, brota da terra à procura de dar a machadada final, literalmente, na sua vítima combalida – Godinho Lopes Strikes Back

    • A ser verdade que godo se irá candidatar, quer dizer que a criatura tem alguma na manga, por ter renunciado ao cargo quando podia ir a votos na AGE.

      • O truque é angriar votos ou até “comprar”. Ou muito me engano ou vai ganhar novamente. Se tivesse ido a AGE podia ter sido posto no olho da rua e assim nao se candidatava, assim “saiu por vontade propria” e agora volta a tentar a cadeira do poder. “Eu não estou agarrado ao poder”

      • Não acredito que avance.

        Uma dúvida: ter “credibilidade” é sinónimo de ter “bom nome na praça”? Ou são conceitos diferentes? Se são diferentes, qual vale mais?

      • A D.Ivone tem bom nome na praça de Carcavelos, mas as roupas que vende não são credíveis.

        Qual destes vale mais ?

      • Como fui realmente deselegante e não quero meter “ácido” na explicação, apenas te digo o seguinte.

        Quem apoiar GL, o maior falso, demagogo, incompetente, lunático, espantalho, presunçoso, desvairado, disparatado, incoerente, desonesto e mentiroso ser humano a quem tive a infelicidade de conhecer ultimamente…….quererá dizer que é tão……ou pior que ele.

        Fui mais elegante ?

      • Se ele se candidatar, os sócios terão a oportunidade de avaliar e com uma resposta democrática e elegante avaliar gl, o seu trabalho anterior e o que quer para o futuro.

  28. Na Cortina Verde diz que Manel Pedro Gomes apoia BdC, além de bacelar gouveia, ex-juiz do tribunal constitucional, o grande Carlos Lopes, campeão dos Campeões, Maria José Valério, etc. Manel Pedro Gomes é um dos campeões da Taça das Talas, ex-jogador e treinador. Um SENHOR.

    • O Manuel Pedro Gomes era uma pessoa que eu sempre vi com o perfil ideal para ser presidente do clube,
      Fico feliz por poder vir a integrar a estrutura do BdC.
      Nomes sonantes e respeitados são necessários e estes que indicas são refroços de peso para a candidatura do BdC.

  29. dores de crescimento – As mesmas que, durante dois anos (ou mais), valeram a Rui Patrício centenas de assobios e ainda mais olhares de desconfiança.
    Dá ke pensar, nao?

  30. BRUMA, aos 57 segundos, deu aplicação prática ao que o treinador do futsal do Sporting parece ter como tema (cito de cor) : “Não podemos deixar que os adversários pensem sequer em empatar o jogo”

  31. 7 portugueses em campo a começar um jogo nesta Liga “portuguesa” são, para mim, motivo de orgulho. Numa país “produtor” de jogadores de futebol com uma taxa de sucesso não vista em qualquer outra área, devia ser enaltecido (mas não é). Para um pai como eu, representa a esperança que ainda há quem faça dos bons putos da bola aguma coisa na vida (mas deve haver poucos pais como eu em Portugal).

    Foram as circunstâncias que ditaram este onze? Se calhar, mas parece-me que as circunstâncias deviam neste caso servir para vermos bem o que temos feito, e o que deveríamos mudar para passar a que as circunstâncias deste fim-de-semana passem a ser uma regra.

    Porque gostei deste jogo. Gostei desta equipa. E teria gostado mesmo que tivessem perdido depois do 0-2 inicial. Com enorme sofrimento, fruto da enorme empatia que senti com aquela equipa, como já não vinha sentindo com várias outras que julgava indignas desta camisola. O que já me vinha anestesiando nas derrotas….

    Passando o RP, Miguel Lopes tem que rever aquela permissividade em permitir cruzamentos na linha, já dentro da área. Não lhe falta agressividade, e talvez sejam situações pontuais que ele vá corrigir, até porque noutros capítulos defensivos, como o posicionamento e a saída a jogar, ele tem estado muito bem. E saem-lhe por vezes cruzamentos excelentes, por isso há que dar tempo antes de mais ajuizamentos.
    Ilori é veloz. E erros infantis costumam passar com a idade.
    Já Dier tem uma maturidade impressionante para a idade. Espero que esteja cimentado no clube, e que não lhe seja retirada a titularidade no próximo jogo.
    O Little John é caso, para mim, sobreponível ao Miguel Lopes. É cedo, e os erros que tem cometido não são erros “estruturais” do atleta, mas sim ingenuidades que espero serão corrigidas com o tempo. Porque há ali velocidade de execução, pormenores técnicos (cruzamentos, saídas a jogar…) que garantem talento, e não é por um par de cabeçadas mal dadas (erros pontuais crassos em alta competição) que julgo que o poderemos julgar. Há que seguir, com expectativa, porque pode estar ali um grande jogador do futuro próximo (e não vou portanto discutir a outra eventualidade, de ele se manter um flop que não passa disto…).

    No meio campo Rinaudo esteve muito, muito bem, como quase sempre, e Zezinho merece umas linhas abonatórias extra, porque desconhecendo eu o jogador até há poucas semanas atrás (não sou desses assíduos das camadas jovens nem B…), ele demonstra muitas qualidades, mas uma que é “chave” na posição em que joga: posicionamento. E nao falo daquela coisa que dizemos dos jogadores que não notamos em campo quando as coisas correm bem. Falo de, escarradamente, ser um jogador que procura activamente criar linhas de passe com as linhas mais recuadas, para depois tentar construir ataques. E isso, neste clube em que a bola parece constantemente feita de lava, é raro! Há talento nesse campo, há atrevimento e coragem. E vão haver erros e perdas de bola, mas é precioso aparecer alguém assim nesta altura. O resto, para mim, sendo bom está para já em segundo plano, dada essa inexcedível qualidade, que muito me apraz ver, para mais num jovem a quem a camisola poderia pesar mais (como pareceu suceder com o João Mário, de quem também gosto muito).

    Depois Bruma foi bom (excelente ideia a de não jogar com Capel de início), Labyad, que não é português mas é jovem, e vai ser um bom jogador (a ver vamos se até mais que isso), e Carrillo, cujo talento é inegável e único neste plantel (mas que diabo, será tão periclitante fisicamente como parece??), foi bem substituído por um saudoso Andé Martins, que mesmo em convalescença conseguiu trazer alguma serenidade àquele meio campo, numa altura em que este parecia incapaz de segurar uma bola mais que alguns segundos.
    Até Esgaio entrou bem, pouco consequente mas voluntarioso como poucos outros que tenho visto.

    vW é case-study. Ainda não conseigo dizer que é mau jogador, ele corre quilómetros, esforça-se nas recuperações de bola, vai atrás buscar jogo, deriva para as linhas, costuma acertar no passe, mas… e os golos? E o killer-instinct? Ou, dito de outra forma, e aquilo que mais precisamos que ele seja?

    E pronto, foi longo mas fez-me bem.
    Gostei do banco. Oceano e JF combinam bem. E a alma que senti em campo não esmorecia quando olhava para lá.

    Gosto deste Sporting. E espero que seja feliz no futuro próximo, para uma nova época decente, com peças que espero sejam maioritariamente estas.

  32. quick thoughts:

    -Couceiro e Godinho dizem que vão avançar para candidatura no mesmo dia. Alguns veiculos noticiosos fazem questão de dizer que Couceiro não tem apoio da banca.

    Não será isto uma maneira manhosa de “dividir para reinar”? Ou seja, aproveitar que muita gente não se revê na maneira arrogante q.b. de ser do BdC, anunciar uma recandidatura do Godinho, só pra manobra de diversão, e lançar a candidatura paralela do Couceiro como única salvação?

    Muitos filmes, eu sei.

      • Claro que faz. Se o roc diz, entao é mesmo porque faz. Vao lancar o couceiro e o godinho, para um ser continuidade e o outro nao. Vejam la que ate dizem que o couceiro nao tem apoio da banca. Mas foi o ricciardi que inventou o candidato e o couceiro disse que so ia para eleicoes com o apoio financeiro. Anyway, qualquer candidato vai ter o apoio fos bancos. Com o dinheiro que o scp deve o problema é do credor e nao do devedor.

      • we are

        acho que nao vais ter 5 listas, acredito que sejam quanto muito 3: Bc, Couceiro e severino

        o paiva dos santos deve abdicar em favor do couceiro e nao acredito que o godinho va a votos

      • Fala de candidatos a sério que possam lutar pela vitória, não aqueles que vão lá só para mandar uma bocas e tal.

        Achar que o Couceiro é o irmão gémeo do gl só pode ser para rir. O gl que afastou o mesmo do clube.

      • scp

        queres candidatos a serio, que podem mesmo ganhar? ok eu reduzoi a lista a 2: BC e couceiro

        e digamos que o que vai fazer a diferença acaba por ser, quem os acompanha, porque as ideias que têm para o clube sao em parte muito diferentes, por isso acho que vao ser interessantes os debates.

      • Eu quero candidatos capazes de lutar pela vitória.

        Aqui o pessoal queria uma luta entre BC, boal e severino.

        Neste momento, apoio Couceiro. Mas a corrida ainda não começou. Quero ver a lista que traz.

      • scp

        eu vou esperar para ver a equipa que os acompanha e terei uma primeira opiniao, e depois durante os debates e as respostas as perguntas feitas aqui no cacifo e noutros blogues verei se mantenho ou nao a minha opiniao

  33. Ali para as bandas da Luz saiu mais uma vitória com um penalty fantasma, em que o defesa e o avançado se agarram mutuamente.

    Vai ser difícil atribuir o título este ano quando há 2 clubes que jornada sim, jornada sim, são beneficiados pelas arbitragens, conselhos de disciplina, etc, etc.

    • Sejamos justos…se aquele lance se passasse num jogo do Sporting todos diríamos que era penalty! E o mais provável era que não fosse assinalado…mas isso é outra questão. Para mim é um penalty claro!

      Enquanto nos preocuparmos com os lampiões e deixarmos os andrades à vontade com as suas falcatruas não vamos sair do buraco. Já agora…alguém viu como o outro que se dizia aleijado para jogar no Sporting já joga 90 minutos pelo clube das putas? Mas isso foi um negocio que saiu da cabeça do Godinho! Deve ter sido, deve…

      • nao é apenas o jogar 90 min, é ter sido o tipo que mais correu da equipa, com 11km.

        para um coxo que lhe doia tudo e nunca podia jogar nao é nada mau

      • Esse russo filho da puta que nem apareça em Lisboa…
        Eu sei onde ele parava à noite quando cá andava…
        Se o encontro cá em baixo vai mesmo ter problemas!

        Esse russo de merda, quando cá estava nunca estava em condições de jogar, mas para andar na noite podia sempre… agora joga que é uma alegria.

        O “ministro” afinal é que tinha razão… O cabrão do russo devia ter sido despachado aquando daquele jogo com o Atlético Madrid.

  34. Gostei de ver Rubio, Golas e Juary ontem na Trofa.
    Também King quando entrou a15 M. do fim para extremo esquerdo ele que é lateral, mostrou algo positivo, é rápido e arrisca.

  35. A questao que aqui se coloca é muito simples: os putos da B têm mentalidade vencedora. vêm de campeonatos juniores bem sucedidos e duma 2ª liga igualmente bem sucedida. Portanto, o bloqueio mental de “nao sei como ganhar” não existe. Bruma, Dier, Llori, Zezinho, Esgaio, Joao Mario e afins sabem que sao bons. Simplesmente bons. E nao é de agora. Dier é uma das estrelas do futebol jovem ingles (e será um dos futuros esteios da defesa da Velha Albion. Bruma põe a cabeça em água do Man City, Chelsea, Man United e outros colossos já há alguns anos, ao ponto de ter sido protagonista de uma novelesca intriga entre Sporting, empresario e Chelsea. Llori recusou proposta do Toulouse, Zezinho começa a ser falado por todo o lado, etc. E Jesualdo percebeu isso. Por isso lhes disse: “joguem como jogam na B.” Inteligente e perspicaz! Agora, por outro lado, olhamos para jogadores como Rinaudo, Carrillo, Labyad, Wolkswinkel, Capel,etc (ja nao falo dos que sairam) e o que encontramos? jogadores bons sem dúvida, mas sem a experiencia competitiva, e sem o habito de vitorias no futebol europeu. Muitos deles vindos de realidade completamente diferentes, como o futebol sul-americano. Isto leva-me a citar o Rui Oliveira Costa (com o qual muitas vezes discordo) quando ontem no Trio de Ataque disse: “mais vale a politica de aproveitamento dos miudos da B , do que a “estrategia ” do cheque e da vassoura e contrataçao de 19(!!!) jogadores estrangeiros!”.
    Eu nao concordo (como muitos defendem) com a teoria de se por a equipa B toda na 1ª liga (até porque se deve manter a competitivadade tambem ao nivel da 2ª liga (estamos em terceiro, o que é fantástico!) , mas a ideia, por outro lado, de que deve-se aguardar 2, 3,4 ou 5 anos até por um jogador é queimá-lo para o futuro. No sábado, o que vimos pode ter sido (segundo o que dizem alguns lampioes) a “tusa do mijo”. Mas esta tusa tem condiçoes de durar, porque eles sabem que sao bons, e têm um treinador/tutor/pai que lhe diz: “vao!o campo é vosso. Divirtam-se!”. E isto é algo que se aprende durante anos. algo que nenhum Sá Pinto, Domingos, Vercauteren nao percebem.

    • Só um aparte não podes dizer que por exemplo o Capel não tem mentalidade vencedora,visto que ele no Sevilha ganhou 1 ou 2 uefas,ganharam taça do Rei e andarem bem no futebol europeu no tempo do Juande Ramos,penso eu!assim como o Labyad apesar de ser um jovem e o Psv não ter estado muito bem até é uma equipa que joga para o titulo na Holanda,agora concordo quando dizes que por exemplo o Fito não tem mentalidade vencedora(já que a sua equipa desceu de divisão)mas se calhar não tendo essa mentalidadetem a mentalidade de nunca desistir e jogar cada lance como se fosse a ultima jogada do jogo e nós precisamos dum misto de ambas as mentalidades!

      SL

    • Carissimo quando refere “Isto leva-me a citar o Rui Oliveira Costa (com o qual muitas vezes discordo) quando ontem no Trio de Ataque disse: “mais vale a politica de aproveitamento dos miudos da B , do que a “estrategia ” do cheque e da vassoura e contrataçao de 19(!!!) jogadores estrangeiros!”, mas você recorda-se de que esse ROC dizia de Godinho Flopes??? E das palmadinhas nas costas aquando da presença do Godinho nesse programa, lembra-se?

      Onde é que está a coerência? Esse lambe botas de cognome ROC gosta de se dar bem com Deus e com o Diabo, o Sporting vem depois, por isso toda e qualquer referência a essa personagem quando estamos a discutir o SCP não faz sentido. Esse é só mais um dos que se têm servido do SCP e de dizerem que são do SCP…

      SL

  36. foda-se, mas se a frase fosse minha ja era comunmente aceite? ok, entao pronto a frase é minha!. é melhor estar 5 anos sem ganhar titulos e fazer de putos da B homens de barba rija, do que a puta da vassoura e do cheque para os empresarios! foi isso que eu quis dizer, mas vossas santidades só pensam na merda do ROC. eu quero que o ROC vá levar no cú e todos aqueles que nao aceitam falar do Sporting sem falar nas capelinhas e nos caciques. . eu nao estou neste forum preocupado com as figuras do sporting, ou se sao do vosso agrado. estou-me a cagar para isso. essa merda deixo para quem se masturba com o aroma do veneno. o que pretendo é contribuir para o debate lançado pelo cherba que é tao só: a alegria de jogar futebol voltou ou nao ao nosso amado Sporting?! SIM! serve para ganhar titulos a curto prazo? NÃO!! mas na vida há momentos em que temos que dar 3 passos atrás para sabermos para onde vamos.Limpem o caralho da vizeira e pensem só a uma cor: verde!

  37. Notas soltas, do que vi no sábado em Barcelos…
    Algumas certezas: Esta dupla de centrais não é pior do que as duplas formadas pelos abcessos Bola/Xandão/Rojo; Os nossos laterais são do mais fraco na liga Zon Sagres e ponto; Zezinho e João Mário tinham lugar de caras no meio-campo em contra-ponto com Adrien e Elias por exemplo; Carillo a dez NÃO OBRIGADO ; Bruma podia não ser melhor que Jeffren…Mas é; E CONTINUAMOS A SER A ÚNICA EQUIPA DA 1ª LIGA SEM P.LANÇA digno desse nome…
    Poucas, ou nenhumas dúvidas:Capel é o nosso desbloqueador por natureza, e não pode entrar de início a desgastar-se em correrias sem sentido; Labyad rende muito mais a jogar solto “nas traseiras” do P.L ; André Martins vêm acrescentar um melhor contrôle e posse de bola para jogos em que é preciso gerir essa mesma posse.
    De resto 110% de acordo com o Post do Cherba

  38. Pingback: Vitamina B – os protagonistas « O Cacifo do Paulinho

  39. Pingback: Entre melões apepinados e reguadas injustas | O Cacifo do Paulinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s